Meus 15 anos

Meus 15 anos Luiza Trigo

Resenhas - Meus 15 Anos

Liny Arguilera 22/01/2021

Meus 15 anos
Eu ia ler esse livro antes de fazer 15 anos, mas não o fiz, como ainda não saí dos 15 anos, e meu aniversário é só em julho, decidi que leria antes dos 16, e foi o que fiz.
Foi uma leitura encantadora, divertida, e apesar de juvenil não perdeu sua doce infantilidade, achei uma linda homenagem a galera nerd, sim, nerds não são esquisitos como os esteriótipos, assim como a Bia tem sentimentos, loucuras, lazer, hora de estudar e se divertir, e claro, fã de alguma coisa, como no caso da Bia, são filmes e livros, nerds tem amigos e seus grupinhos, e sai de casa também, apesar de às vezes ser irritante sair de casa. Hahaha
Amei o livro, a festa de 15 anos da Bia, os personagens, e a fofura do Bruno, o Thiago era meio estranho, nada a ver com a Bia, a Amanda era nerd e maluquinha sem medo de ser feliz, a Roberta com aquela seriedade de responsabilidade, e a Priscila simplesmente culturalista com as falas em inglês, a Carol até mais neutra mas uma amiga incrível, infelizmente a Jéssica perdeu a parte boa de ser uma das amigas da Bia, uma garota incrível.

Loanfi 16/06/2022

Gostei
Tentei ler o livro com as minhas percepções de quando tinha 15 anos. O livro é uma gracinha e, apesar da escrita que seguia aquele esteriótipo pesado de adolescente, acho que o meu eu de 15 anos não se importaria muito haha. Só tirei estrelas pelo fato de uma das amigas ficar e namorar com um cara de 20 anos. Isso é tão errado e foi romantizado de maneira absurda. Outro ponto foi a falta de representatividade brasileira. Só tinha referência a filmes e músicas gringas, então não conectei-me tanto com o livro neste ponto. Entretanto, de forma geral eu adorei e me trouxe nostalgia. Alguns personagens são puro suco de toxidade e doideira adolescente e eles existem SIM na vida real kkkk infelizmente já conheci alguns. O grupo de amizade da Bia é uma gracinha e me fez lembrar com carinho do meu antigo grupo.

sarah.taylors 09/01/2023

fofo
livro bobinho e bom pra ler em um dia. é a versão original da história, um pouco diferente do filme com a larissa manoela.

Manuh 18/04/2021

Quando eu comprei esse livro eu lembro que tava na bienal e uma mulher tava quase me obrigando a comprar ele, logo depois descubro que era a autora. Pelo menos tá autografado ??

Bruna Fentanes 10/10/2023

É legalzinho...
Vim ler o livro por causa da série da Disney e entender um pouco mais das personagens. Porém, achei o desenvolvimento das personagens desse primeiro livro muito raso.

A rivalidade feminina me irritou um pouco, mas o que mais me incomodou foi a repetição da história em diferentes perspectivas. Em alguns livros funcionam, mas nesse só achei cansativo e chato mesmo.

Bia é uma personagem fofinha e as amigas dela são legais também. Gostei que não teve muito drama com o melhor amigo dela e o romance entre eles.

É uma leitura leve e dá facilmente para ler em um dia.

Luiz Nascimento 16/01/2018

Gostei mais do filme...
Dessa vez, vestir minha fantasia de pré-adolescente para ler esse livro, não funcionou. Obviamente eu não sou o público ao qual este livro é destinado, mas eu sempre me divirto com essas leituras "bobinhas", pena que isso não aconteceu dessa vez. Parte disso foi pq eu esperai encontrar no livro aquilo que eu vi no filme, esperava um pouco mais de complexidade, de camadas nos personagens, pelo menos na protagonista. A Bia do filme é uma garota órfã de mãe, fato esse que reflete diretamente na sua vida, tem problemas com o pai que nunca a compreende (apesar de se amarem muito), tem uma bonita relação com a música, é aquela nerd zoada na escola e não tem amigos, o que justifica (no filme) ela não querer uma festa de 15 anos. Ninguém iria na festa, pior, ela não tinha ninguém para convidar.
Já a Bia do livro é apenas uma nerd, superinteligente, que vai dar uma festa de 15 anos, ponto. Zero desenvolvimento.
As situações que envolvem os personagens são bem infantilizadas (eu sou professor e eu sei que alunas(os) de 14 anos não se comportam totalmente dessa forma), eles são todo unilaterais, sem personalidades e estereotipados: a menina má é má demais e a menina boa é tão boa que chega a ser tonta. O relacionamento do casal mal é desenvolvido e o personagem dito "o pegador" possui algumas falas e pensamentos bem machistas e escrotinhos.
Enfim, é decepcionante que um livro que originou um filme divertido e até mesmo emocionante (que eu já vi 2 vezes), seja tão raso. Não é só pq é um livro infanto-juvenil que ele tem que ser tão preguiçoso e forçado assim. Melhorem!
Joelma 16/01/2018minha estante
Gostei muito da sua resenha.

Luiz Nascimento 16/01/2018minha estante

Paloma 31/01/2018minha estante
Genteee serio que o filme é melhor???

Agora tu me empolgou em assisti-lo.

E sim, tbm achei o livro bem bobinhoo

Narniano 11/01/2022

Melhor do que eu esperava
O garoto de 12 anos que vive em meu interior amou este livro. Mas ler com 18 anos é um pouco diferente.

A história é rápida e passa voando. Li em um dia. A escrita é bem gostosinha, o que deixa tudo muito leve de se acompanhar.

O rumo de Bia tentando encontrar seu amor, além de toda a preparação para sua festa de 15 anos é muito legal de se ver. Em todo o decorrer me vi rindo, e até se identificando em certos momentos.

Meu maior problema foram os diversos pontos de vista. As narrações de Thiago e Jéssica me incomodaram bastante, e em algumas partes envolveram frases que achei pesadas para um livro de adolescentes.

Thiago é o próprio boy lixo que fala que pega geral, e Jéssica é a patricinha mimada filha de pais ricos que se sente superior. E entrar na cabeça deles não foi muito prazeroso.

Outra parte que me incomodou foi de uma das personagens (que é da mesma sala de Bia, ou seja, está entre 14/15 anos), trocar flertes com um outro homem de vinte e poucos anos (como é descrito no livro). Pode nn ser nada demais para alguns, mas é algo que podia ser evitado. Talvez se a personagem pudesse trocar flertes com alguém da idade dela na festa, seria mais viável.

Gostaria de saber mais sobre as amigas de Bia, e também sobre o Bruno (que eu adorei). Eles têm muito pouco tempo de destaque.

Por fim, a experiência de leitura foi bem divertida. Fui sem esperar nada e acabei recebendo algo bem legal. Não sou a faixa etária que o livro quer atingir, e isso interferiu na minha nota.

Ah, e eu fiquei morrendo de vontade de participar da festa de 15 anos da Bia.

Bia 23/04/2022

Resenha "Meus 15 Anos"
Eu adorei ler esse livro. Ele é curto, dinâmico e muito fofo. Pra quem já viu o filme, eu recomendo ler o livro, pois a história é beeeem diferente, se não tivesse a Larissa Manoela na capa nem diria que um é baseado no outro ?. Como exemplo temos que no filme a Bia, personagem principal, não queria festa e participa de um sorteio, mas no livro ela quer muito uma festa e a mesma acontece no lugar mais chique da cidade.
Eu achei a Bia do livro bem mais madura e com opiniões fortes, diferente da do filme.
Enfim.. como já disse no início, eu recomendo esse livro, acho que vocês também vão gostar e para as vão fazer 15 anos, vão se identificar com a Bia, assim como eu.
Malu 24/04/2022minha estante
Nossa!!! Que resenha incrível, Bia! Que bom que você gostou do livro! Faça mais resenhas ???

Souza221 17/10/2020

Esse é um dos livrinhos que eu queria MUITO ter lido na infância, mas não tive a oportunidade.

É uma historinha super fofa e curtinha. As amigas da Bia são maravilhosas e o Bruno é muito incrível (Se eu fosse mais nova viraria meu crush. haha)

Aqui também conhecemos um futuro homem tóxico em formação: Thiago. Que garoto mais insuportável. A Jéssica também está no mesmo nível, mas eu fiquei com pena do final que ela teve na história.

Acabou que o livro é super diferente do filme (a única coisa que achei parecido foi o nome dos personagens e o fato da protagonista ter um aniversário de 15 anos).

O livro é mil vezes melhor (mas quando não é?).

Lala Kim 26/03/2020

A história é muito boa para quem gosta de um gênero de amor e superação adolescente. Livro muito bem escrito, mas que na minha opinião poderia ter mais enredo.

Eloá 25/12/2021

Bem rapidinho, li em um dia Só,é um clichê bem levinho e muito bom.Otimo pra sair de resaca literária.
A história é interesante e gostei também dela ser contada de mais de um ponto de vista.

Hellen119 26/03/2024

Um livro muito bom pra quem quer começar a ler,leitura fácil e uma história leve e prazerosa de ler...