O mestre e Margarida

O mestre e Margarida Mikhail Bulgakov

Resenhas - O Mestre e Margarida

Amélia Mel 22/09/2022

Não foi para mim
O livro narra três histórias em paralelo que se cruzam: a visita do diabo e sua trupe a Moscou, a história de Poncio Pilatos no dia da crucificação de Jesus e o romance do Mestre e Margarida. Toda essa miscelânea narrada de forma bem fantasiosa. O livro tem uma pegada cômica que foi o que eu mais gostei, a quadrilha do capeta tem ótimas tiradas e é muito bem caracterizada, mas não consegui captar a genialidade que tanto falam, o que se sobrepôs para mim foi o humor e a fantasia. O livro também não é fluído, os nomes em russo travam a leitura, sugiro que se faça um registro do nome completo dos personagens, pois eles são referidos por uma parte diferente do nome o tempo todo. Enfim, esperava mais!

Biel 03/09/2022

Eu realmente acredito seja melhor do que bom. Talvez porque no momento eu não estava com cabeça pra ler um clássico desse ou se foi demais pra minha imaginação.
É diferente, muito peculiar e cômico. Uma bela sátira. Eu recomendo, mas não é uma leitura que flui tranquilamente. Talvez seja a tradução. Quem sabe daqui a algum tempo eu dê outra chance, com outra edição..

Carolinad 25/08/2022

O mestre e Margarida
Esse é o livro que eu fiquei com a cabeça a mil pensando ?por quê eu não li esse livro antes?.

Da crítica ao regime, o desprezo pela intelectualidade moscovita até o humor destilado de maneira ácida e irônica; tudo é cativante! O nome dos personagens, as referências e a escrita envolvente... Uau, viva Bulgákov!

Uma obra incrível em todos os aspectos, definitivamente vale cada linha.

Mariana113 28/07/2022

História engraçada!
Levei um susto quando começou a parte 2, mas gostei das mudanças. No início tem muita descrição desnecessária, mas não o suficiente pra desprender do enredo da história, lá pela metade do livro as descrições deixaram de ser desconfortáveis kkkk

JanaAna90 18/07/2022

Apaixonada pelo mestre e Margarida
Como descrever a grandiosidade de um livro em uma resenha? Talvez essa seja a questão mais desafiadora no momento. Porque a leitura desse livro foi o que há de mais divertido, inteligente, curioso, prazeiroso, reflexivo, compreensivo e gratificante que já li. Epa! Com exceção de Tolstói(rss).
É um livro que nos pega desde o início dos diálogos, com seu humor sarcástico e inteligente. A história acontece quando o diabo (isso mesmo, ele o próprio) resolve fazer uma visitinha em Moscou, ou será que foi convidado? Enfim, diferente do diabo que estamos acostumado, o da Igreja Católica, esse nos pega pelo que todos os seres humanos tem (ou na sua maioria): a cobiça, avareza, ciúme, inveja e todas as nossas sombras. E como o diabo nunca está sozinho, vem com ele toda a sua comitiva e uma das figuras mais hilária que é um gato (só que esse anda como humano), que apronta horrores.
Ao longo do livro somos apresentados a várias personagens que se conhecem e onde a vida vão se cruzando através da história; aqui talvez seja o maior desafio conhecer e lembrar de todos, mas nada que tire o brilho e a diversão do livro.
E conhecemos também o mestre que é um escritor que tem sua vida devastada após escrever um livro contando a história de Pôncio Pilates e que fica atormentado com a história escrita. E Margarida, o grande amor do mestre, uma mulher forte, bela e que junto com o mestre vão viver uma história louca, duvidosa e surpreendente.
Um livro que me arrancou muitas risadas, que me conduziu a muitas reflexões sobre sombras e luz, sobre bem e mal, certo e errado, vida e morte; dualidades que coexistem em nós, simples mortais.
Livro obrigatório para quem gosta de ler o que há de melhor na literatura mundial, penso eu; que vale ser lido em algum momento da nossa vida. Um livro para desconstruir nossas ideias e construir/reconstruir ideias.
13marcioricardo 18/07/2022minha estante
Woowww fiquei ainda mais entusiasmado pra ler!!

JanaAna90 19/07/2022minha estante
Eu acho que esse merece furar qualquer fila. Rsrs

uzelotto 04/07/2022

O diabo sabe...
Original, bem humorado e sarcástico. Acompanhar satanás e seu grupo atazanando a Moscou soviética é, sem dúvida, uma experiência vívida. A trupe diversificada, sarcástica e bem humorada do mochila de criança me fez ter uma das experiências literárias mais singulares que ja tive. A narrativa onírica é extremamente bem descrita e desenvolvida, além de mostrar intepretações hilariantes sobre a crença judaico-cristã, e, ainda assim, não é ofensiva. As críticas e Bulgakov sobre o regime stalinista são, de certa forma, explícitas, abordando temas que vão desde liberdade de expressão ao ceticismo criado pela sociedade soviética.

rehreadsbooks 02/07/2022

Manuscritos Não Ardem
Demorou mais veio ai!

O Mestre e Margarida foi uma compra que eu fiz na festa do livro da USP pq eu estava interessada em literatura russa e eu ouvi que esse é um livro que nem sempre tá disponível, então eu resolvi tentar.

Com um começo meio lento e sem o mestre ou a margarida, foi meio difícil de entrar em um bom embalo, mas em um estalar de dedos eu já estava apaixonada pelas situações absurdas que aconteciam em Moscou graças ao sete peles e a sua trupe.

O surrealismo quase fabulesco tem temas fortes sobre covardia e coragem que refletem em Moscou sob a União Soviética e Jerusalém de Pilatos. No fim, dá para sentir até uma "simpatia pelo diabo" *pisca*

Carina 22/06/2022

Criei muita expectativa
Esse livro estava na minha estante a tempos. Sempre falava que ia ler, mas acabava deixando pra depois.
Estava com muita expectativa, mas achei a história confusa, os plots que se entrelaçam e a quantidade de personagens muitas vezes fez com que eu tivesse que parar e voltar uma páginas. Achei a premissa do livro muito interessante e talvez por isso tenha ido com muita sede ao pote, mas no fim achei a leitura rasa.

LairJr 12/06/2022

O mestre e Margarida não tem nada de burocrático. Sua narrativa é pura diversão, desde o diálogo entre Berlioz e Bezdômni, passando pela encenação de magia no teatro da capital russa até o baile demoníaco que reúne os vivos aos mortos. Obra-prima do russo Mikhail Bulgákov, é um sátira demolidora à degradação dos intelectuais russos sob o regime autoritário.

MMo 04/06/2022

O Mestre e Margarida.
O Mestre e Margarida, romance escrito por Mikhail Bulgákov, entre 1928 e 1940, passou por diversas elaborações e reelaborações antes de sua publicação, sendo uma obra que permeia o período stalista, o autor tinha plena consciência de que jamais seria publicada em sua época por conta das críticas ao regime soviético.
O livro possui duas linhas narrativas temporais. De um lado, temos a chegada do diabo a Moscou em 1930, convidado ao teatro variedades para uma sessão de magia negra juntamente com seu séquito. De outro, a crucificação de Jesus Cristo na antiga Jerusalém. Uma sátira que nos prende do início ao fim e sem dúvida, uma leitura que marca a vida de quem a lê.

?? ???????

MMo 12/06/2022minha estante
Obrigada, Danilão. ?

Emille Dias 03/06/2022

Sensacional!
Inicio dizendo que esse livro é absolutamente sensacional, genial, estupendo! Superou completamente minhas expectativas, e me pegou de surpresa com tamanha criatividade durante toda narrativa.

O livro, que se passa na Moscou da década de 30, gira em torno da crítica ao regime soviético, especialmente aos artistas e intelectuais russos da época. Ademais, o autor conduz a narrativa de maneira tão cômica e envolvente, que nós nos vemos completamente imersos na leitura.

O eixo principal da história gira em torno de duas linhas temporais distintas: a primeira, no ?presente?, com a chegada de Wodland, o diabo, à cidade de Moscou, e ao longo do livro vemos seu desenrolar com diversos personagens diferentes, mas que são interligados entre si. A outra linha se passa durante a Paixão de Cristo, em que acompanhamos Pôncio Pilatos no dia da crucificação de Cristo.

JuPenoni 30/05/2022

Leitura feita com o clube.
Achei o livro divertido. Apesar da confusão com os nomes russos, que me atrapalhavam a entender sobre quem estava sendo falado.
Foi gostoso acompanhar o diabo e seu séquito, ler sobre o romance do Mestre e de Margarida, e os capítulos sobre Pilatos.

Antonio.Araujo 27/05/2022

Lançado postumamente no fim da década de 60, primeiro na Alemanha Ocidental e depois na URSS, em 1973, O Mestre e a Margarida é uma das grandes obras do século XX – com um texto fortemente influenciada pelo Fausto de Goethe.
Dois autores em Moscou são surpreendidos por um tal Prof. Woland ou ninguém menos que Satã em pessoa (aliás, Woland é um nome alemão para Satanás. Presumivelmente, significa "decepção"). Acompanhado por um séquito exótico - uma Bruxa Nua, um Gato falante, um demônio brincalhão. Narrado pela ótica do Mestre, transitando entre o presente e os dias finais de Cristo - encontra seu ápice no "Grande Baile de Satã".
A partir desse encontro acontecimentos estranhos começam a suceder por Moscou, situações absurdas. Em um tom de sátira, Bulgákov estabelece sua crítica ao regime de Stálin. A própria presença de Satã contradiz o que, segundo o poder vigente, deveria ser instituído como verdade, a inexistência de qualquer religião.
Possui três eixos temáticos: Woland e suas aventuras acompanhado de seu séquito; o mestre, a Margarida, Berlioz e demais personagens (talvez um pouco abrupta e não tão harmônica a construção dessa parte em especifico); a história de Pilatos, que intercala as demais.
Não espere encontrar uma crítica profunda ao regime comunista, o autor elabora suas críticas nas entrelinhas sob a sombra do fantástico e mesmo farsesco.
A narrativa alterna entre a Moscou dos anos 30 e a Jerusalém dos anos 30 D.C. O que em um primeiro momento não parece fazer sentido, quando o adquire compreendemos o jogo que nos é proposto por seu autor.
A obra foi alvo de muita censura e só foi integralmente publicada após 20 anos da morte de Bulgákov.