Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Morgana 07/01/2021

Como não amar qualquer coisa que Jane Austen escreve?!
Lady Susan é o oposto de todas as outras protagonistas da autora, ela é egoísta, vaidosa, manipuladora e desprovida de qualquer sentimento de amor que não seja por si mesma. Viúva e com uma filha de 16 anos, ela vai buscar um marido para si mesma e para sua filha com o objetivo de se livrar de vez da responsabilidade de cuida-la.
Jane vai fazer vc sentir raiva, te "dar nos nervos", mas o melhor sempre são os finais dessa autora amada (ela nunca decepciona) ?
Thaís Brito 07/01/2021minha estante
Incrível como ela escreveu isso enquanto era adolescente, é muito bom.

Sami 31/05/2023

Para fãs
Pra quem é fã das obras de Jane Austen essa é uma leitura obrigatória e enriquecedora. As histórias apresentadas fazem parte da “juvenília” de Jane Austen, escritas ou esboçadas quando ela ainda era adolescente. Eu não tenho dúvidas ao falar que estou encantada com tudo que li, considero um privilégio ter acesso a essas obras.

É nítida a evolução na escrita de Jane. Os primeiros contos são escritos com inconsistência e possuem certas doses de exagero e absurdo, que em alguns casos até provocam risadas não intencionais. A partir de “Lady Susan”, obra considerada como o divisor de águas, temos mais profundidade na leitura, assim como a presença de jovens sensatas e racionais que nos conquistam rapidamente.

Obs: Eu considero que a partir de “Evelyn” a escrita se torna muito mais agradável e sóbria.

Infelizmente, os dois últimos contos estão inacabados. “Os Watsons” e “Sanditon” deixaram um gosto saudoso, não por serem ruins, ao contrário, são excelentes e de longe os meus favoritos, mas por deixar o sentimento amargo ao imaginar as grandes obras que ela seria capas de ter criado com esses esboços, caso tivesse tido a oportunidade de continua-los.

Pra quem tiver interesse em viajar no mundo da imaginação, algumas dessas obras possuem alterações ou finais alternativos em fanfics criadas por fãs. Eu prefiro não ler, mas é uma dica pra quem achar pertinente.

Stone Shelley 04/10/2023

Uma pataquada muito divertida!
Numa narrativa onde todos os personagens tem seus brilhantes defeitos e escassas qualidades, Lady Susan sem dúvida é uma personagem muito bem construída, vilanesca para a época, porém, se o assunto fosse hoje, ela seria "até" boazinha. Frederica é outra personagem que merece destaque, pois a narrativa típica de Lady Susan é a famosa analogia: "Gato e Rato", e de fato Lady Susan usa a filha muito bem para conseguir o que quer, mas não se engane, Frederica também não é flor que se cheire. Recomendo muito essa obra, me tirou vários sorrisos e com certeza é uma das melhores obras que já li da Jane Austen!

Monara 30/01/2021

Lady Susan é um romance epistolar escrito por Jane Austen, em sua fase jovem, que conta a história de uma viúva, uma mulher egoísta, intrigante e sem escrúpulos. Jane foge um pouco das suas outras protagonistas nesse romance, nos mostrando alguém que seria o mais próximo de uma vilã.
Ótimo livro, padrão Jane Austen, que sempre nos mostra a realidade da sociedade naquela época. Talvez com um final um pouco inacabado, mas ótimo mesmo assim.

Lira Juazeiro 19/10/2023

Gostei da maneira que Miss Austen desenvolve a história através de cartas trocadas entre os personagens. Lady Susan is very mischievous

Paola 29/08/2021

muito bom :)
A leitura é muito breve e fluída. Não é divido por capítulos, e sim por cartas. Pensei que não gostaria disso mas amei, vi o ponto de vista de todos os personagens.

Me prendeu bastante, os personagens são envolventes apesar de dar muita raiva em certos momentos.

RECOMENDO!

Laura.Escaquete 28/10/2023

Adorei saber mais sobre a juventude da Jane austen e ver como a escrita dela evoluiu é se transformou ao longo do tempo. Livro muito bom

Skate Girl 29/03/2021

Lady Susan e outras histórias: Bom.
O livro é uma compilação de histórias curtas e divertidas escritas pela autora em sua adolescência, quando ainda estava formando sua identidade literária. Os primeiros contos contam com um quê de exagero e ?absurdo?, marcados por algo característico da escritora em suas obras: a ironia.
Nos últimos contos, no entanto, já são mostradas histórias mais consolidadas, contando com sensibilidade e racionalidade que permeiam suas obras mais maduras.
Meus contos preferidos: Lady Susan e Os Watsons.

AAnacruz 01/12/2023

Maravilho
Mais um da Jane.

No começo achei confusa a história pq ela é toda escrita por cartas que pelo que entendi no final o correio tomou posse e relatou a história kkkk. Mas Lady Susan é uma personagem fascinante uma vilã protagonista que achei incrível. Extremamente narcisista e manipuladora. É incrível a forma que ela consegue ludibriar quase todos ao seu redor (principalmente os homens kkk).

Helôdodo 15/04/2021

Para um primeiro contato com a escritora eu recomendo!!
Foi a melhor escolha que fiz para me ingressar em Jane Austen, a escolha por esse título para minha primeira experiência foi por conta da autora ter escrito esses contos quando tinha a mesma idade que tenho atualmente(16 anos) e pra completar teve um conto em que uma das personagens tinha o meu nome!!! tem como eu não ter amado? Os contos são bem interessantes e me deixou bemm entretida, principalmente o último com personagens super cativantes e meigos ??

Roberta.Rozin 28/03/2017

Encantada
Adoro Jane Austen, na minha visão ela foi uma mulher a frente de seu tempo, com grandes personagens e grandes heroínas, afinal suas personagens espelham a própria autora, á frente de seu tempo. É um livro de fácil leitura, os personagens se comunicam através de cartas e são essa cartas que formam o romance.
Lady Susan é uma mulher viúva, bem apessoada e com uma péssima reputação. Vivendo uma temporada em Langford, onde gerou péssimos rumores a seu respeito, ela decide passar um tempo na casa de seu cunhado no interior da Inglaterra.
Ela tem uma filha, Frederica, que já está em idade para se casar, mas a menina fugiu da escola e os planos de casa-lá com um homem de posses, acaba se tornando uma tarefa mais difícil do que imaginou.
Com sua beleza e ousadia dissimulada ela consegue reverter essa péssima impressão a seu respeito com um elaborado jogo de sedução.
Para quem gosta de romance de época e Jane Austen, é uma leitura obrigatória.

Fernanda2477 19/06/2022

Neste livro encontramos o romance epistolar "Lady Susan" e dois romances inacabados, "Os Watson" e "Sanditon".
Já conhecia "Lady Susan" e por mais que seja um romance curtinho, a história é muito boa, e eu leria com prazer uma versão mais extensa.
Os dois romances inacabados me conquistaram totalmente, e lamento que tenham ficado incompletos. Ambas as histórias já despertam a curiosidade desde seu início, com protagonistas divertidas e interessantes e narrativas do cotidiano que dão espaço às críticas da autora de modo muito perspicaz, sem se tornar uma leitura cansativa. Infelizmente, como são obras inacabadas, nos resta deixar a cargo de nossa imaginação a continuação de tais histórias. Boa leitura, recomendo para quem gosta da autora.

leticia 26/07/2020

eu adorei a lady susan, mas não o suficiente pra conseguir aturar de bom grado 150 paginas de white people problems epistolar. lady susan é tudo a que tem direito, implacável, manipuladora, bonita e ainda é mãe narcisista.

Fernanda DCM 28/07/2020

Divertido!
Uma história cheia de ironia e sarcasmo. "Ei, você não gosta de mim, mas pelas convenções tem que aturar, então eu vou aí na sua casa fazer uma visita de uns 2 meses, blz, já que estou sem casa. E pra me ocupar vou xavecar todos os rapazes". "Claaaaro querida, será um prazer! Sqn!!" Simplesmente uma piada! Ótimo livro, recomendo.