Geovani30 16/03/2024
Sobre o ensaio Pequena História da Fotografia
Como não li a obra completa ainda, mas apenas o artigo que me seria útil no momento, comentarei sobre ele. No artigo Pequena História da Fotografia, Benjamin apresenta o conceito de Aura e demonstra seu esvaziamento ao longo das décadas iniciais da técnica fotográfica.
O processo de confecção dos daguerreótipos (1839) duravam e exigiam técnica do fotógrafo, não por acaso pintores de retrato migraram para a fotografia. No entanto, "os fotógrafos posteriores a 1880 [data em que já existiam, além do daguerreótipo, o ambrótipo (1852) e o ferrótipo (1855)] viam como sua tarefa criar a ilusão da aura [uma vez que esta estava se esvaziando] através de todos os artifícios de retoque".
Através da história da fotografia, Benjamin evidencia o processo de esvaziamento da aura, que ocorre na medida em que a técnica vai se tornando dispensável e a fotografia cada vez mais banal. "Fazer as coisas se aproximarem de nós, ou antes, das massas, é uma tendência tão apaixonada do homem contemporâneo quanto a superação do caráter único das coisas, em cada situação, através da sua reprodução". Se aproximaram tanto que hoje estão em nossas mãos e, dizem por aí, que em breve estarão a poucos centímetros dos nossos olhos. Se, por um lado, o acesso é facilitado, por outro, a aura se esvai.
E uma vez esvaziada a aura, Benjamin parece abdicar do caráter artístico da foto em função do seu papel político. Já que o caráter auratico tem se tornado irrelevante, então que a fotografia documente e evidencie os "crimes" de seu tempo, afinal, "existe em nossas cidades um só recanto que não seja o local de um crime"? Eis a proposta final do autor.