A Erva do Diabo

A Erva do Diabo Carlos Castaneda

Resenhas - A Erva do Diabo

Fabiano Lobo 05/11/2012

Realidade ou mito?
O estranho modo de agir de dom Juan me causou admiração. Após alguns capítulos do livro, pude perceber seus motivos, ele era uma pessoa única, que gostava de escolher bem seus aprendizes.

O livro narra a experiência do autor com os ensinamentos do brujo/diablero dom Juan, que pratica um tipo de magia com plantas que causam alucinações, ou seriam plantas que dão poderes a quem as usa?

O que sei é que esse livro me fez ter uma profunda reflexão sobre minhas escolhas e meus caminhos, pois antes de seguir um caminho, temos sempre que perguntar se ele é um caminho "que tem coração", e se tiver, devemos segui-lo pelo simples fato de seguir, não seguir simplesmente pelo resultado esperado, e sim pela experiência de ter seguido algo e pela emoção de ter tido as experiências. Pois o mais importante é o caminho, e não a chegada!

Gabriel 05/04/2011

Interessante
O livro é interessante pelo fato deter muito mistério e misticismo em torno de uma planta. É intrigante ler sobre a cultura da região e como as ervas podem levar um homem ao seu estado mais elevado, com o pensamento fora de seu controle.

O que mais me chamou a atenção foi o procedimento e o ritual que deve ser feito para tomar o peyote, levou tempo para Carlos poder experimentar a bebida, ele devia estar com o espírito preparado para receber toda aquela fonte de energia. Neste aspecto o livro foi muito bom, contanto experiências vividas de verdade.

Tem um momento muito cansativo do livro, onde a escrita fica confusa e foi preciso reler algumas partes. Mas como todo livro, este também tem seu momento chato, superado pela final espetacular.

ninobaldo 30/01/2022

Sureal
Impressionante como ele consegue montar uma narrativa tão interessante a respeito dessas experiências psicodélicas.

Beatriz3345 07/08/2018

"Eu tô é muito perturbada" é minha frase após cinco minutos de terminar de ler esse livro.
Carlos Castaneda é um antropólogo que por muito tempo foi aprendiz de um bruxo chamado Dom Juan no México. Dom Juan busca ensinar todos os segredos para se tornar um 'homem de conhecimento'. Sendo uma história verídica, torna-se mais misterioso ainda. Acompanhamos as experiências alucinógenas, viagens espirituais e os conhecimentos esotéricos de Dom Juan junto com Castaneda, em todas as experiências você fica imaginando como reagiria e tentando pensar que está passando pelas mesmas alucinações. Uma narrativa completa, explicativa e dinâmica, é um prato cheio para amantes da categoria esotérica.
gneer 01/11/2018minha estante
Adorei a frase pra resumir, fiquei na mesma kkk

Beatriz3345 06/11/2018minha estante
não entendi muito bem o que quis dizer mas tomara que seja um elogio kkkk

Igor 04/01/2018

O começo de uma longa jornada
A erva do diabo é o primeiro livro do Castañeda, e sua tese de graduação em antropologia. Nesse livro ele narra como conheceu dom Juan e, de maneira metódica, as experiências surreais envolvendo o uso de enteógenos. Recomendo para quem gosta de antropologia, psicologia, sociologia, filosofia e assuntos afins. É um livro excelente, e para quem gostar, assim como eu, tem a continuação, que é "uma estranha realidade". ? boa viagem...

Moitta 14/05/2009

La mescalina
Peyote, a erva do diabo. Um livro bom e diferente, mostra a realidade das ervas alucinogeas, o contato de um iniciado com ela, suas reações e viajens. Há todo um processo pra ser aceito por Dom Juan e poder experimentar a erva em um ritual indigena. Um mundo de bruxos e poções, que é relatado de forma fiel.

João Pedro 15/05/2009minha estante
La mescalina

Peyote, a erva do diabo. Um livro bom e diferente, mostra a realidade das ervas alucinogeas, o contato de um iniciado com ela, suas reações e viagens. Há todo um processo pra ser aceito por Dom Juan e poder experimentar a erva em um ritual indigena. Um mundo de bruxos e poções, que é relatado de forma fiel.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/02/2024

Em algum lugar perto da fronteira dos Estados Unidos com o México , o mestrando em antropologia Carlos Castañeda se depara com Juan Matus ,provavelmente o pseudônimo de um xamã mexicano e uma simples entrevista para sua tese sobre plantas medicinais vira o embrião de uma revolução pessoal, literária e científica .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576846598

anacar0lina_ 09/05/2024

Tinha uma expectativa diferente com esse e não consegui supri-la. Esperava um livro com mais relatos das ervas/fumo, mais relacionado à viagem espiritual mesmo e o livro entrega o que ele propõe: uma pesquisa de um antropólogo com muitos detalhes sobre os procedimentos, a metodologia em si.

Amei a parte um nos momentos em que ele nos guia na viagem espiritual, mas isso não é mostrado por muito tempo.