O Casamento

O Casamento Nicholas Sparks

Resenhas - O Casamento

Priscila.Kuczma 08/05/2020

O bom romance do Nick em sua melhor forma
Depois que algum tempo sem ler nada do tio Nick, leio essa preciosidade, que faz lembrar o pq de ainda gostar de suas estórias.

Um livro que mostra o verdadeiro significado de arrependimento e que sim, nunca é tarde pra fazer a coisa certa, ainda mais quando o assunto é amor.

Eu imagino que estar casado a 30 anos não deva ser uma coisa fácil, mas o amor pode sobreviver sim a todo esse tempo e Winston mostra isso a Jane.

O livro é uma viagem tanto ao passado de Jane, filha do maior romântico desse planeta, Noah, que já demonstrava sei amor por Ellie. Mas Jane não casou com um romântico, o que não os impediu de te uma ótima vida, respeitando e apoiando as suas diferenças, basta lembrar as pequenas coisas e o pq se amam.

Muito amooor, com grandes surpresas e toques de comédias gerados pelo Noah.

Cristiane 16/08/2022

Aquele clichê que eu amo!
Acredito que muitos leitores tenham começado a sua vida literária pelos romances de Nicholas Sparks. Eu fui uma delas e não me arrependo. Nicholas descreve com maestria romances que nos fazem pensar ao menos por um breve instante o quão fabuloso seria poder viver uma história de amor como as que escreve.
É claro que sabemos bem que a realidade é bem diferente de seus romances, mas vale muito a pena se refugiar, vez ou outra, em clichês fofinhos que aquecem o coração.
Confesso que ri com o esforço do protagonista e que dei boas risadas comparando os caras da vida real, mas está valendo!
A reviravolta do final me surpreendeu bastante, não esperava que tomaria tal rumo, o que foi um ponto positivo na história. O cara se superou mesmo, hahahaha.
Recomendo, ótima leitura para descontrair a mente. E talvez chorar um pouquinho se você for muito romântica(o). ?

Ari 13/10/2022

Nicholas Sparks né?! rs
minha esposa que me indicou essa leitura. Agora entendo o gosto dela pelo autor... já assisti a alguns filmes baseados em livros dele, mas foi a primeira vez que li uma de suas obras. Adorei a história, a escrita e a maneira como ele nos faz enxergar a vida!

Raffafust 03/08/2012

Um amor lindo demais para ser real
Qualquer livro de Sparks que se preze tem que falar de amor, certo? Certo. Reza a lenda de que todos os livros dele tem finais infelizes, certo? Errado. As 223 páginas de " O casamento" não tem nada de infelicidade, pelo contrário, tem sim um amor surreal, daqueles que sonhamos que um dia algum namorado ou melhor ainda um marido sinta por nós. Um jeito de amar que achamos que nem existe mais, que ficou no passado no tempo de nossos avós ou para os que tem pais ainda casados só acredite que o último amor puro tenha sido vivido por eles.
Cá estou eu resenhando sobre um livro que a história tem tudo de linda e por esse motivo se faz difícil acreditar no mundo real.
Nesse mundo onde traições são lugar comum e onde divórcios já não são mais tão impressionantes acreditar em casamentos felizes para sempre parecem coisas de contos de fadas da Disney.
Não para Sparks, não para o personagem Wilson Lewis que após 30 anos de casado com Jane e nenhuma - repito nenhuma! - traição no currículo descobre por um ato falho de memória tão comum em muitos homens que conhecemos : esquecer datas de comemoração de aniversários de namoro ou casamentos , resolve que não poderia ter decepcionado tanto assim a mulher que ama e quer provar que o amor que sentia não ficou no passado.
Único problema do livro é esse, o fato de ter esquecido para mim não condiz com tudo que ele acha que tem que fazer pela esposa amada e nem justifica que ela realmente tenha parado de amá-lo. Não senti em nenhum momento isso vindo dela.
Como qualquer relação, o tempo gera desgaste, o desgaste leva a comodidade e desconheço casais juntos há mais de 30 anos que ainda se portem como recém namorados. Meus pais não são assim, mas ainda vejo brilho no olhar.
Mas isso é pouco para Wilson, ele quer os mesmos beijos, os mesmos sentimentos brotando como se fosse o primeiro ano de namoro e vai atrás disso como alguém que quer ganhar algo que nunca se pederu totalmente, as vezes, na minha opinião, só se dá menos valor.
Os valores estão todos ali no livro: o casamento como sendo algo sagrado e para sempre, o amor aos filhos e o respeito deles pelos pais, assim como o reconhecimento da sabedoria passado por quem é mais velho e também já viveu um grande amor, logicamente daqueles eternos que encheram as páginas e fez a alegria de todos nós em " Diário de uma Paixão".
Sim, Noah faz uma linda participação especial, para encher ainda mais esse livro com lindas lições sobre como a vida com amor é mais fácil ( ou mais difícil na falta dele).
Por mais que para mim tenha faltado motivos para as ações principais, o livro é lindo...do começo ao fim e de uma leveza romântica ao esilo Sparks.
Tudo bem, talvez seja eu que esteja desencantada com o amor de verdade, com o amor que não precisa de motivos fortes demais para ser justificado e lembrado como é importante amar e ser amado.
Já dizia aquele cantor: " È preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã". Não sei se Nicholas conhece Renato Russo, mas terminei o livro pensando em como isso é verdade. Lindo, do início ao fim.

Pam 29/04/2023

A história gira em torno de um homem chamado Wilson Lewis, que após 30 anos de casamento, percebe que está perdendo a conexão com sua esposa Jane. Decidido a recuperar o amor que sentia por ela no início do casamento, Wilson decide que o aniversário de 30 anos de casamento será a oportunidade perfeita para reconquistar o coração de sua esposa.

A história é narrada do ponto de vista de Wilson, e é um relato sensível e tocante do que significa estar casado por tanto tempo. À medida que Wilson planeja a celebração, ele começa a refletir sobre seu casamento, seus filhos e sua própria vida. O leitor é levado em uma jornada emocionante e profunda que mostra a importância de nunca deixar de trabalhar em um relacionamento.

Como em todos os romances de Nicholas Sparks, "O Casamento" é repleto de emoção e sentimentos profundos. A escrita é envolvente e a narrativa flui suavemente, levando o leitor a se envolver completamente com a história. O personagem principal é bem construído e carismático, e a química entre Wilson e Jane é palpável.

No geral, "O Casamento" é um romance poderoso e comovente que fala sobre o amor, a perda, a redenção e a importância de valorizar e cuidar de nossos relacionamentos. É uma história que emociona e inspira o leitor a apreciar mais a vida e aqueles que amamos.

Carol Souza 23/09/2022

Simplesmente perfeito!! Fiquei fascinada ao associar Alie e Noah a diário de uma paixão e com certeza vou relembrar?. Chorei igual uma criança ao chegar ao final da história? Wilson foi fantástico em tentar reacender a chama do amor de Jane por ele, e fazer o inimaginável para provar seu amor mesmo após 30 anos! Fiquei apaixonada!

Suuh 30/05/2022

Meu primeiro livro do autor
Eu estou totalmente maravilhada com essa obra. Esse livro é o tipo de livro que a gente ler e se pergunta porque demorou tanto ler.

O livro conta a história de o Wilson que é totalmente apaixonado por sua mulher, porém não expressava e nem demonstrava a sua devoção por sua amada. Aos poucos viu seu casamento começar a ficar frio e prestes a acabar, então decidiu que iria reconquistar sua esposa novamente.
O decorrer do livro vemos seu empenho em se tornar mais expressivo e comunicativo para expressar seus sentimentos.

É um romance que realmente vale apena, e o final têm uma grande de uma surpresa que faz o coração de qualquer um derreter, recomendo.

Rafaela 05/08/2020

O casamento
É meio que uma continuação do Diário de uma paixão, mas nesse caso a história gira em torna de uma das filhas do casal do outro livro. É uma ótima leitura e tem um final surpreendente. Vale muito a pena ler.

Andreza Alves 21/11/2012

Quando comprei o livro, comprei porque era do Nicholas Sparks e também porque tenho a coleção de todos os seus livros que foram lançados no Brasil. Como profunda fã e admiradora do seu trabalho, achei que não haveria mais nenhuma forma de ser surpreendida por seus livros, suas histórias e suas verdadeiras lições de vida.
Abri a primeira página do livro e comecei a devorá-lo. Ao pé da letra mesmo. A cada página que eu lia, maior era a vontade de continuar lendo e só parar quando estivesse na última página, concluindo toda a história retratada no livro. Lendo este livro, pude ter a certeza de que Nicholas Sparks pode me surpreender sim com cada história que ele construa.
Leila 02/01/2013minha estante
Andreza senti a mesma coisa que você. Novamente Nicholas Spakrs me surpreendeu e me emocionou.

Andreza Alves 22/04/2013minha estante
Ele é show! Sempre surpreende.

Bya 30/11/2022

Ah Nicholas Sparks... às vezes esqueço o tanto que gosto da escrita e das histórias desse autor.
Não comecei esse livro com grandes expectativas, sabia que era continuação de Diário de um paixão, um dos meus livros preferidos, mas não pensava que pudesse ser tão bom quanto.
Sparks fala da vida real, sobre o casamento como ele é, e como, se deixado de lado, ele pode sim dar errado e se apagar. Casamento é sobre decisão diária, é sobre o outro e não só sobre si. Cada reflexão que o autor trouxe é importantíssima, e eu amei cada detalhe.
Nos mostra como nada é perfeito, e que o casamento não é um sonho desde o início, às vezes ele pode só ter seu auge depois de anos de relação, mas se os dois resolverem construir juntos, decidirem juntos, ele será maravilhosamente incrível.
Não preciso nem falar de como a escrita dele é gostosa e amo suas descrições que usam de mais de um sentido para dizer como as coisas são. Não consigo tirar da cabeça a frase "seus cabelos cascateavam pelos ombros" que é só uma pequena mostra desse autor, só a pontinha do iceberg.
Enfim, eu fui surpreendida até o último capítulo, a surpresa foi para os leitores e não só para os personagens, todos os acontecimentos muito bem construídos e preciso marcar todas as frases maravilhosas que achei sem marcar o livro inteiro.
Realmente gostei desse livro e vai entrar nos meus favoritos sim. Recomendadíssimo!

Giza Cris 11/05/2022

Maravilhoso
Mais uma vez me deleitei com a leitura de um livro do Nicholas.
O casamento traz a história de uma das filhas de Noah e Ellie de "Diário de uma paixão".
A história foi muito bem escrita. Fala sobre reconquistar o amor. O quanto pode ser difícil principalmente para quem não é romântico, mas não impossível.
Do meio pro fim, o desenrolar é emocionante e o final surpreendente.
Amei ?

Crissandreto 01/05/2020

Emocionante e simples
Mas confesso que comecei com as expectativas muito altas devido ao "diário de uma paixão" e fiquei um pouco decepcionada.
Estava achando o livro bem razoável até uns 80% de leitura. Sim, eu só gostei do livro no final. Mas mesmo assim a leitura prende a gente.
O livro nao é ruim, só não chega perto de Noah e Allie e era mais ou menos o que eu estava esperando.
Eu achei a Jane uma personagem bem chata, ou a forma que ela foi tratada nessa história.
Mas se tivesse um livro com a história de cada um da família a gente ia amar kkkkk
Terminei chorando, como todos os outros do Nicholas, emocionada e com a sensação de "não acredito que já acabou" e no final eu amei.

Dani 12/11/2022

Um bom romance
Sabe aquele romance que o homem quer reconquistar a mulher... Ah é tão lindo! Tocou muito no meu coração em certas partes, e trás a reflexão de que devemos dar nosso melhor para quem amamos e não deixar isso para depois. Demorei um pouquinho terminar, mas queria ter terminado antes. Bem legal :)

Elisandra 16/04/2013

Resenha: O Casamento
O livro narra os acontecimentos posteriores ao aniversário de 29 anos de casamento de Wilson e Jane. Nessa data tão importante para o casal, Wilson simplesmente esquece o aniversário, deixando a esposa magoada. Vendo o que seu esquecimento causou, ele inicia uma jornada de 1 ano (até o aniversário de 30 anos), para reacender a chama de seu relacionamento.

O fato de esquecer o aniversário de casamento, foi apenas a gota d’água. Wilson começa a refletir sobre sua falta de romantismo e sua dedicação excessiva ao trabalho. Decidido a mudar e se tornar um homem melhor, começa a fazer exercícios e a perder peso. Depois passa a cozinhar, e através de pequenas atitudes, como perguntar como foi o dia de Jane, vai tentando reconquistar seu grande amor aos poucos.

"- É engraçado, mas já reparou que, quanto mais especiais são as coisas, menos atenção as pessoas parecem dedicar a elas? Parece que acham que elas nunca vão mudar. Igualzinho a essa casa. Bastava um pouco de atenção e ela nunca teria ficado tão abandonada. (Página 162)"

A grande expectativa do livro é sobre o presente que Wilson está preparando para o aniversário de 30 anos de casamento e se todo o seu esforço vai ter valido a pena, para que ele e Jane voltem a ser felizes. Para isso, ele vai pedir ajuda a Noah, seu sogro. A história de amor de Allie e Noah, contada em Diário de Uma Paixão, sempre foi um exemplo de romantismo para Jane.

"- Poderia estar melhor. Mas também poderia estar pior. (Noah)"

Noah rouba a cena, seu carisma é enorme e mesmo nesse livro, ele é responsável por momentos emocionantes. Allie já morrera, revelando o final de Diário de uma Paixão. Mas Noah acredita que ela renasceu através de um cisne, que nada no lago da casa de repouso. Por isso, considero a capa original do livro, bem melhor que a brasileira, pois é repleta de significados.

Wilson e Jane tem três filhos, todos já adultos e morando fora de casa. Quando o aniversário de 30 anos de casamento se aproxima, sua filha Anna anuncia que vai se casar no prazo de duas semanas, exatamente no dia do aniversário de matrimônio dos pais. O livro mostra todos os preparativos, apesar do pouco tempo para organizar tudo, Wilson mais uma vez prova a sua mulher e seus filhos, que é um homem melhor, ajudando em tudo que for preciso.

A única parte do livro, que não gostei muito, foi a rotina de preparação do casamento, que ocupou várias páginas. Mas ao chegar no final do livro, que culmina no grande dia, tudo se encaixou e Nicholas Sparks conseguiu me surpreender. O livro é muito bom, é uma história mais madura, que nos mostra que em um casamento nem tudo são rosas, mas que é importante manter a chama do relacionamento acesa.