Uma canção de natal

Uma canção de natal Charles Dickens

Resenhas - Canção de Natal

Luiza 13/12/2022

Livro maravilhoso!
Excedeu completamente minhas expectativas ?? Uma história incrível, com grandes lições de vida e um final de deixar o coração quentinho ?

dmartinsc 02/01/2021

Um alerta de esperança
Uma canção de natal é um clássico de Charles Dickens. A história é reconfortante por conta do clima de esperança e benevolência que faz ressurgir em qualquer coração gelado o espírito do natal. Começa de forma obscura, com um senhor avarento e rabugento que é visitado por 3 fantasmas, o do natal do passado, presente e do futuro. Os fantasmas mostram ao senhor rabugento tudo o que ele perde ao se trancar do resto do mundo e o terrível futuro que o aguarda se continuar nesse caminho. As visões abalam o senhor rabugento e o faz repensar na forma que vive a vida e na certeza de que nunca é tarde demais.
É muito fácil que com a correria e o passar dos dias acabamos tão focados nas nossas tarefas diárias que nos fechamos para o resto do mundo, para o sofrimento dos outros e também para as alegrias. Os anos passam rápido e chega um momento de repensar todos os passos percorridos que nos faz ser o que somos agora, muitas vezes podemos ficar chocados ao constatar que todos os hábitos ruins, os maus humores, a pressa e o foco no dinheiro nos tornou uma pessoa amarga e triste. Uma canção de natal além de servir para relembrar o clima de natal é também um aviso para todos nós de que devemos analisar nossas prioridades nesse mundo.

site: https://www.instagram.com/p/CJiwY1SJJof/

Camille.Pezzino 27/03/2021

RESENHA #166: O BERÇO DO NATAL
Por tradição, existem algumas datas comemorativas que mexem com o nosso cotidiano. A maior e mais famosa delas, principalmente no Ocidente, é o Natal. São poucas as famílias nas quais a data, seja a véspera ou o próprio dia 25 de dezembro, passa despercebido (considerando a tradição cristã). E, mesmo para aqueles que não cultuam ou comemoram, algo sempre acaba se modificando, seja não ter que ir trabalhar ou até ganhar um “Feliz Natal”.

As pessoas tornam-se mais próximas, fazem-se campanhas para ajudar aqueles que estão em necessidade e todo esse caráter caridoso é retomado historicamente graças a um livro chamado Uma canção de Natal. Assim, o que é mais interessante na obra de Charles Dickens é o poder da literatura na nossa vida, considerando, também, a abrangência e acessibilidade graças à escrita leve e fluida do autor (bem como o preço pago na época de estreia).

Uma canção de Natal é um livro clássico extremamente delicado que tanto trabalha a sociedade londrina após a Revolução Industrial quanto cada um de nós, todos os dias de nossas vidas. Scrooge é um personagem avarento e ranzinza, mas o que faz a sua história soar tão comum é que todos nós nos sentimos sozinhos em algum momento e, por vezes, podemos nos sentir ou somos responsáveis por isso. Além disso, cada vez mais, vivendo no capitalismo, devotamos o nosso tempo ao trabalho do que àqueles com quem nos importamos.

Dessa maneira, ainda que criticando a sociedade londrina em que o trabalho estava acima das emoções humanas, Dickens consegue conversar com o homem moderno e a sua mensagem se torna cada vez mais necessária.

SAIBA MAIS EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-166-o-berco-do-natal/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-166-o-berco-do-natal/
Andre.Trovello 27/03/2021minha estante
Adorei a resenha! Me deu até vontade de reler

Camille.Pezzino 27/03/2021minha estante
Obrigada ?

Toshiko.Pri 12/12/2022

Lindo
Uma canção de Natal nos conta sobre o Sr. Scrooge.
Um senhor rabugento que odeia o natal.
E aparentemente odeia a vida e todos ao seu redor.
Até que então, ele recebe uma visita inesperada no meio da noite o avisando que ele receberia mais três visitas nos próximos dias.
Três espíritos que lhe mostram algumas ocasiões do passado, presente e futuro.
........................
Quando li o nome Scrooge, lembrei de um filme que assisti há alguns anos, porém não fazia ideia de que se tratava da mesma história.
Dickens consegue nos trazer uma mensagem importante sobre humildade e amor ao próximo com muita sensibilidade. E o final é maravilhoso, me emocionou. 5 ???

Cibele72 01/01/2023

Fazia muito tempo que não sentia alegria no Natal e esse livro me ajudou a enxergar a beleza dessa data.
Que lindinho!

zøe 24/12/2023

UMA CANÇÃO DE NATAL
Essa história tem tudo que você espera ver num conto de natal, e mais. sou apaixonada pela adaptação da disney de 2009 e me abismei com o quanto que ela é fiel à obra original. piegas mas com propósito, amei mto ??

Camila.Oliveira 17/12/2021

Leitura maravilhosa
Estava muito ansiosa para a leitura desse livro, pois lembro de ter gostado muito da adaptação da Disney.

Nele conhecemos Scrooge, um velho chato e ranzinza que odeia o espírito natalino e só pensa no trabalho.
Até que em um natal específico, o espírito de um amigo que ele perdeu nessa época, aprece para lhe dar um aviso: ele tem uma chance de mudar a sua vida, antes que seu espírito caia em uma verdadeira desgraça!
Scrooge recebe a visita de três espíritos natalinos: Passado, Presente e Futuro.

A partir daí, vemos a consequência das atitudes de Scrooge.

Achei a leitura maravilhosa, cheia de reflexões, me rendendo lágrimas no final! Espero que essa leitura consiga te emocionar também!

Duda ^^ 17/07/2020

Além do natal...
Um homem avarento que descobre, depois de ser visitado por 4 espíritos, o verdadeiro significado da bondade e generosidade. Um conto curto mas que traz uma moral linda.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 03/07/2022

UMA CANÇÃO DE NATAL - CHARLES DICKENS

Incapaz de compartilhar momentos de amizade e a magia do Natal, Ebenezer Scrooge só encontra refúgio na riqueza e na solidão. Até que em 24 de dezembro, recebe a visita do fantasma de Jacob Marley, seu ex-sócio falecido há sete anos. É ele quem avisa a Scrooge que mais três espíritos o visitarão para lhe dar a chance de mudar sua vida. Assim, o Fantasma dos Natais Passados, Presente e Futuros levarão o protagonista para uma viagem no tempo.

O que eu achei?

Inspirador!
Neste incrível conto de Charles, conhecemos a história de Ebenezer Scrooge, um homem que muda de vida a partir do dia 24 de dezembro quando recebe as visitas dos fantasmas do Natal.
E este livro traz ao leitor, de fato, o espírito natalino.

É importante ressaltar que a época em que este livro se passa, nos mostra uma realidade bem diferente dos dias atuais, visto que ocorre durante o período da crescente industrialização da Inglaterra e o aumento da desigualdade nas cidades – especialmente em Londres -, logo, quando o autor escreve em poucos dias a história, é capaz de trazer uma nova luz e perspectiva para todos.

Embora o conto de Dickens seja curto, temos personagens completos, complexos e envolventes. Uma leitura fluída e fácil. Conseguimos ler este livrinho em um dia, ideal para esses dias próximos do natal. A edição da Penguin é caprichosa e nos traz ilustrações e informações da história e isso é incrível!

Cria uma história que nos conecta e nos faz - assim como o personagem principal- questionar e refletir acerca de nossas ações, atitudes, (não somente em uma época específica do ano) e rever o que estamos falando e fazendo. É nesse momento então, que o autor consegue alcançar seu objetivo com os leitores.

E uma das coisas (um pouco clichê) que levamos desse livro, é que sempre há tempo de mudar e de se tornar alguém melhor. Sim, uma leitura que recomendo e indico!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Larissa 06/08/2020

Essa foi minha primeira experiência com a escrita do autor. E o título foi escolhido justamente porque ele é pequeno e o Dickens é conhecido por escrever livros enormes, os ditos calhamaços. E neste livro o autor fala sobre o espírito de Natal, mas mais do que isso ele traz uma reflexão sobre as nossas escolhas de vida, sobre o que escolhemos guardar no coração e interiorizar. O protagonista Scrooge, teve uma infância solitária e algumas experiências ruins com Natal, e outras boas que ele esqueceu. Quando cresceu e ficou rico passou a desprezar tanto Natal quando qualquer forma de amor, carinho e generosidade. O jeito rabugento e amargurado dele acaba por afastar as pessoas próximas, o que faz com que ele se isole e torne-se muito solitário. Até que na véspera de Natal ele é visitado por alguns fantasmas que o levam tanto para passado, quanto para o futuro ,quanto para ações do presente e os faz refletir sobre as suas escolhas. Este livro não é apenas sobre o Natal, ele é sobre curar emoções, aprender a ser vulnerável, generoso, caridoso. Sobre perdoar a si mesmo e aqueles que o machucaram. É sobre aprender a reconhecer o amor que nos d?o e aceitá-lo. É sobre partilhar. E tudo isso é sobre espírito do natal, que devia reverberar em nós o ano inteiro.
Blacktikey 06/08/2020minha estante
Eu amo essa história! Fiz até uma peça de teatro sobre ela, onde uma versão nordestina do natal era retratada (sem papai Noel nem neve, mas um calor de matar kk) EU que escrevi. Te convido a ver, rsrs tá até no YouTube. Enfim, essa trama é ao mesmo tempo mágica e surreal, assim como assustadora e adulta. Ótima leitura

Larissa 06/08/2020minha estante
Opa! Quero ver! Me manda link?

Blacktikey 06/08/2020minha estante
Okaay. Vou falar no pv

Matheus 23/12/2023

Feliz Natal!??
Charles Dickens, um mestre da prosa vitoriana, imortalizou-se como um contador de histórias brilhante cujo impacto transcende gerações, especialmente quando se trata da celebração do Natal. Sua obra-prima, "Uma Canção de Natal", não é apenas uma narrativa cativante, mas um farol que ilumina os corações com a luz da compaixão e da redenção.

Dickens não apenas escreveu uma história sobre a transformação de um homem avarento, Ebenezer Scrooge, mas moldou um legado que ecoa através do tempo, lembrando-nos da essência mais nobre da humanidade. Sua habilidade em retratar as desigualdades sociais da época não apenas encantou os leitores, mas também incitou reflexões profundas sobre a condição humana.

Ao explorar os fantasmas do passado, presente e futuro, Dickens nos leva a uma jornada emocional que ressoa com a universalidade do perdão e da generosidade. A figura de Dickens tornou-se, assim, um arquiteto do espírito natalino, construindo pontes entre as almas e inspirando atos de bondade em todo o mundo.

A influência duradoura de Charles Dickens no Natal não se limita apenas às páginas de seus livros, mas permeia as tradições, valores e a essência desta temporada festiva. Sua contribuição para a celebração do Natal é verdadeiramente imensurável, e a chama que ele acendeu continua a aquecer os corações, lembrando-nos do poder transformador da compaixão e da alegria.

JuKirchhof 24/01/2024

Dickens é o mestre da escrita
Charles Dickens é de longe um dos nomes que merecem reverência na literatura. Ele soube encantar, emocionar e criticar. O peso de sua história pessoal se conecta nas nuances de seus personagens de forma muito envolvente. Nada de novo sobre isso, então gostaria de destacar o texto tão didático e esclarecedor de introdução dessa edição da Penguin. Sandra Sirangelo Maggio foi certeira na seleção de pontos a serem observados e enriqueceu a leitura de forma exponencial.

Antunes 16/06/2023

O verdadeiro amor natalino
Dickens nesse livro, simplesmente transcreve todo o amor do Natal. Tudo o que estamos perdendo com o tempo, com nossa sociedade destruída pelo ego é relembrado nesse clássico da literatura!

É emocionante pq em dado momento, me vi como um personagem e percebi como com o passar do tempo, nos tornamos o Scrooge.

Mas ainda há esperança.... Leiam um "Conto de Natal" mas prestem atenção nas nuances, nas situações dos personagens secundários e nos pequenos detalhes.

Garanto que vale muito a pena!

Thiers.Neto 26/12/2021

Uma Canção de Natal
Este foi o primeiro livro que eu li do Dickens e gostei bastante da escrita dele. A leitura é bem fácil e a história eu já conhecia pelos filmes da Disney, só que no livro sempre é melhor. Ter lido ele na época de Natal valeu muito a pena!!

Paula.Juca 31/12/2022

Lido e relido
Esse livro é aquele tipo de leitura que só cresce com releituras. Não há como passar incólume, sem uma alto reflexão ao lê-lo.

Sugiro que leia com um lencinho apesar de ter momentos engraçados ele de fato nos transporta para o verdadeiro sentido do natal