Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

nixgixx 02/10/2023

Lindo
Gostei bastante de como Fernando pessoal usou versos para descrever a história de Portugal. os versos são lindos

Isa 30/09/2023

Mensagem
A análise e compreensão é difícil de entender, mas o jeito que o livro é construído e pensado por trás do que está escrito é impressionante

Duda 26/09/2023

Mensagem
O livro conta a história de Portugal em forma de poesia. Não achei uma leitura difícil, mas também não achei ela cativante , não há nada que a torne especial. Confesso que de todas as obras já lidas do Fernando Pessoa, essa foi a que mensos gostei.

Guilherme 25/09/2023

Poesia não é meu forte, definitivamente, mas em todo caso vamos lá... Fernando pessoa escreve basicamente sobre sua terra natal e chega a ser bonito como ele honra tanto as façanhas quanto os "heróis" de sua época. Vale a leitura.

Bea_who 23/09/2023

Mensagem
Bom livro, li para a escola e para os vestibulares, talvez algum dia leia com mais calma. Gosto das outras obras do Fernando

Let 23/09/2023

Detesto história de Portugal, então esse livro foi bem bem sofrível. Reconheço que Pessoa é um ótimo poeta, mas o tema não me pegou de nenhuma forma. Pelo menos a edição da Panda Books tornou a experiência muito melhor, pois explicou a história. Se não fosse ela, eu nem saberia quem é quem que fez o quê e onde.

theus33 22/09/2023

? ? aquele com o mar português;;
Mensagem figura num dos livros da Fuvest que decidi deixar por último depois de ver tantas pessoas dizendo o quanto ele era difícil.
A realidade é que a leitura não é super fácil, mas também passa longe de ser pesada pra quem carrega algum conhecimento sobre as grandes navegações, contexto da obra e um pouco do misticismo e que a envolve.
A obra de Fernando Pessoa foi a única obra publicada pelo autor com o seu nome em vida, com o objetivo de participar de um concurso com ideais nacionalistas. Adepto do movimento modernista português, Pessoa constrói em Mensagem uma obra separada em três partes: Brasão, Mar Português e O Encoberto.
A primeira, destaca as grandes figuras históricas de Portugal e a história da formação do país, recheada de um nacionalismo forte e sentimental, misturado à simbologias envolvendo o brasão da bandeira do país. A segunda, por sua vez, exalta o sentimento de aventura da nação em relação ao mar, seus desbravamento e toda a glória que foi conquistada por meio das navegações. A terceira, por fim, destaca como Portugal acabou ofuscada pelo tempo, perdendo sua posição de grande Império, e carrega um sentimento de urgência por parte do eu lírico para recuperar os dias de glória.
Acho que, dito isso, não tenho muitos comentários a fazer sobre a obra. A leitura é bastante interessante, foi meu primeiro contato com as obras de Fernando Pessoa, e todo o simbolismo que envolve a obra a torna multifacetada, em minha opinião. Foi uma boa experiência, mas nada que tenha me marcado profundamente. Pretendo analisar ela de forma mais detalhada para o vestibular.

Maria1691 22/09/2023

É, ele realmente amava o país dele.

Finalmente acabei os livros dos vestibulares!!

Depois de ler todos os livros da Unicamp, que por sinal, achei mais interessante que os da fuvest, nem vou fazer a Unicamp.

Mas esse é pra fuvest, então tá ok.

soyumve 20/09/2023

Mensagem
Mensagem é um livro de poemas do grande poeta português Fernando Pessoa. Não tem muito o que dizer, é uma coletânea de poemas onde vários deles levam o nome de reis ou pessoas importantes para Portugal. A poesia é, como bem dizer, o nível esperado para um poeta como Fernando Pessoa. Não é nada mais nem nada menos do que se espera quando pensa num poeta que é tão bem falado, só que creio que as poesias sejam medianas. Não tem nada muito absurdo de bom, é só, o esperado.

Dani 11/09/2023

Mensagem é um livro nacionalista, conta a história de Portugal, sua ascensão e seu declínio.
Conta histórias sem soluções. Navegações. E traz em seus poemas versos reflexivos.

"Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro"

Ainda não tenho muita afinidade com poemas, mas gostei desse livro.

DeboraCatanante 08/09/2023

Poesia épica
Mensagem, de Fernando Pessoa, narra a trajetória de Portugal desde sua formação, conquistas, explorações até seu declínio.

Uma obra sobre nacionalismo e, principalmente, saudade.

nina 07/09/2023

Livro muito bom
Se eu não estivesse lendo o livro pro vestibular, acho que eu apreciaria melhor a obra, mas mesmo assim amei o os poemas e a escrita do autor.

izabelly 06/09/2023

Mensagem
Valeu a pena? Tudo vale a pena.
Se a alma não é pequena.

Não posso negar a genialidade e a habilidade de Pessoa nesse livro, mas ele não foi tão mágico assim, não para mim.
É um livro voltado para Portugal, escrito para os portugueses, acredito que por isso não tenha tido o impacto esperado sobre mim.
Acabei o livro pensando que Portugal não tem muito mais história do que invasão e dominação violenta de outros povos e aparentemente esse é o maior orgulho deles ?????

Francisco.Guimaraes 06/09/2023

Difícil gostar de poesia ?
Minha resistência a livros de poesia existe por causa da falta de uma proposta da maioria deles.

Geralmente parece um catadão de poemas que o autor tira da gaveta, junta e faz um livro.

Felizmente, Mensagem foge a essa regra. A proposta é dita já na excelente introdução ?Navegar é preciso?.

Pessoa quer resgatar o espírito heroico do povo português, que parecia meio soterrado desde as Grandes Navegações.

A partir daí, ele nos brinda com maravilhosas composições, que misturam o épico, o fantástico e o saudosismo. Destaco sempre ?O monstrengo?, ?Mar português? e ?O Tejo é mais belo??

Elisabete 07/09/2023minha estante
Já leu o livro "Desassossego ", dele?

Francisco.Guimaraes 07/09/2023minha estante
Quero ler !

Elisabete 07/09/2023minha estante
Também quero, mas a lista de livros pra ler está grande. Talvez ... só ano que vêm.

Laura.Persilva 03/09/2023

Português de portugal
Esse livro é a prova que a única cultura portuguesa são as grandes navegações e que mesmo depois de 5 séculos eles ainda n conseguem calar a boca sobre isso