Uprooted

Uprooted Naomi Novik

Resenhas - Uprooted

Monique 05/12/2023

Seria melhor sem o romance
Uma booktuber que acompanho recomendou Uprooted (ou Enraizados, como foi lançado aqui no Brasil) e, como temos gostos similares para livros, isso me motivou a ler o livro.
É um livro que é mais conhecido pelo romance, mas, sinceramente, ele poderia muito bem ter se sustentado sem as cenas de romance, visto que a parte relacionada à magia é bem mais interessante de acompanhar.
Além disso, fiquei bem interessada pelas mulheres presentes no livro e gostaria que elas tivessem aparecido mais.
Algumas cenas me incomodaram também, todas elas relacionadas de alguma com os personagens masculinos, o que me fizeram abaixar a nota do livro. Que novidade, né? Homens sendo homens.
Enfim, eu gostei muito do livro e teria gostado ainda mais se não fosse por esses pontos que citei. De qualquer forma, recomendo a leitura.

-Louie 10/07/2023

Bom, já tenho resenha desse aqui, já que li faz menos de 3 anos. É só procurar pela resenha de Enraizados no meu perfil.

Vou acrescentar que foi minha primeira leitura de *livro* em inglês, não achei ele muuuito fácil não. Dá pra ir se adaptando com as palavras e o estilo de escrita (que é muito bom), mas como não estou acostumada as vezes eu comparava com a edição pt-br que tenho por aqui. Foi uma experiência legal, dá pra ver como uma língua afeta nossa percepção na história! Não aconselho a leitura da versão em inglês se for seu primeiro livro no idioma, a não ser que tenham lido em português antes como eu, é isso

Dayane.Persil 19/08/2021

Não esperava gostar tanto
- Essa não é uma resenha, mas apenas minha impressão pessoal do livro sem é claro, dar spoilers -

Vi algumas resenhas dos gringos esculachando esse livro, então, comecei a ler com os dois pés atrás e não esperando muita coisa.

Bem, essa acabou por ser uma agradável surpresa. Primeiro achei que seria mais voltado para o romance e mesmo eu sento uma grande fã de romance não achei que atrapalhou a estória em nada.

O que eu mais gostei foi a forma que a estória vai crescendo e mostrando que os problemas são mais profundos do que pensamos no começo. Sofri um pouquinho com a Agnieska no começo (rapaz, que nome é esse?!), mas se pensarmos que ela é uma adolescente... faz sentido as decisões dela.

Não é um livro perfeito, mas muito divertido. Cheio de ação, aventura, fantasia e um pouquinho de romance pra deixar o coração quentinho.

Minha única reclamação é que esse livro acabou rápido de mais e eu queria muito mais!
Nanda Henriques 19/08/2021minha estante
Não conhecia o livro, mas sua resenha me despertou o interesse.

Dayane.Persil 19/08/2021minha estante
Eu gostei bastante!
Tipo, ele tem uma estória dentro da estória. No começo achei tudo meio sem noção, mas depois a gente passa a entender o motivo de cada coisa e eu acabei me apaixonando.

JuSchwinn 15/07/2021

Não consegui me desgrudar desse livro durante quase toda a leitura. Por vezes esquisito, super imaginativo e com a floresta mais medonha que eu já vi em qualquer história. Adorei!

Lauraa Machado 23/02/2019

Um verdadeiro conto de fadas
Antes de mais nada, tenho que admitir que gostei bem mais desse livro do que esperava. Ele é bem estilo conto de fadas do leste europeu e conquista logo nas primeiras páginas. Como a minha amiga, que fez essa leitura em conjunto comigo, disse, a voz narrativa da protagonista é bem legal do começo ao fim. Tive alguns pequenos problemas com o enredo mais para o final, mas ainda me surpreendi com a leitura e recomendo completamente.

Acho mega válido avisar que a sinopse desse livro não é toda sua história. Ela só conta sobre a base, a primeira realidade da protagonista, que parece tão pequena depois que você passa da metade. A história é muito maior, mais complexa e única. Já disse que recomendo completamente? O enredo é bem movimentado desde o começo, mas uma das minhas pequenas críticas é que tem uma parte do final que ficou, na minha opinião, tumultuada demais com conflitos. Pareceu ser a junção de três ideias ótimas para clímax em um só, o que definitivamente não era necessário e chegou bem perto de fazer a história parecer exagerada demais.

Eu gostei bastante da Agnieszka desde o começo, mais ainda pelo jeito que ela acabou. Ela cresceu muito durante a história, mas foi lindo ver que sua essência permaneceu. Além dela, o Dragão é simplesmente apaixonante e minha única crítica para ele é que ele não aparece o suficiente depois de um terço do livro, mais ou menos. Eu leria um livro só dele, é verdade.

Outro problema que tive foi com o romance. Tem pouco romance demais aqui. Eu entenderia se a autora não quisesse romance nenhum, mas aí ela poderia ter feito Nieszka e Dragão não terem tanta química e tensão apaixonantes, né? Não precisava fazer o romance ficar em primeiro plano, mas também não precisava servir em doses homeopáticas só para me deixar com vontade no final - e descobrir que é um livro único.

Outra coisa maravilhosa do livro é a Kasia, melhor amiga da Nieszka, que no começo parecia que só ia fazer parte de pequenas menções, mas acabou tendo um papel incrível e com desenvolvimento. Mas linda ainda só a relação verdadeira entre as duas, que não era pura ou descomplicada, mas que tinha tanto amor envolvido que valia a pena! Gosto de personagens mulheres assim, obrigada!

Eu realmente acho que deveriam dar uma chance a esse livro. Ele é mesmo como um conto de fadas, tem toda a ambientação característica e com alguns detalhes bizarros também, mas ainda com aquele romantismo (para tudo, não só relações românticas) intenso e viciante. A magia da história, dos personagens e da Floresta parece tão real, que tem textura, peso e cheiro para mim. Se isso não é a maior prova de um livro de fantasia incrível, nada é.

Lauraa Machado 17/02/2019minha estante
Você deveria sinalizar sua resenha com spoiler. Parei de ler no meio, mas não consegui evitar ler uma revelação que eu estava adorando esperar ser revelada durante o livro (que está me agradando muito até agora). Entendo que tenha detestado o livro, mas marcar a resenha com spoiler é um sinal de consideração pelas outras pessoas que ainda estão lendo ou vão ler.

Marcella.Martha 08/08/2019minha estante
Você tem toda razão. Eu só copiei do Goodreads, onde tava marcado com spoiler, e nem me liguei de marcar aqui também. Já corrigi! Peço desculpas! :(

Natalia.Goncalves 20/01/2016

Difícil escrever sobre esse livro
Agnieska é uma menina de 15 anos que vive em um dos 7 vilarejos rodeados por uma floresta maligna. De acordo com relatos, as pessoas que adentram essa floresta não retornam ou são corrompidas pelo mau.
A cada 10 anos, o povo desses vilarejos oferecem uma de suas filhas para viver com o dragão, que na verdade se trata do mago que protege a região. Após esse tempo, elas estão educadas e ricas, mas nunca mais retornam para suas vilas de origem. Há muitas especulações sobre o que acontece com a moça durante o seu cárcere na torre, porém, ninguém nunca soube de fato.
Era esperado que a melhor amiga de Agnieska (Kasia) fosse a escolhida, devido sua beleza e "treinamento" para servir adequadamente seu lorde. No entanto, o mago acaba escolhendo Agnieska, a menina suja e dessarumada, cujo único talento parece ser encontrar coisas inesperadas e ter uma grande sorte. Desse ponto em diante, vamos entendendo mais sobre os personagens e a floresta, como vendo o amadurecimento de Agnieska.
Em geral, a sensação é que os personagens são comuns a outros livros, assim como algumas situações. Mas a autora consegue encaixa-los de modo que a história não fique repetitiva (como um vale a pena ver de novo).
Apesar de alguns clichês, o fato do vilão da história ser uma floresta e se lutar contra algo desconhecido tornou tudo diferente e interessante. O enredo tem magia, conflito de poder, um quê de romance e principalmente amizade. A relação entre a Agnieska e a Kasia talvez seja a de amizade mais bonitas que já li. Indicado para aqueles que gostam de fantasia YA