Chinelo de Pano

Chinelo de Pano Maria Edna Holer de Oliveira

Resenhas - Chinelo de Pano

Danielle 12/09/2021

O livro
Não se trata aqui de resenha, mas do privilégio de ter acompanhado a escrita desse livro, que trouxe durante todo o processo muitas emoções? com certeza merecia a continuação, pois essa história foi só o início de uma grande trajetória?

Guilherme Ramos 25/06/2020

A história de vida que virou livro !!!

Chinelo de pano relata a história de vida da autora Maria Edna Holer de Oliveira, sendo assim trata-se de uma auto biografia, onde a mesma vai relatar com sensatez qual foi o seu caminho seguro para a espiritualidade.

Sinceramente estranhei a princípio ter que ler um livro da história de vida de uma pessoa que até então era anônima para mim, confesso que a princípio não dei muito crédito a obra por esse mesmo motivo, por ser uma autora desconhecida para mim. Ganhei de presente esse livro de uma amiga, pois estava na minha lista de livros desejados, exposto no facebook para quem quisesse ver, não iria fazer desfeita em não ler um livro que foi dado a mim com tanto carinho. Eu sabia que o livro iria abordar o tema “perda de pessoas queridas” por isso estava na minha lista, mas na minha ingenuidade acreditei que era um romance, ou mesmo um livro de autoajuda.

Sabe aquelas pessoas que nós conhecemos bem a história de vida e dizemos: “Fulano, sua vida daria um bom livro”? Então, creio que foi o caso da Maria Edna. Ela não aprofunda muito na história de sua adolescência e infância, relata praticamente sua vida depois de casada e a dificuldade que teve ao perder seu marido, não era rica e nem abastarda, mas, tinha levava uma vida confortável, antes de o marido partir para a outra dimensão, eles passaram por uma crise financeira com a demissão do mesmo de seu trabalho, que provinha o sustento da família. Maria Edna então começa a fabricar chinelinhos de pano para ajudar na despesa de casa e garantir o sustento da família, seu espírito de empreendedora nasce aí e a partir daí nasce também o nome deste livro.

Após o desencarne do seu marido Mª Edna se vê em grandes percalços, financeiros, emocionais, psicológicos, crise de idade, conflitos na família e conflitos existenciais. Sua vida de repente virou de cabeça para baixo. Ainda assim ela continua caminhando, não está perdida, embora as crises sabe bem aonde quer chegar e assim começa a lutar contra tudo, contra toda dor, contra as traições que sofrerá, novas perdas e etc, até chegar um ponto onde aparentemente só, ela começa a conversar com Deus e começa a perceber os caminhos para a espiritualidade, percebendo que a vida nos dá sinais o tempo inteiro, bastando silenciar a mente para sentir e perceber.

Com isso, efeitos mediúnicos começam a surgir em sua casa e em sua vida, ela então funda um grupo chamado Casa de orações (grupo este para o qual inclusive as arrecadações da venda deste livro, foram destinadas) e a autora percebe por fim que a vida continua, ela entra em sintonia real com a espiritualidade, criando assim forças para continuar a viver e reerguer sua vida e de sua família, dando permissão para novos amores, novas pessoas em sua vida, novos ares, novos trabalhos e etc e causando uma comoção tão grande no leitor, uma motivação tão ímpar que vejo que não fui tão ingênuo ao acreditar que esse livro era uma espécie de autoajuda, pois veio para mim no momento certo de minha vida.

Um livro perfeito num misto de biografia, autoajuda e espiritualidade que nos auxilia a enxergar a vida com outros olhos e encarar nossos problemas com determinação. Recomendo muito, principalmente a quem teve perdas de entes queridos e se vê em dificuldade no processo de aceitação.

Frases em destaque:

“Pressentimentos existem e jamais podem ser desprezados”.

“Não estamos condenados a sofrer, a lei divina é universal e igual para toda criatura vivente”.

“A cegueira espiritual é a pior cegueira que existe. E quem não aprende pelo amor, fatalmente aprende pela dor.”

“Tudo tem utilidade e valor. Não é errado trabalhar para ter uma vida confortável, já que desejar a prosperidade material é dever de toda criatura, pois esta não deve se acomodar com uma vida de privações”.

“O amor é o que norteia nossos passos e garante a sobrevivência da humanidade.”

silvana 04/09/2016

muito bom
Quando perdemos pessoas a quem amamos profundamente, nos fazemos perguntas que nos colocam diante de emoções e conflitos existenciais jamais experimentados. As respostas a essas perguntas podem ser surpreendentes, sobretudo quando estamos dispostos a seguir em frente, apesar das dores da alma. O livro Chinelo de Pano é a descoberta da espiritualidade como ferramenta para uma vida mais plena, trata da luta .

Lina DC 20/03/2016

"Chinelo de pano" é uma biografia, que apresenta ao leitor a vida de Edna, uma mulher que vive para sua família, mas que de forma inesperada, perde seu marido.
O livro é composto por 25 capítulos e narrado em primeira pessoa, a Edna. Inicialmente a narradora conta ao leitor sobre as dores nas costas que sente e sobre algumas experiências inexplicáveis que vem ocorrendo em seu cotidiano, como sentir determinados aromas ou ter a sensação de "algo" nas proximidades.
Acontece que pouco tempo depois Nelson, o marido de Edna, sofre um AVC e falece. A vida dessa família muda drasticamente em pouco tempo. A perda faz com que o ambiente familiar esteja rodeado com uma tristeza constante e com muito tempo, amor e paciência, a vida começa a seguir em frente.
A autora descreve alternando trechos entre memórias e o presente sobre a forma como conheceu o marido na década de 70 e as diferenças que tiveram ao se casar. A partir daí, o leitor acompanha o crescimento da família, o surgimento dos filhos e dos netos e a forma como Edna vai encarando a vida.
Em muitos trechos vemos que a autora encontrou no espiritismo o conforto necessário para apaziguar o coração e confortar-se com a vida. Independentemente das crenças do leitor, é interessante ver seus relatos como aprendizados, lições que podemos levar para as nossas próprias vidas. São lições de amor, solidariedade, amizade e saudade.
O amor não desaparece, mas se transforma. A perda não some, apenas fica guardada em um pedacinho do coração.

"Alimenta-se o amor com cuidados especiais, ou ele morre antes de atingir sua plenitude. O amor necessita de gestos de afetividade para sobreviver. Amar e não falar de amor é passar uma mata-borrão nos sentimentos mais sublimes." (p. 30)

Gigi Reit 16/03/2016

O amor jamais deseja o mal.
A Historia vivida pela própria autora, deixou mais forte em mim o sentimento de amor que tenho por minha própria família, em meio as nossa diferenças lhes quero bem.Lendo este livro, refletir sobre minha família, os nossos caminhos, e as dificuldades incompreensíveis aos nossos olhos comuns; ao longo da leitura, uma forte vontade de mudar cresceu em mim e decidi: enfrentar o medo.
Penso que muitas são as pessoas como eu e a autora, que em meio as dificuldades também se perguntaram: "Se existia uma outra maneira de viver." bem... A autora dar muitos exemplos de persistência. Sejamos perseverantes!

Fernanda 08/03/2016

Resenha: Chinelo de Pano
Uma história real que fala da superação de uma mulher diante de cada dificuldade da vida. Dona de um dom que vê, prevê certos acontecimentos, ela se vê em voltas de muitos acontecimentos que tiram sua base, que abalam sua estrutura de vida.

Com a ajuda de um grupo de orações, ela aos poucos se recupera mas cada dia é um novo desafio, cada dia é um passo no processo de se auto conhecer, de se fortalecer como pessoa e de acreditar em si mesmo.

É lindo ver a autora superando cada desafio e aos poucos se conhecendo melhor, se valorizando mais e buscado o que realmente lhe faz bem.

Um livro lindo que mostra que não tem época, nem idade, nem status social para que os obstáculos batam à porta e que todos nós somos capazes de fazer muitas mudanças e enfrentar muitas batalhas na vida sem desistir de viver.

site: https://www.youtube.com/watch?v=RH_MydYSX2M&feature=youtu.be

Braz.Peres 03/03/2016

Superação.....
A autora "Edna" narra quase sempre em primeira pessoa sua história de vida, superando a perda do marido, de entes queridos e as dificuldades da vida com muita fé.
Quando a espiritualidade aflora em sua vida Edna compreende que tudo tem um propósito nesta passagem pela vida terrena o que lhe dá forças para superar todos os obstáculos.
Podemos nos ver em alguns pontos do livro e aprender com a história de superação. Ela nos prende na leitura fazendo nos sentir dentro dos seus relatos. ( Devorei o livro em 2 dias )
Faltou uma foto da Autora no livro; seria interessante ver quem nós cativou com sua força e fé.

Juliana 01/03/2016

Superação através da fé
Chinelo de Pano conta uma história real sobre superação através da fé e auto conhecimento. A história fala sobre a perda de uma pessoa querida e como isso impacta na nossa vida. O caso aconteceu com a autora, Maria Edna, e foi essa grande perda que a fez começar a escrever. Inclusive ela possui outros livros publicados de contos, mas esse é a história de como tudo começou.
Algumas pessoas são mais sensitivas do que outras e no livro vemos bastante disso, no decorrer da história vemos a autora conhecendo o espiritismo pra superar a dor da perda e continuar sua vida sem se entrega à tristeza e depressão. Conhece várias pessoas pelo caminho que a ajudam a perder o preconceito contra a doutrina e é através da fé que dá a volta por cima e consegue se reerguer. Ela deixa claro que é a fé e a força de vontade que consegue nos trazer de volta ao cotidiano, independente de qualquer religião, mas algumas nos identificamos mais do que outras.
Com apenas 160 páginas a leitura é rápida, porém encontrei alguns problemas com a edição e erros de português e concordância, além de existirem trechos repetidos, o que me tirou a atenção em algumas partes. Acredito que uma melhor revisão resolveria esses pequenos problemas e espero que na próxima edição estejam sanados. A autora escreve muito bem e vai e volta das situações de forma bem dinâmica.
Uma história de superação e de compreensão, onde aprendemos através das experiências reais da autora a ter mais amor, calma e paz interior pra então viver uma vida plena apesar dos problemas cotidianos e pedras que aparecem em nosso caminho.

site: http://www.umcafeeumamor.com.br/book-tour-chinelo-de-pano-maria-edna/

Vivi Martins 06/02/2016

Uma história de superação!
Já agradeço pela oportunidade de ter lido este livro, que chegou para mim através do Book Tour. Demonstrei interesse na leitura por se tratar de um tema que muito me interessa: Espiritualidade. Li a sinopse e pensei se tratar de uma leitura comum aos meus olhos, pelo costume que tenho em ler os enredos de Zíbia Gasparetto. No entanto, o livro muito me impressionou!

Trata-se de relatos sobre a própria vida da autora. Maria Edna relata suas experiências e dificuldades vividas de uma forma tão natural, que facilmente entramos na história e compreendemos o seu mundo. Após o desencarne de um ente tão querido na família, sente-se em um verdadeiro vazio e nos faz vivenciar seus medos, angústias e indecisões. Para recomeçar sua vida, a aceitação dessa perda se faz inevitável. Eis que o conhecimento Espírita bate à sua porta, mas não é compreendido. Maria Edna necessitou de um pouco mais de tempo para assimilar e fazer penetrar o Evangelho nas fibras íntimas do seu coração, para entender os porquês de sua vida, e enfim, aceitar e recomeçar.

A doutrina consoladora a fez ver sua vida sob outro prisma, ajudou-a eliminar antigos preconceitos, analisar seus pensamentos e reavaliar sua forma de agir. Suas conquistas pessoais e profissionais são visíveis, e além de ter ajudado a si mesma, hoje busca ajudar a quem mais precisa através da caridade. O livro me fez reviver as emoções da autora e foi impossível não aprender com ela, como a demonstrar o amor que sentimentos a quem amamos, enquanto temos essa pessoa ao nosso lado.

Sua escrita e sua história me cativaram. Confesso que senti falta de uma foto da autora na orelha da contracapa do livro. Fiquei curiosa para conhecer essa mulher guerreira e talentosa! Parabéns pelo lindo trabalho realizado e que as vendas deste livro traga muitos frutos para a Casa de Orações.

Loraine 03/02/2016

Belas lições
Uma história bonita, que inicia de forma muito triste, e no decorrer da narrativa vai apresentando ao leitor todo o processo de superação da personagem, passando pela revolta, desespero, até atingir a aceitação e o conforto espiritual.
Por se tratar de uma situação real vivida pela própria autora, a narrativa se torna verossímil e em alguns momentos chega a ser emocionante de verdade. É fácil se colocar no lugar da personagem/autora, pois a situação de morte prematura de um ser amado, é algo que pode acontecer com qualquer um de nós e a qualquer momento, o que torna esta leitura interessante, nem que seja somente para reflexão. Acredito que uma hora ou outra, para uns mais cedo, para outros mais tarde, mas todos nós um dia passaremos pela perda de alguém muito importante em nossas vidas, e então virão perguntas e angústias e uma saudade sem fim. Edna nos mostra, de forma delicada, gentil e muito verdadeira, como conseguiu passar por todos os altos e baixos e vencer essa situação tão difícil que a vida impôs e como obteve o conforto merecido, através do espiritualismo.
Chinelo de pano apresenta uma escrita limpa e fluída e páginas recheadas de belas lições.

Fernanda Alcântara 25/01/2016

Uma história cativante!!
O livro retrata a história de uma família que vivencia várias situações, inclusive a perda de um ente querido. A narradora é a própria autora do, que descreve momentos de sua vida que marcaram profundamente o seu coração. Edna vai contar ao leitor, a dor e desespero que sentiu quando um ente tão amado e próximo partiu para o plano espiritual. Questionando em seu íntimo o porquê desta perda, com o passar do tempo, foi entendendo que tudo na vida tem um propósito e que servirá para nossa evolução.
Há momentos em que a narrativa toca o coração do leitor de forma singela e poética, principalmente quando a autora lembra fatos do passado que lhe traz muita saudade... Com muitas idas e vindas, no decorrer do enredo, Edna conhece a doutrina espírita que lhe traz compreensão e alívio para enfrentar as dúvidas e dificuldades que surgem em seu cotidiano. Com muita prece, paciência e amor, a personagem principal e real, vai ficando cada vez mais próxima de Deus e das pessoas que tanto ama, mostrando assim ao leitor que, o amor a tudo vence e sempre será o ponto de partida para o nosso crescimento moral e espiritual para que sejamos felizes!

Wenia.Saldanha 24/01/2016

Superação
"Cada ser é único para Deus. E cada um sente a dor e o desamor de uma maneira muito íntima. Ao me deparar com o sofrimento, desejei que alguém arrancasse aquela dor dilacerante num passe de mágica. Isso não é possível e por mais que alguém me ame, não pode carregar o fardo que me pertence."

Chinelo de Pano narra a trajetória da vida de Edna, autora do livro e mulher guerreira de desde cedo passa por dificuldades na vida, mas que as supera com muito amor e sacrifício. Ao sofrer a perda de um ente querido, entra em um mundo de sofrimento e solidão, do qual só consegue sair após muito esforço e apoiando-se na espiritualidade.
O texto é bem leve e de fácil leitura, porém a narrativa excessiva e falta de diálogos o deixa por vezes um pouco cansativo, mas as lições contidas no livro superam essa pequena questão!
Nos faz refletir nossa vida e o que podemos fazer dela, luz ou escuridão!

Aline Ramos 19/01/2016

Inspiração
Neste livro de poucas paginas encontramos a história real de uma mulher que passou por muitas dificuldades na vida e aprendeu a lidar com elas.
Após a perda de um ente querido, Edna tenta superar a dor e continuar a luta que é a vida, pois tem filhos e outras responsabilidades. Muitos momentos de mudanças, tristezas, coisas ruins, mas, no seu caminho, aparecem pessoas que irão ajuda-la a repensar seus atos, sua vida e correr atras de um presente e futuro melhor para ela e sua família. Ela conhece a doutrina espirita e então começa seu trabalho para ser uma pessoa melhor.
A narrativa é rápida, Edna conta várias situações que ela e seus familiares passaram. Me incomodou um pouco ela narrar em tempo presente, mesmo quando volta no passado, fiquei um pouco confusa em algumas partes. Quase não tem diálogos, é mais um relato de sua caminhada em sentido a uma vida espiritualizada. É uma historia comovente e nos faz refletir sobre como estamos lidando com nossos problemas, com nossa vida em todos os sentidos. Edna é uma mulher de coragem que passou por muitos sofrimentos, mas soube dar a volta por cima e continuar lutando por uma vida integra pra ela, sua família e pelas pessoas ao seu redor.