Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Evellyn.Souza 22/03/2021

Eu admiro muito o autor, acredito que a obra em si seja excelente, mas como precisei ler para o vestibular acaba perdendo a magia. Espero ter a oportunidade de ler novamente, sem todo estresse das provas.
Bia 06/03/2022minha estante
Eu tbm vou precisar ler para minha prova de Port

Naty566 16/01/2023minha estante
Eu adorei o livro,mesmo que precisei ler para o vestibular

joao.cvre 25/05/2023minha estante
fernando pessoa é monstruoso!

Pablo39 31/10/2023minha estante
Eu tenho me divertido muito lendo pro vestibular, acho que é a única parte que é divertida mesmo nesse processo todo

Aline Oliveira 06/04/2024

Me aventurando em poesia por incentivo da Isa Lubrano, me tirou da zona de conforto.

Não achei fácil, (mesmo com todo texto apoio desta edição) procurei aulas pra entender um pouco do contexto e autor e assim consegui ter um panorama do livro, que é dividido em três partes: Brasão (Início de Portugal), Mar Portugues (glórias e conquistas) e, O Encoberto (mito de Dom Sebastião, um rei desaparecido que acreditam que um dia voltará trazendo de volta a glória ao país, que entrou em declínio).

Ajuda muito ler em voz alta, gostei da experiência, e também de relembrar parte da história dos navegadores.
Cleber 06/04/2024minha estante
???

13marcioricardo 25/03/2022

História Lusitana.
Mensagem é um livro de poemas de Fernando Pessoa. Confesso que esperava mais, porque Pessoa é um dos grandes gênios da literatura de língua portuguesa.

Ainda assim, é bem fácil de subentender uma erudição no autor, uma classe superior.

O livro trata essencialmente de Portugal. Do país, das suas gentes e do seu espírito, mas principalmente, de suas personalidades, heróis e história. Fala de seus feitos e anuncia seu futuro não muito animador...

Apesar de tudo, podemos encontrar alguns versos eternos, tais como;

Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

Deus quer, o homem sonha e a obra nasce.

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente,
Que chega a fingir que é dor,
A dor que deveras sente.

Além desse poema;

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

...

Para os portugueses este livro tem um sabor especial, que só eles entendem. Para os outros, é uma oportunidade de conhecer melhor o espírito e alma portuguesa .
@oikrystyan 25/03/2022minha estante
O título original da obra era justamente "Portugal", o que eu creio que seria mais justo, mas os editores mudaram por achar o título muito genérico. Um grande erro!

13marcioricardo 26/03/2022minha estante
Nem sabia disso.. obrigado!

nanahxis 26/01/2023

Valeu a pena?
Ainda que eu não entendesse algumas palavras e tivesse que lançar mão de um dicionário, gostei!

?Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.?
(pág 62 - Mar Português)

Cassi 24/01/2023

E o nosso ouro?
Esse definitivamente não é um livro pra se ler em uma fila ou com tanta pressa pq é cheio de referências históricas. O Fernando fala com bastante saudosismo sobre o passado de Portugal e faz uma crítica a ( no seu ponto de vista) decadência que o país estava inserido, tenho que reconhecer que ele fez isso de forma bem inteligente e cheia de referências(ele é brilhante), mas na real não me cativou exatamente pelo fato de eu não ter todo esse apreço por Portugal.
Por isso achei bem maçante ler, eu só quero saber cadê o nosso ouro rsrs
Luísa 24/01/2023minha estante
Sim, cadê? ? estamos precisando dele

Annygabis 24/01/2023minha estante
Cadê nosso ouro ?

Cleber 11/04/2024

Fernando Pessoa na LC de Abril
Lendo na LC do canal da Isa, lerantesdemorrer.
Gostei de ler um pouco mais sobre o Fernando Pessoa e está edição ficou incrível, com notas que ajudam a interpretar as poesias contextualizando com os momentos históricos e a vida do autor. Agora é só esperar pelo encontro da LC e preparar a próxima leitura que será Marília de Dirceu.

miguelsuzarte_ 27/01/2023

não comece por esse!
não o tenha como primeira leitura do gênero. é denso, mas com tempo é fácil pegar o ritmo. procure versões comentadas e modernas.

Leonardo.Rodrigues 15/01/2022

Excelente!
Um livro extreme te interessante para quem deseja sentir na pele os sentimentos e anseios por um português que reflete sobre as fases de Portugal!!

Leonardo.Broinizi 20/03/2021

Obra de gênio.
Estava receoso de adentrar o universo da poesia por um livro sobre as glórias de Portugal. Eu gosto de história, mas não sei se me daria bem com poesias sobre esse tema. Mas foi muito bom! Lendo com atenção, pesquisando algumas palavras e contextos de certos poemas, aproveitei muito a leitura. Imagino que ler um livro como o Livro do Desassossego será ainda melhor.

Alberto 05/01/2022

Ode a Portugal
Apesar de serem poemas para exaltar Portugal, não são enfadonhos e repetitivos, e tem muito apelo a Deus e à fé. Também gostei de ver frases conhecidas, como a que eu citei no histórico e "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

sofiaa 23/05/2021

fuvest eu te odeio
gosto de outros trabalhos do autor mas esses poemas são péssimos odiei só falava de guerra mar portugal etc eu lá quero saber de portugal

tata 10/05/2021

Leitura para a faculdade. Não foi a minha favorita até agora, mas não é ruim, e há muitas alusões a mitos importantes da cultura portuguesa. No entanto, não é de tão fácil compreensão se o leitor não souber o contexto histórico e a organização dos poemas.

Thamiris.Treigher 20/12/2022

Bom, mas não me cativou.
Fernando Pessoa é incrível, isso é fato. Escreve divinamente bem e seus versos fluem como mágica. Porém, o livro "Mensagem", especificamente, não me cativou! O problema -- para mim -- não foi Fernando Pessoa e sua escrita, mas o tema dos poemas desse livro. Eles falam basicamente de todo o percurso histórico português, suas raízes, perspectivas e esperanças, com Portugal e o misticismo sebastianista sempre no centro de tudo. Logo, me gerou zero empatia haha.

Nesse livro, temos o famoso poema "Mar Português". Conclusão: preciso ler outro livro de Fenando Pessoa para usufruir melhor de todo o seu talento.

DTK 17/03/2021

Gostei bastante dos poemas, mas me faltou muita capacidade interpretativa. Como leiga na área, senti falta de comentários e notas que auxiliassem e orientassem a leitura, coisa inexistente na edição que usei.
Enfim, o livro é um clássico e a escrita de Fernando Pessoa é uma delícia, sugiro a leitura ainda que seja apenas para conhecimento superficial da obra.