Reinações de Narizinho

Reinações de Narizinho Monteiro Lobato

Resenhas - Reinações de Narizinho

Polyana.Sousa 22/07/2020

Delícia de ler
Amei as histórias do sítio! Quanta imaginação, que delícia de ler! Alem de ser engraçadíssimo!

Wisley 19/07/2020

Livro muito lindo com o aspecto de inocência, onde podemos ver o cotidiano e a vida de um morador do sítio do pica pau amarelo.

@refugionasestrelas 07/07/2020

A menina do nariz arrebitado
Com várias adaptações para a TV, o Sítio do Pica-Pau amarelo é um marco na infância de grande parte dos brasileiros. Reinações de Narizinho, que começou a ser escrito em 1920, foi o carro chefe das façanhas do Sítio. Composto por 11 histórias independentes, o livro narra as aventuras de Lúcia, a menina do nariz arrebitado.
Durante a leitura, descobrimos como Emília aprendeu a falar, como o Visconde ficou inteligente e como foi o casamento do Marquês de Rabicó. Acompanhamos a turminha por lugares mágicos, como o Reino das Águas Claras e o Mundo das Maravilhas. Na primeira vez que li, em 2016, achei a leitura incrivelmente chata e abandonei antes de chegar até a metade. Mesmo assim, mantive ele no cantinho da estante com esperança de tentar outra vez. Esse ano, fiz a releitura meio contrariada, mas acho que valeu a pena.
Todas as histórias, mesmo independentes, tem um elemento em comum: a magia de ser criança. Desde o início, embarcamos em um mundo onde tudo é possível. A fantasia se torna tão natural que não nos questionamos o porquê de uma menina respirar debaixo d’água ou como peixes caminham fora dela. O próprio Sítio do Pica-Pau Amarelo é envolto em sua mágica. Cercado por matas, rios e animais, lá é o lugar perfeito para imaginar e brincar. Assim como Nárnia e a Terra do Nunca, é uma terra que só é acessível através da imaginação.
Me sinto na obrigação da alertar: o livro foi escrito cerca de 30 anos depois da escravidão ser abolida. O racismo já existia naquela época, mais forte que atualmente. Alguns termos, naturais para a época, já não condizem com a nossa realidade. Emília, por exemplo, se irrita com Tia Anastácia e a chama de “negra beiçuda”. Em contrapartida, ele também é autor do conto “Negrinha”, que é claramente uma crítica a respeito de uma menina negra maltratada por sua senhora branca. Essa polêmica perdura até hoje, e não me considero com repertório suficiente para discutir a respeito. Por isso, recomendo a matéria feita pela bienal do livro sobre um café literário que discute o assunto.
Monteiro Lobato criou personagens a frente de seu tempo, em especial tratando-se da imagem feminina. A família do Sítio é construída sem nenhuma figura paterna, mesmo Pedrinho é mencionado como “filho de Antonica”. Narizinho e principalmente Emília são personagens pouco convencionais para a época: com personalidades fortes, elas são super espertas e donas de seus próprios narizes. Quantas vezes não vemos Emília dispensando personagens masculinos inconvenientes? Narizinho, assim como a maioria das meninas da época, não frequentava a escola e foi criada para ser uma boa esposa. Ainda assim, é protagonista em muitas histórias e vive suas aventuras sem interferências externas.
Apesar de não ser mais parte do meu mundo, essa é uma boa leitura para relembrar a infância. Basta deixar a imaginação voar solta para mergulhar de cabeça nas aventuras do Sítio!
Nêssa 06/11/2020minha estante
Ótima resenha

@refugionasestrelas 06/11/2020minha estante
Obrigadaa??

Duda 06/07/2020

sou definitivamente apaixonada pela escrita de Monteiro Lobato

Tailane Santos 19/06/2020

Favoritado pela nostalgia
Ler Reinações de narizinho trás um gosto de infância feliz pra Ponta da língua. Eu nunca antes tinha tido a oportunidade de ler o Lobato, e foi muito bom, a Emília É a melhor pessoa do mundo e não importa que ela seja uma boneca hahah
Eu ouvi o áudiobook no Tocalivros.com, o livro está na sessão gratuita dividida em 11 partes, e antes desse ano eu tinha um pé atrás com audiobook, só que fiquei com a coluna arriada por mais de um mês e então foi o jeito ler ouvindo e não é que é maravilhoso? Eu amei, além de que essa versão do Tocalivros está maravilhosa, com vozes diferentes para cada personagem e sons de fundo para os acontecimentos, parece uma peça teatral com o conteúdo integral do livro. Super recomendo quem quiser tentar.
Ah, e lendo o livro me fez lembrar da polêmica de Lobato ser racista ou não, e agora vou pesquisar mais isso porque muito me interessa, até pensei em tirar uma estrela por isso, mas no fim não achei justo com minha infância. MAS A CENA DA NARIZINHO INVENTANDO UMA MENTIRA DIZENDO QUE A TIA NASTÁCIAERA PRETA DE MENTIRA E QUE POR DENTRO ELA ERA BRANCA, E QUE QUANDO ELA ACHASSE O ANEL ENCANTADO ELA FINALMENTE FICARIA LOIRA DE OlHOS CLAROS, NÃO ME DESCE E NEM NUNCA DESCERÁ
Mas porquê esse livro lembra muito minhas manhãs assistindo o sítio, aliás, a Isabelle Drummond é uma das minhas atrises favoritas até hoje! não consigo não te-lo como favorito, é sentimental o negócio.
Tem personagens aqui que eu não lembro de ter assistido, mas provavelmente é que tenho uma memória ruim, um deles é o João faz de conta, o irmão do Pinóquio, ou então o Esopo e o outro fabulista francês lá que esqueci o nomekkk ah, e tem acontecimentos terríveis nesse livro que eu não estava esperando ao ler esse livro!

Kleyson.Soares 28/05/2020

Bons tempos de criança...!
Me lembro um pouco também que amava Sitio do pica pau amarelo na infância, lia e assistia na tv. LIVROS E TV Foram muito marcantes para minha vida, pois eu era um pouco isolado, sem muitos amigos. E hoje, resgatei essa Literatura.

Luiz 07/05/2020

Divertido e dolorido.
É claro que as histórias devem ser jugadas de acordo com o momento histórico em que se estabelecem, mas não deixa de ser dolorido, como um homem negro, ver a violência contra os meus tão naturalizada, mesmo quando caminha na tangente.
No mais as histórias são muito divertidas. Sempre quis ler, mas fico feliz de ter esperado até agora.

Ane 05/05/2020

Abandonei...
Talvez se eu tivesse lido quando era mais jovem eu tivesse gostado. Agora, com 31 anos, não me agradou a leitura. Achei maçante. Também achei muito viajado, tipo parecia que o autor tinha usado "dorgas" quando escreveu o livro. Enfim...tinha muita curiosidade para ler esse livro, mas foi uma decepção para mim.

Ingrid Laila 18/04/2020

Neste livro, Lobato trama uma série de cenas e aventuras em que a realidade e a fantasia, tratadas pela sua imaginação, se misturam.
A narrativa nos apresenta Lúcia, conhecida como Narizinho, a menina do nariz arrebitado, Emília a boneca de pano de Narizinho, feita de Marcela por tia Nastácia, tagarela, convencida e encrenqueira, Emília fala o que quer e ninguém é capaz de mudar as suas ideias. É com essas características, que Emília nos faz rir durante a leitura inteira... Pedrinho, primo de Narizinho, aventureiro e bom amigo, Tia Nastácia, a querida amiga de Dona Benta, uma ótima cozinheira, bem conhecida por fazer os melhores bolinhos de chuva da região, Rabicó o porquinho falante, comilão, atrapalhado e curioso, conhecido por Marquês de Rabicó, e por fim, mas não menos importante, Dona Benta, uma senhora intelectual, questionadora e boa avó para as crianças Narizinho e Pedrinho, Dona Benta adora ler bons livros para os seus netos, além de avó é uma boa companheira e uma ótima amiga. Ambos residem no Sítio do Picapau Amarelo, lugar esse, muito querido e conhecido por todos nós na infância. O causador das nossas boas memórias e da estimulação da nossa imaginação. 💭
Reinações de Narizinho nos leva a um cenário misto, a cada capítulo lido somos capazes de embarcar em diversas aventuras, mistérios, tramas e comédia. Juntamente a isso, o livro é capaz de nos trazer boas energias, o que acaba tornando a leitura ainda mais envolvente. Nesse título, conhecemos o reino das águas claras, onde Narizinho conhece uma grande turma de criaturas mágicas, em foco principal, no Reino das Águas Claras Narizinho conhece o príncipe escamado que a convida para um baile e acaba se apaixonando por ela, onde os dois trocam diversas promessas, em especial a do príncipe, que revela visitar o Sítio em breve, para desfrutar das boas coisas que por lá residem.

site: IG literário: @ingridbooks_

Vanessa.Souza 10/04/2020

Ilustre obra de Monteiro Lobato
Reinações de Narizinho conta a história de Lúcia, a menina do narizinho arrebitado que mora em um sítio com sua amada avó dona Benta e a cozinheira tia Nastácia. A menina possui uma boneca feita de pano e olhos retrôs que fora feita por tia Nastácia, a quem deu o nome de Emília. Em uma das aventuras de Narizinho, sua boneca começa a falar como gente; há também a chegada do primo Pedrinho, e assim muitas aventuras são feitas junto de muitos personagens mágicos do mundo das maravilhas e etc e tal.
Sou suspeita para falar de uma obra de Monteiro Lobato, visto a admiração que possuo pelo mesmo. Certamente devido a minha idade não seria uma obra que leria assiduamente, porém, é notável a qualidade de seu leque de obras dedicadas ao público infantojuvenil. Aqui fica a minha indicação, e a minha crítica também ao modo como a tia Nastácia é retratada e tratada pela personagem Emília - que muito aprecio - com fortes pontos de racismo a que muito me desagradou. Mas seria muito válido servindo de lição e comparação de como a população negra era tratada e como deve ser vista atualmente, afinal, somos todos iguais. Levando para outro lado, trata-se de uma obra muito rica de referências e de leitura muito válida e apreciável.

Tiago 05/04/2020

Felicidade, teu nome é juventude!
Um livro que proporciona uma leitura muito gostosa e desperta a imaginação com histórias que misturam aventuras, contos de fadas e criaturas fantásticas.
Dá para se sentir criança novamente lendo Reinações de Narizinho.
Vez ou outra sem ter certeza do que é imaginação, sonho ou "realidade", como quando Narizinho tem uma aventura solo no Reino das Águas Claras.
Recomendo a todos que gostam de uma boa aventura!

João Paulo 01/04/2020

E nas reinações de Narizinho...
... quem reina é todo o sítio. Pra quem cresceu assistindo às histórias do Sítio na TV Cultura é pura nostalgia ler as histórias no original.

Terezinha Soares 01/04/2020

Mágico
É o primeiro livro do Universo do Sítio do Pica Pau Amarelo. A leitura foi boa no início, depois achei entediante, depois empolgante... Vou prosseguir lendo os outros volumes!!! Percebi que não é mais meu mundo, mas ainda assim, um capítulo ou outro de vez em quando faz bem!

Maíra Marques 22/03/2020

Interessante para conhecer o Sítio e uma das obras de Lobato. As ilustrações são encantadoras. Interessante para ler para uma criança, desde que o racismo presente no livro seja discutido com ela.

Erika.Larissa 07/03/2020

por autores menos medíocres
a merda mais racista e burra que já li na vida. além disso é uma narrativa arrastada e chata. fim.

parem de apoiar um cara que literalmente exaltou a eugenia e disse que o Brasil não era bom por falta de uma K.K.K.