A Música do Silêncio

A Música do Silêncio Patrick Rothfuss

Resenhas - A Música do Silêncio

Caio 07/11/2014

Revendo o mundo
O Autor, Patrick, começa o livro com a seguinte frase; Você talvez não queira comprar este livro.
Entenda que para conseguir compreender esta resenha por um todo, terá que saber o quão fa eu sou de Patrick Rothfuss e a série The Kingkiller Chronicles.
Então quando li esta primeira frase, estremeci. Este tipo de comentário só pode ter dois significados, o Autor realmente crê que seu livro não será apreciado por todos ou uma jogada de marketing; ambas as opções não me pareceram muito apetitosas.
O livro então começa com Auri, uma personagem misteriosa, sem muitas informações sobre suas origens, mas que é meiga, inocente e bastante fora do conceito de normal. Na saga principal, Auri é sempre vista pelos olhos de Kvothe. Neste livro, nós vemos o mundo pelos olhos dela. Em seus olhos, o conceito do mundo em si tem uma perspectiva completamente diferente.
O livro conta a história de uma semana de Auri, enquanto ela espera por Kvothe. Ela vive só nos subterrâneos da Universidade, e neste livro, descobrimos como ela consegue se manter viva.
Se você leu a frase acima e acreditou que há qualquer tipo de ação relacionada, esqueça. Este livro não é para os que buscam aventuras, lutas e romances épicos. Este livro é sobre a tudo isso, mas dentro da mente de uma garota que não vê o mundo como nós.
Vou explicar melhor, Auri é nossa protagonista. Os personagens secundários são uma luz alquímica criada por ela (a qual ela nomeou de Foxen) e uma roda dentada, parte de uma engrenagem. Não há diálogos, não há música, não há o todo que faz The Kingkiller Chronicles tão épico. Há apenas Auri, e sua busca pelo presente perfeito para Kvothe. A trama do livro é essa, não há ápices. Auri parassa o livro todo buscando a harmonia do mundo a sua volta, mudando objetos de local, entendendo suas emoções e vontades.
Se até este momento o livro não foi vendido, ou a resenha parece ser negativa, é compreensível. O livro não é tao simples, e creio que a quantidade de teorias que serão criadas dele será abismal. Não entrarei em detalhes de como creio que este livro reflete diversos campos estudados pela psicologia, de como por trás das simplicidades exóticas de Auri, conseguimos um diagnóstico de diversas peculiaridades mentais. A escrita de Patrick, como sempre, é fluente, bela e tocante. A escolha de palavras é impressionante e o vocabulário é magnífico.
No final do livro, há uma nota, explicando sua criação e para quem ele é direcionado. Nao acho que um livro deveria ter ou necessitaria tantas notas do Autor, e por isso, lhe dei uma nota menor do que gostaria.
Em suma, o livro é diferente de tudo que as pessoas estão acostumadas a ler. Ele não te prende como uma história, mas como uma sensação. A descrição do Underthing (O subterrâneo dos Arquivos) é bem feita, e conseguimos ter uma pequena nocao de quão belo, selvagem e claustrofóbico deve ser a vida de Auri. O livro é o que é. Não há muito o que ser falado sobre ele. Se você estava esperando um bocado da continuação da The Kingkiller Chronicles ficará desapontado. Se você busca entender o personagem Auri, como ela é, vai se deleitar.

OS: Li todos os livros de Patrick em inglês, por isso não sei os detalhes em português.
Keila Gonçalves 11/11/2014minha estante
Amei a sua resenha. Amo a Auri e espero ama-la ainda mais depois que ter esse livro em mãos e claro tentar entende-la! Tomara que não demore muito pra lançar, tanto esse quanto o próximo. Bj

yuri.d.garcia.7 04/12/2014minha estante
Valeu meu jovem :) realmente não tava com a perspectiva de um livro de grandes aventuras igual ao the kingkiller. Espero q o livro conte sobre como ela chegou lá. Abraços

Patricia 09/01/2015minha estante
"Ele não te prende como uma história, mas como uma sensação."
Muito boa a resenha. Eu sou muito muito fã dessa série (antes dela não tinha dado chance a outros livros do mesmo gênero), e, acho a escrita do Rothfuss fantástica. Imaginei que o livro seria nesse estilo mesmo então acho que não irei sofrer alguma decepção.
Bjss

Barbara 26/01/2015minha estante
Caio, sua resenha me deu forças para continuar! Pq vou te contar, n é fácil... pelo menos não para mim. Concordo qto a qualidade da escrita, mas é um livro um tanto qto massante.. o fato dela estar sozinha e não existem acontecimentos, é como se eu contasse sobre meu final de semana em casa sem fazer nada, a diferença é que n eh um final de semana!!!!!! Jesus! heheheh... (momento desabafo literário).

Gleid 02/02/2015minha estante
Bem o autor fala que para entender o livro tem que ter lido suas outras obras,realmente eu não li os outros posso entender o livro sem me preocupar com referências dos outros livros? comprei ele por que gostei da historia e do título.

Vinicius 01/07/2015minha estante
Que resenha maravilhosa
só fez crescer a minha vontade de ler esse livro da minha saga preferida
parabens.

Vera 05/12/2016minha estante
Agora eu quero mais do que nunca conhecer Auri 'mais de perto'; ela me fascinou desde o primeiro momento que aparece na trama, e acho que vou amar ver o mundo pelos olhos dela. Obrigada, sua resenha é ótima.

Gabriela 19/03/2017minha estante
Nossa, eu quero casar com alguém que faça uma resenha dessa sempre!?

Ed Goularth 21/04/2020minha estante
Oi Caio, comprei o livro mais por causa do Rothfuss, e pq não aguento a espera do terceiro livro. Gostei da sua resenha, espero apreciar o livro. Será que a editora Arqueiro vai demorar lançar o terceiro livro?

Carine 27/04/2020minha estante
Oi Caio qdo li o livro achei q poderia ser algum tipo de continuação do temor do sábio, mais não é rs, essa livro e profundo de difícil leitura, gostei de sua resenha. Espero ansiosa o terceiro.

clau 08/06/2020minha estante
Lendo em espanhol.

Nilda 03/09/2020minha estante
É livro único?

clau 05/09/2020minha estante
Único. A personagem aparece na outra obra que é trilogia. Este é livro único e curto.

Iron Bazzani 31/12/2020minha estante
"Ele Não te Prende como uma História.. mas Como Uma Sensação" !

Acho que aqui está o resumo de toda a essência deste livro.. eu particularmente achei INCRÍVEL, diferente de muitos comentários negativos aí, eu creio que não devemos ver o livro como 'uma jogada de marketing' para arrecadar fundos e tempo (principalmente) para o terceiro livro ..

Eu particularmente amei esse livro, primeiro pq, sempre, independente da história ( mas principalmente em As Crônicas Do Matador Do Rei ), eu vivo criando interpretações e relações ( entre a história mas tbm emocionais ) para cada, literalmente, cada frase
E acho que isso é necessário nas obras de Rothfuss.. não necessariamente necessário Kkkk, porém , primordial
Acho qse um pecado quando escuto alguém dizendo que leu o livro correndo, ou de forma dinâmica, pulando alguns parágrafos !
Como assim?!?
Nessa obra cada palavra , CADA PALAVRA, importa
Neste livro então..
Enfim
Boa sorte e boa leitura a todos ?

(Parem de pensar como Kvothe e tentem se por, nem um pouquinho que seja, no lugar de Auri ao ler este livro, e verão que bela obra em essência e em sentimentos que este livro (tbm) é!?

Rúbia 07/01/2021minha estante
Auri é tão fofa, peguei o livro também pensando se seria ou não uma continuação, fiquei feliz em ver que era sobre ela, uma grata surpresa.

Bernardo 17/08/2021minha estante
É um livro derivado do O Nome do Vento. Apesar de curto é uma leitura difícil. É só para os apaixonados pela saga.

Pedro.Baldez 31/12/2021minha estante
Nossa eu confesso que não tô gostando tanto de O nome do vento. Não me julgue ??

Joao.Baptista 16/05/2022minha estante
gostei da resenha, parabéns

Cami 20/07/2022minha estante
Achei q era jogada de marketing.. E me lasquei kkkk

Igor Gabriel 08/01/2015

Um livro para sentir
Este não é um livro para pessoas normais, é um livro para quem sabe é é louco, e sabe como funcionam as coisas.

Neste livro você vai encontrar Patrick Rothfuss na sua melhor forma, perfeitamente escrito, o livro trata apenas de Auri.
Se você já teve curiosidade em saber como ela vê o mundo, o que ela faz entre as visitas de Kvothe, como ela consegue seus presentes, como ela sobrevive, enfim, se você é curioso e quer apreciar uma forma diferente de enxergar as coisas, se quer experimentar sentimentos ainda sem nome e sabe guardar segredos, então esse livro é para você.

Mas cuidado, este livro deve ser lido apenas em dias de chuvas relaxantes, noites de lua crescente ou manhãs com ventos de outono. Pois ele é delicado, egocêntrico e frágil, não exija dele o que ele não pode te oferecer, ele é puro.

Não sei o que o autor usou para imaginar algo tão solene e ainda por cima colocar isso em papel, mais uma vez ele comprova que é o melhor autor de fantasia da atualidade (na minha opinião).

Se você sentir arrepios durante a leitura não se preocupe, é a Musica do Silêncio tocando.
Mikaela! 08/01/2015minha estante
Então quer dizer que esse é um livro de sensações?!! Porque a vida precisa de mais livros escritos por Patrick Rothfuss ^^ ... Apenas esperando o meu chegar pra guardar que nem tesouro. Ótima resenha Igor ;)

edercarvalho 09/01/2015minha estante
Mika, é um livro diferente.
Pelo menos essa é a sensação que a maioria das pessoas tem.

Gostei muito do livro por ter sido uma experiencia diferente de leitura e por mostrar um pouco mais não só sobre a Auri, mas também sobre o Rothfuss.

Gleice 05/02/2015minha estante
Que resenha linda!!! Começo a ler o meu hoje mesmo ;)

Marlos 13/03/2021

Foi bom rever o universo de “Cronicas De Matador Do Rei”, mas confesso que não saciei meu desejo de ler sobre Kvothe em sua aventura.
Por ser um livro que se aprofunda um pouco mais em um dos personagens da saga, Auri, não é recomendado para quem não leu O Temor do Sábio e O Nome do Vento.
A história é um tanto peculiar, e creio que somente seja interessante para quem simpatizou com a personagem.

Anienne 15/05/2021

A Música Do Silêncio
Comecei a ler esse livro, acreditando que era o terceiro livro da Série "A Crônica do Matador do Rei". Iludida... Já estava me sentindo órfã e continuei... Nada de Kvoth, nada de Dena... Só Auri...

Auri é amiga do Kvoth e mora no subterrâneo, por baixo da Universidade.

Ela aparece em "O nome do vento" e em "O temor do sábio" sob um outro olhar, em que ela é vista como alguém com problemas mentais, bastante arisca, como água que escorre entre os dedos das mãos.Auri não é entendida.

É que ela tem seu próprio mundo e vive nele. Aqui podemos adentrar nesse mundo tão peculiar, tão distinto... Alguns vão se identificar, outros não.

Escrita suave, como a própria personagem.

Eu gostei, mas talvez porque estivesse esperando uma continuação dos outros, a decepção tenha me impedido de aproveitar mais, da forma que poderia ter aproveitado, se estivesse sem expectativas.

Giu. 05/08/2022

A Música do Silêncio
"Não sei o que os outros vão achar. É provável que não gostem. Mas eu realmente adorei."

Foi o que os leitores beta falaram para o autor, faço dessas as minhas palavras.

Guilherme 24/07/2022

Tudo e todas as coisas
Não vou tentar explicar em palavras a sensação de ler este livro, nem de modo algum eu conseguiria. Muito pouco também consigo contar algo sobre a história. Pois ela é como é, exatamente como deve ser. Basta dizer que é notável. Pequena. Profunda.
Somente Leituras 27/07/2022minha estante
Quero muito ler essa série. Só me faltam os livros ?

Guilherme 05/08/2022minha estante
Sério? Não leu ainda? Então dá um jeito de arrumar? nem que seja emprestado! Prometo que não vai se arrepender

Leonardo 23/05/2020

A Garota do Subterrâneo
A Música do Silencio é um livro da saga O Matador do Rei, do escritor Patrick Rothfuss, lançado em outubro de 2014, chegando no Brasil em janeiro de 2015. Esse livro não dá continuidade a história de Kvothe, mas conta o dia a dia de uma das personagens mais misteriosa da saga, Auri, uma garota que vive nos subterrâneos da Universidade.

Diferente dos primeiros livros (O Nome do Vento e O Temor do Sábio), esse não é narrado por Kvothe, mas sim através dos olhos da Auri, o que dá uma visão bem diferente das coisas.

Percebemos que Auri tem uma visão muito mais profunda das coisas a sua volta, mostrando que assim como o professor Elodin, ela parece conhecer o verdadeiro nome de muitas coisas. Assim, ela consegue ´sentir a emoção` de muitos desses objetos, sabendo até mesmo em qual lugar tal objeto prefere ficar.

A narrativa se passa durante o período de uma semana, mostrando Auri procurando algum presente para dar para ´ele`, que para quem já leu a saga, vai saber muito bem quem é essa pessoa. Mas essa não é a única missão dela, pois geralmente ela troca os objetos de lugar, sempre procurando atender o ´desejo` do objeto.

Assim como os demais livros da série, esse também tem uma narrativa muito detalhada, sendo ainda mais poético que os dois primeiros da saga. Vale ressaltar os ricos detalhes da narrativa, que, na minha opinião, é a melhor qualidade do Patrick, que eu considero como uma das melhores da literatura. Porém é um livro para quem já conhece esse incrível universo. Então se caso você ainda não leu, provavelmente não vai entender o que está acontecendo.

Hammer.Mariana 09/12/2023

História da Auri
É a história de uma das personagens que mais gostei dos livros da série O Matador do Rei. Mas esse livro, todavia, deixou um pouco a desejar. Por mais que a excentricidade da Auri é superinteressante, um livro inteiro só sobre isso, sem uma história, um objeto de desejo da protagonista, pontos de virada, eu achei estranho. Chato, para falar a verdade, pois parecia que a história não ia a lugar algum.
O texto é muito bem escrito e a personagem muito bem desenvolvida, mas, como eu falei, acho que não merecia um livro.
Valeu a pena, de qualquer forma, para entender melhor a Auri. Quem sabe essa informação seja relevante para o próximo livro (torcendo para que ele realmente exista)

Andressa.Gusmao 10/09/2020

Morno
"História não traz nenhum fato relevante aos livros O Nome do Vento e o Temor do Sábio. Como o próprio autor disse, essa história não é para todos, e realmente não foi para mim. A pesar de conhecer mais como funciona a mente da personagem Auri, senti falta de algo mais sobre o passado da mesma, e como ela chegou ao ponto que chegou. Um ponto alto do livro são as ilustrações, realmente muito belas, simples mas expressivas. A Nota Final do autor cativou mais meu interesse do que a própria história em si."

Karina 03/12/2020

"Diferente" não é a palavra correta...
O livro conta uma fatia da história da Auri nos subterrâneos, quando ela passa sete dias à espera da visita de Kvothe e precisa encontrar presentes adequados além de... trabalhar para que as coisas fiquem no lugar que elas pertencem (?)

O próprio autor diz que é uma história que não possui muitas das coisas que uma história clássica possuiria, e com isso ele quis dizer que não há ação, clímax, diálogos, nem... quase nada haha

Apesar disso há certa beleza na interação de Auri com os objetos inanimados, a forma com que ela vê as coisas e entende o mundo é realmente muito singular.

Confesso que esse livro trouxe mais perguntas que respostas, não entendi muito bem algumas coisas e não consegui acompanhar o raciocínio de Auri na maior parte do tempo, mas a forma de escrita desse autor é bem lírica, isso eu admiro muito.

MateusCantele 09/01/2021

Você leu este livro errado.
A música do silêncio.
Autor: Patrick Rothfuss.
Publicado pela Editora Arqueiro.

??Segundo o autor, esse livro era um erro. É apresentado como uma história esquisita e que não tem nada que uma história normal teria. E por isso quando ele foi lançado muita gente se frustrou ao lê-lo. Posso dizer com toda certeza que todos estavam errados.
??Patrick tem toda razão em dizer que esse é um livro diferente, entretanto ele mais uma vez acerta em expandir o universo de "Crônicas do Matador do Rei". Tudo nesse livro respeita as leis do mundo e enriquece o nosso entendimento de como as coisas funcionam naquele rico universo particular dos subterrâneos.
??O livro, apesar de não haver nenhum diálogo formal, tem DIVERSAS conversas. TUDO se torna um personagem. Cada parte da história tem uma personalidade e nenhuma delas passa sem causar na protagonista o mesmo efeito que uma longa e gostosa conversa.
?? Além disso a protagonista, Auri, é encantadora. De uma sensibilidade tremenda e que sabe o seu lugar no mundo, sem forçar suas vontades a ele. Uma fofa.
??"A música do silêncio" é para os amantes das sutilezas, dos detalhes e é um livro maravilhoso que nos ensina com maestria qual deve ser nosso olhar e lugar no mundo ao nosso redor.

Gostou dessa resenha? Siga o @escritaehistoria !

Bruno.Aguiar 03/07/2022

Não foi sem aviso
Admito que, sendo um livro do Pat, eu esperava mais. Mas como ele mesmo fala no prefácio, não é um livro pra todo mundo então, talvez não tenha sido realmente um livro pra mim.

É uma leitura sensorial, quase poética. Você lê com os ouvidos, com o olfato e o tato, uma história tão delicada quanto uma pétala ou um cristal, mesmo assim não acho que seja um livro para a clientela geral que visita essa banca (Patrick R., George M., Tolkien e por aí vai).

Tem seu valor, não me entenda mal. É uma refeição delicada. Só que eu esperava um rodízio de churrasco e massas.

Vagner46 09/02/2015

Desbravando A Música do Silêncio
Mundialmente conhecido pelos livros O Nome do Vento e O Temor do Sábio, Patrick Rothfuss pensou um pouco diferente dessa vez e criou um livro pequeno (144 páginas) para falar mais sobre uma de suas personagens: Auri. Em A Música do Silêncio, acompanhamos Auri durante sete dias de sua vida estranha nos Subterrâneos enquanto ela aguarda a visita de alguém muito querido, que provavelmente é Kvothe, protagonista d'A Crônica do Matador do Rei.

Com uma narrativa monótona e totalmente diferente do comum (sim, é isso mesmo que você leu), Patrick Rothfuss nos traz algumas informações relevantes para entendermos melhor a personagem e o mundo: [ALGUNS SPOILERS MODERADOS A PARTIR DAQUI] Auri estudou muito a Alquimia enquanto estava nas aulas da Universidade, tanto é que deve ter sido uma das melhores alunas nesse quesito. Auri não é seu verdadeiro nome, como muitos já sabiam. O mundo em que se passam as aventuras chama-se Temerant, essa sim uma informação bem nova e interessante.

Pelo que vi nas resenhas mundo afora, muitos odiaram e muitos amaram o livro, esses últimos comentando sempre sobre a escrita poética e sobre como cada detalhe mínusculo faz diferença na vida da Auri. Mas gente, desculpa, isso não é para mim. Um livro sem diálogo, sem interação, sem um mísero conflito, com somente um personagem passeando por aí com uma engrenagem e gastando mais de 10 páginas com alguém fazendo sabonete? Não, não é para mim! Felizmente pode ser para você, então não leve minha opinião como se fosse a única que você vai ler.

Ainda bem que o próprio Patrick sabia que esse livro contando alguns dias da vida da Auri não iria agradar tanta gente assim enquanto estava escrevendo-o e deixou esse recado sincero no final:

"Então. Se você leu este livro e não gostou, me desculpe. A culpa é minha. Esta é uma história estranha. Talvez você a aprecie melhor numa segunda leitura. (Quase todos os meus livros são melhores da segunda vez.) Mas também pode ser que não. Se você é uma das pessoas que acharam esta história desconcertante, tediosa ou confusa, peço desculpas. A verdade é que provavelmente ela não era para você."

E não era mesmo, pelo menos para mim. Arrisque-se por conta própria e tire suas próprias conclusões, enquanto isso eu pensarei sempre na frágil/pequena Auri pelo ponto de vista do Kvothe.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-musica-do-silencio-patrick.html
Luan Poppe 09/02/2015minha estante
concordo perfeitamente com você. Eu realmente queria ter gostado do livro, queria ter sentido o livro. Mas, infelizmente, essa "química" não rolou comigo, e parece que com você também não. Mas vida que segue, agora é aguardar o terceiro livro da saga do Kvothe :).

Ciecielski 19/10/2015minha estante
Senti a mesma coisa em relação ao livro. Consegui entender o que o Rothfuss tentou passar com essa história, mas é muito pouco pra quem está acostumado com o nível dos enredos que ele criou nos outros livros da série. Por ser focado nas angustias, tiques e peculiaridades mentais da Auri a história acabou ficando até um pouco irritante.

Vagner46 15/05/2016minha estante
Também queria, Luan, mas foi complicado, bota livrinho bem chato! Tirei só umas 2 ou 3 frases que parecem ser importantes pro futuro da trilogia principal, mas de resto dava pra tacar tudo fora. huahuahua

Vagner46 15/05/2016minha estante
Nem parece do mesmo autor, Ciecielski, eu curto muito A Crônica do Matador do Rei, mas esse livro da Auri é intragável. Muita gente gostou, mas não faz meu estilo de jeito nenhum!

Gabriele 10/06/2018minha estante
São 144 páginas sem nenhum diálogo, além disso a história da Auri continuou um mistério, não foi possível compreender os acontecimentos que antecedem a vida dela nos subterrâneos. Não levei a sério quando Rothfuss nos escreve que talvez não gostemos do livro, na verdade isso me deixou curiosa, por isso fiquei bem frustrada.

Belle 30/10/2021

Auri é estranha e encantadora, mas acho q faltou um pouco de sensibilidade da minha parte para ler este livro.