A teoria de tudo

A teoria de tudo Stephen Hawking

Resenhas - A teoria de tudo

Fernanda.Rettore 12/08/2023

Desvendando os Mistérios do Cosmos
"A Teoria de Tudo", escrito por Stephen Hawking e publicado em 2002, é um livro fascinante que nos leva ao enigmático mundo da física. Hawking era físico teórico, cosmólogo e professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge. Além disso, foi autor de diversas obras relacionadas aos princípios fundamentais do universo. No presente livro, Hawking oferece uma visão abrangente sobre os avanços científicos e teóricos que moldam nossa compreensão sobre o funcionamento do cosmos.

Uma das principais forças da narrativa é a habilidade do cientista em comunicar tópicos complexos de forma clara e concisa, tornando-os um pouco mais acessíveis. Sem o uso de jargões técnicos excessivos, ele permite que o leitor se envolva e acompanhe as ideias sobre o início e o fim do universo, o Big Bang, os buracos negros, o tempo, a física quântica, entre outros.

No entanto, apesar dessas qualidades, "A Teoria de Tudo" ainda pode ser um desafio para aqueles que possuem pouco conhecimento prévio de física e matemática. Embora Hawking se esforce para simplificar os conceitos, absorver completamente certas seções do livro sem um conhecimento básico dessas disciplinas pode ser difícil.

Outro ponto interessante da obra é o ato de Hawking entrelaçar suas experiências pessoais e as lutas com sua condição física debilitante, a esclerose lateral amiotrófica (ELA), com a ciência que ele está descrevendo. Hawking nos presenteia com um olhar profundo sobre o funcionamento interno do cosmos, ao mesmo tempo em que compartilha seu entusiasmo pela busca do conhecimento. Perspectivas que adicionam uma camada emocional ao texto e nos lembra que a física é um relato da história da própria natureza.

No geral, "A Teoria de Tudo" é um livro altamente recomendado para leitores curiosos que desejam expandir seu entendimento do universo e apreciar a mente brilhante de Stephen Hawking.
Henrique Sanches 12/08/2023minha estante
Resenha sensacional, parabéns. Sempre admirei a facilidade com que o S.H. consegue passar conceitos complexos da física em textos claros.. esse vai pra minha lista de quero ler!

Fernanda.Rettore 12/08/2023minha estante
Obrigada, Henrique. Esse livro é maravilhoso, me deixou reflexiva por dias. Recomendo muito.

Fabio 15/08/2023minha estante
Adorei a resenha Fernanda!!!!???
Parabéns!!!?

Fernanda.Rettore 22/08/2023minha estante
Obrigada, Fabio! ??

Beatriz 25/05/2023

Loucura
Se você não quer questionar todo o seu conhecimento geral não leia este livro.
Sinceramente pra alguém que tem interesse em física mas não tem muito conhecimento ele não é taaaaao fácil de entender, principalmente a parte de radiação e partículas é bem chatinho de compreender, mas ele mostra exemplos e imagens que tornam mais dinâmico e menos acadêmico.
É um livro maravilhoso mas exige paciência e tempo pra terminar e tentar compreender.

Pedro.Ferreira 28/12/2018

Ksks