O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste - Uma Introdução

Wemerson 16/01/2016

Distopia interessante.
Fórmula batidinha, mas que tem funcionado: adolescentes, desafios, situações horríveis e impossíveis.
Esse "livro" é só o começo.
Com certeza tem muita coisa boa na trilogia após essa introdução.

Katlyn.Pereira 19/03/2023

Me surpreendi com o livro. Não é a obra mais inovadora da terra, mas é muito bom pra passar o tempo. Uma pegada bem divergente com jogos vorazes. Recomendo
Katlyn.Pereira 19/03/2023minha estante
Uma coisa que achei interessante e esqueci de comentar é sobre o quanto achei legal, que nessa distopia, é medida por inteligência. Achei bem diferente. Em certo momento da história, remete até a pressão que é o Enem e vestibulares (obviamente que com menos pressão kkkk) mas ótimo de verdade

Nat 28/02/2016

Zeen, irmão mais velho de Cia, é considerado o aluno mais esperto e todo mundo diz que ele será chamado para fazer o Teste. Só que o dia da formatura chega e vai sem que isso aconteça. Zeen não quer saber de passar o resto da vida trabalhando para o pai, então ele tenta sair de casa na surdina, sem despedidas, até que uma conversa com o pai o faz desistir. A partir desse momento, é Cia quem começa a se preparar para ser chamada para fazer o Teste.

Livro fininho, leitura bem rápida. Esse ebook é somente um guia de introdução ao mundo distópico de Joelle Charbonneau. Nele fica claro o profundo laço que une Cia e seu irmão Zeen, coisa que é rapidamente mostrada no primeiro livro da série (foi o único que li até agora). Para quem gosta da série, esse ebook é obrigatório. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/01/o-teste-joelle-charbonneau-rc-2016.html

Isadoleleo 18/12/2022

Como é que uma pessoa pode errar tanto assim??? No caso a pessoa sou eu kkkkkk.
Ainda não terminei de ler o primeiro livro, descobri que tem essa "introdução" que é narrada pelo Zeen e decidi ler. Gostei muito, além de que eu já gostava do Zeen pelo que li no primeiro livro.

PorEssasPáginas 07/07/2014

Resenha: O Teste - Uma Introdução - Por Essas Páginas
Eu adorei O Teste quando o li em apenas dois dias maio desse ano. Fui completamente arrebatada por esse livro. Empolgante, angustiante, inteligente. Portanto, quando vi que havia um conto introdutório dele… ah, eu gritei de felicidade e corri para baixar e ler (o conto é gratuito, gente!)! E, claro, Joelle Charbonneau não me decepcionou nessa pequena história.

Nesse conto, o narrador e protagonista é Zeen, o irmão mais velho e brilhante de Cia - protagonista do livro. Nós já sabíamos o quanto ele era inteligente quando lemos O Teste, mas lendo esse conto percebemos que, assim como Cia, ele tinha uma grande ambição de ser selecionado e enviado à capital para realizar O Teste. Ele não consegue (e isso não é nenhum spoiler, já que está no livro), e nós também sabemos muito bem o porquê.

O conto é basicamente sobre os sentimentos de Zeen sobre sua vida em Cinco Lagos, sobre seus sonhos e sua frustração perante “o fracasso”, sobre as dúvidas e segredos do seu pai, mas também é sobre Cia. Nesse pequeno texto temos um vislumbre da forte e inteligente protagonista da série, do carinho do seu irmão e como ele a incentivou a viver o sonho que ele mesmo não pôde. E temos um prelúdio do que ainda pode acontecer na história.

A narrativa vigorosa e empolgante da autora está presente, mesmo que muito mais condensada e sem grandes reviravoltas narrativas. No entanto, ler um conto é muito diferente de ler um livro e, aqui, temos apenas uma espiada em um dos personagens dessa série, em um momento de sua vida. E devo dizer que, ao menos para mim, essa espiada foi bastante interessante e divertida. Acho muito bacana quando um livro ou uma série tem esses contos avulsos, que mostram outras vozes da mesma história. E, claro, é nesse momento que os e-books são importantes também: esse conto está disponível gratuitamente, mas somente em formato digital.

Gostei da diagramação dessa edição digital e da edição da Editora Única. Muitas vezes a gente vê edições de e-books preguiçosas por aí, mas a Única foi caprichosa aqui, mesmo sendo um conto gratuito. Espero que venham mais contos como esses! E, claro, o segundo volume da série, Estudo Independente, já está por aí. Preciso dizer o quanto estou enlouquecida para lê-lo, especialmente depois do aperitivo desse conto super recomendado?

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-teste-uma-introducao

Lina DC 16/07/2014

Viciante!
"O Teste - Uma Introdução" é um ebook bem curtinho (tem apenas 11 páginas) que será narrado em primeira pessoa por Zeen, o irmão mais velho de Cia. Para aqueles que já leram o primeiro livro, observaram que Zeen é tão inteligente quanto sua irmãzinha, então seria de se esperar que ele também tivesse realizado a prova, não é?
Nesse ebook vamos conhecer o Zeen adolescente, um rapaz que anseia em fazer grandes feitos, que é muito inteligente, mas também extremamente emocional. O período que a história ocorre é durante a sua formatura.
Ter a oportunidade de ler esse ebook permite ao leitor compreender um pouco Zeen e até mesmo a interação da família de Cia, já que nos outros dois livros ("O Teste" e "Estudo Independente", a perspectiva é apenas da protagonista).
Observamos também um pouco mais sobre o estreito laço que Zeen e Cia possuem. Fica claro o amor por todos os irmãos, mas Zeen tem uma maior preocupação com a sua irmã mais nova.
Para aqueles que se apaixonaram pelo primeiro livro, esse ebook é uma leitura obrigatória. Mesmo sendo curtinho, Joelle Charbonneau conseguiu transmitir uma gama de emoções que despertam o leitor e o convidam a participar da história.

"- Ele acha que você não ficaria feliz morando em Cinco Lagos com a gente. Não é verdade, é?
Faço a única coisa que posso. Minto.
- Vou ficar feliz, não importa o que aconteça. Eu prometo".

Gabriel.Sales 07/01/2022

Legalzinho
Conto super curtinho para mostrar um pouco do processo pelo qual Zeen passou ao ser ignorado pelo Teste em sua época e para mostrar mais de sua ligação com Cia e seu pai e detalhes da história desse mundo, mas nada muito aprofundado, pois são apenas 11 páginas.

Isabelle (@falandocomlivros) 27/01/2022

O teste uma introdução
Aqui acompanhamos Zeen irmão da protagonista Cia, ele sonha em ser selecionado para o teste assim como seu pai foi, porém as coisas não saem como o esperado e ele passa a ter um dilema, ir embora da colônia cinco lagos( seu lar) rumo aos lugares desconhecidos proporcionados pelo teste?, ou permanecer em sua casa e aprender o ofício do pai?
Comecei a ler o teste agora, e já no primeiro capítulo certa atitude de Zeen enquanto seu pai discursava na fortuna de Cia , chamou minha atenção, e esse conto me deu a resposta. Além disso pode-se dizer que ele teve grande influência no desejo de Cia participar do o Teste, a dedicação e o sonho do irmão a inspiraram a seguir esse caminho, mesmo sendo tão novinha aqui, só 10 anos.Apesar das poucas páginas Zeen conseguiu minha atenção e me deixou curiosa, espero que ele tenha muito a mostrar na trilogia.