Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

maria 12/02/2024

Difícil
Fernando pessoa é inegavelmente genial e depois de entender todo o contexto histórico o livro se torna uma obra prima mesmo. eu li há um tempinho pro vestibular da fuvest e não entendi absolutamente nada, então não gostei

Pseudo emo 04/02/2024

Literatura de praia
Eu amo Fernando Pessoa, comecei a ler o livro anos atrás quando estava na praia. A primeira metade fala muito sobre a história de Portugal, cheio de jornadas épicas e figuras marcantes, porém não sei quase nada de Portugal, então pouco entendi para além dos poemas.
Quanto a segunda parte, essa sim configura-se como literatura de praia! São lindos os poemas que sempre se referem ao mar ou a El Rei D. Sebastião, li nessas férias a beira mar e foi uma boa leitura.
3/5 pois acho que aproveitaria melhor somente se tivesse estudado a história portuguesa minuciosamente antes.

madu.zi 28/01/2024

Intrigante
Esse livro contém poemas que eu estudei durante o ensino fundamental sobre As Grandes Navegações dos séculos XV e XVI, é até nostálgico ler eles novamente depois de tantos anos, uma vez que já estou na faculdade fazendo a graduação. Mas de uma forma geral, essa gama de poemas faria mais sentido pra mim se eu soubesse a fundo sobre os sentimentos e pormenores dos portugueses naquela época, e acredito que pra mim seja uma limitação, já que só posso falar com certeza dos assuntos que me foram ensinados. Mas nada disso tira a minha opinião de que foi uma boa experiência ler o livro, é uma nova linguagem absorvida e a excelência nos escritos de Fernando Pessoa é inquestionável.

Danilo Moreira 21/01/2024

Visão épica da história de Portugal
É o primeiro livro de Pessoa que leio. Achei interessante como ele busca descrever e homenagear heróis de Portugal, mas sua escrita é cheia de símbolos e mistérios escondidos.
É uma leitura rápida, coisa de um dia.

lxcasbrito0 21/01/2024

Sabe aquele livro que todo mundo recomenda mas quando você ler, não tem tanta emoção? Pronto, esse é um caso. Talvez o momento em que li. Ele e ruim? Não. É bom. Mas não achei nada além disso.

Natasha.Louredo 18/01/2024

"Mensagem" de Fernando Pessoa é uma celebração poética da identidade portuguesa, onde mito e história se entrelaçam. Os versos transportam os leitores por uma viagem através dos símbolos e feitos heróicos que moldaram Portugal.

Bárbara 18/01/2024

O livro se inicia com um texto falando da importância dos símbolos para compreensão da obra. E realmente, como não tenho conhecimentos da cultura e história portuguesa profundamente, me senti perdendo muitas interpretações nos poemas. O que ficou foram as impressões de glória e decadência, mistério e expansão, aventura e sagrado.

mclarassis 15/01/2024

É um livro interessante
Li esse livro para um vestibular. Então procurei o significado de tudo que tinha nos poemas, e foi uma experiência boa, já que aprendi um pouco sobre a cultura portuguesa.

xLeoSaraiva 11/01/2024

"E ao imenso e possível oceano / Ensinam estas Quinas, que aqui vês, / Que o mar com fim será grego ou romano / O mar sem fim é português".
"Mensagem" é um livro curtinho, tranquilo, gostoso de ler e que reúne poemas inesquecíveis de Fernando Pessoa.
Na presente resenha, faço questão de mencionar os detalhes e de parabenizar o trabalho da Panda Books, em cuja edição traz uma série de textos informativos escritos por Fátima Mesquita, cujas anotações elucidam os dizeres do poeta. Além de preparem um arcabouço histórico que contextualiza os leitores acerca da época em que o livro foi escrito e que justifica seu teor nacionalista, essas anotações fazem jus ao objetivo do prefácio: descomplicar a leitura de textos clássicos, sobretudo entre o público mais jovem.
Em suma, a coleção de poemas trata dos "mitos fundadores" de Portugal, que vão de Ulisses, da Odisseia, até o declínio do Império Português. Passando pela formação do Reino de Portugal, pela chegada às Índias e pela "descoberta" da América, o livro pode ser descrito como uma verdadeira aula de história em forma de poesia, ainda que esteja imbuída de valores patrióticos que nós, brasileiros, não compartilhamos com nossos antigos colonizadores.
Pela experiência de reler poemas que estavam esquecidos e minha memória e pela oportunidade de revisitar a obra de Pessoa, só posso dizer que recomendo muito esta leitura!

SARAIVA, L.

Léo 10/01/2024

Algoz dos vestibulares
Assim como muitos outros leitores, eu também li 'mensagem' como leitura obrigatória de vestibular. Contudo, auxiliado por ótimos resumos e vídeo aulas, eu pude entender melhor a grandiosa obra que é este livro. Simplesmente incrível, o melhor livro de poesia que eu li durante toda minha jornada de pré vestibulando. Acredito que, aos que apresentem qualquer dificuldade, vale a dica: vejam aulas explicativas e busquem a explicação de cada poema em específico. Optem por edições com explicações e não se sintam mal por entender o poema antes de ler. Em épocas de vestibular, o tempo é precioso, e aqui em 'mensagem' alguns dos poemas contidos são quase impossíveis de destrinchar sem qualquer contexto prévio.

Isabel 08/01/2024

Tudo vale a pena se a alma não é pequena
A célebre frase do autor português faz parte de um dos poemas integrantes de Mensagem. O livro é uma verdadeira ode a Portugal, ressaltando seus feitos e algumas personalidades da coroa.

Leitora 08/01/2024

Descobrimento? Colonização, acho que a palavra correta seria invasão.

Bom é uma obra de poesia que retrata a história de Portugal por meio de mitos e misticismo. O livro é dividido em três partes: "Brasão", "Mar Português" e "O Encoberto". Através de uma linguagem simbólica e artística, Pessoa expressa a personalidade lírica e nacionalista portuguesa. É uma leitura que oferece uma visão profunda e reflexiva sobre a identidade e a história de Portugal fingindo que eles não mataram milhares, pessoa citou Deus muitas vezes, e ele estava certo, a cruz é a espada foram os grandes protagonistas da riqueza de Portugal, oprimindo povos e assassinando culturas.

nalice 07/01/2024

Me arrependo de ter comprado
Sinceramente só li ele porque veio em um kit junto com o livro do desassossego, mas fora isso eu não teria cogitado ler. Mensagem é um livro cansativo de endeusamento português, definitivamente não é a minha praia.

Bruno 04/01/2024

Tudo vale a pena
Pessoa era poeta, que sendo um, era muitos poetas.

Aqui está o único poema que publicou em vida, que tinha como título original "Portugal", alterando para "Mensagem" posteriormente.

É neste volume que estão versos que se eternizaram, como:

"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!"

"Vale a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena."

O livro traz referências à história de Portugal. Para quem curte história e poesia juntos, recomendo a leitura!

lyz 03/01/2024

E eu la quero saber de portugal
Primeiro contato com a obra de fernando pessoa e não foi ruim, mas também não foi bom. é um livro de poesias sobre a história de portugal e me passou uma áurea muito superioridade lusitana, sabe?! kkkk
um dos poemas fala sobre portugal desbravar marés quando literalmente eles colonizavam países (o nosso incluso) então assim?
tenho certeza que ele deve ser um escritor incrível e vou ir pra o livro do desasossego pois acredito que será uma experiência melhor