O mestre e Margarida

O mestre e Margarida Mikhail Bulgakov

Resenhas - O Mestre e Margarida

Michele 27/11/2023

Os russos qd são engraçados
Os russos podem ser muito engraçados, surpreendendo quem conhece literatura russa a partir de Crime e Castigo e algumas outras obras de Dostoiévski que são bastante densas e com fama de difíceis.

Bulgakov tece diversas críticas ao sistema da época a partir de uma visita do diabo e seus assistentes à Moscou que por onde passam instalam caos e confusão deixando um rastro de loucura.

Aquele clássico que vale a pena.

Marcelo.Alencar 15/11/2023

Quebra tudo? espetacular!!
Que livro maluco é adorável. O Mestre e Margarida rompe com dogmas. Um baile literário que foge do comum. Aparentemente confuso, a história vai se desenrolando admiravelmente batendo de frente nos dogmas: políticos, para uma URSS de Stálin; religiosos, para quem tem essa aptidão; e social para qualquer elite que despreze a natureza humana.
Adorei!

Léo 02/11/2023

Não espere God omens
Talvez minha expectativa estivesse errada, esperava algo mais parecido com o god omens. Mas não é.
O livro é interessante, mas se torna arrastado. Os capítulos que tratam do passado, em Jerusalém e Jesus são muito claros, de fácil absorção e a escrita flui. A primeira parte é um pouco truncada e o número de personagens não te deixa se aproximar da história. Há uma certa desconexão, como se estivesse lendo um livro e não dentro da história. A segunda parte reduz um pouco a confusão e o segmento da festa é disparado a melhor parte.
O que me tirou do texto foi a sequência de vezes que o nome e o sobrenome dos personagens são escritos em uma única frase. Muitas vezes 3 a 4 vezes num único parágrafo. Deixa a história arrastada e truncada. É um livro interessante pela distinção da escrita e o contexto, mas faltou, para mim, a condição de participar do texto como parte da história.

Igor.Camilo 14/10/2023

Fui vítima das minhas próprias expectativas
Depois de muitos anos de expectativas e ensaios, finalmente peguei pra ler "Mestre e Margarida", um clássico tido como uma obra prima da literatura russa.
Com expectativas altíssimas fui com muita sede ao pote, e a leitura não fluiu pra mim, infelizmente.
Achei o livro chato e tedioso a maior parte do tempo. Os trechos bem humorados conduzidos por Bulgakov não me foram bons o suficiente pra me manter interessado.
Tô muito frustrado mesmo, como apreciador da literatura russa, esperava gostar muito dessa obra... Não rolou.
Ana Paula Avila 14/10/2023minha estante
A experiência fica muito melhor se vc tiver lido Fausto e se

Ana Paula Avila 14/10/2023minha estante
A experiência fica perfeita se você tiver lido Fausto do Goethe antes dele e se tiver conhecimento de algumas passagens bíblicas. Já li esse livro duas vezes e a cada vez que leio descubro mais camadas e isso sempre torna a leitura fascinante.

Igor.Camilo 14/10/2023minha estante
Pois é Paula, me senti um pouco deslocado. Acredito que tenha me faltado um pouco mais de repertório pra poder apreciar melhor a obra.

elainegomes 11/10/2023

Quem nunca ouviu Sympathy for the Devil do Rolling Stones?! Essa música sensacional foi inspirada no romance O Mestre e Margarida de Mikhail Bulgákov. É um livro muito maluco e incrivelmente divertido, dei muitas risadas com o séquito do demônio. Seu enredo usa alegorias e sátiras para fazer uma crítica social à sociedade soviética, seus escritores e intelectuais que se ?venderam? ao regime, fazendo um divertido contrates entre tantas verdades, tantas vozes. E você, acredita na existência de demônios? Quem são eles verdadeiramente? ?- Pois bem, quem és então? - Sou parte da Energia. Que sempre o Mal pretende e que o Bem sempre cria.? Goethe, Fausto

Marcos606 21/09/2023

Escrito entre 1928–40 e publicado de forma censurada na União Soviética em 1966–67. A versão não expurgada foi publicada lá em 1973. Espirituoso e obsceno, o romance é ao mesmo tempo uma obra filosófica penetrante que luta com problemas profundos e eternos do bem e do mal.

O romance justapõe dois planos de ação, um ambientado em Moscou na década de 1930 e outro em Jerusalém na época de Cristo. Os três personagens centrais da trama contemporânea são o Diabo, disfarçado de Professor Woland; o “Mestre”, um romancista reprimido; e Margarita, que, embora casada com um burocrata, ama o Mestre. O Mestre, um símbolo de Cristo, queima seu manuscrito e vai voluntariamente para uma ala psiquiátrica quando críticos atacam seu trabalho. Margarita vende sua alma ao Diabo e se torna bruxa para obter a libertação do Mestre. Uma trama paralela apresenta a ação do romance destruído do Mestre, a condenação de Yeshua (Jesus) em Jerusalém.

Bulgakov começou a escrever O Mestre e Margarita em 1928 e continuou a trabalhar nele até pouco antes de sua morte em 1940. Poucos sabiam da existência do manuscrito até 1966, quando a primeira parte do romance, fortemente censurada, foi publicada no jornal mensal revista Moscou; a segunda parcela apareceu no ano seguinte. As frases do romance inspiraram provérbios russos; “Manuscritos não queimam” e “A covardia é o mais terrível dos vícios” têm uma ressonância especial para as gerações que suportaram o pior do totalitarismo soviético. A influência do romance pode ser detectada mais longe, como nos Rolling Stones (diz-se que “Sympathy for the Devil” foi inspirado em Bulgakov).

Alternadamente, uma sátira pungente da vida soviética, uma alegoria religiosa parcialmente inspirada em o Fausto de Goethe e uma fantasia burlesca que revela “verdades oficiais” com a força de um carnaval fora de controle.

moacircaetano 12/09/2023

Boa leitura. Interessante notar a diferença entre a.literatura russa clássica, realista, como a conhecemos, e o realismo fantástico dessa obra.
Tem momentos muito bons, outros hiperdescritivos, meio chatos.
Mas, no geral, bom livro.
Procurei pelos motivos da censura do governo russo, mas me escapou.

Kah 10/08/2023

Uma crítica à ideologia ou uma apologia cristã?
Mestre e Margarida é uma obra singular, tendo em vista os outros clássicos russos. Mikhail Bulgakov se diferencia dos dois principais literatos russos, Tolstói e Dostoiévski, por dois aspectos centrais; primeiro por seu estilo pouco psicológico, não se detém aos aspectos mentais de seus personagens como Dostoiévski e Tolstói; segundo porque se utiliza muito bem do panorama histórico, das simbologias e do cenário onde a história ocorre. Desde o início podemos vislumbrar que sua característica é muito mais descritiva do ponto de vista narrativo do local da trama do que propriamente analítico do panorama psicológico. As simbologias que ele se utiliza ? muitos deles retirados do eterno Fausto de Gothe, mas também de sombreamentos das histórias religiosas?, todos eles se mancomunam com a Rússia soviética e prevê, como de fato ocorrerá, uma crítica ao regime genocida.

Silvinha 09/08/2023

Manuscritos não queimam
Fantástico!!! Já faz muito tempo que este livro estava na minha estante e finalmente consegui lê-lo!!

A história é contada entre três narrativas diferentes, que se cruzam, se afastam e finalmente culminam em uma narrativa esplendida!! A primeira conta as peripécias do diabo e seu séquito (que incluem um gato gigante, dois demônios e uma súcubo) na Moscou dos anos 1920. A segunda reconta o encontro entre Ieshua (Jesus) e Pôncio Pilatos no ano 33 d.C. E a terceira é a que dá o nome ao título e narra a história de amor entre um personagem sem nome (o mestre) e a bela Margarida.

Com um sarcasmo típico dos russos, uma escrita engraçada e cheia de fantasias, magia negra e conversas malucas esse livro é simplesmente delicioso.

Lucas2071 03/08/2023

Os delírios de Bulghakov
"O Mestre e Margarida" é uma obra bem diferente, desconheço qualquer outro livro que tenha um rítimo e uma estrutura tão incomuns. Não é possível entender a obra sem entender em que condições Mikhael Bulgakov escreveu-a.
Finalizada em 1941, às vésperas da invasão alemã e durante o regime Stalin, Bulghakov veio de uma longa jornada de entraves com a burocracia do Estado soviético. Censura, sabotagem sistemática de carreiras e sufocamento de ideias eram comuns na época. É nessa situação que o autor escreve uma sátira tão metafórica, tão incomum que parece um último golpe de desespero - muito humorado, diga-se de passagem - contra toda a situação a sua volta.
Tal qual Dante na Comédia, Bulghakov da nome e endereço às suas inimizades no livro, aqui ele se constroi na figura do Mestre. Várias analogias, sátiras e outros mecanismos de evasão tornam a história uma panaceia. Não há muita clareza sobre o que o livro se trata, mesmo após terminá-lo.
Em linhas gerais; o diabo é sua trupe infernal se estabelecem na Moscou soviética, uma sequência de personagens mesquinhos e desimportantes - propositalmente desimportantes - sofrem nas mãos de Woland (um dos nomes do diabo na obra Fausto de Goethe), avulsamente a estes acontecimentos, o escritor nos leva até a crucificação de Yeshua/Ha-Notz que é a figura de Cristo, é curioso como ele muda a história, o nome dos personagens e, principalmente, foca em Pilatos, sua culpa e vontade de mudar os rumos do que acontecerá ao cativante mendigo que se encontra em seu juízo.

Ariadne 02/08/2023

Absurdo e maravilhoso
Este não é um romance tradicional.
A história trata da chegada de Woland e seu séquito em Moscou na década de 1930 e, a partir da chegada deles na cidade, coisas muito estranhas passam a acontecer na cidade.
O livro é dividido entre as ações que acontecem enquanto Woland e seu grupo está aprontando na cidade e entre a história do período em que Jesus foi crucificado - fato que Woland diz ter presenciado - sendo entrecortado entre essas duas situações.
Com certeza foi a primeira vez que li um livro que faz parte da literatura considerada soviética tão engraçado, o que é curioso porque a literatura russa é considerada como "profunda" e "existencialista" e tendo essas características, seria necessariamente triste.
Em "O mestre e Margarida" isso não é verdade porque a história é muito engraçada e também é extremamente profunda.
Ah, e o Behemoth é o melhor personagem do livro.
Leiam!

Ana 27/07/2023

Livro caótico
Nunca se deve falar com estranhos. Principalmente se um deles aparecer do nada se metendo em sua conversa e começar a adivinhar coisas que acontecerão com você num futuro próximo! Pior ainda se ele começar com estranhas conversas sobre o diabo. Assim começa O mestre e Margarida, uma sátira cheia de alegorias e humor, criticando situações que eram moeda corrente na Rússia pós-1917, e a sátira principalmente envolve os literatos da época, em especial os que viviam à larga por puxarem o saco do regime autoritário. Aqui temos de tudo: um show de mágicas que acaba em confusão; cabeças arrancadas; um gato gigantesco e espirituoso; um baile promovido por forças do mal; uma locomotiva assassina; uma mulher leviana apaixonada por um pobre escritor, vinganças, etc., Etc. Eu confesso que achei chata a Margarida (uma percepção minha), mas ao menos no final do livro ela provou que era digna do amor do mestre. Não pretendo reler o livro, pois apesar de ser muito bom, foi meio cansativo às vezes. Valeu a leitura por mostrar um panorama da Rússia daquele tempo. Finalmente matei minha curiosidade por esse livro !

Claudia.livros 23/07/2023

Esse livro foi uma das obras mais interessantes que já li na vida.

A primeira vez que soube da existência desta história foi no livro Sussurros, de Orlando Figes. Depois disso, fiquei louca para ler. Eu TINHA que ler.
E ainda bem que li.

Ele tem uma história central, que é a chegada de Woland (que é o próprio Satanás) e sua comitiva (Koroviev, Azazello, a bruxa Hella e o gato Behemot) em Moscou, em plena era soviética. Eles foram convidados para se apresentarem num teatro de variedades.

Logo que chegam, começam a provocar muita confusão no meio artístico de Moscou e isso faz parte da crítica do autor aos integrantes da classe artística da União Soviética. Tem muita, muita bizarrice, confusão, doidera, luta, incêndio, etc. Gente, acontece muita coisa com os russos desavisados. E sim, é divertido.

Nesse momento da visita da trupe do mal, se desenrola a história de amor entre o Mestre (um escritor) e Margarida. E Woland vai ter uma participação interessante nesse amor por causa de um baile, cuja presença de Margarida é importante. É uma referência a Fausto. Aliás, há muitas referências literárias e bíblicas.

Enquanto as coisas acontecem nesses poucos dias de 1929 na URSS, há uma história paralela se desenrolando, que é escrita pelo Mestre, relativa a Poncio Pilatos. E tem participação especial do apóstolo Mateus. É lindo isso, viu?

Adorei esse livro. Recomendo fortemente a leitura. É diferente, é divertido e tem muita reflexão.

Ana 16/07/2023

Soviet fever dream ????
Parece um daqueles sonhos que a gente tem que nada faz sentindo mas é esteticamente lindo.

O livro acompanha o próprio diabo e seu séquito composto de personagens super interessantes, entre eles uma bruxa vampira (?) e um gato que fala, e todo o caos que eles causam na vida de quem entram em contato enquanto visitam a Moscou soviética na sua "turnê de magia negra", veja bem, é até curioso achar graça dos atribulados quando eles perturbam a paz de muitos personagens aqui porque essas pessoas bem que merecem e acredito eu que essa é uma das grandes críticas do bulgákov, não importa muito o regime o ser humano é ganancioso e pisa nas pessoas pra obter vantagem sempre que pode.

Quanto ao título do livro, a Margarida é a mulher exata que o satã precisa para uma cerimônia e só um ser sobrenatural poderia ajudar ela a resgatar o seu amado de onde ele está. Você faria um pacto pelo amor da sua vida?

Não é uma leitura fácil eu acho que demanda do leitor até um certo tipo de conhecimento prévio, principalmente o contexto histórico da Rússia soviética, pra captar a crítica do escritor. Um fato interessante é a que a música sympathy for the devil dos Rolling Stones teve inspiração nesse livro.