A primavera da pontuação

A primavera da pontuação Vitor Ramil

Resenhas - A Primavera da Pontuação

GuidoBR 13/09/2020

Junta manifestações políticas com regras gramaticais, lembra das aulas de lingua portuguesa (mas de uma forma super divertida!).

Me lembrou de "Flatland - A Romance of Many Dimensions", que cria uma história usando figuras geométricas e temas matemáticos. Também ótimo, mas menos divertido =)

Egídio Pizarro 31/03/2018

Inteligente e divertido. Segundo o próprio Vitor Ramil, foi uma coincidência ter sido lançada à época da primavera árabe, o que torna o livro ainda mais interessante e, ao meu ver, torna-o uma espécie de "primo distante" de "A revolução dos bichos" de George Orwell.

Recomendo.

Edu 21/05/2017

Incrível
É como se uma Alice decidisse visitar a Gramática em meio a uma revolução política. As ideias geniais do autor tornam-se bastante concretas no texto. Ua narrativa curta, simples, mas portando um conteúdo de fazer inveja a inúmeros best-sellers, com a rara notoriedade de ser um exemplar que dificilmente será lido em outras línguas com a mesma fluidez que a riqueza do Português exige. Com a estranha sensação de que gostaria de ser eu o escritor desse livro, parabenizo o autor!

Natalha 18/12/2016

Livro inteligentemente engraçado
Vitor Ramil utiliza da gramática para fazer brincadeiras e assim montar seu roteiro, seus personagens.
Achei o livro muito gostoso de ler, leve e inteligente. Ao mesmo tempo que me diverti com os personagens e o enredo eu lembrei dos estudos linguísticos na escola.
Recomendo este livro.

Carol 04/11/2016

A Primavera da Pontuação
Num reino chamado Ponto Alegre, uma palavra caminhão atropela um ponto final. O acidente é o estopim para a revolta da pontuação que sai às ruas em protesto. A confusão está armada no reino.

Vírgulas, tremas, travessões, voz passiva, compostos eruditos. Elementos da gramática e da linguagem são os personagens do livro de Vitor Ramil. Uma aventura repleta de humor, trocadilhos e reviravoltas, um livro divertidíssimo.

A trama, lançada em 2014, antecipa vários dos eventos políticos que deixaram o Brasil em polvorosa neste ano de 2016. Até a famosa mesóclise - figurinha carimbada nos discursos de "Você Sabe Quem" - está presente como personagem. Chega a ser cômico.

Leitura cheia de referências para quem ama a língua portuguesa. Uma história redondinha e criativa. Gostei bem.
IsaiasPC 05/11/2016minha estante
Gostei da sinopse kk

helen pinho 09/03/2016

Opinião
Uma leitura gostosa, além de ser impressionante o livro ter sido escrito antes das manifestações ocorridas a partir de 2013, poderia facilmente ser uma sátira dos últimos acontecimentos do país.
Pode ser apenas uma leitura leve, uma história divertida, mas se o leitor prestar atenção no jogo de palavras, na relação entre o personagem e as regras da nossa língua se surpreenderá com a complexidade contida.