O Valor do Riso e Outros Ensaios

O Valor do Riso e Outros Ensaios Virginia Woolf

Resenhas - O Valor do Riso

Daniel 29/10/2014

Reflexões
Nesta edição linda e caprichadíssima da COSACNAIFY o que temos é uma coletânea de artigos assinados por Virginia Woolf, que foram publicados em jornais e revistas, quase sempre sob encomenda. A maior parte destes artigos são resenhas de livros e perfis de escritores principalmente escritoras inglesas.

Com um tom claramente feminista (uma pioneira), Virginia Woolf escreve sobre literatura, poesia, sobre a guerra e sobre personalidades famosas até hoje (como Jane Austen) e outras tantas que o leitor de hoje em dia muito provavelmente nunca ouviu falar. Por exemplo: quem é Geraldine Jewsbury? Quem é Lady Elizabeth Holland??
Por este motivo alguns ensaios podem despertar menos interesse. Mesmo assim somos seduzidos pelo ritmo, pela elegância, pela beleza do fluxo de consciência da autora, que sempre nos leva à reflexão ou, pelo menos, ao contentamento.

O ensaio Batendo pernas nas ruas: uma aventura em Londres é o destaque do volume. Aqui se reconhece de imediato o famoso estilo woolfiano, o tal fluxo de pensamento: o leitor se vê em Londres, passeando ao lado da autora no final de uma tarde de inverno, sendo invadido pelas mais diversas sensações e reflexões: "Passeando, espiando, tudo parece incidental mas milagrosamente aspergido de beleza."
Esta frase da autora sobre Londres - sobre a vida, enfim - serve como uma luva também para seu texto.
Arsenio Meira 29/10/2014minha estante
Na medida, Daniel. Virginia é um clarão de poesia e lucidez. Só encasquetei quando ela iniciou a leitura de Joyce, entusiasmada. Posteriormente, ela desancou o velho Joyce e o munomental Ulissses. Escritores tem um ego incomensurável, escreveu o poeta John Ashbery... Quando fui ler o belíssimo ensaio por você citado, em que ela com que envolve Londres com o clima de sua poesia, reparei que já havia lido, num livreto chamado "Cenas Londrinas". Aliás, foi até bom, porque reli sob a égide da tradução esmerada do poeta Leonardo Fróes.

Andressa1007 06/12/2014

O Valor do Riso
Logo que O Valor do Riso e Outros Ensaios foi publicado em meados desse ano pela editora Cosac Naify eu o comprei. A ideia inicial era levar outro título dela que estava ao lado deste na prateleira, mas como era um lançamento resolvi dar umas olhadas nele antes. Eis que me deparo com um livro composto por 28 ensaios, alguns nunca ainda publicados no Brasil, e entre eles estava o título "Thoreau". Eu não pensei mais que duas vezes para me decidir e claro que o primeiro a ser lido foi o tal ensaio. Para quem não sabe Henry D. Thoreau é um dos meus autores favoritos e durante muito tempo foi para mim uma espécie de "mentor", digamos que eu recorria aos seus livros sempre que precisava me reconectar com certos valores...

Eu nunca tinha lido nada de Virginia Woolf e ter começado com este ensaio especificamente abriu completamente as portas para um novo relacionamento literário. Acho sensacional quando autores reconhecidos por suas obras escrevem a respeito de outros autores igualmente brilhantes e esta edição está repleta disso: uma Woolf falando de Jane Austen, as irmãs Brontë, Dorothy Wordsworth, entre outros. Mas também aborda temas pertinentes ao leitores e escritores em geral, de uma forma tão crítica e as vezes até direta que, por diversos momentos, me senti sendo levada numa enxurada de reflexões verdadeiramente necessárias.

O resultado é que fiquei cerca de um mês e meio lendo os ensaios e só não terminei antes porque a quantidade de informação tratada por ela era tanta que eu precisava dar um tempo, respirar, pensar a respeito do que li e só assim voltar a dar continuidade a experiência de leitura. Eu fui percebendo que é preciso paciência e comprometimento para ler essa mulher. Não é uma leitura fácil e não é para qualquer hora e eu diria até que é preciso silêncio, senão a voz de Virginia parece que vai atropelando o mundo aqui de fora, ela precisa de atenção.

E esse tempo, essa hora de descanso depois de uma leitura densa e reflexiva, é muito bem explicada por ela em um outro dos meus ensaios favoritos. "Como se deve ler um livro?" foi um verdadeiro tapa na cara! O tempo vai passando e com certeza criamos o hábito de dar pitaco na leitura alheia, quem já não se pegou criticando negativamente um amigo ou conhecido por ele gostar de um tipo de literatura que para nós não faz sentido? Eu já fiz muito disso. Virginia me mostrou, com toda a educação possível, o quanto sou arrogante. É como se ela tivesse a manha, ela sabia dar a lição de moral da forma correta, ela apontava o dedo na nossa cara e mal se podia notar! Apontava não, ainda aponta, por que sua crítica é tão atual que eu gostaria de sair colando fragmentos desse texto por todas as livrarias do país!

E ao falar dele, do meu mestre, do pai de vários dos meus conceitos a respeito da natureza e da individualidade, ela foi majestosa! Eu mesma não o teria elogiado melhor, não teria comunicado tão bem o valor que esse cara tinha, tanto pela sua obra como pelo que sabemos a respeito de sua vida pessoal, sua visão de mundo, sua batalha contra os valores distorcidos de um mundo cada vez mais consumista e perdido em ilusões.

Como eu disse são 28 ensaios e não valeria a pena tirar de vocês o benefício da surpresa, melhor que conheçam por si mesmos a quantidade de temas e reflexões abordados por ela e tão bem traduzidos por Leonardo Froés. Tudo o que eu tenho a fazer agora é procurar todo o montante escrito por ela, seja em outros ensaios, contos ou romances, tendo a certeza de que o que vou encontrar é puro ouro!

site: http://vandabooksetreasures.blogspot.com.br/2014/11/leituras-do-mes-o-valor-do-riso.html
MatheusA 26/08/2016minha estante
Bela resenha.

Luise 13/10/2017

Virginia Woolf é maravilhosa.
Que livro! A prosa de Virginia Woolf foi feita para ser lida em uma manhã de sol. A escrita dos ensaios é corajosa e envolvente. Virginia é generosa: mostra ao leitor o mundo cedendo a ele seus próprios olhos.

@virginiagraciela 29/02/2020

Virgínia é amor
Virginia Woolf era um desses casais raros de genialidade. Isso sem ser soberba. Talvez a ficção dela seja difícil para a maioria (e é) mas na sua não ficção a voz é mais tranquila.
Nos ensaios desse livro temos resenhas literárias, onde eu conheci escritoras inglesas que nunca tinha ouvido falar e já quero ler, discussões sobre o papel da mulher na literatura, além de falar sobre música, humor, doença, política e guerra. Ela era uma otimista, ela via um mundo pós segunda guerra mundial bem melhor do que efetivamente se tornou. Espero que alguma editora relance essa coletânea de novo.

Aguinaldo 29/03/2016

o valor do riso e outros ensaios
Nesse volume estão reunidos 31 ensaios de Virginia Woolf originalmente publicados em jornais ou revistas inglesas e americanas, entre os anos 1925 e 1942. Muitos deles chegaram a ser reunidos em livro por ela mesma nos anos 1920 e 1930. Ela foi uma resenhista profissional, disciplinada, tendo publicado centenas de ensaios por encomenda, mas que também soube utilizar esse formato para reflexões sobre o ofício do escritor e a literatura de sua época. Ela identifica duas atitudes em sua atividade profissional. O que ela chama de resenha é o registro breve sobre o novíssimo, o que ainda cheira a tinta de impressão; o que chama de crítica são os ensaios longos sobre o antigo, aquilo que já não desperta a curiosidade imediata do público comum, mas mereceria ser reavaliado. Claro, ela sabe dos muitos livros que transitam ao longo do tempo pelos dois lados desta classificação. Virginia Woolf faz questão de devolver ao leitor a responsabilidade sobre a avaliação de um livro. O entendimento de suas impressões é uma tarefa que envolve técnica, hábito, disciplina, mas com espaço de sobra para mecanismos subjetivos e inconscientes, transformadores. Em geral ela argumenta sobre a estrutura, virtudes, defeitos, personagens de um livro para logo perguntar ao leitor se ele não se inclinaria para um ponto de vista distinto, contrário, conflitante. O que ela pensa sempre é explicitado. Ela sugere que cada livro deva ser sempre comparado com os melhores "de sua espécie", mas sabe que poucos sobreviveriam à crítica caso aplicássemos inapelavelmente esse critério. Apesar de pelo menos um terço dos ensaios reunidos nesse volume tratarem das várias facetas do ofício do escritor nem todos os ensaios tratam especificamente de livros publicados ou autores. Há peças que são líricas, descrevem uma visita, viagens, registram um estado de ânimo, aconselham, são quase panfletários e se prestam ao debate político, produtos de uma mulher que sempre foi muito participativa, ativa socialmente. Entretanto nem tudo é exatamente ponderado (temos que considerar que são textos produzidos em duas décadas de atividade, em que seu entendimento das coisas naturalmente modificou-se). Num artigo de 1939 ela condena totalmente a atividade do resenhista, sugere que por terem deixado de ter importância tanto para os autores quanto para o público leitor, extingui-los deveria ser uma obrigação social. Num artigo de 1919 ela louva James Joyce (o mais notável de sua época, ela diz), para logo classificar o Ulysses de monumental fracasso, em 1923. A edição da Cosac é um assombro de completa. Inclui toda a bibliografia de Virginia Woolf, inclusive identificando todas as traduções para o português; um índice das obras e nomes citados nos ensaios, o que facilita muito entendermos a evolução de suas idéias sobre um determinado autor; um indíce dos livros explicitamente resenhados por ela e uma curta biografia. Leonardo Fróes não apenas fez a tradução, mas assina também uma boa introdução. Vale.
[início: 10/02/2016 - 17/02/2016]
"O valor do riso e outros ensaios", Virginia Woolf, tradução de Leonardo Fróes, São Paulo: editora CosacNaify, 1a. edição (2014), brochura 14x20 cm., 512 págs., ISBN: 978-85-405-0606-0 [edição original: The Essays of Virginia Woolf (San Diego: Harcourt Brace Jovanovich) 1987-2011]

site: http://guinamedici.blogspot.com.br/2016/03/o-valor-do-riso.html

Amanda 31/07/2016

fantástico, apenas
Quem não empenharia o bule de chá da própria família para poder conversar por uma hora com Keats, ou com Jane Austen sobre a arte da ficção? Virginia pergunta no ensaio Resenhando e eu acrescento: quem não epenharia o bule de chá da própria família para poder conversar com Virginia Woolf sobre literatura por uma hora? Nessa edição incrível da Cosac Naif, com direito a uma fonte roxa, é impossível não se apaixonar pela escrita de Virginia Woolf, em resenhas tão bem escritas que fariam qualquer desapaixonado pelas letras querer ler até bula de remédio, Virginia escreve sobre mulheres (e com toda certeza, para mulheres), nos faz questionar sobre o futuro da ficção (quão estranho é pensar que ela não conheceu Senhor dos Anéis) e seus ensaios biográficos são bons a ponto de termos a sensação que uma vizinha intima nos conta sobre Jane Austen e as irmãs Brontee. Com uma escrita gostosa sobre a sociedade inglesa do finalzinho do séc . XIX início do séc.XX, com uma visão um tanto quanto otimista sobre o futuro, Virginia nos faz refletir sobre o passado e perceber que apesar de uma série de comportamentos não ter mudado até hoje - afinal, sim, Virginia, o machismo ainda existe, mas temos uma coleção de escritoras boas que não escrevem apenas romances sobre a sala de estar- uma pontada de esperança aparece quando vemos o quanto a literatura evoluiu daqueles anos pra cá (será?)

Luisa 12/04/2023

Senti essa leitura como um primeiro contato com os ensaios de Virginia Woolf. Ao mesmo tempo, foi um reencontro com um estilo que já conhecia de ‘Um teto todo seu’. A sensação é de que esse é um livro para o qual irei voltar quando quiser relembrar o que V. Woolf tinha a dizer sobre autobiografias, crítica literária (e os resenhistas), prosa moderna, poesia e as autoras que estavam se já haviam se destacado nos anos 20, como Jane Austen e as irmãs Brontë.

Os temas abordados nos textos são basicamente a literatura e a vida em Londres (com o famoso ensaio sobre bater perna na cidade). Gostei de conhecer V. Woolf enquanto crítica.

Destaco esse trecho de um dos ensaios que mais mexeu comigo, ‘Poesia, ficção e futuro’: “pois a prosa é tão humilde que a qualquer lugar pode ir; nao há lugar, por mais baixo, por mais sórdido, por mais indigno, em que ela deixe de entrar. ela, além disso, é infinitamente paciente, humidelmente aquisitiva. pode lamber os mais diminutos fragmentos de um fato, com sua língua longa e vistosa, e amalgamá-los nos mais sutis labirintos, ou escutar em silêncio por trás das portas das quais só um murmúrio, só um cochico se ouve. com toda a versatilidade de uma ferramenta em uso constante, pode acompanhar as reviravoltas e registrar as mudanças que são típicas da mente moderna.” (p. 218)

site: https://dosesdetiquira.substack.com/

raposisses 30/06/2016

Alta qualidade já esperada tanto de Virginia Woolf quanto da Cosac Naify
Essa antologia de ensaios e resenhas de Virginia Woolf é perfeita tanto para fãs da autora quanto para novos leitores. O livro possui biografias - em sua maioria de mulheres incríveis -, críticas literárias, e ensaios quasi-literários; provando não só o talento memorável de Virginia Woolf, como também sua versatilidade. Além disso, a Cosac Naify ainda faz um trabalho impecável na edição, incluindo um ótimo prólogo, que apresenta a autora para leitores novos, e uma seção de Leituras Recomendadas no final, para quem conheceu a Virginia Woolf nessa antologia e se apaixonou - ou seja, todos os leitores.

site: raposisses.wordpress.com

Julia 06/04/2020

Leve
Virgínia utiliza de uma narrativa leve e com pitadas de entusiasmos em todos os ensaios publicados. É uma leitura para voltar no tempo e, ainda assim, imagina-lá no agora.

regifreitas 29/03/2015

achei alguns dos textos (principalmente resenhas e comentários sobre personalidades e autores atualmente pouco conhecidos) realmente desinteressantes. esses textos não despertaram em mim o interesse em conhecer os objetos resenhados (e esse não é justamente o objetivo desse tipo de gênero?). entretanto, os ensaios nos quais a autora fala de ficção moderna, criação literária, a relação entre a mulher e a literatura... esses, sim, valem muito a pena! os melhores textos estão na segunda metade da obra, especialmente "Pensamentos de paz durante um ataque aéreo" - belíssimo!!

monique.gerke 06/09/2018

'O valor do riso' é um livro de ensaios sobre diversas temáticas, vida cotidiana, condição da mulher, guerra, entre outros.Tirei duas estrelas pelas biografias. Particularmente não sou fã de biografia, a não ser que goste muito da pessoa a que a biografia se refere, e nesse livro contém algumas biografias de pessoas que eu não conhecia, algumas foram surpreendentemente boas, outras nem tanto.
Gostei do livro. Leria de novo alguns ensaios. E vou morrer lendo Virginia Woolf, porque essa mulher destrói.