Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Julia 31/05/2021

Resenha própria, no ig literário: @lia_livros_

Fernando Pessoa, um dos maiores escritores do século XX, teve “Mensagem” como, em língua portuguesa, seu único livro publicado de poemas. Inicialmente chamava-se “Portugal”, mas por sugerir uma impressão nacionalista em demasiado, por sugestão de um amigo, Pessoa mudou seu título para o atual.

O livro narra a história épica de Portugal, construindo de forma própria, sob uma perspectiva histórica e esotérica os feitos do país.

Outro fator interessante é a separação dos poemas em três partes, baseados em mitos - o de Dom Sebastião, a força de vontade para descobrimentos marítimos e sobre Ulisses (místico fundador de Lisboa). Além disso, contém forte simbolismo da Rosa Cruz.

Essa edição da L&PM vem com explicações ao fim de cada poema para melhorar o entendimento do todo, especialmente pela complexidade simbólica dos textos; também consta uma introdutória sobre o livro.

💭Com certeza foi um livro interessante de se ler e ver a construção dos poemas - que achei muito bem escritos. No entanto, não fiquei tão presa ao livro (o assunto não me cativou por completo), por isso até gostei de ter sido uma leitura rápida. Recomendo que leiam, e espero que algum dia eu consiga reler com mais vontade.

(outras resenhas no insta!!)
Letícia 31/05/2021minha estante
julia a maior hater de fernando pessoa. digo, maior hater com propriedade!

USHSISJJS tlgd

Julia 31/05/2021minha estante
a Vic me ensinou bem a argumentar ??

Letícia 31/05/2021minha estante
grande vic fazendo todos nós prosperarmos

exatamente

LuaTeresa 09/10/2022

Não tenho costume de ler poemas e esse gênero não é um dos meus favoritos* (Não me julguem, por favor).
Li esse livro por conta de um clube de leitura que estou participando.
Fernando Pessoa é famosíssimo e um dos melhores autores de poesias. Pretendo ler mais obras dele.
*Aceito indicações de livros
haylla.with.an.h 11/10/2022minha estante
Livro do desassossego, dizem que é ótimo

LuaTeresa 11/10/2022minha estante
Obrigada pela indicação

adre 30/04/2022

"Quanto dessas águas
São lágrimas de Portugal?"

Um clássico, bem curto e rápido. A linguagem pode tornar a leitura um pouco difícil às vezes, mas gostei bastante.

Maria2140 03/03/2024

Ai
Achei muito insuportável, tinha uma expectativa totalmente diferente. é sim bem escrito e tudo mais, mas todo o endeusamento à Portugal me incomoda profundamente. Mesmo sabendo o contexto e oq quer q seja.

Alana Nascimento 01/08/2022

Viajar pela obra de Fernando Pessoa é sempre fantástico, assinando por ele mesmo Pessoa nos convida à uma análise da história de Portugal.

Isabella Barretto 02/07/2021

Interpretação poética e mítica da história portuguesa
Fernando Pessoa retrata o passado glorioso, o presente decadente e o anseio por um futuro próspero de Portugal.

Resgata a história da nação portuguesa, envolvendo-a de mitos, esperança e veneração.

"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena"

Andreas.Caycedo 13/10/2023

Fuvest, ai ai
Nada contra poesia. A história por trás é até interessante, mas acho que teria me pegado mais se eu fosse de Portugal

Ricardo.Borges 21/06/2023

Navegar é preciso, viver não é preciso, criar é preciso?
Uma leitura obrigatória, pois entre várias poesias clássicas, há muitas que já foram inesgotavelmente citadas nos mais diversos contextos. Mas há, também, algumas ?pérolas? que ficam para vida:

?Baste a quem baste o que lhe basta
O bastante de lhe bastar!
A vida é breve, a alma é vasta:
Ter é tardar.?
[?]
?O sonho é ver as fôrmas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esperança e da vontade
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia , a flor, a ave, a fonte
Os beijos merecidos da verdade.?
[?]
?Ninguém sabe que coisa quer
Ninguém conhece que alma tem
Nem o que é mal, nem o que é bem?

E, para completar:

?Tudo é incerto e derradeiro
Tudo é disperso, nada é inteiro?

Natasha.Louredo 18/01/2024

"Mensagem" de Fernando Pessoa é uma celebração poética da identidade portuguesa, onde mito e história se entrelaçam. Os versos transportam os leitores por uma viagem através dos símbolos e feitos heróicos que moldaram Portugal.

brunomathiasss 31/03/2022

Não é o livro, sou eu
Não tenho coragem de dizer se Pessoa é bom ou não. Pessoa é atemporal, mas esse livro não é pra mim, não sou o alvo dele. O que acho normal. Os poemas que escolhem a gente e não o contrário.

Juliaaa.sf 16/10/2022

Fernado Pessoa é brabo
O cara foi um gênio, não tem como negar, mas não foi a minha leitura favorita. Muito é por ter sido uma leitura obrigatória de escola para o vestibular, mas espero um dia pegá-lo novamente na vontade e intenção de lê-lo sem pressa nem pressão.

Esther 06/03/2021

Sou capaz de passar minha vida inteira lendo apenas Pessoa. Amo tanto! Gostei das poesias e do jeito que Portugal foi retratado.