Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

lyz 03/01/2024

E eu la quero saber de portugal
Primeiro contato com a obra de fernando pessoa e não foi ruim, mas também não foi bom. é um livro de poesias sobre a história de portugal e me passou uma áurea muito superioridade lusitana, sabe?! kkkk
um dos poemas fala sobre portugal desbravar marés quando literalmente eles colonizavam países (o nosso incluso) então assim?
tenho certeza que ele deve ser um escritor incrível e vou ir pra o livro do desasossego pois acredito que será uma experiência melhor

Bruelds 03/01/2024

Mensagem
Tinha esquecido de marcar aqui o fim da leitura desse livro, eu gostei embora não tenha me prendido tanto assim, a leitura foi leve e rápida.

steph 01/01/2024

Achei o livro bem cansativo e até um pouco chato em alguns momentos.
Eu não gostei muito do livro devido ter ido com muitas expectativas e as mesmas não terem sido atingidas.

Eliane406 01/01/2024

Poemas de Alentejo
?A poética de Fernando Pessoa mostra como podemos ser livres no modo de nos expressar, um dos escritores mais geniais de seu tempo, produziu toda sua obra caracterizada pelo nacionalismo crítico e pela liberdade formal, com traços do simbolismo, cubismo e futurismo.
?Se hoje usamos as redes sociais, a música, a dança, as artes para expressar nossos sentimentos pessoais e opiniões de forma livre, com pensamentos críticos sobre tudo o que nos rodeia e nos causa indignação, até como protesto, Fernando Pessoa, em "Mensagem" usou a escrita poética para exaltar a grandeza de Portugal, enaltecendo heróis e vislumbrando um futuro de glórias. Portugal como o gigante das navegações e deixa claro a denúncia da decadência do país.

?Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Pir te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram para casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Pág.52, X, Mar Português. Editora Principis.

Karina (Ka) 31/12/2023

Poesia de boa qualidade
Esse é um livro que da pra ler rápido, mas o convite de retornar a ele posteriormente sempre continua, de ler e descornei algo novo e ter uma nova perspectiva sobre aqueles poemas. Adorei.

expressodoslivros9 31/12/2023

Eu não entendo nada do que ele escreve, mas acho tudo lindo e encantador. É um livro rápido e bom. Fernando Pessoa foi um excelente escritor.

Ãtila 30/12/2023

Triste
Uma poesia sem graça com boa estética. Pouco interessante e que dificilmente consegue emocionar ou prender o leitor.

Igaço 29/12/2023

Fernando Pessoa é genial
Embora possa passar uma mensagem de superioridade lusitana (o que não é necessariamente verdade) é um ótimo livro. Poemas muito bem construídos, incríveis. Aura épica e mística.

hwatelier 28/12/2023

Gostei.
Não tenho muito a acrescentar. É interessante analisar como o autor revisita alguns mitos fundadores de Portugal através da poesia. Uma leitura rápida, mas que acrescenta muita coisa na bagagem acadêmica. Vale a pena ler, principalmente pra quem gosta de história/literatura.

Cilene 25/12/2023

Uma jornada poética pela alma portuguesa.
" mensgem" é uma obra literária que transcende a mera narrativa histórica, mergulhando nas profundezas da alma portuguesa com uma riqueza poética que desafia as convenções. Através dos versos intrincados e da linguagem exuberante o leitor é conduzido por uma viag4m através dos séculos, explorando os mitos, heróis e derrotas que moldaram a identidade de Portugal.
Por vezes a obscuridade poética de Pessoa pode alienar aqueles que buscam uma leitura maus direta. No entanto é essa obscuridade que convida à releitura, relevando novas nuances a cada encontro com os versos.

heloisa61 12/12/2023

Portugal
É complicadinho de ler!! Ainda bem que tinham algumas descrições! Enfim, só li pra fuvest mesmo, então não tenho muito a dizer

Gabi 08/12/2023

Leitura pesada, mas valeu a pena.
Admito que foi uma leitura muito cansativa, mas você se interessa e se infiltra nas palavras. É espetacular a forma que o Fernando consegue transformar a história em um livro tão belo.

Lenlen 07/12/2023

Importante escrita sobre um grande momento histórico mundial e grandiosidade da escrita de Fernando Pessoa

Dani 01/12/2023

Fernando Pessoa uma paixão
Apesar de ter gostado mais dos heterônimos, Mensagem é um baita livro que mostra muito da genialidade do poeta e de suas ideias. Os livros assinados com seu ortonimo não são tão coerentes, mas continuam sendo muito bons.

A homenagem a Portugal e a Camões é muito bem feita e impecável diante de seus objetivos! Vale muito a pena ser lido, principalmente se for lido após os heterônimos (que para mim são melhores e com menos essa vibe nacionalista portuguesa).

Maria 01/12/2023

A construção da nação portuguesa pós-expansão
Fernando Pessoa, nesse livro de poemas, reconstrói a nação portuguesa a partir do mar e das conquistas marítimas vividas pelo país nos séculos XVI e XVII. O assunto central do livro remete a Os Lusíadas, de Camões, e Pessoa parte do texto camoniano para recorrer às figuras que ele considera centrais para simbolizar um Portugal grande e vencedor, com espírito e personalidade fortes o suficiente para desbravar o desconhecido. O poeta faz referência a um rei que se vestiu de Povo para enfrentar o Gigante Adamastor (figura presente na obra camoniana) e a D. Sebastião, aquele que um dia voltará para dar início ao Quinto Império. Sabemos que, literalmente, é impossível que um rei que viveu há séculos ainda esteja vivo e se preparando para reconquistar sua nação, mas um povo que se vê diante da crise, em queda política e moral, precisa se agarrar à esperança simbólica do sebastianismo e, no fim das contas, da redenção que toda a humanidade anseia viver. Pessoa sabe o que faz. Leiam A Mensagem.