Medo

Medo Michael Grant

Resenhas - Medo

Márcia 20/11/2023

Medo - Michael Grant
Em Medo, o quinto da série, os moradores da redoma continuam tentando sobreviver as consequências de cada um dos atos dos livros anteriores. Mas agora os problemas parecem ter ficados mais graves. A morte do Pequeno Pete fez com que a consciência da criança ficasse pairando pelo local e gerando alguns acontecimentos estranhos. Ao mesmo tempo, o gaiáfago está em um momento decisivo. Ele precisa se fortalecer ao mesmo tempo que a redoma parece estar enfraquecendo. E para isso vai precisar de um novo e importante personagem.
Manchas negras surgiram na parede do LGAR na altura do chão e estão crescendo em direção ao topo. Não passa luz através das manchas, e logo as crianças deduzem que quando a mancha chegar ao topo não haverá luz. Mesmo os samsóis só servirão para iluminar uns poucos metros, e não serão capazes de auxiliar na fotossintese das plantas das quais tiram seus parcos alimentos.
O Gaiáfago com medo de desaparecer junto com a redoma, ele planeja usar um corpo em formação para se apoderar. Ele usa Drake para sequestrar Diana e traze-la junto com o seu neném para perto dele, com o intuito de usar o corpo do neném.
Petey não pode mais ajudar, pois seus poderes estava vinculado ao seu corpo, que não existe mais. Ele agora é somente um espectro .
Penney se junta a Drake para sequestrar Diana e se vingar de toda arrogância dela. Mas, antes disso ela impinge o horror a vários personagens de LGAR.
Sam, Edilio, Astrid , Lana e os demais tentam manter LGAR equilibrado mesmo diante de tantos problemas.
Nesse livro o autor também descreve como o mundo esta do lado de fora e podemos saber como eles estão reagindo a redoma que cobre a cidade e quais as atitudes que eles estão tomando para salvar seus entes queridos.
Ao final desse livro, A redoma não desaparece mas fica transparente ao ponto dos que estão dentro conseguem ver os de fora , e os que estão fora conseguem ver a dura vida dos que estão dentro, sem entender muito bem as atitudes tomadas por eles. Eles observam atônitos as medidas tomadas pelo habitantes de LGAR para poderem sobreviver.

zyngirl 18/08/2023

Realmente cada livro sempre me surpreende, fiquei muito feliz com a integração de alguns personagens no livro que com total certeza fizeram a diferença, eu acho muito interessante quando nos mostra os dois lados e cada situação ( principalmente o FINAL ) me deixou MUITO boquiaberta e admirada, fiquei agoniada com algumas coisas e triste demais com outras mas outros momentos me deixaram bastante feliz, então literalmente um mix de emoção. bebê gaia chegou e já conseguiu fazer mais que a maioria, o caos? tô ansiosa demais pro próximo mas não querendo nem um pouco acabar, peguei muito apego!

cbqrton 17/08/2023

é muito bom acompanhar o desenvolvimento dessas crianças e a maldade infinita que algumas tem. esse livro me trouxe muitos surtos, senti uma dorzinha com os favs sofrendo. to tao fascinada e intrigada com o plot principal, finalmente gaia cof anticristo esta entre nós. que livro BOM.

Yuka 25/12/2021

Depois da "derrota" de Drake, o grupo foi separado entre o reinado de Caine e o pessoal de Sam. Astrid tomada pela culpa pelo que fez com seu irmão, se isolou de todos e vive sozinha. Durante 4 meses as coisas caminhavam quase normal, dentro da bolha do Lgar. Porem, o escudo começa a apresentar manchas escuras, isso faz com que Astrid saia de sua zona de conforto atrás de Sam para juntos descobrirem mais sobre essa mancha. Será que a escuridão acabará tomando conta do lugar? Enquanto isso o reinado de Caine está por um fio quando ele decreta uma pena a um dos meninos ficando sob custódia de Penny por 12 horas seguidas, mas ela acabou exagerando e gerando mais ódio a ponto de Quinn fazer greve até ela ser expulsa da comunidade, caso contrário Quinn e sua equipe vão parar de pescar. Ou seja, no Lgar alguma coisa sempre está acontecendo e nem sempre são coisas boas.

O interessante nesse volume é que podemos ver como está a vida fora da cúpula e obviamente os acontecimentos finais foram extremamente tensos, tanto que eu não conseguia mais parar de ler, no entanto, o final dos sobreviventes do Lgar ainda está longe de ser concluída, uma última batalha ainda aguarda Sam e seus aliados. Ansiosa para ver como essa história termina e talvez, no final, eu tenha tido simpatia pela Astrid, mas só um pouquinho...

Rafael 19/12/2021

"Em terra de cego quem tem um olho é rei. Mas na escuridão, quem carrega uma vela é um alvo."
Nota: 4,5/5 estrelas

"Gone" é uma série que sempre sei que vai me surpreender. A cada livro, a história só cresce, mostrando que Michael Grant tem tudo bem pensado para esse universo desde o início. E com "Medo" não foi diferente.

O que mais gosto no autor é que ele dá espaço para todos os personagens terem o seu momento. Nesse livro, Penny foi a responsável pela maior parte do caos e mesmo já conhecendo sua insanidade nos anteriores, ela conseguiu ir além. Ela dominou o livro e por isso, os demais personagens foram ofuscados, ainda que tenham possuído uma grande evolução, como Astrid, que cada vez mais se distancia da figura que era em "Gone".

Diana foi outra figura importante. Ela nunca foi uma mocinha, muito menos uma total vilã, por isso era difícil prever suas ações, afinal ela agia em prol de benefício próprio. Mas desde Praga, Michael deu um giro de 360º com a personagem e me preocupei realmente com ela aqui. Todas as suas cenas eram carregadas de tensão, em especial os capítulos finais. Foi um total caos, da melhor forma e como em todos os livros da série. Apesar disso, senti um pouco de lentidão em alguns momentos desse volume, mesmo que no fim todas as cenas tenham sido necessárias.

"Medo" não conseguiu superar "Praga", que continua sendo o melhor da série ao lado do primeiro, mas isso não significa que ele foi bom. Muito pelo contrário: ele me deixou ainda mais ansioso para ver como Michael concluirá a série no próximo livro, "Luz". Espero que seja épica, como todos os volumes até aqui foram.

hiniamaria 09/01/2021

Eu amo, não tem como ??
Muito ansiosa para o livro final, espero que seja favoritado

Luana | @luanareads 01/01/2019

E está quase no fim...
No quinto livro da série nos deparamos com a barreira que os envolve escurecendo misteriosamente e, eles tem pouco tempo para encontrar uma solução para isso.

Agora boa parte das crianças de Praia Perdida já estão vivendo ao redor do lado que descobriram no livro anterior. A vida deles estava muito calma, até a Escuridão resolver atrapalhar mais uma vez, agora com a ajuda de Drake. Ela está em busca de um ser humano para lhe permitir ter um corpo, pois está fraca.

Enquanto Sam, no lago, tenta achar uma alternativa para o escurecimento da barreira, Caine, em Praia Perdida, está sofrendo nas mãos de Penny, que tem o poder de criar as piores fantasias na sua cabeça, parecendo que são reais. Caine foi humilhado como nunca antes e agora ele quer vingança.

Apesar de ter gostado muito de todos os livros da série, esse com certeza foi o meu preferido, apesar de coisas terríveis acontecerem mais uma vez com as crianças. Michael não se cansa de abalar essas crianças?

O diferencial desse livro é que podemos ver o lado de fora da barreira. Podemos saber o que os pais das crianças que estão ali dentro estão sentindo e pensando e como estão agindo diante da situação. O final é realmente surpreendente. Não vejo a hora dos últimos dois livros serem lançados no Brasil.
Kal 21/01/2019minha estante
Infelizmente acho que a editora abandonou a saga, pois estou esperando a tradução desde 2015

Luan 30/04/2018

No quinto livro, série Gone volta a ter um livro relevante
Quantos livros uma história precisa ter para contar a trama de forma completa? É uma pergunta constante de diversos leitores. E também faço parte deste grupo. Várias vezes, quando me deparo com algumas séries, penso se é necessário ou não tantos livros. A série Gone é um dos maiores exemplos. Com uma boa sinopse e uma boa escrita de Michael Grant, a série tem seis livros no total, sendo cinco lançados no Brasil até agora. Mas é mesmo necessária essa quantidade toda para contar a história de uma redoma que divide Praia Perdida do restante do mundo, onde apenas crianças e adolescentes passaram a habitar?

Antes de tudo, é preciso dizer que o quinto livro é o melhor da série até aqui. Praticamente tudo funcionou. Grant parecia estar inspirando como nunca – ou como no primeiro, que foi tão bom quanto. Saltou aos olhos de mim, enquanto leitor, como o autor teve foco, objetivo e organização ao construir e desenvolver a história. Diferente dos volumes anteriores, que pareciam bagunçados, aqui vemos uma clara linha que conduz a história para um ápice grandioso e surpreendente.

Desde o início, o livro tem acontecimentos interessantes e que convidam o leitor a devorar as páginas. A história de uma redoma que separa adultos e jovens dos adolescentes, que ganham poderes estranhos, parece bizarra. Mas os assuntos abordados pelo autor fazem com que o leitor reflita sobre diversos acontecimentos do nosso cotidiano. Isso acontece em todos livros e está bastante presente no quinto volume. O que também ganhou destaque foram os personagens. Parecem estar mais maduros e conscientes. Poucas foram as manhas e birras que faziam a história perder o ritmo. Alguns mudaram de perfil, assumiram um tom mais condizente com os fatos e isso acrescentou muito à história.

Outro fator que ajudou muito o livro a ser o melhor até aqui foi uma novidade. Os capítulos de Medo agora são intercalados entre o dentro da redoma e o lado de fora. A gente passa a ter conhecimento de como o mundo e, especialmente, os pais das crianças estão encarando a redoma e tudo que aconteceu em mais de um ano desde que o fato bizarro os separou. E estes rápidos momentos fora da redoma também serão importantes para os momentos decisivos do livro, que deixa grandes consequências para o último volume.

Em função dos vários acontecimentos desde o início e de ser uma obra que, pelo menos parece mais organizada, o ritmo é alucinante. Eu devorei as quase 500 páginas em um período de tempo bem abaixo do que eu costumaria com um livro deste tamanho. O ritmo ajuda, a história ajuda e a escrita colabora muito. O texto de Grant não é o mais bonito, mas é para um público jovem e mesmo assim ele não subestima os jovens leitores – tanto na boa escrita quanto em acontecimentos fortes, detalhados, que podem até assustar os mais fracos de estômago. Mas certo é o autor ele tem o dom das palavras e sabe exatamente o que escrever para que o leitor sinta aquilo que ele quer passar.

Então, chegando ao fim da resenha, e respondendo à pergunta do primeiro parágrafo, não. Acredito que não fossem necessários seis livros. Talvez quatro seria o ideal. O autor conseguiria cortar gorduras desnecessárias, ter mais foco e objetividade. Mas essa é uma outra discussão. O que reafirmo é que depois de eu andar bastante desanimado com a série, Medo me deu esperanças com Gone para chegar ao fim por cima, de um jeito positivo e não com a imagem desgastada que eu estava depois de ler alguns livros que pareciam bagunçados.

Lanny 15/02/2018

Bizarrice pouca é bobagem
Eu sou viciada em spoilers e essa série é um exemplo perfeito do porquê. Se eu tivesse conversado com alguém em mais detalhes sobre ela, nunca teria começado. Os livros iniciais são interessantes com a criação da barreira e o sumiço dos adultos, mas à medida que a história progride e aberrações surgem a coisa vai ficando mais e mais bizarra até chegar aqui... e ainda tem mais um. Vou ter que terminar, não sei como porque não vejo o último livro traduzido.

Mônica 19/07/2016

Medo
Achei bem interessante a hist´ria, mas acho que se fosse cortada muita coisa e feito em 3 livros teria sido bem melhor. Agora é esperar o último livro pra ver como vai ser o desfecho da história.

lanahide 20/05/2016

Série maravilhosa
Gone é uma série incrível ! Recomendo a todos!
carolinaaaa 30/07/2020minha estante
profundo

carolinaaaa 30/07/2020minha estante
touching

Amy 18/05/2016

Não tenho medo. Eu sou o medo!
Em Medo nós finalmente temos a visão do que está acontecendo do lado de fora do LGAR e, achei um polco chato, apesar das passagens serem poucas e eles saberem tão pouco quanto a gente, teve alguns momentos em que a história ficou meio morna, em certos pontos, as coisas demoravam um pouco para acontecer. Principalmente quando o leitor sabe que algo grande se aproxima, mas a narrativa fica um pouco “enrolada”.

Mais um ótimo livro da série Gone e eu estou aquardando agora oúltimo livro, Light (Luz)

E definitivamente recomendo a série para aqueles que amam coisas horripilantes, que tem estômago forte, que não tem problema com violência de todo tipo ou que não se assustam facilmente. A série Gone é sombria, pois envolve crianças tentando sobreviver, crianças matando crianças, crianças bebendo ou se drogando pra esquecer a vida sofrida que estão vivendo e muito mais.
Lina Almeida 27/06/2018minha estante
undefined

Tharri 05/03/2016

Michael, próximo Stephen
Se Michael Grant quer você chorando, você vai chorar. Se ele quer você rindo, você vai rir. E se ele quer você com medo...

Tem como esses livros ficarem melhor? O livro tem tudo, desenvolvimento de personagem, desenrolar da história e boa escrita. Romance, comédia, terror ou suspense. Ele tem tudo.

Eu fico admirada como ainda não virou série ou filme. Essas crianças passam por tanta coisa que poderiam fazer amizade com as crianças de Battle Royale.

O livro realmente cumpre com o titulo. Está cada vez mais aterrorizante e medonho. Impossível não temer certos personagens ou cenas.

Depois desse final de arregalar os olhos e chorar como um bebê, é só esperar o próximo livro.

Fabi_ZP 08/10/2015

Vídeo-Resenha do World Fabi Books: Alguns Livros que Li
Um vídeo onde eu resenho brevemente oito livros que li nestes últimos dias.

Aqui embaixo vou deixar o nome de cada obra, bem como os autores e as editoras responsáveis por cada uma.

Espero que gostem e desculpem a péssima qualidade, mas ainda estou usando uma câmera ruim… =/

World Fabi Books apresenta os seguintes livros discutidos:

* Medo (quinto livro da série Gone, do escritor Michael Grant, pela Editora Record – selo Galera Record);

* Lua de Larvas (da autora Sally Gardner, pela Editora Martins Fontes);

* O Reino das Vozes que Não se Calam (das autoras Carolina Munhóz e Sophia Abrahão, pela Editora Rocco – selo Fantástica);

* Flores Mortais (da autora Giulia Moon, com participação de Kizzy Ysatis, pela Editora Giz);

* Sombras de um Anjo (da autora Ana Beatriz Brandão, pela Editora Novo Século – selo Novos Talentos da Literatura Brasileira);

* Cemitério de Dragões (primeiro livro da saga Legado Ranger, do autor Raphael Draccon, pela Editora Rocco – selo Fantástica);

* Centelha (segundo livro da série Brilho, da autora Amy Kathleen Ryan, pela Editora Geração – selo Geração Jovem);

* Coroa da Meia-Noite (segundo livro da série O Trono de Vidro, da autora Sarah J. Maas, pela Editora Record – selo Galera Record).

site: https://www.youtube.com/watch?v=_J8X-2BsfVA