Uma canção de natal

Uma canção de natal Charles Dickens

Resenhas - Canção de Natal

Frederico 17/04/2021

Sensacional livro. Singelo, original, belo e bem desenvolvido. O que é " A Felicidade não se Compra" é para o cinema esse "Um Conto de Natal" é para a literatura!

Paul 04/04/2021

Literatura e política
A novela de Charles Dickens é excepcional, e acredito que deve haver milhares de resenhas muito bem elaboradas sobre o conteúdo do texto, que narra a época do natal através da história de Scrooge, um velho amargurado e "sovina" que é visitado por fantasmas que lhe farão repensar suas atitudes diante das festas natalinas.

Não obstante, gostaria de chamar atenção para fatos sobre a vida do próprio Dickens e essa obra, que nos são contados na belíssima introdução presente nessa edição da Penguin.

Nela, descobri que Dickens estava um tanto insatisfeito com o pouco apreço pelas festas natalinas, o momento em família, etc., que perpassava pelas pessoas daquele período, muito por conta das indústrias e do avanço do capitalismo na sociedade.

Dickens escreve a obra numa tentativa de restaurar um pouquinho isso, e consegue! Ele, mesmo falido, toma um prejuízo enorme, junto aos seus editores, para que a obra circule por um preço muito baixo, mais barata que os custos de produção inclusive. É-nos dito que a obra vendeu certa de 6 mil exemplares durante seu lançamento até a festa de natal, cerca de cinco dias.

Pra mim, além da reflexão a respeito do valor das pessoas próximas e da família, fica a reflexão do papel da literatura e a importância dela ser acessível. Recomendo muito a leitura!

Camille.Pezzino 27/03/2021

RESENHA #166: O BERÇO DO NATAL
Por tradição, existem algumas datas comemorativas que mexem com o nosso cotidiano. A maior e mais famosa delas, principalmente no Ocidente, é o Natal. São poucas as famílias nas quais a data, seja a véspera ou o próprio dia 25 de dezembro, passa despercebido (considerando a tradição cristã). E, mesmo para aqueles que não cultuam ou comemoram, algo sempre acaba se modificando, seja não ter que ir trabalhar ou até ganhar um “Feliz Natal”.

As pessoas tornam-se mais próximas, fazem-se campanhas para ajudar aqueles que estão em necessidade e todo esse caráter caridoso é retomado historicamente graças a um livro chamado Uma canção de Natal. Assim, o que é mais interessante na obra de Charles Dickens é o poder da literatura na nossa vida, considerando, também, a abrangência e acessibilidade graças à escrita leve e fluida do autor (bem como o preço pago na época de estreia).

Uma canção de Natal é um livro clássico extremamente delicado que tanto trabalha a sociedade londrina após a Revolução Industrial quanto cada um de nós, todos os dias de nossas vidas. Scrooge é um personagem avarento e ranzinza, mas o que faz a sua história soar tão comum é que todos nós nos sentimos sozinhos em algum momento e, por vezes, podemos nos sentir ou somos responsáveis por isso. Além disso, cada vez mais, vivendo no capitalismo, devotamos o nosso tempo ao trabalho do que àqueles com quem nos importamos.

Dessa maneira, ainda que criticando a sociedade londrina em que o trabalho estava acima das emoções humanas, Dickens consegue conversar com o homem moderno e a sua mensagem se torna cada vez mais necessária.

SAIBA MAIS EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-166-o-berco-do-natal/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-166-o-berco-do-natal/
Andre 27/03/2021minha estante
Adorei a resenha! Me deu até vontade de reler

Camille.Pezzino 27/03/2021minha estante
Obrigada ?

Jacky 14/03/2021

O espírito do Natal
Essa é uma leitura que aquece o coração. A tão famosa história adaptada para diversos desenhos animados tem o poder de nós fazer refletir sobre nossas ações e sermos mais generosos com todos ao nosso redor.

Thais.Bento 11/03/2021

Um clássico
Um conto que fala sobre redenção, o natal é uma época de recomeço e repensar as atitudes tomadas. Dickens ensina o poder do acolhimento de bons sentimentos e a mudança que eles trazem a nossa vida.

Victor Tedde 28/02/2021

Profundo enquanto leve
?Uma canção de natal? une a narrativa inesperada ao tema universal. O livro funciona como uma lupa sobre a nossa conduta, apontando-nos as fragilidades e armadilhas presentes no ato de viver. Livro inspirador e generalizante, necessário, sobretudo, no período que precede as festas de fim de ano.

Marcos Santos 27/01/2021

Uma mensagem natalina
É uma história que sintetiza o espírito Natalino, mostra como a generosidade e a gentileza com próximo nos traz gratidão e leveza para a vida, sabendo que nossas atitudes e simpatia melhora o convívio social.

vaness 17/01/2021

Qual será o tamanho de nossa corrente?
Li para uma matéria da faculdade e achei a relação da descrição com o contexto da revolução industrial genial.
O autor consegue conciliar a magia do Natal com uma critica social sobre a expansão dos meios de produção, a exploração e o enriquecimento

Tássia 12/01/2021

Demorei, mas acabei
Não vou mentir, gostei do começo da história mas quando cheguei na metade eu mal conseguia ler um páragrafo. Mas continuei:
- A primeira parte, de introdução do enredo e do primeiro fantasma, o do Natal Passado, foi boa de ler. Perdi o interesse na segunda parte, do fantasma do Natal Presente - achei a escrita enrolada e desgastante. A finalização do livro, com o fantasma do Natal Futuro e mudança de atitude do Scrooge, foi refrescante pelo menos.
Em geral, lições de bom cristão à parte, foi uma leitura mediana.

dmartinsc 02/01/2021

Um alerta de esperança
Uma canção de natal é um clássico de Charles Dickens. A história é reconfortante por conta do clima de esperança e benevolência que faz ressurgir em qualquer coração gelado o espírito do natal. Começa de forma obscura, com um senhor avarento e rabugento que é visitado por 3 fantasmas, o do natal do passado, presente e do futuro. Os fantasmas mostram ao senhor rabugento tudo o que ele perde ao se trancar do resto do mundo e o terrível futuro que o aguarda se continuar nesse caminho. As visões abalam o senhor rabugento e o faz repensar na forma que vive a vida e na certeza de que nunca é tarde demais.
É muito fácil que com a correria e o passar dos dias acabamos tão focados nas nossas tarefas diárias que nos fechamos para o resto do mundo, para o sofrimento dos outros e também para as alegrias. Os anos passam rápido e chega um momento de repensar todos os passos percorridos que nos faz ser o que somos agora, muitas vezes podemos ficar chocados ao constatar que todos os hábitos ruins, os maus humores, a pressa e o foco no dinheiro nos tornou uma pessoa amarga e triste. Uma canção de natal além de servir para relembrar o clima de natal é também um aviso para todos nós de que devemos analisar nossas prioridades nesse mundo.

site: https://www.instagram.com/p/CJiwY1SJJof/

Camirota 01/01/2021

Uma leitura que faz a gente repensar a nossa forma de levar a vida e que mostra que devemos sempre pensar nos próximos, todos deveriam ler!

Gezinha 30/12/2020

Leve e reconfortante
Um livro bem escrito, leve, curtinho, com uma história bonitinha para refletirmos sobre o que importa ao final.
Um olhar para o que o Natal, uma vez por ano, nos dá a oportunidade de sentir e resgatar: empatia, alegria e afeto com nossos semelhantes.
Desejar um feliz Natal, pode ser muito mais profundo quando entendemos o que é a oportunidade de festejar essa data.

Rayssa 28/12/2020

Scrooge um senhor ranzinza, avarento, que não sentia empatia pelo próximo, vivia a sua vida fria, calculista e solitária. Até que um dia na véspera do Natal, ao chegar em casa recebe a sinistra visita do seu falecido sócio Marley, que vem alerta-lo de que se não mudasse as suas atitudes teria o mesmo destino que ele após a morte. Além disso, informa-o que receberá a visita de três fantasmas.

O fantasma dos Natais Passados, leva Scrooge para a sua infância, adolescência, e as dificuldades que enfrentou nesta fase.

O fantasma do Natal Presente, revela a Scrooge a realidade a qual está vivendo, leva-o a conhecer as dificuldades de pessoas próximas a ele, inclusive de seu funcionário, e lhe apresenta um choque de realidade sobre as suas ações.

O fantasma dos Natais Futuros, por sua vez, irá revelar a Scrooge o resultado de suas ações, os frutos que irá colher de sua semeadura, este fantasma deixa o protagonista extremamente perturbado e decidido a mudar de atitudes.

Ao publicar este livro Dickens queria fazer uma crítica a sociedade londrina e tocá-los de alguma forma para ajudar o próximo, promover antigos valores, que tornaram-se obsoletos com a evolução da civilização. Dessa forma em um livro curto ele conseguiu retratar as misérias que percorriam as ruas e bairros pobres de Londres e tentou comover as pessoas do verdadeiro valor natalino.

Uma canção de Natal é um livro curto, excelente para a leitura no mês de dezembro. Além disso, possui um contexto que com o passar do tempo não foi modificado, o Natal ainda não consegue permear seus valores totalmente na alma das pessoas, quem tem muito realiza os seus festejos com bonança, enquanto a miséria ainda reina pelas ruas.

Lanis 27/12/2020

Apaixonada
Esse livro me tocou tanto, eu sinto que precisava lê-lo. Em um ano tão difícil como esse, ele aqueceu o meu coração e diversas vezes me peguei chorando e pensando, refletindo. Esse ano busquei consumir todos os conteúdos natalinos possíveis porque também não sou uma grande fã da data, mas foi apenas esse que realmente acendeu uma chama em mim. Estou apaixonada e com certeza vou ler todo ano!

Valeri.Preto 26/12/2020

Época de Natal momento para refletirmos o PORQUE de como temos agido, realizar as mudanças necessárias e agradecer também por todos os momentos maravilhosos que nosso Pai e nosso Salvador intercedem por nós sempre....AMEI está leitura de Natal!!!??????