Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

julia.cout 16/11/2021

Está longe de ser minha heroína favorita de Jane Austen. Lady Susan é vulgar, autoritária e manipuladora.

Lobinha Sincera 29/01/2023

Esse livro seria basicamente para os fans da autora, os apaixonados por suas histórias, suas histórias incompletas mostram muito de sua fase madura e mais jovem.

Maria Luana 13/07/2020

Lady Susan mostra como mentiras caem por terra e como homens são facilmente manipuláveis.

CamilaOsterne 04/06/2020

Leitura fluída
Acabei de ver na descrição do livro que ele possui 154 páginas, sinceramente nem senti. Amo livros que são escritos em forma de correspondência. Devoro com muito mais facilidade. Li esse livro em poucas horas. Achei legal, mas ele não me cativou. Por isso as 3 estrelas. Talvez se ela tivesse explorado mais a história, pra mim, teria sido melhor. Mas apesar disso é um bom livro ou novela e vale a pena ser lido.

Rafaelle 24/05/2020

Lady Susan
Lady Susan é uma obra epistolar curta escrita por Jane Austen que conta as maquinações de Lady Susan Vernon, uma bela e sedutora viúva de aproximadamente 35 anos.

Lady Susan decide passar uma temporada na casa de Mr. Vernon, seu cunhado, após se envolver em um escândalo e precisar se afastar para não manchar sua reputação. Conhecida por ser uma mulher irresistivelmente sedutora, ela atrai a curiosidade de sir Reginald, irmão da esposa de Mr. Vernon. Logo Reginald decide passar um tempo na casa da irmã para conhecer a mulher do qual tanto ouviu falar.

Lady Susan também é mãe de Frederica, uma jovem doce e submissa, ao qual ela não demonstra nutrir nenhum afeto. Após fugir da escola, Frederica é buscada por seu tio para ficar em sua casa com a mãe que planeja um casamento para Frederica com um homem ao qual a moça sente aversão.

Todos os personagens são alvos das tramoias de lady Susan, ela envolve todos com sua eloquência e charme, conduzindo tudo para se sair conforme seus planos ardis. A forma como ela distorce todas as histórias para que ela sempre seja a correta muitas vezes me causava asco. Ela é uma personagem que não encontrei nada para gostar, nem mesmo sua inegável astúcia.

Lady Susan é um livro que dá para ler em uma pegada só. A escrita de Austen vai sempre direto ao ponto, sem qualquer rodeio desnecessário e torna a leitura muito prazerosa. A edição da Pedrazul é uma graça, com ilustrações muito bonitas e uma fonte muito confortável de ler. Este livro poderia ter sido maior, acho uma pena que Austen tenha finalizado tão rapidamente só nos contando o rumo que tudo tomou. Lady Susan pode ser uma personagem que não possua nenhuma qualidade mas mesmo assim amei acompanhar todos os planos maléficos dela e torcer para que dessem errado.

Bianca 10/12/2021

Glória a Deus consegui terminar. Comecei a ler o livro pra ajudar no meu TCC, mas terminei só agora. Amo a Jane Austen e o livro é muito bom, apenas senti que algumas histórias eu lia meio arrastada.

floramorim_in 15/04/2020

Cativante
Diferente das demais célebres obras da Jane Austin , é um livro bem curto e epistolar mas cheio da conhecida sagacidade da Autora que faz dela tão amada até hj
isra 15/04/2020minha estante
O que vc não gostou? :(

floramorim_in 15/04/2020minha estante
Esperava mais do desenlace final

Dri 20/03/2020

A pior vilã de Jane Austen
Lady Susan, sem dúvida, foi a pior vilã criada por Jane Austen. Egoísta, vaidosa, e uma mãe negligente e manipuladora. O livro contém outras histórias inacabadas, escritas no fim da vida da autora. A forma segura da escrita atesta o amadurecimento de Jane Austen e nos faz lamentar ainda mais o fato dessa talentosa escritora ter morrido tão jovem.

Paola 29/08/2021

muito bom :)
A leitura é muito breve e fluída. Não é divido por capítulos, e sim por cartas. Pensei que não gostaria disso mas amei, vi o ponto de vista de todos os personagens.

Me prendeu bastante, os personagens são envolventes apesar de dar muita raiva em certos momentos.

RECOMENDO!

Helôdodo 15/04/2021

Para um primeiro contato com a escritora eu recomendo!!
Foi a melhor escolha que fiz para me ingressar em Jane Austen, a escolha por esse título para minha primeira experiência foi por conta da autora ter escrito esses contos quando tinha a mesma idade que tenho atualmente(16 anos) e pra completar teve um conto em que uma das personagens tinha o meu nome!!! tem como eu não ter amado? Os contos são bem interessantes e me deixou bemm entretida, principalmente o último com personagens super cativantes e meigos ??

Marina 06/08/2021

"Lady Susan" é muito divertido! A protagonista é uma mulher madura, viúva e belíssima que manipula os homens com facilidade e é mesquinha e vaidosa a ponto de competir com a própria filha.

Em resumo: Lady Susan andou pra que Rubí (da novela mexicana) pudesse correr hahahahha.

O livro é uma narrativa epistolar. Através das cartas escritas pelas personagens, vamos conhecendo toda a trama (desde vários pontos de vista).

Por ser uma obra curtinha, a trama é bastante ágil e o cinismo de Lady Susan é tanto, que fica difícil não se envolver na história até acabá-la.

A autoestima da protagonista é surreal. A forma de se referir à filha Frederica e os planos armados por Lady Susan eram bem cruéis. Mas, se a gente pensar bem, ela queria que Frederica fizesse um bom casamento, porque ela também casou bem cedo. A própria protagonista estava atrás de um novo marido (porque ser viúva, na sociedade da época, não devia ser fácil...). No fim das contas, dá pra entender os seus motivos. Mas não se pode negar que Susan é egoísta, interesseira, orgulhosa, falsa e uma péssima mãe.

Achei uma grata surpresa ver uma personagem como essa sendo retratada na obra de Austen. Foge completamente aos padrões da autora, e talvez por isso se torne tão excepcional.

O final da obra me incomodou um pouco. Essa história de "nossa, essa mulher é uma megera que acabou com a família de alguém" não dá pra engolir. Se os caras se encantavam por Lady Susan e eram desrespeitosos com suas esposas, a culpa é deles. Lógico que ela não era santa, mas não obrigava ninguém a ir atrás dela. Pelo contrário, tava pouco se lixando pra maioria dos admiradores. Lady Susan é uma víbora, mas como diz o ditado, só existem malandros porque existem otários.

"Por minha parte, confesso que eu só consigo sentir pena da srta.
Manwaring, que, depois de vir à Cidade e gastar em roupas o suficiente para
deixá-la pobre durante dois anos, especialmente para conquistá-lo, viu-se privada
do que lhe era de direito por uma mulher dez anos mais velha".
lefm 06/08/2021minha estante
Eu estava com "Persuasão" na lista de "próximo Jane Austen" mas depois das suas resenhas acho que vai entrar na frente. Eu não conhecia essa obra.

Marina 06/08/2021minha estante
Ai, Leandro, vou adorar saber sua opinião sobre o livro, quando você ler! Talvez eu não tenha conseguido entender o brilho do obra, mas você consiga :D

lefm 08/08/2021minha estante
? isso parece improvável. como essa é curtinha acho que daria para emendar os dois.

Mari Mignac 12/05/2021

O livro é ótimo! Como são várias histórias compiladas você consegue ler super rápido... a parte ruim é que as vezes gostava tanto de um personagem que queria mais dele!! Super indico (principalmente pra quem já gosta dos livros de Jane Austen)

Sami 31/05/2023

Para fãs
Pra quem é fã das obras de Jane Austen essa é uma leitura obrigatória e enriquecedora. As histórias apresentadas fazem parte da “juvenília” de Jane Austen, escritas ou esboçadas quando ela ainda era adolescente. Eu não tenho dúvidas ao falar que estou encantada com tudo que li, considero um privilégio ter acesso a essas obras.

É nítida a evolução na escrita de Jane. Os primeiros contos são escritos com inconsistência e possuem certas doses de exagero e absurdo, que em alguns casos até provocam risadas não intencionais. A partir de “Lady Susan”, obra considerada como o divisor de águas, temos mais profundidade na leitura, assim como a presença de jovens sensatas e racionais que nos conquistam rapidamente.

Obs: Eu considero que a partir de “Evelyn” a escrita se torna muito mais agradável e sóbria.

Infelizmente, os dois últimos contos estão inacabados. “Os Watsons” e “Sanditon” deixaram um gosto saudoso, não por serem ruins, ao contrário, são excelentes e de longe os meus favoritos, mas por deixar o sentimento amargo ao imaginar as grandes obras que ela seria capas de ter criado com esses esboços, caso tivesse tido a oportunidade de continua-los.

Pra quem tiver interesse em viajar no mundo da imaginação, algumas dessas obras possuem alterações ou finais alternativos em fanfics criadas por fãs. Eu prefiro não ler, mas é uma dica pra quem achar pertinente.

Rogéria 07/09/2016

Como bem descreveu uma amiga, a Lady Susan é uma Paola Bracho de época. Que personagem deliciosamente louca e descompensada! Realmente diferente dos outros livros da Jane Austen, mas gostei bastante. Pena que é tão curto, e no final fiquei com a impressão de que faltaram algumas partes, pq acabou muito abruptamente. Mas vale muito a leitura, super indico!
Cy 07/09/2016minha estante
Acho essa novela deliciosa de divertida. E conhecer esse estilo bem diferente daquele que estamos acostumados, sabendo que ela o escreveu ainda na adolescência ( mesmo publicado quase um século depois), só aumentou minha admiração pela autora.

Silva.Romano 17/06/2018minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK se tem Paola Bracho eu leio !!!!! amei a comparação .