Minha Vida Cor-de-Rosa #SQN

Minha Vida Cor-de-Rosa #SQN

Resenhas - Minha Vida Cor-de-Rosa #SQN

Grazi 13/05/2015

Um excelente livro!
Vou escrever minhas impressões sobre o livro, já que a sinopse ali em cima conta o bastante sobre ele.

Comecei a ler o livro semana passada.

Abri o aplicativo no celular, abri o livro, li três páginas e pensei: “Deus! Não quero mais!” kkkk

Sério. Achei que a leitura não ia sair. Não me prendi naquela hora. Acho que foi meu estado de espírito.. (coisa de doido!) Depois de dois dias, resolvi dar mais uma chance ao bonitinho. E foi! Em menos de 24h terminei o livro de tão empolgante que estava.

No começo temos três narradores: Ludmila/Oyster, JP e Gorky. Cada um conta como era sua vida antes do assalto ao posto de conveniência.

Oyster é a típica garota excluída. A forma como o autor a fez é brilhante: incompreendida, isolada, triste, de mal com a vida. Depois do suposto suicídio do pai, ela se muda para São Francisco Xavier em busca da verdade. Para ela, seu pai era legal demais para tirar a própria vida.

JP é o típico mimado pelo pai que resolve morar fora do país e vê que a vida sem o dinheirinho do pai não é tão fácil assim. Cansado de viver como playboy falido, ele volta a cidade. Descobre que o jornal local está acusando seu pai, o prefeito, de corrupção e não o defende em momento algum.

Gorky é um garoto metódico. Tem sua rotina pré-estabelecida: Estuda para o vestibular sozinho durante a manhã, trabalha a tarde como atendente em uma loja de conveniência no posto de gasolina e estuda no colegial a noite. Mora com a avó e a mãe. Não sabia quem era seu pai até os 07 anos, época em que recebeu uma carta deste e começou a se corresponder com ele .

A vida dos três se encontra no assalto à loja onde Gorky trabalha. Os três ficam presos no banheiro, mas naquele momento não se relacionam de forma alguma.

Passado o susto, cada um retoma sua vidinha. Mas o que nenhum deles sabe é que seus destinos estão mais entrelaçados do que eles pensam!

Após o assalto, a narrativa passa a ser contada apenas por Oyster. Cansada de ser perseguida por Jéssica (garota que estuda na mesma escola que ela e aprontou uma daquelas para Oyster já no primeiro dia de aula), ela se foca em procurar a verdade sobre a morte de seu pai.

Durante a leitura, vamos nos envolvendo cada vez mais com a garota e sua busca. E como ela, duvidamos que seu pai tenha se suicidado. O que nos leva a teoria de assassinato. Com isso, olhamos a todas as personagens com desconfiança, tentando encontrar motivos para tal crime.

Desconfiei de Deus-e-o-mundo e a revelação da verdade me surpreendeu, não por mostrar o quem, mas por mostrar o como e o por quê.

O diferencial do livro está na ambientação: São Francisco Xavier é uma cidade pequena, onde todos se conhecem e todos sabem de tudo. E esta calmaria toda influencia no dia-dia de Oyster. Ela passa a ser uma garota diferente, a ver as coisas de uma maneira diferente. Ela se descobre e descobre mais do que imaginava saber sobre seu pai. A pequena cidade trás grandes mudanças e surpreendentes revelações.

O fato do autor ter escrito a história em um reality literário me surpreendeu e me deu um certo “gás” para ler (na segunda vez que peguei o livro).

Outra coisa que amei no livro é que o autor insere vários links para que possamos nos ligar ainda mais a leitura.

Um dos links que mais me chamou a atenção foi o que Carlos, pai de Oyster, gravou para sua filha. Não posso falar mais do que isso, senão sai spoiler. Mas este vídeo existe! Vinicius Campos fez questão de que o vídeo existisse na realidade para nos jogar ainda mais dentro da história e eu amei isso! Carlos é interpretado pelo ator Gustavo Haddad. E você dar uma imagem, um rosto para um personagem fictício faz com que a história seja mais concreta, plausível e mais próxima de nós.

A leitura da história é fácil, simples e extremamente envolvente. Me senti ligada a Oyster. Sofri cada sofrimento, me surpreendi com cada revelação e me realizei quando ela finalmente ficou em paz.

Minha Vida Cor-de-Rosa, #sqn nos faz sentir que a simplicidade trás mais, revela mais e nos faz muito mais felizes, mesmo com o mundo desabando ao nosso redor.

site: https://kitudibom.wordpress.com/2015/01/21/resenhando-5-minha-vida-cor-de-rosa-sqn/

PorEssasPáginas 08/10/2015

Eu peguei esse e-book para ler muito por acaso. Só depois eu vi que ele fez parte de um projeto elaborado pelo Vinícius Campos e a Rocco digital, onde ele passaria uma hora por dia sentado diante da câmera do computador com uma plataforma digital, o Widbook, também interagindo com leitores via hangout no Google+ e twitter que acompanhavam seu processo de criação, omitindo apenas as partes finais.

A história é contada em três pontos de vista de Antes e Depois do acontecimento principal, que é o encontro dos três jovens durante o assalto no posto.

Ludmila, que prefere ser chamada de Oyster, mora em São Paulo e é a típica adolescente que não se acha bonita e está naquela fase “mãe, não enche o saco”. Ela vê sua vida mudar de cabeça para baixo quando seu pai comete suicídio e ela e a mãe se veem obrigadas a se mudar para São Francisco Xavier, devido ás dívidas deixadas pelo pai. Por ser introspectiva, ela acaba ainda por cima arrumando uma arqui-inimiga na escola, Jéssica, que começa a praticar bullying com ela.

JP é o filho do prefeito, mimado até dizer chega e metido a mulherengo. No começo eu detestei ele e acho que você vai detestar também. Ele morava em Nova York, mas resolveu voltar para São Francisco Xavier quando as coisas apertaram por lá. Gorky é um jovem estudioso e com uma rotina metódica, que sonha em ir para a Rússia, para finalmente encontrar seu pai. Ele mora com a mãe e a avó e mal sabe que sua vida está para mudar. Devo dizer que gostei muito do Gorky e não gostei do final alternativo que o autor colocou para ele (sou dessas de final feliz).

Pois é, apresentados os três personagens principais, eles acabam formando um elo entre si após o assalto. Não, não é triângulo amoroso! Embora exista uma atração entre Oyster e JP, não há o menor indício de romance entre Gorky e Oyster, mesmo porque ele já tinha namorada e gostava dela (… certo, mais ou menos), e os dois acabam se tornando praticamente melhores amigos.

Uma vez que Oyster não admitia que seu pai fosse suicida ou trambiqueira, então, ela começa a investigar sua morte, já que foi em São Francisco Xavier que ele apareceu morto. A partir daí, ela vai descobrindo ainda mais sobre seu pai, a relação entre ele e o pai de Gorky, além de uma história de lavagem de dinheiro que dará o que falar.

O começo parece um pouco lento, mas logo você engata a leitura e segue em frente. Eu gostei muito da forma como o autor desenvolveu a trama até seu desfecho. Eu já suspeitava do que havia acontecido, mas confesso que fiquei surpresa com “como” aconteceu e isso foi muito bacana. Outra coisa interessante é que no meio do livro tem alguns links de vídeos relacionados à história (não posso contar mais, senão seria spoiler!) e que você pode acessar de seu e-reader ou computador (tem que ter internet). Isso sim é interação!

Enfim, a história tem uma pequena moral sobre recomeços e segundas chances na vida. Eu recomendo para todas as idades.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-minha-vida-cor-de-rosa-sqn-sqn