O mestre e Margarida

O mestre e Margarida Mikhail Bulgakov

Resenhas - O Mestre e Margarida

Giu 29/04/2022

Divertido e afiado na medida certa (ou seja, muito). Demorei bastante pra ler, mas teria devorado esse livro caso tivesse tido essa possibilidade.
Se tornou o meu livro favorito a partir de agora =]

Juliana 23/04/2022

Foi para a lista de favoritos!
Que leitura incrível. Minha primeira vez entrando em contato com a obra de Bulgákov e já tive ótimas impressões. O livro, embora seja longo, não é enfadonho. Eu li rapidamente.
O que dizer sobre o diabo e seus "assistentes" que escolhem Moscou para realizar algumas "brincadeirinhas"? Eles são verdadeiros agentes do caos que divertem o leitor a todo momento. Principalmente o gato preto que protagoniza cenas bizarras e hilárias.
Ao mesmo tempo a história de Pilatos e Jesus é muito interessante!
E a história de amor do mestre e Margarida? O mais curioso é que em nenhum momento o fato de eles se envolverem com o diabo é visto como algo negativo na narrativa. Isto é bem surpreendente.
Enfim, super indico esta leitura para todos que gostam de um bom livro!

EduardoCDias 23/03/2022

O comunismo é o diabo
Considerado um dos maiores romances do séc. XX, o autor usa como base Fausto, de Goethe, para fazer uma crítica do sistema comunista na Rússia. Divertido e fantasioso, o diabo vem à Moscou com o seu séquito e eles colocam a cidade de pernas para o ar.

Fernanda 07/03/2022

Não vou nem amenizar: Foi uma das leituras mais difíceis que já fiz. É um livro permeado de significados, tanto explícitos, quanto implícitos, mas uma vez que se engata na leitura, encanta muito. Durante a leitura, e agora depois, eu fiquei obcecada em pesquisar sobre os detalhes da inspiração, da época, dos sentidos que Bulgákov quis dar aos personagens, acontecimentos, e enredo, tanto da parte moscovita, quanto da história de Pilatos. É um livro brilhante, e que solidificou minha preferência pela literatura russa.
Carol 06/05/2022minha estante
Você encontrou alguma referência com pilotos? Terminei a leitura agr e tô meio confusa

Fernanda 05/06/2022minha estante
Oi, Carol. Encontrei sim, inclusive vou deixar aqui o link desse site https://www.masterandmargarita.eu/en/index.html. É de uma pessoa que leu o livro há quase 20 anos e ficou apaixonados pela obra e significados e desde então se dedica a compilar as referências e afins do livro. Não só Pilatos, mas ele separou os personagens por tipo (De Moscou, da bíblia, demônicos, etc) e o significado de cada um. Os personagens da bíblia e a história que o mestre escreveu também tem várias referências e críticas aos soviéticos, de acordo com o site: "There are many references to the Soviet system in the novel. Caesarea Stratonova refers to the luxury dachas of the Sovjet apparatshiks, and the progress of the establishment of the ratification of Yeshua's death penalty reminds of the arranged interrogations and verdicts in the Stalin era.". O site não tem em português, mas tem em inglês, francês, neerlandês e russo, é bem interessante.

Ana.luisa.campos 28/02/2022

Uma das melhores sátiras que já li. Agora entendo porque vários famosos têm esse livro como um dos favoritos.

Marina 16/02/2022

Entender primeiro o contexto em que o livro foi escrito e os fatos que ocorreram com Bulgákov deixam a história mais interessante, pois a crítica que ele faz ao governo soviético é mais metafórica, não é tão óbvia. Eu gostei muito do livro, mas não achei que a leitura flui tão fácil com a alternância de tempos e lugares, embora tudo faça sentido quando se chega ao fim do livro.

Nina 14/02/2022

encantador
Um dos livros mais bem escritos que já li! O enredo é muito fantasioso em muitos momentos, o que nos traz ainda mais curiosidade para saber o que acontecerá no próximo capítulo.

É uma história inexplicável e muito interessante de ser lida, super recomendo pra quem gosta das estranhices e peculiaridades que os escritores russos costumam trazer em suas histórias.

Felipe Ramos 14/02/2022

MALUCO E INESPERADO
Comentar sem spoilers é complicado, posso dizer que é non sense, porem, tem sentido, NAO SEI EXPLICAR.

As histórias paralelas, personagens, sao bem interessantes, me incomodou um pouco foi o desenvolvimento da historia, alguns retornos desnecessários entre desfechos.

Vale a pena ler, muito comico e ate critico se relacionar ao período que se passa, soviético.

Radamila 13/02/2022

Livro muito bom. Demora um pouco até o título ser explicado, mas prende.
Conta as peripécias do séquito de Satanás em Moscou. No meio dos acontecimentos, uma história de amor.
Vale muito a leitura.

MIRANDA 22/01/2022

... Bem, sabe aquele livro que se espera uma coisa e é totalmente nada a ver com o que você esperava da leitura ... pois bem , aí está um bom exemplo .
Palavra para o livro : PINCENÊ

Vinder 14/01/2022

?Isto é um fato. E o fato é a coisa mais teimosa do mundo?

Muito bom! Só me confundia com os nomes russos ?????

Clarissa 15/12/2021

Dá-lhe Mikhail Bulgákov!
Em meio a várias alegorias, conta-se histórias de tirania, de projeções do mal nosso de cada dia, tendo o "diabo" e também seu séquito, papéis centrais nessas projeções. Um livro de tamanha riqueza metafórica que apresenta as lutas, frustrações do próprio autor numa certa época na qual a Rússia, no caso a antiga União Soviética, passava por um regime totalitário na liderança de Stalin e a censura amordaçava muitos artistas e suas obras. Me pareceu que o autor fez uma linda homenagem a sua última companheira, através da personagem Margarida. Um livro cheio de sátiras, ironias, símbolos. Onde o abjeto, as manipulações, seduções, a covardia e o ódio transitam facilmente nas relações, mas onde o amor é também um personagem que ali habita. Uma obra inteligente que me emocionou imensamente quando a relacionei a vida do autor. Dá-lhe Mikhail Bulgákov! Obrigada, senhor! Deixou um belíssimo legado através do seu "mestre" e de "Margarida", eternizou-se. A arte dando seu jeito de resistir as tiranias e seguir viva para contar histórias.

Rebeca.lousz 12/12/2021

Leitura difícil porém divertida
Li o livro sem saber muito o que esperar e terminei sem saber muito o que aconteceu.

A primeira parte do livro é muito cativante, acompanhar todo o rebuliço que o diabo faz em Moscou é, de certa forma, cômico. Devorei cada página e a cada acontecimento me divertia mais que o anterior. Porém, confesso que quando a Margarida entra na história, a leitura ficou arrastada. Toda a fantasia que envolve o baile é muito confusa e um pouco estranha, a Margarida é chata e o foco do livro deixa de ser a confusão instaurada na cidade.

Eu gosto como Bulgákov não tem compromisso com a lógica sequencial. É muito interessante ver a relação sendo construída entre acontecimentos aparentemente independentes. Um quebra-cabeça que primeiro nos são apresentadas as peças e que depois se encaixam para compor o enredo.

Os personagens são marcantes, porém tive dificuldades em saber quem era quem. Não só por conta dos muitos nomes, mas pela dificuldade de pronuncia-los. O que não é um problema com o livro e sim com a língua original o qual foi escrito.

Senti que me faltou uma bagagem de conhecimento prévio para ler este livro, então não sei se é o melhor livro para iniciar nas histórias russas.