Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Samira_santos 18/11/2022

PESSOA, F.
Essa edição tem além do conteúdo original do livro mensagem, poemas dos heterônimos de Fernando Pessoa. Vale lembrar que este é um livro que tem referência a outro texto, no caso, Os Lusíadas, de Camões. Mensagem é um conjunto de símbolos e alegorias para falar de Portugal, para o exaltar. Por fim, é interessante destacar que apesar de curto, o livro é dividido em três partes: 1ª parte "Brasão", 2ª parte "Mar português" e 3ª parte "O encoberto".

brunomathiasss 31/03/2022

Não é o livro, sou eu
Não tenho coragem de dizer se Pessoa é bom ou não. Pessoa é atemporal, mas esse livro não é pra mim, não sou o alvo dele. O que acho normal. Os poemas que escolhem a gente e não o contrário.

Gybak 06/08/2022

Amor a Portugal...
Como todos sabem, o autor era apaixonado por seu país. O livro é uma grande homenagem à sua pátria - Fernando Pessoa tinha grande esperança em vê-la novamente entre as grandes nações do planeta. Assim, apoiou-se no passado de glórias de Portugal para constatar a decadência que o país enfrentava e passar uma mensagem de esperança para o futuro.

Valtean1 18/09/2021

Bons poemas e só.
O livro é curto e é super fácil de ler.
Fernando Pessoa é um dos meus poetas favoritos da vida e os poemas aqui neste livro são belos e até interessantes. Porém, todas essas histórias interessantes sobre Portugal e o patriotismo de Pessoa pelo seu país não funcionou tão bem para mim. São poemas legais e só.

Paulo 06/10/2022

Bom dia, Fuvest (Pt. 6)
Um livro de poesias, algo que eu naturalmente não sou muito acostumado e sinto forte dificuldade em compreender.
Em si, as poesias são legais, bonitas e tals e exigem algum esforço para serem entendidas.
O Mar Português é, certamente, a mais marcante com aqueles versos icônicos.
Se não fosse pela Fuvest, dificilmente eu leria, mas não acho que tenha sido uma experiência ruim, pelo contrário, é até interessante ver com Fernando Pessoa via seu país.

Sofia.Massarelli 31/07/2023

Só li pro vestibular
Terceiro livro da saga: só li pro vestibular. Embora eu não seja muito fã de livros de poesias, esse eu achei interessante, gostei muito do contexto das navegações de Portugal

Tiii 07/08/2022

Confesso que não gosto muito não. Tb não odeio mas ler uma vez só já tá bom. Admito que acho genial a mente de Fernando Pessoa por ter escrito esse livro cheio de símbolismos mas...ler sobre a glória de Portugal não é lá muuuuuuuuito legal....prefiro Álvaro de campos e Alberto Caeiro com seus poemas sobre a vida

Lívia 14/12/2022

eu adoro ler Pessoa, mas esse eu já imaginava que ia ser puxado...
os poemas falam de Portugal, seu passado de navegações e exaltam o país. aqui temos uma faceta nacionalista do poeta.

não é o tipo de poesia que gosto, mas a escrita de Pessoa é indiscutivelmente maravilhosa. até quando o assunto do poema não me interessa eu continuo absorta nas palavras.

Giovanna 26/05/2021

Irrelevante
Obra literária da Fuvest. Não estava com grandes expectativas, então a leitura foi bem irrelevante.
Tem alguns poemas realmente interessantes mas a maioria tem uma vocabulário difícil e o entendimento fica meio vago, ou seja, ler a análise da obra talvez seja mais relevante do que a própria obra. Enfim, foi uma leitura "ok", nada que desperte muitas reflexões e ideias.
Suzana 26/05/2021minha estante

Kath 14/02/2020

Pessoa, como não encantar?
Livro cheio de simbologias que tratam a história de Portugal de uma forma artística e muito bonita.
Mensagem o único livro de Fernando Pessoa publicado em Português no ano de 1934 (ano anterior à sua morte, 1935), retrata uma Portugal mais poética e mais patriota do que estamos acostumados a ver.
Recomendo a leitura para quem se interessa por essa temática.

Thay 13/06/2021

Só a Fuvest mesmo para me fazer ler esse tipo de livro. Sei que Fernando Pessoa foi um autor excelentíssimo, no entanto, poemas nunca foram a minha praia.

A leitura foi rápida, mas a compreensão de certos trechos fugiu para bem longe. A última parte até que foi interessante, mas por ser uma leitura obrigatória e não fazer muito meu estilo, não foi de grande apreciação.
Fran Reis 13/06/2021minha estante
Procura aquelas versões antigas da Folha de SP que tem comentários e resumos dos livros literários mais famosos. Talvez te ajude. É muito sacal ter que ler algo que a gente não curte muito por causa de necessidades!

Erick Simões 26/01/2021

Excelente
O livro é uma coletânea de poemas a respeito de Portugal, antigos reis e heróis. No geral é incrível, mas eu tendo a achar esse patriotismo e reverência por um país uma coisa tão ingênua que chega a dar dó. Mas os poemas são excelentes em sua maioria absoluta.

04/05/2021

Um ode à Portugal
Mensagem é um livro diferente de todos os outros publicados por Pessoa. Primeira publicação do autor, vê-se um nacionalismo, um ode à Portugal, não encontrado na escrita de seus heterônimos. Apesar de sua escrita sempre especial e singular, eu, particularmente, não consegui me conectar à sua poesia como geralmente acontece com Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Acredito, contudo, que alguns dos poemas vão além de minha sensibilidade e entendimento. O fato é que, sempre vale a pena ler Fernando Pessoa.