Conferências Introdutórias à Psicanálise

Conferências Introdutórias à Psicanálise Sigmund Freud

Resenhas - Freud (1916-1917) Conferências introdutórias à Psicanálise - Volume 13

Cesinha 19/01/2021

Introdução suave com longos exemplos e muito tato
Por se tratar de uma transcrição (com adaptações) de seminários introdutórios de Freud, essa introdução, que trata de temas básicos da psicanálise como os atos falhos e a interpretação dos sonhos, é recheada de muitos exemplos clínicos e cheia de momentos onde o Freud, com muito tato e "luvas de pelica", busca apresentar temas potencialmente chocantes para médicos em 1916-7. Por isso a escrita é prolixa. Para uma introdução mais sintética, rápida e sem voltas ou receios, é recomendável ler o "Compêndio de Psicanálise", lançado anos depois com a técnica psicanalítica mais madura.

jubileu 23/05/2022

um complemento para os estudos psicanalíticos.
para aqueles que, como eu, já leram a maioria das obras de freud, este livro complementa muito daquilo que já foi dito, passando de forma sucinta por cima dos demais assuntos que estão inseridos na psicanálise - exceto pela parte dos sonhos, cuja é a mais extensa neste livro e também no próprio ?a interpretação dos sonhos?.
freud novamente com uma linguagem de fácil entendimento faz com que nos apaixonemos mais e mais pela psicanálise, onde ao meu ver, faz todo o sentido para a estrutura psíquica & a forma de viver inserido na socidade. esse homem foi um gênio e continua sendo contemporâneo em sua maneira de pensar na nossa subjetividade. logicamente que algumas falas são antiquadas para os dias em que vivemos hoje, mas ainda assim, sabemos que todas elas foram discutidas pelos psicanalistas durante os anos a fim de não sair do viés da abordagem. eu adorei, mal posso esperar para terminar seus volumes!

Paulo Silas 18/03/2023

O 13º volume das Obras Completas de Freud reúne algumas tantas conferências ministradas pelo autor nos anos de 1916 e 1917 sobre a psicanálise voltadas para um público ainda sem contato efetivo com o tema, daí que intituladas de introdutórias, pois abordam questões de base que formam o saber psicanalítico conforme até então já havia sido desenvolvido. Tem-se assim o registro escrito daquilo que foi preparado e apresentado por Freud, nos dizeres do próprio constantes no prefácio, "diante de uma audiência composta de médicos e leigos de ambos os sexos".

As conferências são organizadas em três grandes partes, constituindo essas questões centrais e de base da psicanálise, razão pela qual foram escolhidas por Freud para assim serem ministradas. Na primeira parte se tem a explanação sobre os atos falhos, explicando o autor de que forma essa manifestação do inconsciente importa para a psicanálise. Na segunda parte os sonhos recebem uma ampla abordagem, sendo apresentados em sua estrutura (simbolismo, censura, conteúdo onírico...) e como repercutem na técnica de interpretação desses, exemplificando alguns. Na terceira e última parte é trabalhada a teoria geral das neuroses, na qual Freud discorre sobre importantes questões como a vida sexual humana, resistência e repressão, formação dos sintomas, transferência e algumas outras até chegar em uma breve explanação sobre o método da terapia analítica própria da psicanálise.

A obra é e funciona como uma excelente introdução à psicanálise, tanto por ter sido organizada (por meio de conferências) pelo próprio fundador desse saber, quanto por destacar com propriedade e suficientemente para uma abordagem introdutória elementos centrais e necessários para saber minimamente o que e como é a psicanálise. Por mais que deva ser considerada no âmbito do seu período (antes da segunda tópica freudiana), a obra certamente serve como uma boa indicação para uma primeira leitura de alguém que venha a se interessar por ler algo introdutório sobe a psicanálise.

Felipe 19/08/2018

A teoria, para aspirantes
Se discutir a sexualidade humana hoje já em tabu, imagine em 1916! Antevendo a complexidade do assunto e sua resistência, Freud apresenta a sua teoria e a defende com a mesma maestria que teve ao criá-la. O livro passa por conceitos certamente muito complexos para um leitor novato, mas pode criar uma forma do que é, como funciona e de onde veio a psicanálise. Idéias como falso cognatos, hipnose e estudos de casos de neurose pavimentam um caminho que atravessa a interpretação dos sonhos como impulsos inconscientes que seguem a noite por estarem desenfreados pelo estado ciente. Sonhos então adquirem portanto uma nova simbologia do inconsciente. Não há nada de místico, na verdade. É ciência.

"No decorrer dos tempos, a humanidade teve de tolerar dos grandes insultos a seu ingênuo amor-proprio, por parte da ciência. O primeiro, quando descobriu que a nossa Terra não é o centro do universo (...). O segundo, quando a pesquisa biológica aniquilou a suposta prerrogativa humana na criação, remetendo a descendência dos homens ao mundo animal (...). O terceiro e mais sensível insulto, no entanto, a mania de grandeza humana deve sofrer da pesquisa psicológica atual, que busca provar ao Eu que ele não é nem mesmo senhor de sua própria casa" -S. Freud

Vitória 16/06/2022

Lido para a pós-graduação!!