O mestre e Margarida

O mestre e Margarida Mikhail Bulgakov

Resenhas - O Mestre e Margarida

Bruno 30/06/2023

O mestre e Margarida ganhou algumas interpretações desde sua publicação: uma sátira do governo de Stalin; um ensaio sobre a apresentação do mal x bem; uma referência ao Fausto, de Goethe; uma fábula, e isso apenas.
Parte do mistério atribuído ao livro pode ser atribuído aos anos em que permaneceu sobre censura do governo soviético.
A essa altura, considero a realidade tão absurda que, talvez, a história mirabolante de Bulgákov seja apenas, por coincidência, muito parecida com uma crítica ao governo da URSS. A Rússia soviética foi, por si só, um lugar pitoresco. O show de absurdos narrado por Bulgákov não poderia se passar melhor em outro lugar.
O autor recheia sua história com humor sagaz que, não fosse por elementos por ora infantilizados, poderiam deixar claras sua intenção com a obra.
A falta de sentido oriunda da excentricidade da história incomoda o leitor que devora as páginas em busca de um pilar. Os elementos recusam-se a unir-se e as narrativas paralelas apenas se tocam.
O mestre e Margarida é a absurda história de um mestre, uma Margarida, e um satanás na Rússia soviética. Interpretar esse fato cabe a cada leitor.

Julia.Guarinelo 26/06/2023

Meu livro favorito
Humor, mistério e reflexões sobre a natureza humana. Tudo isto narrado entre duas justaposições: Na perspectiva de Poncio Pilatos e Satanás - na Rússia Stalinista.

Este último, acompanhado de seu séquito, aterroriza Moscou durante três dias de um verão quente, causando os mais diversos transtornos e pregando peripécias que levantam os mais diversos questionamentos sobre a ganância, a ambição, a vontade de pertencimento à alta sociedade, relações extraconjugais e uma vida de aparências (ou várias delas).

Esse livro é uma obra de arte! Entrou pra lista dos meus preferidos.

Carla.Ligia 22/06/2023

Acabou muito rápido
Eu estiquei essa leitura o máximo que pude, mas sabia que o momento de terminar iria chegar?
As alegorias, a discussão sobre forças do mal e todo o emaranhado de acontecimentos que leva ao ápice de uma única noite nos obriga a amar o Bulgakov.
É verdadeiramente a obra da vida dele e sou grata por esse livro maravilhoso ter chegado até mim.
Recomendação 5 estrelas

Lívia 16/06/2023

O mestre e Margarida
"O que faria a sua bondade se não existisse a maldade, como seria a terra se dela sumissem as sombras? As sombras são das pessoas e dos objetos. Eis a sombra da minha espada. Mas existem sombras das árvores e das coisas vivas. Será que você deseja devastar todo o globo terrestre retirando dele todas as árvores e tudo o que é vivo por causa da sua fantasia de se deleitar com o mundo desnudo? Tolo."

Luciana 13/06/2023

Um livro maluco!
O livro narra a visita do Diabo em Moscou, juntos com seus acompanhantes, que torna a leitura bem maluca, pois são personagens engraçados!
O Diabo ?passeia? por Moscou causando alvoroço e muitas revelações, o que para alguns pode ser bastante danoso, e deixa ao final, tudo alterado?Ou não!? (Tem que ler para saber!)
Achei a leitura boa, demorei um pouco para entender o que estava lendo, pois o autor muda a narrativa de uma história para a outra, o que dificulta a compreensão, além dos nomes dos personagens que também dificultam bastante!
Sugiro sobre os nomes, uma leitura atenta e se possível, anote os nomes dos personagens e sua atividade na narrativa, pois pelo menos para mim, acabou criando bastante confusão com tantas citações, em especial no final!
Sugiro também que saiba de forma resumida, que conheça o contexto social da Rússia na década de 1930-1940, pois isso explica bastante a forma que o autor escreve e o que ele quer dizer atrás de sua narrativa!
Sobre o livro, recomendo muito a leitura!

13marcioricardo 10/06/2023

Entretido
Romance ambientado em Moscovo que conta com a ilustre presença do diabo e seus comparsas.

Achei divertido, mas também um pouco prolixo. Esperava mais, acho que tinha demasiadas expectativas. Acontece.

Penso que quando se coloca o diabo numa história se deve pensar em algo grandioso, ao menos mais do que essa história.

O mesmo pensaria se fosse com Deus. Ninguém vai descer do seu pedestal por ninharias.

Entretanto, esse livro tem alguns altos e esses picos acabam sendo bem peculiares e interessantes.

IvaldoRocha 29/05/2023

Bom demais, pode-se dizer que é um livro dos Diabos.
Foram doze anos para ser escrito, e até próximo de sua morte, Bulgákov, já impossibilitado de escrever, pedia a sua esposa que fizesse seguidas correções no livro. Uma noite chegou a fazer com que ela o ajudasse a se levantar, com todas as suas dificuldades de locomoção, para que pudesse ver o manuscrito, com medo de que ele tivesse sido queimado.

Um livro incrível, terminado em 1940, só veio a ser publicado na Rússia em 1973. Perseguido pelos órgãos de imprensa soviética, Bulgákov, não conseguia publicar nada nem conseguia apresentar suas peças de teatro, embora fossem muito apreciadas pelo público. Já em desespero escreve para o próprio Stalin pedindo que permitisse que ele e sua mulher (Ielena Serguêievna a terceira esposa, coisa que havia sido predito por uma cigana) migrassem para fora da Rússia, ou que lhe fosse concedido um emprego mesmo que braçal no Teatro de Moscou, para que pudesse sobreviver. Bulgákov recebe um telefonema pessoal de Stalin lhe oferecendo o cargo de vice-diretor do teatro.

Projeto editorial muito bom, com notas na medida certa, observando uma série de detalhes, como nomes utilizados em personagens, que correspondiam a escritores e literatos da época, além de várias referências a prédios e localidades citados que tinham algo em relação a vida de Bulgákov, talvez a maior dificuldade na leitura sejam os nomes russos, mas afinal quanto a isso nada se pode fazer.

Um importante editor de uma revista de artes e nada menos que o presidente da maior associação literária de Moscou a Massolit, Mikhail Berlioz, tenta explicar e convencer o poeta Ivan Nikoláievitch de que o poema encomendado sobre Jesus Cristo, que obrigatoriamente deveria ter um conteúdo antirreligioso, apesar de apresentar um Jesus Cristo de cores muito negras, não atendia ao seu propósito, afinal o objetivo não era dizer se Jesus era bom ou mau, mas sim que ele nunca existiu.

Enquanto discutiam, sentados em uma praça de Moscou, um cavalheiro sentado em um banco ao lado, pede desculpas e solicita participar da conversa a qual julga extremamente interessante e científica, afinal estão discutindo a existência ou não de Deus e ele entende bem sobre isso.

Pronto, a partir daí, as coisas mais absurdas e impensáveis irão acontecer, pois o demônio e sua trupe acabaram de chegar à cidade. Uma satírica da sociedade Moscovita, com suas dificuldades e o jeitinho de resolvê-las, como achar onde morar, o dinheiro sem lastro e de pouco valor, a corrupção, o uso de cargos políticos, as denúncias anônimas etc.

Enfim um livro fantástico, uma visão russa do “Fausto” de Goethe.

“O que sempre o Mal pretende e que o Bem sempre cria”

nanaths 26/05/2023

Manuscritos não ardem
Esse livro foi uma montanha-russa pra mim. Comecei devorando e na metade empaquei e teimei em continuar a leitura - e ainda bem que continuei. Do meio pro final tudo fica completamente maravilhoso e eu terminei o livro completamente apaixonada.

luanaszalves 23/05/2023

Um bom final
Confesso que entendi muito muito pouco do livro, demorei muito pra ler e tiveram momento em que pensei em desistir e tentar de novo em outro momento. Penso que ler de novo seria mt produtivo para o entendimento da história de maneira mais clara.

No geral, o que me fez dar 3 estrelas foi o jeito que o final ?fecha? o ciclo da narrativa muito bem.

Max 16/05/2023

O diabo...
Desde o dia em que "Crime e Castigo" de Dostoievski e "Guerra e Paz" de Tolstoi chegaram às minhas mãos, a literatura russa sempre esteve entre as minhas favoritas. Agora com Mikhail Bulgákov se abre um novo horizonte, cheio de inventidade, romance, crítica social e principalmente bom humor.
Em meio às peripécias do diabo e seu séquito em Moscou, há também uma estória paralela de Poncio Pilatos muito interessante.
Recomendo!
aartemesalva-nat 16/05/2023minha estante
Esse está na minha lista. A literatura russa é incrível mesmo. ?

Regis 16/05/2023minha estante
Adorei a resenha, Max. ?
Mais um autor russo para a lista. ?

Max 16/05/2023minha estante
Obrigado, Regis, querida!?

Débora 17/05/2023minha estante
Já tinha vontade de ler esse livro. Agora fiquei querendo mais ainda! Ótima resenha, como sempre, Max!?

Max 17/05/2023minha estante
Obrigado, querida Débora! ?

Dirceu7 12/05/2023

Era um feriado de Carnaval quando eu decidi pegar esse livro pra ler ao longo dos dias e eu não consegui largar ele. "O mestre e margarida" faz parte da minha formação como leitor. Da premissa fantástica - o diabo e sua corte invadindo Moscou disfarçados - até o drama político eu não lembro de ter ficado tão investido em um livro assim.

Ronan 21/04/2023

Que surpresa agradável!!!

Essa foi uma leitura muito divertida, esse livro trata de diversos temas de uma forma tão leve e divertida, a leitura é extremamente fluída e acho que nunca li um livro parecido com esse.
Muito feliz de ter escolhido essa leitura.

Paty Gazza 20/04/2023

Sympathy for the devil
O mestre, após escrever um romance sobre Pôncio Pilatos, cai em desgraça, e cabe a Margarida, sua amante, trazê-lo de volta - mesmo que para isso ela precise de uma ajudinha lá de baixo.
Descrito como uma espécie de Fausto russo, acompanhamos nesse livro as peripécias de Satã por Moscou, acompanhado por uma turminha bem peculiar - um intérprete trapaceiro (embora ele não precise de um), um capanga mal encarado, uma bruxa (que não aparece o suficiente na história) e um gato preto divertidíssimo que fala mais que o homem da cobra -, até que seus caminhos se cruzam com o de Margarida e, consequentemente, do mestre.
Esse livro é recheado de absurdos que me fizeram rir alto, o que eu definitivamente não esperava de um romance russo. Em alguns capítulos acompanhamos também o escrito do mestre, e foi brilhante a forma como o autor o entrelaçou na narrativa. Lendo o posfácio dessa edição, fiquei sabendo que há vários traços autobiográficos nessa história, o que deixou tudo mais interessante ainda.
A importância desse livro é tal que inspirou diversas outras obras, inclusive a música Pilate, do Pearl Jam, e Sympathy for the Devil, dos Stones.

Reina0 24/03/2023

Excelente e louco
Fantástica sátira. Personagens engraçados. Gostei muito das partes do livro sobre Poncio Pilatos. Se conectaram com outros livros como O Evangelho Segundo Jesus Cristo.