Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Lendo e Cantarolando 17/12/2020

Mais ou menos
Li outras obras da Jane e confesso que essa não me atraiu tanto. São contos em sua maioria inacabados e com desenvolvimento inconcluso.
Carine 17/12/2020minha estante
Mas é uma coletamos de obras inacabadas mesmo... São obras que a Jane fez apenas o "esboço" quando jovem ou pouco antes de morrer...

Lendo e Cantarolando 18/12/2020minha estante
Sim... Eu sabia que eram inacabados mas quis dizer isso na crítica para quem estiver pensando na leitura já começar consciente

Peter.Molina 06/10/2023

Cartas trocadas
Esse livro contém 2 livros de Austen. Lady Susan o primeiro, que se desenvolve através de cartas trocadas entre os personagens. A protagonista revela-se uma mulher ambiciosa, e com um caráter duvidoso,numa trama onde ela faz de tudo para conseguir seus objetivos, passando por cima de qualquer obstáculo. O segundo é Sanditon, que infelizmente não foi terminado pela autora. Nestas poucas páginas ressalto as discussões engraçadas causadas pela família de hipocondríacos e suas manias. Por outro lado, existem muitos personagens o que dificulta um pouco a compreensão do texto.

booklvred 27/06/2021

Jane Austen merece todo o reconhecimento que têm e muito mais. Lendo as histórias da 'juvenília' é percetível a mente brilhante dela, a facilidade de criar um enredo interessante, mesmo que alguns tenham um "q" de exagero e absurdo. Das primeiras as minhas favoritas sem dúvida foram "Frederic e Elfrida" e "Henry e Alice". Algumas histórias eu achei muito tediosas, demorei uma vida pra acabar mas ainda assim eu acredito que o livro vale a pena ser lido. Dos textos inacabados de uma Jane mais madura, amei demais "Os Watsons" e "Sanditon", teria sido incrível se ela tivesse acabado essas histórias e as publicado. No geral, gostei bastante do livro apesar de ele não ser grandioso e eu ainda preferir os trabalhos completos da autora, não deixaria de ler nada escrito por Jane Austen, mesmo que fosse uma receita de biscoito.

Ana Usui 10/10/2022

Gente como a gente: uma fanfiqueira raiz
Essa resenha será curta não por falta de material, mas porque só tenho elogios a fazer. A Juvenilia da Jane Austen é composta por todas as suas obras esboçadas durante a adolescência e mesmo ainda jovem e sem sua reconhecida maturidade de escrita, é possível vislumbrar o gênio satírico e crítico da sociedade por entre as linhas cômicas e exageradas dos seus contos.

A Jovem Jane não se segurava em “tirar onda” das obras romanescas do seu período e das relações ao seu redor. Sem as limitações impostas pela idade e pelas exigências de comportamento e educação, Jane troçava das moças histéricas, dos jovens sedutores, das senhoras arrogantes, do jogo de sedução e principalmente do comportamento esperado das moças. Peguei-me rindo aos montes no ônibus enquanto lia a seguinte passagem:

“— Claro que sim, e vou lhe dizer por que acho isso. Quando uma pessoa tem um grau muito alto de vermelho em seu rosto, isso dá a ela, na minha opinião, uma aparência muito corada. — Mas será que um rosto pode ter um tom corado demais?
— Certamente, minha querida Srta. Johnson, e vou lhe dizer por quê. Quando um rosto tem um tom muito corado, sua aparência não o favorece tanto quanto se tivesse um tom mais claro.
[.....] a conversa prossegue
— Sobre isso, como eu já disse antes, a senhora deve ter se enganado. A Sra. Watkins não poderia ser por demais corada porque ninguém pode ser por demais corado”.

Sem falar do conto em que a mocinha falece por excesso de desmaios! DESMAIOS! Pense em alguém dramático nesse nível kkkkkkkkkkkkkkk.

De todos os contos, por mais divertidos que sejam, as maiores pérolas para mim foram Lady Susan (obra-título) e Os Watsons. É lamentável Jane não ter despendido um tempo para se debruçar sobre esse conto em especifico porque sua vilã-protagonista é uma joia, irreverente, audaciosa e original quando se fala de romances históricos.
Lady Susan é um retrato fiel de uma mulher que conhece suas vantagens e sabe trabalhá-las ao seu favor. Sua estória causa um misto de raiva e indignação ao mesmo tempo que me fez vibrar como feminista pela forma como a protagonista se adaptou as exigências insanas da sociedade para as mulheres do período. Uma verdadeira pena não ter mais capítulos desenvolvidos.

Quanto ao conto dos Watsons, é possível ver a maturidade amanhecendo sobre a escrita da Jane para posteriormente se tornar o que vemos em Persuasão, Abadia de Northanger e em seus outros livros. Mais uma vez, uma pena não termos a conclusão dessa trama.

Adorei conhecer essa “nova faceta” da autora e descobrir o quão engraçada, espirituosa, militante e fanfiqueira Jane era. De alguma forma me sinto mais próxima da autora, mesmo sabendo que ela viveu há muitos anos atrás, pois no fundo não passamos de garotas militantes que adoram uma fofoca de vez em quando e criticar o que está na moda.
Mdss

Alice1867 16/10/2022minha estante
Eu ri d+ com os desmaios

Alice1867 16/10/2022minha estante
Elas desmaiavam o tempo todo!

Alice1867 16/10/2022minha estante
O sarcasmo dela também me faz rir

Vilamarc 05/04/2021

Mestra
Jane Austen é realmente uma mestra da escrita. Fico impressionado como ela consegue nessas pequenas histórias, em tão pouco tempo e espaço, constituir tramas tão envolventes e com verossimilhança. Levando-se em consideração que o recurso epistolar, bem ao seu estilo, é outro limitador da sua escrita, mas é justamente onde ela mais cresce. Que genialidade por numa carta, sentimentos tão diversos e dar conotações e entonações diversas para um mesmo enredo. Coisa de quem domina de verdade a arte de escrever.
Ademais, personagens como a diabólica Lady Susan são apaixonantes.
Debora 05/04/2021minha estante
gostei da resenha! Interessante.

Jaqueline.Fernandes 28/04/2020

Lady Susan...
A personagem que me chamou mais atenção foi Lady Susan, por conta da sua personalidade desafiadora e sua capacidade de lidar com os intempéries do seu plano.

Rod. 22/04/2021

Uma obra curiosa.
Está obra no mínimo irá aguçar a sua curiosidade e imaginação.
Ao trazer várias histórias criadas pela célebre Jane Austen, este livro nos traz várias histórias engraçadas, curiosas e o que nos deixa com gostinho de quero mais.
Com certeza, alguns textos são mais interessantes que outros, porém isso não traz nenhum dano à obra.

Ziz 09/03/2022

Incrível
Jane Austen é uma escritora incrível.
Neste livro tem os primeiros rascunhos de histórias que ela fez, e a uma evolução incrível na trajetória desses esboços, alguns são inacabados, já que eram esboços de histórias.

A maioria desses esboços me deixou muito curiosa para saber qual seria o final que ela pensou em escreve.
Amei, AMEI!

Geovanna.Cookie 11/10/2022

Um gostinho de Austen
Pra quem já leu tudo da autora é muito gostoso ler um material novo pela primeira vez. Já conhecia Lady Susan ( E acho ela uma vilã ótima aliás) e adorei o resto, pena que não tem final, já que Austen morreu antes de terminar.

Recomendo a todos os leitores ávidos das obras de Jane Austen, porém deixo o aviso, o fim repentino pode dar a sensação de ter um doce tirado da boca.

Laurette 24/12/2020

Livro essencial para os fanáticos por Jane Austen
Minha gente, pense num livro bom e com uma edição perfeita. Neste livro, há romances escritos por Jane Austen quando ela tinha seus 14 anos que, por falar nisso, são hilários kkkkkkkk.
É muito emocionante ver a sua escrita melhorando com os anos. Se me perguntarem qual é o melhor conto, eu responderia Lady Susan. Por quê? Bom, primeiramente é a partir dele que Austen começa a evoluir na sua escrita e nas suas histórias. É um romance emocionante de se ler.
Uma desvantagem deste livro são os romances inacabados. Eu sei que não é culpa de Jane ou de qualquer outra pessoa, mas algumas histórias são ótimas e do nada não tem a continuação kkkkkkk.
Recomendo para todos aqueles já fanáticos por Jane Austen. Boa leitura :)

Daiane 16/09/2021

A novela Lady Susan é esplêndida! As cartas te prendem a leitura. Queria saber sempre o que dizia a próxima carta. Lady Susan é muito cruel, ardilosa e egoísta. Pobre Frederica, foi uma pena não ter a confirmação de quem ela se casou.

Os Wotson
Queria saber mais, uma pena ter tão pouca história, queria saber se a Penélope era realmente tão egoísta quanto a Elisabeth mencionava e sim queria saber com quem Emma ficou.

Sanditon
Todos os personagens são insuportáveis

Sara277 16/01/2021

Amei essa leitura. Lady Susan é bem diferente das grandes obras da autora, é escrita de forma epistolar e temos uma protagonista vilã. Gostei muito das obras inacabadas, Os Watson e Sanditon, pena que ela não chegou a concluí-las, tenho certeza de que seriam grandes sucessos. Recomendo muito, para quem curte a Jane Austen, também fazer essa leitura.

#Anafox 13/01/2021

O nascimento da escrita de Austen
A apresentação do livro esclarece que os primeiros contos são bastante superficiais, foram escritos na infância e adolescência de Jane, enquanto os últimos são histórias inacabadas.
Mesmo assim, há um prazer em ter contato com tais histórias, pois é evidente a presença da ironia extremamente escrachada dos primeiros contos, excedendo os absurdos. As últimas histórias, entretanto, deixam aquele sentimento de "puxa vida, que pena que ela não pode concluir". Os Sanditon eh uma história que teria crescido imensamente, visto a gama de personagens apresentada. Adorei ler ?

su 21/04/2024

Somente por ele ser em cartas eu já não gostei, muitas vezes fiquei perdida, praticamente não tinha diálogos e introdução, a personagem é boa, viúva, de mais idade, com uma filha muito diferente dela, não é uma história ruim, pelo contrario, mas não é meu estilo