As Coisas Que Você Sabe Sobre Mim

As Coisas Que Você Sabe Sobre Mim Clara Sánchez

Resenhas - As Coisas Que Você Sabe Sobre Mim

Juliana990 22/05/2023

O livro poderia ser interessante, porém o papo sobre ?oculto? não me atrai. Achei interessante o processo de descobrimento da personagem, porém achei muito enrolado as relações dela? me pareceu uma grande tonta, e não gosto de tontas. Não acho que vale a pena a leitura!

Elizania1 25/03/2023

Você não dá muita esperença para um livro de 10 reais, de escritora não tão famosa, mas tudo tem seu tempo e me surpreendi. Leitura razoável e entre seus altos e baixos.

maguismad 06/07/2021

𝙩𝙪𝙙𝙤 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙨𝙚𝙧 𝙗𝙤𝙢 𝙢𝙖𝙨...
A ideia da história era promissora: a pressão na vida de um modelo, um casamento desarmonioso, um círculo social duvidoso e presságios que podem custar a vida. Mas a forma como tudo foi conectado eu achei meio maçante. Passei o livro inteiro odiando o marido da protagonista, o que me fez gostar muito do final. Porém o decorrer do livro é meio em círculos, e os acontecimentos em si são meio chatos. Porém teve algumas partes muito bem escritas em relação à reflexão da vida e dos acontecimentos.

“Porque, quando se ama uma pessoa, a única coisa que se deseja é essa pessoa em estado puro.”

“... quando queremos algo de alguém, parece que tudo desse alguém tem a ver conosco.”

“Quando a gente está sozinha, pode fazer tudo que quer.”

“Achava uma crueldade impedir que quem quisesse ir embora, fosse; animal ou ser humano.”

“... preferia não saber como funciona o mundo, porque antes de saber eu era feliz.”

ps: a protagonista é insuportável, para mim quem mais fazia mal á ela era ela mesma, mesmo ela realmente amando Elías, o que não é errado, apesar dele ser um filho da puta.

yomaeli 30/05/2021

Comprei esse livro por causa da sua sinopse. Patrícia é uma modelo famosa que em uma viagem de avião conhece Viviana, uma mulher toda ligada à espiritualidade que é categórica em dizer para a modelo: alguém está querendo sua morte.

Depois que a viagem passa, sua vida volta ao normal... até que acidentes começam a acontecer, plantando o estado de alerta: quem está desejando meu mal? E além disso: há uma ameaça real? Sobrenatural?

O romance espanhol é muito fluído, a experiência de leitura foi leve e ocorreu sem maiores problemas. Já os personagens, bom, não espere se ligar afetivamente a nenhum. Em sua maioria, eles são mesquinhos, artificiais, presunçosos. Se ocorrer de simpatizar com algum, será em momentos bem pontuais. Mas para mim, Viviana foi a melhor.

Aqui, todos acabam sendo atravessados pelas cobranças do segmento ao qual Patrícia pertence. Vemos como sua vida opera superficialmente, baseada apenas na perpetuação da beleza e da imagem, assim como da busca pelo sucesso cada vez maior e na estruturação de laços enfraquecidos. Seu casamento, mesmo que a personagem defenda como maravilhoso, nunca desce fácil pela nossa garganta. A relação com seus pais e irmã também é praticamente inexistente.

O livro nos possibilita ver Patrícia se desenvolvendo para além desse universo restrito das passarelas, se permitindo descobrir coisas mais mundanas e humanas, ainda que venham por meio de situações mirabolantes que podem parecer forçadas.

Apesar disso, Sánchez sabe usar sua escrita positivamente, construindo características sem ser prolixa e permitindo que as páginas sejam viradas sem que a gente perceba. Mesmo que não se torne o livro mais significativo de sua vida, é uma ótima possibilidade de entretenimento.

Caroline.Correia 17/12/2018

Maravilhoso
Sur-pre-en-den-te!!! A escritora nos revela aos poucos determinados personagens, e conforme vão entrando em cena, assim como Patricia, ficamos desconfiadas se não seriam a tal pessoa. Impressionante!!! Confesso que a pessoa que desconfiei realmente tinha culpa no cartório, mas me surpreendi ao constatar que tinha razão só que com um elemento a mais! Mistério e descobertas, é o que mais temos aqui, com duas reviravoltas bombásticas no final.

site: https://jovemedivertida.com/2014/10/02/as-coisas-que-voce-sabe-sobre-mim/

@injoyce_ 02/08/2018

As coisas que você sabe sobre mim
Não gosto de romance, mas um bom drama me prende o fôlego.
Patrícia é modelo, linda e rica. Se diz muito feliz e realizada, até que em um vôo turbulento, uma senhora, fala que alguém a quer morta.
Decidida a descobrir quem a quer mal, Patrícia começa a analisar cada pessoa que a rodeia e os segredos sujos e avassaladores começam a aparecer e mudar sua vida para sempre.
Me fez muita raiva no começo de leitura, mas quando o drama foi desenvolvendo e os mistérios sendo desvendados, já estava sem fôlego de tanta empolgação.
Não é a toa que o livro recebeu o prêmio planeta em seu ano de lançamento.

Literatura 27/02/2015

A arte de se fazer inimigos

Podem me chamar de exigente, entre outras coisas, mas muita capa de livro já me fez comprar ou evitá-lo. E a capa de As coisas que você sabe sobre mim (Planeta, 336 páginas) puxou meus olhos de tal maneira que passei a desejá-lo. Um título sugestivo deu mais um empurrãozinho e lá estava eu lendo Clara Sánchez, autora espanhola desconhecida para mim.

Alguma coisa estava fora do eixo: quando comparei aquela loura de olhos verdes da capa com a protagonista de olhos castanhos claros, isso me incomodou bastante. Não entendi o motivo de tal disparidade. Mas vamos ao livro.

Patrícia é uma modelo de sucesso, dessas que podem esbanjar dinheiro, porém está chegando a uma idade em que ela não é mais a novidade e o mundo da moda exige algo novo. Ao voltar de uma viagem de avião a trabalho, um pouco antes de quase se arrebentarem com a suposta queda do avião, ela é consolada e advertida pela mística Viviana:

“— Não vamos morrer, hoje não. Sairemos da tempestade e voltaremos para casa. Mas existe alguém que deseja que você não viva…”

Um início perturbador e que redundará em todos os acontecimentos vindouros do livro. Acho esta vida de modelo algo fútil, um universo que não me interessa. Ou melhor, não me interessava. O estranho neste mundo é tomar consciência de quantos inimigos se pode fazer até se alcançar um patamar elevado na carreira. De uma maneira ou de outra, todos podem querer a ruína desta linda modelo.

Pode ser sua irmã, que acredita ser o patinho feio da família e nunca obteve êxito como escritora. Pode ser a modelo do momento (Manuela), que não se importa em utilizar beleza e artimanhas para alçar voos mais altos:

“A absoluta falta de temor de Manuela me dava medo. Era uma garota feita de pedaços de mundo, de tudo que ia encontrando aqui e ali, bom e ruim”.

Quem sabe sua chefe Irina, praticamente uma capitã do exército, com conceitos próprios e que nunca se deixa abater, mas que sabe que precisa afastar Patrícia para dar lugar a uma nova modelo:

“A beleza em primeiro lugar… Vocês são a sensação dos outros, não de si mesmas. Vocês não têm coração, o coração só serve para sofrer e fazer sofrer…”

Enquanto tenta adivinhar quem poderia querer lhe fazer mal, começam a acontecer pequenos acidentes que a colocam em alerta. Precisa descobrir se Viviana tem ou não esta capacidade sensitiva ou se é uma charlatã.

site: Leia mais em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-as-coisas-que-voce-sabe-sobre-mim-clara-sanchez-a-arte-de-se-fazer-inimigo/#.VPCiRPnF-VN

Euflauzino 24/02/2015

A arte de se fazer inimigos

site: Leia mais em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-as-coisas-que-voce-sabe-sobre-mim-clara-sanchez-a-arte-de-se-fazer-inimigo/#.VOxitPnF-VM
Manuella_3 24/02/2015minha estante
Caro Rodolfo, não sei dizer o que este livro me faz sentir, se um pouco de curiosidade pelo mundo das celebridades, os bastidores, as intrigas e ao que se sujeitam essas meninas? ou se um quase desinteresse. Vi o livro e não me vi movida para ele.
Mas sua resenha, como sempre, tem o poder de mostrar: ?veja isso aqui, que interessante?, até de justificar a autora, fazendo a ressalva ao fim do seu (sempre) belo texto.
É um mundo tão distante de mim, do que espero e quero da vida, tão antecipadamente cansada dessas conversinhas mesquinhas e atitudes questionáveis, acho que está aí a minha resistência a pegar esta leitura. E por outro lado algo me inquieta por querer saber como a coisa rola por trás dos holofotes, o cotidiano comum que essas pessoas também vivem, como lidam com fracassos e sucessos, autoimagem, egos? tão jovens ainda para lidar com essas questões, muitas vezes longe da família? Enfim, temos mesmo um livro polêmico já na prateleira...

Dressa Oficial 15/09/2014

Resenha - As Coisas Que Você Sabe Sobre Mim
Olá, tudo bem com você?

Esse livro confesso que não tinha muitas expectativas para com ele, mas apesar de ser um história bem diferente a narrativa do livro é muito fácil e foi ótimo ler esse livro depois da ressaca literária que eu estava depois de ter lido "Proibido" .

Patrícia é a protagonista dessa história e é quem narra todos os capítulos, ela é modelo de passarela e fotográfica então além de ser linda é bem magra, ela é casada e apesar da pouca idade tem muito dinheiro afinal o mercado da moda recompensa muito bem suas modelos.

Patricia até então sempre acreditou ser feliz, e sempre se sentiu sortuda com sua vida, ela é casada com Elias um pintor fracassado, que ela sempre tenta fazê-lo feliz a qualquer custo, as vezes até evita de falar sobre coisas chatas para que ele não se irrite e possa ter inspiração para pintar novos quadros.

Patrícia ainda ajuda financeiramente seus pais, ajudou eles a comprar uma casa e tem uma irmã que recebe um salário alto para poder ser sua secretária.

Porém em uma viagem a serviço Patrícia senta ao lado de uma senhora chamada Viviana onde a senhora não consegue enxergar nada pois esqueceu seus óculos em algum lugar, Patricia então acaba ajudando Viviana a ler o cardápio e também a se acalmar pois o avião sofre muitas turbulências e então Viviana conta para Patricia que esta sentindo que alguém quer matar Patricia mas não consegue definir se é um homem ou uma mulher.

Patricia então começa a perceber que sua vida depois desse encontro começa a ficar bagunçada, e coisas estranhas começam a acontecer como ela ficar paralisada justamente na hora do desfile, torcer o pé bem no meio de uma filmagem para um filme que ela foi convidada a fazer, quebrar o braço ao ir visitar seus pais.

Página 53
- O mal, enquanto não nos fere ou nos mata, não costuma dar as caras; do contrário, poderíamos lutar contra ele e até vencê-lo.

Ou seja a vida de Patricia muda muito depois desse encontro, e então Patricia toma como missão descobrir quem é a pessoa que quer seu mal, entre elas ela desconfia de uma outra modelo viciada em drogas, o dono da agência onde trabalha, a agente da agência de modelos, até de sua irmã a menina desconfia.

Claro que para mim, quem queria o mal de Patricia estava muito óbvio e justamente para quem esta lendo percebe de quem se trata mas Patricia nunca percebe e nem desconfia e isso faz a leitura ficar mais atrativa pois queremos saber se ela vai achar a pessoa que quer seu mal ou não.

O livro tem capítulos curtos e as letras estão em ótimo tamanho, as páginas são amareladas e a narrativa é muito parecida com os livros do gênero de Chick-lit , o que faz a leitura se tornar super agradável.

A única coisa que não me agradou totalmente foi o final por isso não dei nota máxima, mas adorei a escrita da autora e todo o enredo que ela montou, com certeza é um livro bem diferente dos temas que costumo ler e recomendo muito a leitura principalmente para quem pretende sair de uma ressaca literária ou conhecer outros gêneros.

Viviana é uma personagem misteriosa que já sofreu muito no passado mas mesmo assim consegui gostar muito dela, agora não posso falar do personagem que menos gostei do livro senão vou dar spoiler e vocês vão descobrir quem é a pessoa que deseja o mal dela.

Então fica minha recomendação para você ler esse livro e tentar desvendar também esse mistério :)

Página 316
Não é fácil deixar de amar. O amor é uma doença cheia de indignidade e covardia. Eu sentia por Elías algo parecido com o que Manuela sentia pela favela, não me saia da cabeça.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/09/resenha-as-coisas-que-voce-sabe-sobre.html

@cheiade9h 07/08/2014

As Coisas que Você Sabe Sobre Mim (mds, que título longo) foi uma surpresa por completo! Conhecemos Patrícia uma modelo que abriu mão dos estudos e de sua família para viver nesse mundo de manequim 36/34. Patrícia é uma pessoa boa e ingênua, é casada com Elías (um pintor) e mesmo que ainda não more mais com seus pais, sempre que possível envia dinheiro a eles, e sua irmã é como sua agente/secretária. Então para ela, aparentemente, estava tudo belezinha.

Patrícia teria a vida perfeita, acreditava que era feliz do jeito que estava, até que conhece Viviana num voo. Viviana é uma senhora misteriosa que simplesmente solta a seguinte bomba para Patrícia: "alguém quer te matar". Mas isso passaria batido por Patrícia, se coisas estranhas não tivessem acontecido, acidentes, um atrás do outro.

"Mas talvez tudo isso já estivesse acontecendo antes de eu conhecer Viviana, e ela só estivesse me ajudando a abrir os olhos, a olhar a realidade cara a cara."
Página 283

Com a narrativa em primeira pessoa, somos incluídos em memórias da nossa narradora, sobre cada personagem que ela tem contato (bom e ruim) fazendo com ela faça um "balanço" de quem teria essa coragem e/ou qual motivo que essa pessoa teria querer vê-la morta.

E então a minha cabeça começou a explodir. Patrícia fala sobre sua chefe, sua colega de trabalho, sobre sua irmã, de to-das as pessoas que ela já teve (ou tem contato), e o pior é que todos tem um motivo para querer o mal dela, deixando o leitor mega dividido em achar um culpado.

Mas Viviana está aqui para ajudar, Patrícia consegue encontrá-la depois do voo, e nisso Patrícia apresenta a Viviana as opções de quem seria o grande vilão. Além de estarmos na mente da Patrícia, vemos o quanto ela é ingênua e não se prepara para ver o "mal" no ser humano, conhecemos também a história de Viviana, que é sofrida. Viviana é uma personagem bem misteriosa, inteligente, com uma pitada de misticismo em suas ações

"- Não se preocupe. Não percebe que você se preocupa muito com os outros? Você os torna fracos. Todo mundo se vira para sobreviver."
Página 298

E ainda estou sem reação sobre o final da trama '-'
Foi uma mistura de felicidade, pela Patrícia ter amadurecido, e uma dose de ódio, porque estava esperando um final bem diferente do que se teve... Pra ser sincera eu nem sabia o que pensar sobre o final, mas o final original, o final "final", não estava na minha lista, então fui pega de surpresa.

As Coisas que Você Sabe Sobre Mim, é um ótimo livro pra você conhecer a mente de uma modelo e o seu mundo, por mais que vejamos notícias sobre esse tema, é interessante estar na mente de uma. E além disso, a trama do livro é para leitores que gostam de uma leitura firme e que trazem questionamentos.

Foi meu primeiro contato com a escrita da autora Clara, e que escrita! A Editora Planeta também tem os direitos de outro livro dela: O Perfume da Folha de Limão, que está na minha lista de "vou ler" :3

site: http://www.livroterapias.com/2014/07/resenha-as-coisas-que-voce-sabe-sobre.html

Fernanda 23/07/2014

Resenha: As Coisas Que Você Sabe Sobre Mim
Resenha: “As coisas que você sabe sobre mim” oferece uma história intercalada por vários mistérios e momentos um tanto conflituosos. A premissa gira em torno de assuntos que envolvem julgamentos e principalmente a superficialidade na vida das pessoas, bem como a atribuição do que de fato é relevante.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/07/resenha-as-coisas-que-voce-sabe-sobre.html