Tatuagem

Tatuagem MARINA S. MARCHIORI

Resenhas - Tatuagem

Amiga Leitora 04/05/2015

Tatuagem por Blog Amiga da Leitora
Laura é aquela menina que vive no interior, mas que o interior não vive nela. Apesar de ser o estereótipo da garota bonita, clara e dos cabelos loiros, Laura não se sente confortável com sua aparência física e optou por mudar. Por não poder fazer uma tatuagem - cidade pequena tem essas desvantagens - ela acaba por pintar o cabelo de vermelho.

Extremamente introvertida, por ficar no seu canto e por ser a garota 'excluída' do colégio, Laura sempre sofreu bullying, e agora com os cabelos escandalosamente diferentes, a zoação só aumenta. Giulia, a menina mais popular da escola, tem como "meta de vida" perturbar Laura, e agora que ela está com os cabelos diferentes, Giulia se torna mais agressiva, chegando ao ponto de agredir fisicamente Laura. Porém é no meio de toda essa tormenta que surge Jack, um menino bonitinho e mais velho que sai em defesa de Laura e não permite que Giulia e sua trupe perturbem Laura.

Laura fica encantada, não só pelo fato de Jack a defender, mas também por ele a notar como menina. Em um outro dia Laura fugindo da escola, por um problema que teve com Giulia, acaba por encontrar Jack novamente, e desse encontro ele a leva até sua casa para conhecer seu estúdio de tatuagem e o primeiro beijo do casal acontece.

Jack e Laura se apaixonam muito rapidamente e a intensidade do sentimento de um pelo outro é bem forte. É no aniversario de um dos amigos de Jack, Malu - sim é um menino, e eu fiquei tipo :0, malu pra mim era nome de menina hahahha - que também se tornou amigo de Laura, que a galera, inclusive o próprio irmão do Jack, começa a alertar Laura em relação ao namoro dela e de Jack. Jack tem um histórico violento, relacionado a possessividade e vendo como o relacionamento dele e da Laura está se tornando mais intenso a cada dia que passa, os amigos começam a temer pela segurança de Laura.

Apaixonada Laura cega-se diante da verdade e acaba confiando cegamente em Jack e mantem o relacionamento com ele sem se preocupar com nada. No dia do aniversario do irmão de Jack, Laura acaba bebendo um pouco a mais e depois de uma situação tensa sai andando pela rua e é atropelada.
Ela acorda três meses depois do acidente, em uma outra cidade, vivendo uma nova vida, tendo uma nova escola e novos amigos. Enquanto tenta se adptar a essa nova realidade, ela tenta encontrar uma forma de reencontrar Jack, já que seus pais não querem e não permitem que ela faça isso.

Jack e Laura se encontram novamente, mas Jack já não é o mesmo que Laura namorou meses atrás e a convivência entre eles já não é mais um conto de fadas. Presa a Jack - não vou contar o porque haha -, Laura vê sua vida virar de cabeça para baixo, e ela fica perdida sem saber o que fazer com o sentimento que ainda nutre por Jack.

A primeira coisa a dizer sobre esse livro é: Ele é Nacional ♥

O livro tem uma narrativa bem juvenil, o que combina bastante com as personagens do livros, visto que a protagonista tem apenas 16 anos. A leitura é bem levezinha e fluída, eu acho que li o livro com menos de dois dias. Em alguns momentos eu achei que narrativa trouxe um pouco de densidade, o que é um ponto super positivo e que eu gostei bastante, mas eu não sei se foi só o meu olhar (eu acho a adolescência uma época terrível) ou se realmente existe essa densidade.

A diagramação tem umas coisinhas bem fofinhas, na lombada tem um Pégaso, que tem tudo a ver com a história. O livro é dividido em três partes, e em cada inicio de cada parte tem uma folha cheia de desenhos de tatuagens diferentes.

No inicio confesso que a personagem Laura não me convenceu muito, mas depois quando o relacionamento dela e do Jack foi progredindo eu acabei gostando dela. No entanto, lá pro meio-final do livro, quando ela reencontra o Jack, aconteceram algumas coisas que não me desceram pela garganta também, mas acho que foi mais por uma questão de identificação - de me colocar na situação que a personagem estava vivendo e não aceita-la- vocês entende? hahahhaa

Sobre o final do livro, eu só tenho a dizer que amei, pois apesar de ser previsível, ele não é clichê e funcionou muito bem pra história, ou seja, a autora construiu uma história muito boa e terminou-a de uma forma melhor ainda - amém, por que o que tem de autor que estraga a história com o final não está no gibi hahaha.

Tatuagem é um livro de leitura fácil e encantadora, quem quiser arriscar em um romance adolescente super indico!

site: http://www.amigadaleitora.com/2014/11/resenha-tatuagem-editora-novoseculo.html#.VUenT_C1SSU

Lina DC 07/12/2014

"Tatuagem" é um livro dividido em três partes. Na primeira parte, narrado em primeira pessoa, acompanhamos a vida de Laura, uma jovem de 15 anos de idade estudante da nona série da pequena cidade de Tateó (apenas 12.000 habitantes).
O jeito tímido e introvertido de Laura e o fato de que ela não se veste de forma considerada "normal" para uma cidade pequena, a tornam alvo de bullying na escola. Os irmãos Neil, Toby, Giulia e Arco, são filhos de um dos homens mais ricos da cidade e adoram perturbá-la.
Laura não possui amigos na cidade e sua família, apesar de amorosa, não sabe de seus problemas na escola. Sua única amiga é Miriam, uma garota com a qual só conversa pela internet. As duas nunca se viram mas trocam confidências o tempo todo.
A vida da protagonista começa a mudar quando o novo aluno Jack a defende e demonstra interesse na garota. Laura fica envaidecida com a atenção e rapidamente desenvolve sentimentos por Jack.
Ao contrário de Laura, Jack é descolado, popular e se destaca na multidão. Ele e o seu irmão Thomas à primeira vista não tem nada em comum com a tímida garota da cidade do interior.
O relacionamento dos dois começa a se intensificar e problemas começam a surgir.
A ideia geral do livro é muito boa, mas o desenvolvimento deixou a desejar. A história de Jack poderia ser melhor explicada e a parte 2 em diante do livro foi um pouco surreal demais.
Particularmente não foi uma leitura que se destacou de maneira positiva, mas é uma questão de gosto pessoal.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de grafia e digitação e a capa, apesar de fofa, não combina muito com a história ou com o título da obra.

Fernanda 16/10/2014

Resenha: Tatuagem
Resenha: Tatuagem é um livro que realmente pode pegar o leitor desprevenido diante de tantas emoções conflitantes e outras reviravoltas importantes. O bullying é o principal tema retratado nesta obra complexa e a autora Marina Salla soube conduzir muito bem todas as passagens, desde as cenas de tensão até as de descobrimento e mudanças prováveis.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/10/resenha-tatuagem-marina-salla-novoseculo.html

Flor do Mandakaru 05/10/2015

Tatuagem
BEM, POR ONDE EU COMEÇO? RSRSR.

INCIALMENTE, LAURA PARECEU-ME UMA GAROTA DE CERTA FORMA COMUM, E LOGO PENSEI EM SE TRATAR DE MAIS UM DAQUELES LIVROS PARA OS JOVENS. NÃO QUE EU NÃO LEIA. APENAS PENSEI SER MAIS UM…

E LAURA ME SURPREENDEU EM TODA ESSA TEMÁTICA JOVEM, PORÉM COM FORTÍSSIMO APELO EMOCIONAL E PSICOLÓGICO.

A FORMA COMO A HISTÓRIA DE LAURA FOI CONSTRUÍDA NO ENREDO, AS DESCOBERTAS, AS EXPERIÊNCIAS COM JACK, A DESCRIÇÃO DE SUA VIDA COTIDIANA E SUAS SENSAÇÕES EM RELAÇÃO A JACK SEU PRIMEIRO AMOR, LEVAM O LEITOR A VIVENCIAR SUAS CENAS, COMO SE ESTIVESSE ASSISTINDO A UM FILME J·. EU CHEGUEI MESMO A FAZER CERTAS EXPRESSÕES QUE ELA DESCREVEU NO LIVRO HAHAHA!

LER TATUAGEM, FOI COMO VIAJAR PARA TATEÓ, FREQUENTAR A ESCOLA COM LAURA, SOFRER O “BULLING” QUE ELA SOFRIA, SE APAIXONAR COM ELA, E RECEBER TODA A CARGA EMOCIONAL QUE ELA TRANSMITIU. EU REALMENTE ADOREI LER ESSE LIVRO, UMA HISTÓRIA BEM INTERESSANTE SOBRE COMO O EMOCIONAL DE UMA ADOLESCENTE COMO LAURA, QUE A PRINCÍPIO PARECE SER FICTÍCIO, OU SEJA, BEM A PERSONAGEM DE UM LIVRO, PODE SE APROXIMAR TANTO DE ALGUÉM QUE CONHECEMOS! ESPANTOSO COMO REAÇÕES COMO AS DELA SÃO COMUNS. DIGO ISSO, POIS, AO LER O LIVRO PENSEI EM MUITOS ADOLESCENTES QUE CONHEÇO E, TAMBÉM EM MINHA PRÓPRIA ADOLESCÊNCIA, E NOTEI ISSO, ESSA CARGA EMOCIONAL QUE OS ADOLESCENTES TÊM E MUITAS VEZES, SÃO INCOMPREENDIDOS.

UMA LEITURA AGRADÁVEL, SURPREENDENTE, RÁPIDA, ENVOLVENTE!

INDICO!!

site: https://ocadernodalua.wordpress.com/2015/10/05/resenha4-tatuagem/#more-401

Anny 12/11/2015

Preciso escrever essa resenha!!!!!!!!
Para tudo ! Eu nunca achei que em todo minha vida, encontraria um livro de romance tão bom na literatura Brasileira como este! Eu não sei o que Marina Salla tem, mais que ela deve ter se pegado nessa situação, em algum momento de sua vida! Quanta sabedoria surgiu dessa menina, para encher essa história de coisas impressionantes, ela é tão maravilhosa!
Tatuagem, é uma linda história de amor, vivida por Laura- uma garota completamente "estranha" para seus colegas de classe, que se situa em uma cidadezinha que tudo que for feito, ela seria vista com outros olhos- se sentido imune aos bullyings feito pelas pessoas da escola, ela encontra Jack, ou melhor, Jack á encontra- Jack um garoto totalmente descolado e misterioso, bom eu acho ele super misterioso, e o melhor de tudo ele é TATUADOR- E daí em diante sua vida muda totalmente. Ela faz novos amigos, sai e se diverte muito ao lado de Jack. Uma garota pura, que não sabe o motivo de tanto amor que Jack tinha por ela. Jack á faz mulher. Mas como toda história de amor tem que ter seus momentos de separações e tristezas, todos amigos de Jack avisa a Laura para se afastar-se dele, pois Jack tinha problemas em ser indisciplinado quando se apaixona. Laura completamente possuída pelo amor de Jack, não liga, diz que confia nele. Entretanto, um dia em uma festa na casa de Jack, Laura fica embriagada, e alguém tenta beija-la, apavorada ela corre pela rodovia. E sim, algo muito terrível aconteceu. Laura foi atropelada, e ficou em coma durante meses, quando reagiu, sua vida mudou. Seus pais, decidiram que sua vida fora deixada para traz e ela recomeçaria outra. No entanto, sem noticias de Jack ela decidi seguir sua vida, mais Jack a encontra, e a rapta, fazendo-a prisioneira e escrava de sexo. Ele a tatua da forma mais cruel que o amor pode reconhecer, mais segundo Jack ele queria fazer nela o que ele fazia de melhor. Passado tempo, Laura consegue se salvar com a ajuda de amigos, e segue sua vida. Jack foi se tratar em uma clinica. Anos depois, Jack a encontra, e aí Marina Salla, precisa e deve continuar essa história fantástica!
Com o amor, pode deixar as pessoas tão obcecadas ? O amor realmente é imprevisível.
Lais Ribeiro 12/01/2016minha estante
Anny, sua resenha está cheia de spoilers, você está contando partes fundamentais do livro. Por favor, marque sua resenha como contendo spoiler.

Danny 17/01/2016minha estante
SPOILERSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

@Chris_books_ 16/05/2018minha estante
Você leu em pdf? Se tiver pode me enviar? Estou louca pra lê

Glendinha 24/01/2016

Um puta livro
"Que LIVRO" foi só o que consegui pensar quando terminei tatuagem.
A trama é incrivelmente bem elaborada, complexa e em vários momentos tira o leitor da zona de conforto.

A história gira em torno do romance entre Laura e Jack. Jack tem alguns problemas misteriosos e apesar dos amigos tentarem avisar Laura ela confia que seu amor por Jack seja mais forte que qualquer coisa, mas as coisas não são bem assim.

Tatuagem te faz repensar alguns aspectos da vida, recomendo a leitura.
@Chris_books_ 16/05/2018minha estante
Você leu em pdf? Poderia me enviar se você tiver ?

Glendinha 02/06/2018minha estante
Eu li o livro físico!

Nanda 08/04/2016

Tatuagem é um daqueles livros que só pela sinopse você consegue imaginar uma gama de possibilidades. Eu esperava que a história acontecesse de uma forma e fui surpreendida. Porém, não foi uma surpresa totalmente positiva.

A história começa tratando do bullying que Laura, com 15 anos, sofre, mas mais importante que isso, deixa claro que a protagonista não aceita. Isso fica claro por conta da narrativa em primeira pessoa. Ela é uma pessoa bem introspectiva, um tanto rebelde (o que é normal para a idade dela) e sonhadora. Tudo muda com a chegada de Jack, um cara mais velho que surge para resgatá-la. Ele não é o cavaleiro da armadura branca, e deixa isso claro. Assim que ele apareceu no livro vários sinais de alerta piscaram: PERIGO para mim. Infelizmente, não foi assim para Laura. Um fato curioso que notei na personalidade de Jack foi a presença de algumas atitudes de Travis Maddox, de Belo Desastre. Não sei se foi intencional, mas não funcionou.

Por ser tão nova e não ter amigos eu acho que ela era muito ingênua. Sua única amiga era Miriam, que ela nem conhecia pessoalmente. O meu problema com a história começou aí. Sendo tão tímida e tudo mais era de se esperar que os pais fossem mais, digamos, cautelosos com ela, mas não é bem assim. Não fica claro se eles sabiam da existência de Miriam e se sabiam, não se preocupavam que a filha mais nova poderia estar passando informações confidenciais para qualquer um.

O romance entre Jack e Laura aconteceu de forma muito rápida, mais uma vez atacada pela ingenuidade ela se deixou levar. Ignorando os alertas dos amigos dele, ela mergulhou de cabeça no namoro. Uma coisa muito ruim no livro foi a falta de capítulos, ou até mesmo uma divisão temporal. Não ficou claro para mim quanto tempo de namoro os dois tinham quando Jack pediu aos pais dela para que viajassem juntos. E aí entra outro erro, sua filha mais nova está namorando um cara mais velho, é a primeira vez que você o vê e você já concorda em deixá-la viajar SOZINHA com ele??????????????? Sério, não.

Outro erro na história envolve a parte sexual do relacionamento dos dois. Ela, mocinha virgem e despreparada, em nenhum momento se preocupou em usar camisinha! Minha gente, além de correr o risco de uma gravidez ainda existiam as DSTs, porque ela não sabia absolutamente nada sobre o passado dele. E justamente por não saber do passado que deveria existir um pé atrás, o que não ocorreu.

A única divisão do livro são as partes entre conhecer Jack, sofrer um acidente e o que aconteceu depois disso. Eu gostei mais da versão da Laura sem o Jack e em outra cidade, quando ela já estava se habituando. Mas ele tinha que retornar, né? E aí começa a terceira parte do livro, que foi, sinto dizer, pessimamente trabalhada.

Jack não seguiu em frente e isso foi um problema. Seu ciúme doentio, sua necessidade de se impor sobre Laura e tratá-la como propriedade sua. Foi muita loucura em poucas páginas, além de quase nenhuma explicação sobre isso. Aliás, até tem uma explicação bem no finalzinho, que não me desceu. Os terrores vividos por Laura nessa parte, se fosse no meu caso, eu não aguentaria. Mesmo com toda a situação, ela ainda se deixava levar. Talvez por não saber como agir, talvez por estar tão apegada a ele. De uma forma ou de outra foi bem doloroso ler sobre tudo aquilo e não poder fazer nada.

Cheguei ao fim do livro com um gosto amargo na boca. Havia tanto a se explorar, o bullying mal resolvido, a doença de Jack e tudo isso foi meio que jogado, sabe? O sentimento que ficou foi que a autora queria passar uma lição e mostrar o quão perigoso é confiar em alguém sem saber nada sobre ele. Mas não funcionou, ficou falso e o final estragou tudo. É triste, porque era história com um potencial enorme e, infelizmente, não rendeu tudo isso.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/10/resenha-tatuagem-marina-salla.html

Leeh 26/07/2017

Grata surpresa
Confesso que o início do livro não me chamou muito a atenção e logo desanimei com a leitura. Mas fui insistente e pensei que poderia melhorar. E realmente foi algo que me surpreendeu.

No início a autora vai falar sobre bulling e como as vezes ele é gerado por motivos fúteis ou até porque nenhum motivo. E ao longo desse momento de desconforto da personagem Laura, que além de sozinha e deslocada do grupo escolar se vê indefesa frente a 3 irmãos cruéis. O que a menina não esperava era que fosse aparecer Jack. Um menino mais velho e que lhe passava certa segurança.

A primeira parte do livro que é dividido em 3 partes , vai mostrar a relação entre a Laura e o Jack, as primeiras descobertas dela frente a vida amorosa e sexual. Tendo em vista que ela têm apenas 15 anos e ele já possuí 18 e é relativamente mais experiente. Ao longo desta parte a autora deixa várias vezes uma pista de que se as coisas continuarem como estão ficará tudo bem, mas se sair dos trilhos algo de ruim pode acontecer.

E é exatamente assim que começamos a ler a segunda e a terceira parte. Algo não esperado acontece e a vida de Laura e Jack vai passar por coisas não muito normais para um casal. Porém, mas comum e real do que nos podemos imaginar.

Foi exatamente isso que gostei no livro, ele traz um tema e um fechamento possível. Provavel e bem comum em nossa sociedade. Claro que eu acabei notando que algumas coisas foram colocadas e ficaram meio que sem explicação, mas isso não abalou a leitura como um todo e o desfecho foi bem interessante. Recomendo.
Você leu em pdf? Poderia me enviar? Se você tiver

Leeh 31/08/2018minha estante
Oii desculpa a demora, eu quase não entro na plataforma. Mas li em livro físico :(