House of Cards

House of Cards Michael Dobbs

Resenhas - House of Cards

Gabriel.vini30 06/03/2015

Brilhante!!!!
Simplesmente fantástico, a historia original de House of Cards consegue ser melhor que a série televisiva pois o livro se propõe a aprofundar a visão e o monopólio do jornalismo na política que junto com a experiência nos tempos de Margaret Tatcher de Michael Dobbs acabam por proporcionar uma obra que te prende do começo ao fim, perfeito

Wellington Wanderley 21/11/2015

O jogo do poder em House of Cards
Maquiavel recomendaria House of Cards.

Um leitura instigante sobre o jogo do poder, que me fez pensar sobre as razões que movem o tabuleiro dos interesses políticos.

Michael Dobbs destilou com maestria a ambição daqueles que almejam coroas e tronos sem ter a grandeza dos reis e rainhas capazes de hastear bandeiras por sobre as mesquinhas guerras e intrigas de curto alcance.

Como diria Francis Urquhart: " É da natureza da ambição a necessidade de vítimas." Portanto, é uma leitura que nos ensina a prestar atenção nos bastidores das disputas por espaço, influência e poder para perceber que, às vezes, é mais seguro tomar cuidado com as ovelhas do que com os lobos.

As matilhas uivam e vociferam suas ameaças e risco, enquanto, os rebanhos se aproximam balindo bajulações recheadas de generosidade, falsidades risonhas e boas intenções autolucrativas.

Wellington Wanderley

regifreitas 25/03/2016

a série da Netflix pegou muito da essência do livro, atualizando-a muito bem. deve-se ter em mente que o romance foi lançado no começo dos anos 1990, e internet e celulares ainda não eram uma realidade. o próprio autor viveu os bastidores políticos, o que torna ainda mais (assustadoramente) crível o que ele descreve!

Thales Moreira 10/05/2017

Nada dura, não para sempre
Começo já deixando avisado que quando o assunto é política e tretas do cenário político, eu sempre arrumo um jeito de estar na primeira fileira, para poder acompanhar tudo bem de pertinho. É claro, às vezes eu preferiria que tudo corresse sem complicações, mas já que isso aparentemente é algo inalcançável no momento, então eu aproveito.

Escolhi deixar esse fato esclarecido já de início pois é a explicação perfeita para a atração que a série House of Cards (primeiro os episódios lançados pela Netflix, agora o livro e já com a série de TV original pronta para ser assistida assim que terminar esse post) exerce sobre mim.

Para contextualizar para os que viveram em Marte ou em alguma ilha sem acesso à internet, ou para aqueles mesmo que não se interessam tanto por coisas que envolvam política, House of Cards tem como personagem principal o líder de bancada do Partido Conservador Francis Urquhart (o sobrenome é lido Urcart), um sujeitinho que se fosse real provavelmente morreríamos de ódio dele. Afinal, o cara é incrivelmente calculista, manipulador e, de certa forma, um pouco mimado, e ele usa toda a sua experiência política para jogar esse jogo tão limpo (ironia detected) que acontece dentro do Parlamento britânico.

Como disse, se ele fosse real, o odiaríamos, mas talvez por ele ser fictício e termos alguns exemplos inúmeras vezes piores do que ele na política brasileira, Urquhart acaba se tornando um personagem bem agradável, que você de alguma forma (não sabemos como) gosta muito. Algo que me ative um pouco durante a leitura foi uma diferença bem escancarada entre Urquhart e Underwood (a versão americana), é que o primeiro, ao menos neste livro, parece ainda ter um pouco de receio quanto aos resultados que podem vir dos planos que ele coloca em ação, enquanto o segundo desde o primeiro episódio tem plena certeza de que tudo vai dar certo e não treme quando alguma coisa ameaça não funcionar.

Novamente contextualizando um pouco, Michael Dobbs, para os desavisados, não é um Zé Ninguém que decidiu out of the blue escrever um livro sobre os bastidores da política britânica. O autor é membro da Câmara dos Lordes e foi Conselheiro Sênior de Margaret Thatcher, a Dama de Ferro. Ou seja, ele tem conhecimento de causa e isso fica claro na forma como conduz a história, construindo cada personagem pouco a pouco, à medida que eles são importantes para o desenrolar de uma parte do livro. House of Cards sem dúvida é uma leitura viciante, impossível de deixar de lado depois que começa a ler.

Uma dica para quem pretende começar, compre os três livros juntos, porque a vontade de continuar seguindo os passos de Urquhart e ver que fim ele levará é gigantesca e sinceramente, não sei como vou conseguir viver até ter os dois últimos em mãos.

site: https://blogourcupoftea.wordpress.com/2017/05/10/resenha-house-of-cards-michael-dobbs/

Rick Muniz 16/07/2015

O poder é o maior afrodisíaco!
Certa vez, Henry Kissinger afirmou categoricamente que o poder é o maior afrodisíaco, demonstrando o fascínio que as relações de poder exercem.
Michael Dobbs, autor do livro - House Of Cards - constrói uma trama inteligente, que desperta no leitor a vontade de "devorar o livro".
O protagonista da trama, Francis Urquhart, utilizando-se de da sua posição de líder de bancada do parlamento britânico, consegue manipular todos em busca da sua ambição de se tornar Primeiro Ministro.
Para tanto, arquiteta um plano para se livrar de todos os adversários, utilizando astúcia e maestria que certamente deixariam Maquiavel maravilhado, mexendo os peões do tabuleiro de xadrez a seu bel prazer, sem nenhum pingo de remorso ou coup de grâce.
Certamente é um livro indicado para os amantes dos bastidores do poder e da política, onde a única regra é se manter alerta contra tudo e todos, o preço: a solidão, mas como já foi dito: o poder é inebriante, mesmo sendo efêmero.

Inlectus 03/08/2017

Interessante...
Bem interessante....

Ritinha.Angel 29/12/2017

House Of Cards,o livro que inspirou a série
O líder da bancada do parlamento britânico chamado Francis Urquhart, possui acesso a documentos comprometedores com segredos obscuros e incriminatórios de seus colegas políticos, inclusive membros do partido. Francis vai trabalhar e usar quem quer que seja para concretizar sua grande sede de poder que é ocupar a cadeira de primeiro-ministro, porém uma jornalista desafiadora e muito teimosa, pode querer atrapalhar os seus planos. Matte é muito esperta e boa no que faz quando o lance é conseguir uma boa história para a redação, o seu idealismo e persistência vai leva-la a busca de provas para descobrir uma rede de corrupção politica, o resultado será descobertas inescrupulosas e um final inesperado.

site: http://www.nerdtrip.com.br/

Amoedo 09/08/2019

Um Francis mais sombrio e com passado mais consistente
Um Francis mais sombrio e com passado mais consistente do que na série americana torna a leitura objeto de curiosidade do leitor mesmo na releitura (sim, li duas vezes em momentos diferentes). O livro em alguns momentos se alonga, dedica-se demais a certos diálogos que poderiam ser facilmente dispensados e a cenas que não precisavam de tanta atenção. Ainda assim, a fauna é interessante o suficiente para isso ser ignorado e o significado político e social de cada cenário é bem descrito a ponto de o universo britânico se tornar bastante próximo do leitor de qualquer lugar do mundo. Além da versão americana, há uma série inglesa muito boa baseada no livro, mas que escorrega em um humor que enfraquece todo o potencial do livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2023

Francis Urquhart tem em seu poder documentos incriminadores sobre seus colegas do Parlamento britânico - e não pensará duas vezes em revelá-los se isso lhe abrir caminho para assumir o cargo de primeiro-ministro.
Mattie Storin é uma jovem e persistente repórter com talento para encontrar as verdades escondidas sob várias camadas de informações falsas, aparência e poder.
O que pode acontecer quando o caminho dos dois se cruzar?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788582401163

Rssbnw 26/05/2023

Aceitável
Como já descrevi no post anterior é uma das raríssimas ocasiões em que a adaptação televisiva é melhor que a obra literaria o que não impede a indicação da leitura, e se, assim como eu, você já tiver assistido a série pode ler sem medo!!!