O veredicto / Na colônia penal

Resenhas - O Veredicto / Na Colônia Penal

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vicente Tavares 09/12/2022

Dois contos rápidos
Terminei ontem. O conto O Veredicto é uma história sobre o relacionamento bastante tóxico de pai e filho. E o segundo fala de um maluco querendo convencer um explorador estrangeiro que uma máquina de tortura e morte é excelente e humanitária.
O final foi o que me fez dar 3 estrelas
willys 13/06/2023minha estante
Uma análise profunda!

Gilcimar 10/04/2022

Gostinho de quero mais
Os dois textos contidos neste livro são de tirar o fôlego.
O legal deste livro está na incerteza de como será o desenvolvimento e o final das histórias. Aliás, sempre haverá um gostinho de quero mais nas conclusões das histórias
Muito bom.

Diego 02/02/2022

Kafka
Dois bons textos de Kafka!
Para quem gosta do estilo, são um prato cheio: a primeira novela, O veredicto, me trouxe mais uma atmosfera de loucura, uma opressão de caráter mais pessoal, enquanto a segunda, Na colônia penal, é o Kafka com o qual estou mais acostumado, em que o pesadelo, quase terror, tem um caráter burocrático, por assim dizer.
A edição nos premia também com um posfácio muito bom do tradutor, que nos dá, dentre outras informações, a visão das dificuldades do ofício em textos deste tipo.

Dani Gundes 26/12/2023

Meu primeiro contato com Kafka!
A primeira história, O Veredicto, fiquei meio sem entender muito, me pareceu terem outras camadas que não consegui apanhar. Não dava pra saber ao certo quem estava falando a verdade, se o pai ou o filho, ou ainda, se a história meio que se desenrolava só na cabeça dos personagens. Enfim... Já o segundo conto, Na Colônia Penal, gostei bastante, bem distópico, de embrulhar o estômago. Mostrou até onde a barbárie pode chegar e como isso pode ser naturalizado e servir de espetáculo para o povo. Também dá pra interpretar como sendo uma crítica à burocracia do Estado. De arrepiar, recomendo!

Barbs 09/03/2022

Perturbador, sutil e cru
Neste pequeno livrinho, temos duas histórias perturbadoras do Kafka que tocam em questões íntimas do indivíduo. Veja bem, Na Colônia Penal acompanhamos uma cerimônia de execução de um soldado que, por ter sido desobediente, foi condenado a tortura e a morte. A sentença é realizada em uma máquina repugnante que tira a vida dos condenados, e a pessoa responsável e ferrenha defensora do uso da pena, um oficial, mostra a máquina e seu funcionamento a um explorador que visita essa colônia penal. A sensação de controle que a máquina proporciona bem como o entretenimento em ver sofrer são, ao meu ver, elementos centrais nessa narrativa que acaba de maneira tão irônica e tão crua. O Veredito trabalha uma questão muito presente no trabalho de Kafka - relação de pai e filho; e esboça uma dinâmica perturbadora do filho para com o pai de controle, manipulação e dissimulação, na qual o diálogo é maravilhosamente escrito, bem como seu final que também tem um tom de sentença.
Ãlex Santos 09/03/2022minha estante
Li "A Metamorfose" e "O Processo", por audiobook, e ambos os livros de Kafka já me causaram muitas sensações, de incômodo e outras coisas. Essa sua resenha apresenta mais duas histórias e, pelo visto, são, também, tensas. Fiquei curioso!

Juliana 26/08/2021

Dificil
Minha nota foi ruim porque tive muita dificuldade de entender as mensagens subliminares e não gosto mto de precisar pesquisar análises e interpretações de outras pessoas sobre os livros, mas nestes eu fiquei confusa e provavelmente não captei toda essência.

Helena Gáti 20/10/2020

Ler Kafka com certeza significa sair da sua zona de conforto. Não por ser uma leitura difícil ou o formato do texto ser incomum, muito pelo contrário, a escrita de Kafka é muito clara, mas é contraposta por uma narrativa perturbadora, angustiante e conflituosa, ao mesmo tempo que é completamente intrigante, da qual o leitor não consegue se desvencilhar.

Nessa edição, os dois textos são hipnotizantes, que prendem do começo ao fim. O primeiro, ?O veredicto?, é sobre um comerciante que tem assumido os negócios do pai e se corresponde através de cartas com um amigo que partiu para morar em outro país, mas nos últimos anos não tem dado muitas notícias, até o momento que seu pai decide questiona-lo sobre sua amizade. O segundo, ?Na colônia penal?, uma novela, trata-se de um explorador que ao visitar uma colônia penal assiste os preparativos de uma cerimônia de tortura e execução. Ambas obras-primas.

Apesar de ja ter lido outros livros do autor, considero que essa seja uma boa porta de entrada para sua obra, pois faz um panorama impecável do que é a literatura kafkiana.

Richard@1295 27/06/2020

Vale muito a pena!
Dois contos rápidos e surpreendentes, situações nem um pouco comuns, que ao mesmo tempo nos prendem e até mesmo nos chocam.

Meu primeiro contato com o autor e posso dizer que foi muito proveitoso, li esse livro numa tarde só porque eu não conseguia parar de ler, só queria saber a conclusão das tramas.

Ideal para ressacas literárias e também um bom cartão de visita pra quem quer conhecer esse grande autor!

Julia 14/04/2024

KAFKA, KAFKA!
Finalizo hoje meu segundo livro do autor e não poderia estar mais confusa - no ótimo sentido da palavra.
Confesso que, de primeira, não entendi muito bem todo o peso das duas obras, até ler o posfácio do tradutor, quando tudo ficou claro como a luz do dia.
Ler Kafka é entender um pouco mais de mim, de certa forma. Logo eu, que sou a mistura de todas as pessoas que me rodeiam, inclusive meu pai!

4,5/5 ?? e ??

Bianca.Marinelli 23/05/2021

Intenso
Terminei a primeira história sem acreditar no que tinha lido de tão absurdo que achei. Já na segunda o espanto foi menor, pois entendi o estilo do autor.
É uma leitura rápida, mas intensa e hipnotizante.

Henrique Fendrich 19/05/2021

Bendito seja o Max Brod por não ter queimado as obras do Kafka. Como é bom ler um autor que vivia literatura a ponto de mal se conseguir distinguir dela! Como a sua linguagem é clara e límpida, mesmo na tradução, e como, na verdade, ela esconde alegorias vitais!

As duas novelas aqui reunidas foram importantes na trajetória do Kafka, inclusive antecipando temas que seriam mais explorados em seus romances, mas não deixo de pensar que existem outras narrativas curtas do Kafka que também mereciam tanto destaque quanto essas, como 'Blumfeld", "A construção" e "Investigações de um cão", contos que me marcaram bastante, que me fizeram exultar diante de tudo que o "fazer literário" é capaz de proporcionar, diante de tudo o que Kafka conseguiu fazer por meio da literatura.

Jaine 04/06/2021

Kafka
O que dizer sobre a novela Na Colônia Penal, de Franz Kafka? Como em O Processo, temos novamente o absurdo e a punição.
E a reação do leitor é chocante, é uma sensação de estar imerso a algo abstrato, inexplicável e perverso.

A narrativa é sobre um Capitão que explica (para um estrangeiro explorador) o funcionamento da máquina de punição enquanto o condenado, abismado, nem sabe qual é a sua sentença. De início não se sabe nem mesmo qual foi a "acusação" (durante a leitura vocês entenderam minhas aspas). Ao final temos uma reviravolta que é chocante, ao modo de Kafka, é claro.
Sua literatura quer causar o estranhamento, o incômodo, tocando nos sentimentos mais profundos do leitor.

Diferente de O Processo, em Na Colônia Penal existe a figura intermediária que percebe o horrores dessa punição injusta, arbitrária e violenta, onde o condenado não tem direito à defesa.
Super indico essa edição, pois as traduções de Modesto Carone, já falecido, tiveram um compromisso fiel com a literatura do autor.

Renata Rezende 02/04/2021

Kafka é sempre uma grande surpresa!
Duas novelas incríveis.

Pelos comentários que li por aqui, achei que 'Na Colônia Penal" fosse mais forte, mas achei mais branda que "Metamorfose". Não dá para passar pela vida sem ler Kafka.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6