Uma canção de natal

Uma canção de natal Charles Dickens

Resenhas - Canção de Natal

Aimê 16/04/2024

Mucho bom ??
Não botava fé nenhuma e hoje é meu livro favorito ?
Prefiro ler no físico e isso me fez ficar mais vidrada ainda no livro :)

Nina Souza 16/04/2024

Um livro deslumbrante
Uma paisagem urbana representa ciclos de mudanças interessantes de serem observados, e Charles Dickens apresenta em suas obras diferentes interesses funcionais e estruturas sociais, culturais e políticas dessas áreas urbanas, especialmente a londrina por ter pertencido a várias esferas da sociedade britânica.

Suas vivências, repletas de altos e baixos, impactaram seu universo ficcional, de forma que seus personagens representam diferentes ideologias em diferentes efeitos colaterais de mudanças que alteram a configuração do espaço urbano. Nessa perspectiva, “Uma canção de natal” vai refletir diretamente na ideia de um espírito natalino e em um momento de retomada de relações pessoais, tradições e mudanças nas áreas urbanas causadas pela força da literatura que se perpetuaram até a contemporaneidade.

A narrativa se concentra em Ebenezer Scrooge, um homem que só encontra refúgio na riqueza material e na própria solidão, até que se vê rodeado por quatro fantasmas: seu ex-sócio e três espíritos que representam o Passado, o Presente e o Futuro. Esses espíritos permitem que ele viva uma viagem de autoconhecimento em um momento de reflexão no qual o personagem e o próprio leitor precisam preencher lacunas e vazios sobre as questões apresentadas pelos espíritos e pelo próprio Scrooge sobre a sua vida.

Analisar o comportamento de Scrooge é muito interessante não só quando estamos sensibilizados pelo espírito natalino, mas quando precisamos de uma chacoalhada da vida. Apesar disso, o contraste do frio londrino e do calor e aconchego do Natal são fundamentais para percebermos que, no fundo, todos temos dilemas semelhantes com o Scrooge em menor ou maior grau.

Os dias de Scrooge são todos iguais e ele evidencia isso de uma forma que as pessoas não só reconhecem, como o temem. No entanto, sua vida nem sempre foi assim. E através dos Espíritos, o leitor consegue compreender e (re)avaliar com o personagem as coisas que o fizeram agir daquela forma e o transformaram em quem ele é no presente. A estratégia utilizada por Dickens é muito interessante, porque tendemos a olhar as coisas diferentes e, às vezes, só precisamos expandir o olhar e ver a mesma situação à distância para conseguirmos nos dar conta de certos comportamentos e nos enxergarmos da maneira como os outros possivelmente nos enxergam.

A vida de Scrooge não é tão longa quanto possivelmente a de seu leitor, e uma das maiores lições que ele promove é que as circunstâncias boas e ruins se acumulam conforme vivemos, e temos a tendência a nos adaptar a tais situações através de nossos comportamentos e essas experiências geram consequências positivas e negativas a depender de nossas escolhas. Apesar de o desfecho ser corrido, é um livro que permanece por muito tempo, e causa revoluções internas muito fortes em todas as épocas do ano.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Grace1998 14/04/2024

Paralelos com pasagens bíblicas!
Como em um diário quero deixar aqui meu agradecimento por ter lido esse livro.
Já não é para mim uma surpresa que em poucas páginas podem vim grandes descobertas.
Esse é o meu terceiro Charles Dickens, e me fez pensar em meus valores e escolhas, que dependendo terá concequências boas ou ruins.

A vida do Sr. Scrooge, me lembrou da parábola do rico tolo dita por Jesus Cristo.
-Tenham cuidado e não se deixem dominar por qualquer tipo de avareza, porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem. (Lucas 12.15)

Avareza uma prática que começa silenciosa, reflete não só em quem tem mas todos ao seu redor. E quando aparece o fatasma do sócio dele o Marley é uma chave que dará uma oportunidade para o leitor refleti sobre seu passado, presente e futuro.

Ambientado nessa época festiva que é o natal Dickens descreve personagens que facilmente o leitor se identificará, e sim, recomendo a leitura desse clássico rico em ensinamentos!!

Amanda Aranttes 28/03/2024

Sempre tive vontade de ler Charles Dickens, nada melhor do que começar pelo livro que inspirou meu filme de natal favorito.

Adoro a época do ano e saber que o autor tem grande influência nessa celebração e que conquistou isso através da literatura é inspirador.

Gostei bastante, nada além do que eu já esperava pois a adaptação foi bem fiel, mas não deixa de ser imensamente proveitoso e de grandes lições.

Amanda.Vantin 03/03/2024

Achei super fofo o livro, conta sobre um senhor idoso que era muito mal e rabugento que não pensava em ninguém além dele e como isso influenciava em sua felicidade. É bem curto e fácil de ler, recomendo a todos!!

talitalmg 18/02/2024

Uma Canção de Natal
E se pudéssemos ver o nosso passado por belos olhos? E não por olhos de amargor?
E se pudéssemos relembrar o quão saboroso era uma mesa humilde e boas risadas? As gargalhadas quando criança, as brincadeiras, nossos amigos e familiares, muitos quantos já se foram?
E se pudéssemos enxergar nosso presente por outros olhos? Fora da cúpula que criamos sobre nós mesmos. O que teríamos a dizer? O que poderíamos ouvir sobre quem somos? Seriam boas ou más a influência que temos sobre quem nos rodeia?
E se pudéssemos saber a opinião sobre quem compartilha conosco os dias? Será que fazemos diferença positiva ou negativa na vida de outrem?
E se pudéssemos ver o que o futuro nos reserva?
Se pudéssemos saber se toda as atitudes que tivemos até aqui irá repercutir um bom findar de nossas vidas...
Se pudéssemos ter outras possibilidades, a esperança de um partir genuíno, quantas pessoas cultivamos sentimentos?
Será que as memórias que deixaremos serão boas? Será que alguém ainda se lembrará de nós quando aqui não estivermos mais?
São tantas perguntas, tantos "e se?"...
Com esse livro eu aprendi algo valioso, temos só o hoje, o passado não volta mais e ele não pode ser nosso grilhão, não pode ser o que nos acorrenta, temos uma única chance de mudar aquilo que não nos evolui, só temos uma chance de amar e viver, o hoje não nos mostra o que amanhã será, mas nos faz refletir que se cultivarmos boas lembranças, a colheita da memória será eterna.
Este livro é mágico, a criação dele faz a gente refletir tanto sobre tudo, quanta coisa que se passou e deixamos despercebidos, os espíritos do passado, do presente e do futuro são os aprendizados mais profundos que se pode tirar dele.
Ver a mudança do Ebenezer Scrooge foi tão lindo!
A alegria de finalmente se viver, com intensidade, com valor...
Deixar o amargor e saborear as pequenas coisas.

É um livro tão curto, mas que impacta uma vida.
Que os natais façam maior sentido e que possamos olhar a vida com as cores que ainda não vimos, com os pequenos gestos que ficam ao vento.
Não somente nessa época comemorativa, mas no dia a dia.
Eu já me antecipo em desejar à todos um Feliz Natal, com inúmeras mudanças, alegrias e esperanças que à muito deixamos de sentir com tanta devoção.

Jonathan153 14/02/2024

Gosto bem mais das infinitas paródias e histórias feitas a partir deste livro que da obra original em si. A tristeza e a solidão de Scrooge não causam aquela emoção de impacto que se espera.

Maria 12/02/2024

"Eu viverei no passado, no presente e no futuro"
Um clássico é um clássico.
Gostei bastante, confesso que não era bem o que eu esperava, mas me surpreendeu.

amanda.gravena 11/02/2024

Classico infantil fofo, com uma mensagem linda. É o dos 3 espíritos do Natal. No Natal inclusive ele fica muito em alta por aqui, por isso que eu li.

As ilustrações da edição q eu li são muito fofas e caricatas.

Loraine8 30/01/2024

Todos deveriam ler esse livro
O Scrooge no começo é um cara super egoísta e parece não ter sentimentos por nada a não ser o dinheiro, sua vida chega a ser miserável. Certo dia ele recebe a visita do fantasma do seu ex sócio e isso muda tudo na história. Três fantasmas do natal o visitam, isso faz com que o personagem principal entenda no que ele está se metendo...

Esse livro é sensacional!!! A história do Scrooge é super envolvente e super melancólica, você consegue imaginar cada lugar, cada expressão, cada personagem... A história do desenvolvimento dele como pessoa, os flashbacks da infância dele e tudo mais, fazem você adentrar cada vez mais na história, é impressionante! Leia em qualquer época do ano, mas principalmente no período de natal, esse livro molda atitudes e pensamentos, nós sabemos de tudo isso, mas às vezes é preciso relembrar.

Esse livro é meu primeiro clássico, eu não achei a escrita tão difícil, mas algumas horas eu tinha que ler umas três vezes pra entender realmente o que o autor queria dizer. Eu li no meu tempo também, demorei quase um mês lendo, levando em consideração que o livro só tem 100 páginas e pouquinhas, mas isso fez uma diferença enorme na minha experiência com esse livro, aproveitei bem mais.

Conselho: leia no seu tempo, esse livro é daquele tipo que você só tem que ler e refletir, não precisa ler correndo, se não você não pega tudo o que o livro tem para te passar.

Tatinha 28/01/2024

Que graça! Quanto aprendizado! É sempre bom relembrar o quanto a vida pode ser maior e melhor! Que o espírito de Natal seja no ano inteiro!

Lohan Pedro 24/01/2024

A divinda jogando na cara
? Uma Canção de Natal, de Charles Dickens. ?

Mais um Dickens para a conta. É uma leitura rápida e contagiante, afinal, qual época melhor para contagiar as pessoas com amor que não o Natal?

Não irei enrolar, a história perpassa por questões voltadas para um velho carrancudo que não liga para nada e nem ninguém. Ele vive para o dinheiro, mas não vive o dinheiro. Não sei se consigo ser mais claro que isso.

O idoso carrancudo segue com sua vidinha pacata e solitária até que em um momento ele é abençoado por três espíritos - não consigo achar que eram assombrações, logo, ele não estava sendo amaldiçoado - e com isso começa uma saga ver a vida para além do próprio bolso e nariz.

E uma leitura fofa, onde nos mostra que nada como a divindade para jogar algumas coisas na nossa cara. E é bem isso que acontece. Vale a leitura até o final.

Fique atento, porque apesar de ser uma fofura livro, é Dickens. Então há apontamentos sociais, reflexões necessárias quanto a ganância e também que tudo é possível de mudança se você se permitir.

É com muita alegria que inauguro minhas leituras anuais com essa obra maravilhosa ????

That's All, beijos literários

#dickens #charlesdickens #umcancaodenatal #natal #amor #aprendizado #merrychristmas

JuKirchhof 24/01/2024

Dickens é o mestre da escrita
Charles Dickens é de longe um dos nomes que merecem reverência na literatura. Ele soube encantar, emocionar e criticar. O peso de sua história pessoal se conecta nas nuances de seus personagens de forma muito envolvente. Nada de novo sobre isso, então gostaria de destacar o texto tão didático e esclarecedor de introdução dessa edição da Penguin. Sandra Sirangelo Maggio foi certeira na seleção de pontos a serem observados e enriqueceu a leitura de forma exponencial.

Maria.Bandeira 21/01/2024

Mensagens incríveis sobre a importância do amor ao próximo
Trata-se de um dos livros da literatura inglesa que possui a capacidade de inspirar pessoas. Esse conto recebe o crédito por ter outorgado à celebração do Natal da maneira que conhecemos hoje como uma oportunidade de agradecer por termos família e amigos em nossa vida assim como ter a possibilidade de ajudar o próximo. Neste conto o leitor se depara com fortes valores cristãos. É a história de um velhinho avarento e que perdeu seu sócio e seu único amigo a cerca de sete anos atrás. Ele mora sozinho, anda só, totalmente desprovido de um amigo sequer. Ele não vê sentido em nada que a vida oferece a não ser juntar muito dinheiro. Sempre na época de Natal seu sobrinho o convida para passar esse evento com ele e sua família porém ele nunca aceita por achar que é uma perda de tempo essa confraternização já que ele mesmo não gosta do Natal. Ocorre que na véspera desse grande acontecimento, Ebenezer Scrooge, nosso protagonista sovina, recebe a visita de seu sócio falecido que relata para ele que desde sua morte não tem tido um minuto de paz em razão da sua avareza enquanto vivo e faz um alerta para Scrooge que ele terá uma única oportunidade de mudar e se não o fizer, terá o destino muito pior do que o dele. Um livro curtinho que nos mostra a magnitude de celebrar o Natal além da importância do amor em nossas vidas. Leitura leve. Traz várias mensagens incríveis. Vale a pena ler.