Uma canção de natal

Uma canção de natal Charles Dickens

Resenhas - Canção de Natal

Ju_allencar 27/12/2023

Um livro curto porém reflexivo ?
Confesso que não AMEI mas gostei bastante. O livro é curto, porém nos faz refletir sobre o que realmente é importante na vida, se são nossos bens ou nossas relações pessoais (família e amigos). O livro ainda nos mostra como podemos de certa forma, corrigirmos nossos erros ainda em vida e não deixar pra depois, pois esse depois pode ser tarde de mais. Eu li mais pela temática do Natal, porém, não deixa de ser especial e tirar boas lições da obra.

Joane 14/03/2022

Minha experiência com A Christmas Carol
*Queria falar da obra em si, mas acho que não teria as palavras suficientes pra falar dessa obra, então vamos de como foi ler esse livro e minha experiência. É SOBRE ISSO!!!

Comecei a ler esse livro, mais especificamente a introdução deles e essas coisas. Nessas edições da Penguin no começo tem a vida do autor, e um pouco sobre os tradutores. E vamos a seguir na introdução, feita por alguém que já está bem familiarizada com a era vitoriana, talvez. Enfim
E nisso, eu fui folheando num momento de ansiedade para mim, e foi indo sabe... e pro momento foi muito bom, e foi uma ótima experiência.
Sem contar que é bem curtinho e é aquela história que quase todo mundo já tem uma base, mas surpreende. E a introdução como uma visão da obra e o impacto dela, e a relação com a vida do escritor. É fantástica! Ainda preciso falar: a tradução é ótima, gostei muito do lado que ele escolheu, porque não é só traduzir, mas tem que se encaixar e isso também é falado; e é isso que amo nós clássicos da Penguin. Enfim, parei porque vcs já estão zzzzz

O livro é dividido em cinco estrofes. Com uma narrativa que acredito ser bem típica de Dickens, esse escritor tão famoso. E já quero ler mais livros
Vemos o desenvolvimento dessa história em poucas páginas. E com algumas reflexões que nos trás, quem sabe até lição.
Scrooge que podemos não gostar nenhum pouco dele no começo, mas que aos poucos pode chegar a nos cativar. E no fim da história, já dá outra coisa em comparação com seu começo

Com o tipo de leitura que eu gosto, veio muito a calhar. E me proporcionou tantas visões, e pensamentos esperançosos e um choque de realidade com a forma que ao Scrooge reagia ao mundo. Os fantasmas são uma esperança pra mudança, e isso pode ser pensado de tantos panoramas, sei lá.
Enfim, eu amei! E nada parece ser suficiente pra expressar como foi uma leitura boa e espontânea e no meu tempo certo.
Depois de todo o tempo, ainda foi possível ser essa coisa toda. E de certa forma, revolucionou a forma de se ver o Natal e comemorar, uma obra indispensável.
Mas isso não quer dizer que é obrigado(a) a ler, é sobre isso.

Essa foi a situação da minha leitura e um pouco do que eu achei e experienciei porque sim foi uma EXPERIÊNCIA!
Nem ligo em dar cinco estrelas e favoritado

Obs:meu ritmo de leitura melhorou depois disso. Me sinto mais focada, só por causa da persistência da leitura (física) que tive. O hábito de leitura dá jóia!
Elcimar.Matos 15/03/2022minha estante
eu amo esse livro, favoritei tbm!

Joane 15/03/2022minha estante
que ótimo ??

trizisreading 19/12/2023

Conto de Natal
Charles Dickens escreveu esse livro com a finalidade de que as pessoas pudessem recuperar o espírito natalino que àquela época já vinha perdendo lugar para o desejo das riquezas resultantes da Revolução Industrial.

Sendo assim, nesse conto podemos perceber que seus personagens são moldados de acordo com as pessoas que o autor convivia à época: pessoas que sofriam na miséria e pobreza e as que eram beneficiadas pela produção da Indústria, essas estavam quase sempre preocupadas com afazeres e lucros, assim como podemos observar o personagem principal, Ebenezer Scrooge.

Além da presença dessas pessoas que o autor permite refletir na personalidade de seus personagens, ele mesmo está presente na construção de Scrooge. Ora, muitos momentos visitados por Scrooge juntamente ao espírito dos Natais Passados são experiências do próprio Charles Dickens, como por exemplo, quando ele está no orfanato e sua irmã vem buscá-lo, foi algo que aconteceu de verdade com o autor e que ele colocou na história como experiência vivida pelo personagem principal.

Esse conto tinha como objetivo, que as pessoas ao lerem, recuperassem seu espírito natalino, e aparentamente funcionou muito bem: o livro foi um sucesso de vendas e hoje é um clássico. Além disso, possui inúmeras adaptações cinematográficas - como "Os Fantasmas de Scrooge" ou inspirações - muitos dos desenhos natalinos na Netflix se inspiram nesse livro.
mirianbezerra 21/12/2023minha estante
quero muito ler um livro do dickens neste natal

Layla.Ribeiro 25/12/2020

Nada vira clássico atoa , ao ler esse livro que me parece um conto entendi o porque ele foi tanto reproduzido e adaptado. Uma história simples, com uma moral e significados muito bonito, é válido para todas as idades, vai nos mostrar o verdadeiro espírito natalino. Não esperava que a história fosse tão bonita e singela, recomendo muito.

Mari Takaesu 24/12/2021

Um clássico de Natal
Foi o primeiro livro que li do Charles Dickens e gostei muito da escrita dele, não sei se é por ser um livro natalino, mas achei bem simples a leitura. A edição da editora Companhia das Letras trouxe uma introdução contextualizando a época em que o autor escreveu a história, sabendo-se disso, observa-se que Charles Dickens não quis apenas escrever uma história simples que fala sobre o espírito de fraternidade, de confraternização e solidariedade, mas também, de fazer uma crítica a empresários da época, que exploravam seus empregados, buscavam lucro acima de qualquer sofrimento humano, que enquanto uns tem muito, outros tem tão pouco.
Você pode não ter lido "Uma canção de Natal" mas com certeza já ouviu a história: um velho rico, rabugento, egoísta e solitário, que na noite de Natal recebe a visita de três fantasmas que lhe mostram as consequências de seus atos e omissões.
Essa história é um clássico do Natal, e já foi adaptada várias vezes em filmes, como por exemplo, "Os fantasmas de Scrooge", "Barbie em a canção de Natal", "Um conto de Natal do Mickey" e até na não natalina comédia romântica "Minhas adoráveis ex-namoradas".

Jécyka 26/08/2022

Curto mas muito forte. A experiência do Sr. Scrooge com os três espíritos proporciona várias reflexões. Consegui extrair várias passagens e fazer referência com a fase em que estou na minha vida. Estou com a sensação de ter lido o livro certo, no momento certo.
Scrooge, um homem avarento que não gosta do natal, após a experiência com os espíritos tem a oportunidade de refazer sua vida. Eu amei!!

Biggie 01/01/2022

Uma boa leitura, ótima para essa época do ano...
"Sim! E era a cabeceira dele. A cama era dele, o
quarto era dele. Mais e melhor que tudo, o tempo à
sua frente era dele, para recolocar a vida nos
eixos!"

tg.martinz 25/12/2023

HO HO HO!
Nada melhor que uma boa, rápida e impactante história para restaurar o espirito natalino, que parece estar cada vez mais esquecido entre nós.
Dia após dia, cada vez mais, estamos vivendo em um mundo de Scrooges. Pessoas egoístas, apegadas a bens materiais, pensando apenas em trabalho ou no próximo dia e esquecendo de viver o agora.
Nessa história, enquanto Scrooge é forçado encarar os fantasmas dos Natais (passados, presente e futuro) ele vai refletindo, tendo lições de vida(realmente servem para se levar a vida toda e não apenas no Natal) que ensinam sobre o que realmente é o Natal, uma época de solidariedade, de esperança e alegria.
Na figura do Scrooge percebemos o quanto temos a capacidade de escolher entre fazer coisas ruins ou boas, para nós e para o próximo. Basta a gente escolher. Então escolham sempre fazer o bem.

?Uma história que pode ser lida em qualquer parte do ano, mas que precisa ser relida a cada novo Natal.?

Anne Balbueno 10/12/2020

Clássico
Eu tava muito curiosa pra ler o livro que em filme tinha marcado tanto a minha infância.

É uma história curta, de narrativa simples, sobre o espírito de natal. Mesmo décadas depois ele continua atual e importante, sem falar que essa edição conta com lindas ilustrações.

Fica a moral da história: seja gentil.

Caian.Gabriel 14/01/2024

O velho Scrooge e os natais passado, presente e futuro
Muito muito muito bom??
O livro é bem pequeno e com uma escrita muito suave, sendo assim, é uma leitura super rápida!
Já vi alguns filmes baseados nesse livro mas nunca nem tinha ouvido falar do livro em si, por algum acaso uma influência do YouTube comentou sobre e eu comprei sem nem saber do que se tratava.
Em resumo tem um carinha bem amargurado com a vida e com o natal, e com isso os três espíritos do natal vem até ele em uma noite de natal tmb né e dão uma lição de vida pra ele, mostrando passado, presente e futuro. Isso adiantou alguma coisa? O carinha deixou de ser um chato? Ele morreu logo em seguida? Só quem leu o livro sabe o desfecho!?
É uma leitura mt boa e digna de ser favoritada, o que não aconteceu pq eu fiquei enrolado pra ler o livro de uma vez, mas já recomendo dms dms ! Leiam e saboreiem essa leitura bem delicinha!
Willsp 22/01/2024minha estante
comecei esse no natal e estagnei

Caian.Gabriel 22/01/2024minha estante
Eu demorei um pouquinho tmb pq tô meio q saindo d uma ressaca mas acho q vale a pena kkkk é um livro levinho e bem gostosinho

Melimë 13/12/2023

Resenha super atrasada, mas cá está
Era pra eu ter terminado ele antes do Natal passado, não terminei, vim terminar em janeiro de 2023. Mas gostei muito, achei uma leitura gostosa e com muito espírito natalino!

Carla Verçoza 23/12/2021

Legalzinho
Foi minha primeira leitura do autor, gostei muito da escrita, mas acho toda essa coisa de culpa cristã despertada no natal um tanto chato. Sou ateia, a data em si não me diz nada, achei o livro bem religioso, "vc tem q ser bom senão vai pro inferno". Não curti muito isso.
E fica o questionamento se a mudança dele é sincera ou só fruto do medo do futuro.
Porém é uma leitura tranquila, agradável, ele escreve de uma forma às vezes até bem divertida.
A descrição da primeira aparição do amigo é ótima. Chegou a dar certo medo até, me pondo no lugar dele. Gostei da ambientação e tem umas ilustrações bem bonitinhas e divertidas na edição que li (Penguim).

mah 23/12/2022

então é natal
Gosto muito da escrita do Dickens, dele já havia lido David Copperfield e amei, então com certeza tinha altas expectativas para este livro, ainda mais por estarmos pertinho do natal, queria que ele me deixasse animada pra essa época. E fico feliz em dizer que não me decepcionei.
A narrativa nos mostra a magia do natal, é lindo ver as descrições de todos comemorando o natal e a transformação de Scrooge, o livro cumpre o que promete.
Não acho que seja um livro perfeito, e nem se tornou meu favorito, mas é um livro doce que provoca sensações boas ao ler, fora toda a importância que teve em sua época durante a revolução industrial, mais do que nos contar uma história saber o contexto por trás nos mostra sua influência e importância, nos relembra o poder da literatura, que as vezes é capaz de mudar uma pessoa e as vezes muda um país inteiro.

Robert 27/09/2022

Viva!
Livro excelente!!
Nós traz reflexões muito além do que o Natal, que é o foco da narrativa. Reflexões obre a vida, felicidade, generosidade, amor ao próximo tudo isso em uma história muito boa de se ler.

E que os aprendizados dos 3 fantasmas sirvam não só para o natal mas para toda a vida de Scrooge e de nós leitores.