Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Sofia.Massarelli 31/07/2023

Só li pro vestibular
Terceiro livro da saga: só li pro vestibular. Embora eu não seja muito fã de livros de poesias, esse eu achei interessante, gostei muito do contexto das navegações de Portugal

Lívia 14/12/2022

eu adoro ler Pessoa, mas esse eu já imaginava que ia ser puxado...
os poemas falam de Portugal, seu passado de navegações e exaltam o país. aqui temos uma faceta nacionalista do poeta.

não é o tipo de poesia que gosto, mas a escrita de Pessoa é indiscutivelmente maravilhosa. até quando o assunto do poema não me interessa eu continuo absorta nas palavras.

Maria 11/03/2023

PneuRemix 11/03/2023minha estante
Amei a review

Jabuticaba cacheada 07/05/2023

Nao é minha praia
Nao é meu costume ler e me interessar por poemas mas eu quis dar uma chance.
Nao vou dizer que é ruim no geral, é ruim pra mim, gostei de um ou outro, 3 ou 5, no tanto que teve.
Nao me interesso por reis portugueses nem por bajulaçoes de navegadores portugueses.
No entanto os que eu gostei foram gostosinhos de ler.
Me lembraram Lusiadas e ja me animou pra terminar

Henrique0 07/03/2022

É a hora
Não entendi muito bem o intuito desse livro, mas acredito que seja para mostrar um pouco do que estava se passando em Portugal naquela época

Lary 17/01/2022

Quais mensagens?
Esse clássico da Literatura Portuguesa, trás de maneira poética e épica, o processo de ?descobrimento?, reinados, genealogia da família real, o sonho, o desbravamento, explorações, navegações enfim?
Fernando Pessoa e a editora PandaBooks conseguiram deixar interessante registros marcantes de uma época que mudou drasticamente o futuro de muitas nações para além da Europa.
A visão é um tanto romantizada, no entanto pode ser um recurso oportuno para o despertar da criticidade nas aulas de história e Geografia.

Penso que trata-se de um mergulho suave e profundamente utópico no período da Colonização Portuguesa.

Lisboa Richthofen 06/05/2023

Mar Português
"Mensagem" de Fernando Pessoa é uma obra que requer um estudo aprofundado sobre o contexto histórico português ? aproveitei que minha edição foi barata e enchi de anotações.
Quando se tem um norte bacana acerca do que é tratado nos poemas, e das personagens sobre as quais ele discorre, a leitura flui melhor.

Um bom livro, por mais que não faça muito meu gosto. Meus poemas favoritos foram:

? Mar Português
? Padrão
? Ulisses

Menção honrosa à interpretação de Zé Ramalho do poema "A Última Nau", muito bonito de se ouvir.

Aline ig @escape.abacharel 18/04/2023

Enaltecimento exagero. Mas a beleza das palavras supera isso...
Primeiro lido de poesias do ano! E me encantei com as palavras do Pessoa. Não tanto com o conteúdo, mas não deixa de ser uma grande obra.

Quote:
"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena (...)"

Quem nunca ouviu falar em Fernando Pessoa? É quase impossível não conhecê-lo, com tantas obras famosas. Apesar de eu conhecer só de nome, ainda não tinha lido de forma completa alguma obra dele. Antes, só havia lido algumas poesias soltas. E o bom é ler esse livro de forma integral, pois é dividido em três partes: Primeira parte Brasão; Segunda parte Mar Português; Terceira parte O Encoberto.

É uma verdadeira valorização e homenagem à história portuguesa. Na primeira parte, vemos as conquistas de Portugal e exaltação de heróis lendários do país. Na segunda parte, é mais sobre as grandes navegações. E a terceira, uma parte sobre a esperança de que figuras místicas reapareçam para erguer de novo Portugal, um retorno à gloria, o que já se sonhou em ser mas não é mais.

Enfim, é uma leitura um pouco complicada, porque mesmo sendo poesia, tem uma narrativa. E tem que entender algumas coisas de história para entender o significado do que o autor quis passar. O que ficou mais marcado para mim foram algumas frases belas e poéticas.

site: https://www.instagram.com/p/CrLmPc2L0Pl/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

liaramoss 09/03/2022

talvez a pior obra literária pedida em vestibular
um livro que você deve entender toda a história de portugal durante o período para entender cada poema. e isso é péssimo, talvez nem os portugueses tenham entendido as coisas aqui. a obra trata de três temáticas, por assim dizer; a ascensão e a queda de portugal, a busca por ser o quinto império e o mito de D. Sebastião. São assuntos bem interessantes, mas não nesse livro. começa a leitura sem saber onde está e termina da mesma forma, apenas Fernando deve ter conseguido entender o próprio livro, ele tentou criar essa história do país e falhou miseravelmente, já que o decorrer da obra é ainda mais confuso. muito ruim, é melhor ir estudar a história de Portugal e descartar esse livro aqui. "ah mas levou vinte anos pra escrever" idai mano era melhor não ter escrito nada

Elisa.Aguiar 17/04/2021

Essa é uma obra sem dúvidas maravilhosa, porém como foi escrita à muito tempo tem uma escrita um pouco difícil de se entender.

Caique 25/05/2021

História em versos
Interessante como esse conjunto de poemas remonta a história de uma nação, no caso a portuguesa, e clama por uma esperança, suplica por uma visão para um futuro através de um retrospectiva ao passado... É através da navegação na memória, de vitórias e derrotas do seu povo, que Fernando Pessoa tenta, e diria que consegue, acender um imenso farol de esperança.

Edy 22/04/2021

Livro curto e intenso. Carregado de sentimentalismo. Muitas mensagens que nos leva a uma próxima reflexão.

Maciel 21/06/2021

Livro bom. Não tiver nenhuma dificuldade em ler. O interessante desse livro é saber sobre o rei Dom Sebastião.