Despedaçada

Despedaçada Teri Terry

Resenhas - Despedaçada

Mila F. @delivroemlivro_ 23/10/2014

Um desfecho coerente!!!!
Neste desfecho, completamente coerente com todo o desenvolver da história no decorrer dos três livros, nos colocou diante de uma nova Kyla, que agora após os acontecimentos do livro anterior e passar por transformações estéticas da TAI (Tecnologia de Aperfeiçoamento de Imagem) passa a se chamar Riley, nome bastante peculiar e que demonstra que a ex-Kyla/Lucy/Chuva está tentando se encontrar.
Após as transformações, Riley, vai encontrar-se com sua mãe [mãe antes de ser reiniciadas] através das artimanhas do DEA (Desaparecidos em Ação) e na nova cidade e ao lado de sua mãe ela começa a fazer muitas ligações de sua antiga vida, sua vida de reiniciada e a atual vida. Em sua casa ela acaba tendo lembranças de fatos e acontecimentos que ocorreram dentro daquelas paredes.
Muita coisa acontece desde o momento em que Riley/Kyla fica ligando os pontos soltos de sua vida: a sociedade ainda vive temerosa com os Lordeiros que ao invés de proteger a população acabam se tornando ditadores e apavorando a todos. Muitas surpresas, perigos e descobertas sobre o programa de reiniciação das pessoas vêm à tona.
O que acho mais impressionante na distopia criada por Teri Terry é a capacidade que ela tem de dar uma reviravolta tremenda nos fatos, soltar pistas no decorrer da narrativa e sempre deixar um suspense pairando.
Outro ponto que me faz gostar ainda mais desse livro é que a personagem principal Riley/Kyla é muito madura e forte, bastante objetiva e apesar de seus medos e dúvidas ela não é o tipo de personagem que faz drama, ela é forte e decidida. Até mesmo diante de um massacre horroroso que acontece o livro, surpreendi-me com ela.
Sobre o desfecho, não quero soltar spoiler, mas só digo uma coisa: foi surpreendente e coerente. Sei que vai surpreender a uns e frustrar a outros, mas que tiver o bom senso de analisar desde o primeiro livro até este, vai ver que o destino que a Teri proporcionou para Kyla, Ben, Aiden, doura Lysander e outros personagens que encontramos neste livro e que nem pensávamos que existiam foi um destino que agrada, que não tem final completamente feliz quando a sociedade mudou drasticamente, mas que há recomeços mesmo diante de tantas perdas.
Despedaçada foi um livro maravilhoso, no geral, a trilogia toda foi fabulosa e incrível. Esta distopia foi uma surpresa incrível e já se tornou uma de minhas queridinhas, antes de saber como ela terminaria já indicava a leitura imagina agora que sei o que acontece e que achei um final bom: claro que indico ainda mais!

Camila Márcia

site: www.delivroemlivro.com.br

Sáh 31/01/2022

Despedaçar para se encontrar
A trilogia Reiniciados foi uma surpresa boa. Como uma amante de distopias e de um bom mistério, a premissa me pegou de jeito logo no início, e foi um longo (e sofrido) caminho até o final.
Kyla, com seus muitos nomes e histórias consegue te fazer sentir cada sentimento que ela passa, cada dor, cada surpresa: por descobrirmos a história junto com ela, as emoções ficam extremamente reais.
O final é surpreendente e vemos que nem todo mundo é quem parece ser, e que não existe ninguém 100% bom ou mau.
Milly 01/02/2022minha estante
Tô com o primeiro livro aqui, espero gostar também

Sáh 02/02/2022minha estante
Vai ficando melhor ao longo dos livros, como se a personagem amadurecesse com a história... Acho que você vai gostar!

skuser02844 27/10/2022

Eu adorei ler essa trilogia, me conectei muito com os personagens e me envolvi com a história. Minha única ressalva é: a autora passou tempo demais (praticamente 50% do livro) tratando minuciosamente de algumas coisas que poderiam ter sido resumidas, e daí faltou tempo pra explicar melhor as coisas no final. Era 96% e nada tinha se resolvido ainda, então achei o final um pouco raso e rápido demais. Fiquei esperando ver mais do casal no final, mas de qualquer forma gostei muito das escolhas da personagem à respeito disso.

Eme Pê 05/08/2020

lobo em pele de cordeiro
A grande reflexão que o livro me causou é que nem todos são o que parecem ser, e rever nossos conceitos é mais importante do que a gente pode imaginar.

Rudiely 13/04/2021

Gran finally!
Estava lendo super devagar as últimas páginas, com pena de me despedir do universo criado pela autora. Mesmo com grandes acontecimentos de explodir a cabeça, eu lutava para ler o mais devagar possível.
Confesso que estava achando o início do livro lento, parecia até uma história diferente. Mas no final tudo fez sentido, as pontas se conectam e a trama se fecha totalmente no final.
A autora não foi nada clichê no final dessa trilogia e a achei extremamente sagaz com os rumos que tudo tomou.
Recomendo extremamente a leitura, e é um tipo de livro que serve para todas as idades. Algo vai ser absorvido daqui!

"De agora em diante, ninguém além de mim tem direito a opinar no que eu escolho lembrar, e no que eu escolho esquecer."

Emi 09/09/2014

Final eletrizante.
Das distopias que eu tenho lido por ai, essa sem dúvida é a melhor. Vc começa lendo Reiniciados e se apaixona, Fragmentada consegue ser ainda melhor e então Despedaçada supera os dois anteriores fechando a trilogia de forma brilhante.
A história é de arrepiar e vai te deixar com a respiração presa até vc sentir que está ficando azul. Kyle é uma das personagens mais completas que eu já li. Ela é doce, forte, inteligente e tem suas fraquezas que a deixa ainda mais encantadora. Fiquei estarrecida com o caminho que a autora tomou com alguns personagens como o Ben, por exemplo, e ainda mais porque tudo se encaixa e não fica nada para trás. Nenhum detalhe foi esquecido ou ignorado e todas as pistas estavam lá, desde o primeiro livro, e a gente não percebe. INCRÍVEL. Merecia SEIS estrelas.
Super recomendo. Eletrizante, sensível, dramático, intenso. Vai partir seu coração ao mesmo tempo que vai te encantar.
Duds 25/10/2014minha estante
Oh Lord, que maravilhoso

Jess 11/09/2019

Poderia ser mais
"Não foi naquele dia, mas em outros dias, quando o sol brilha e derrete o gelo de outro inverno, para convocar as flores silvestres que brotam da terra; quando o céu escurece com súbitas pancadas de chuva antes que o sol retorne - é então que eu me dou conta de que tanto a dor quanto a alegria são necessários para que a vida cresça."

Uns 40% da leitura me fizeram crer que eu estava de volta ao início. De volta às rotinas chatas da personagem central, com personagens secundários para servirem de pano de fundo e nada mais. De volta ao mistério (que antes me atraia, mas agora só consigo sentir raiva dessa enrolação toda), de volta ao "em que posso confiar?". Por várias vezes quase desisti da leitura, mas não podia abandonar já que cheguei até aqui vamos até o fim.

Infelizmente essa trilogia não me cativou de forma alguma, os dois outros livros foram ok, enquanto que esse foi decepção total. Uma enrolação sem fim, personagens rasos e chatos, personagem central que não consegui sentir o mínimo de simpatia, interesse romântico sem sal, acontecimentos arrastados e finalizações fáceis e por muitas vezes risíveis. O final foi a coisa mais irritante possível, me senti assistindo aqueles filmes da sessão da tarde, onde no fim tudo se ajeita num estalar de dedos. Alguns personagens tiverem uns finais muito toscos e no final não entendi o sentido deles no livro.

Enfim, poderia ficar horas aqui falando mal, mas não gosto disso. O livro simplesmente não era para mim e tudo bem, a história é boa, só acho que a autora viajou demais e não soube desenvolver ela de uma maneira atrativa sem ficar arrastada. Mas isso não quer dizer que o livro é ruim, ele só não alcançou as MINHAS expectativas.

Bianca.Avanci 30/09/2020

Que livro meu povo, devo dizer que demorei para ler esse último livro porque os últimos dois não me chamaram muita atenção, porém esse livro final foi realmente muito legal, uma luta épica e muitas descobertas, fiquei de queixo caído várias vezes. Nota 10!

Lauraa Machado 30/10/2017

Um final quase perfeito
Faz uma semana que eu comecei a ler essa trilogia e preciso dizer que estou exausta agora no final dela. Quando eu descobri esses livros, fiquei completamente louca para ler. Sabe aquele tipo de livro que você ama tanto a ideia e não encontra muitas resenhas contra, então já ama antes de até tê-lo em mãos? Exatamente assim. Mas o primeiro ficou longe de ser tão bom quanto eu esperava, chegando bem perto de uma mega decepção. O segundo foi melhor que ele e esse último foi muito melhor que os dois outros juntos. Mas não consegui me livrar da sensação de incômodo que o primeiro me deu em nenhum momento.

Acho que tem uma lição aí. O primeiro livro de uma série/trilogia não precisa ser perfeito, mas precisa dar o tom certo, ou é fácil perder leitores e fazer os que continuam lendo ficarem incomodados. Tem alguma coisa faltando nessa trilogia. Em nenhum momento, eu estava realmente me divertindo com a leitura. Falta alguma coisa, um apelo, uma faísca que te coloca dentro da história. Mesmo com as cenas bem mais interessantes e melhores desse livro, nunca cheguei perto de criar uma conexão de verdade com a história. E isso é bem triste.

De qualquer jeito, tenho mesmo que falar que esse livro é bem melhor. Preciso elogiar as cenas de tensão que a autora colocou, porque elas foram muito tensas mesmo, a ponto de eu querer parar de ler só para parar de me sentir tão encurralada como a protagonista. Gostei do desenvolvimento também quase na sua maioria, mesmo quando algumas partes pareciam meio sem propósito (ou, pelo menos, sem propósito digno de final de trilogia). E a última coisa que eu preciso elogiar é que a protagonista é terrivelmente coerente, desde o começo, mesmo tendo tantas camadas. Se a autora queria criar uma personagem com três mil dimensões, conseguiu.

Agora, vamos falar do que não gostei, porque passei a leitura inteira um pouco desgostosa, mesmo conseguindo ver claramente todos os elementos bons da história.

Como eu disse, as cenas de tensão são boas. Meu único problema com elas é que elas acontecem demais. Ou seja, existem umas dez cenas nesse livro em que "tudo dá errado". E, sério, existe um limite antes de se tornar overkill (exagero daqueles que você chuta mil vezes quem já tá morto, parece) e deixar a solução parecendo intervenção divina. E esse foi um problema da trilogia toda. A autora criou praticamente uma conspiração com tantas ramificações, que todas pareciam banais, em vez de focar em umas três ou quatro que tivessem mais peso. É tanto, que a protagonista acaba o livro com quatro nomes. É muita informação sendo desenterrada, muito segredo, muitos personagens diversos com mais segredos e quase nenhum parece ter uma conexão firme com outro. Não é nem que eu não tenha conseguido acompanhar, só não consegui realmente me importar quando eles eram revelados. Mesma coisa no segundo livro.

No final das contas, você fica pensando que quer que tudo se revolva, mas nem tem ideia do que exatamente precisa acontecer, porque tudo fica muito em aberto. E, a última cena, a última chance de dar errado e se resolver ficou, como eu imaginei, parecendo intervenção divina. Todo mundo junto praticamente, aquelas pessoas certas que aparecem no último milésimo de segundo antes de um fim sem volta. Depois de tanta tragédia, de tanta coisa dando errado, essa dando perfeitamente certo ficou forçada. E, daí para a frente, tudo foi em corrido, só para amarrar pontas, até as que não precisavam ser amarradas.

Tem outra coisa que me incomodou e quase me fez tirar mais meia estrela (só não tirei para não ficar igual ao segundo e porque realmente acho que merece quatro). Esse livro parece um pouco correr atrás de falhas dos anteriores de um jeito bem desnecessário. Na verdade, eu nem deveria chamar de falhas, e sim de faltas. Logo no começo, aparecem tecnologias que nunca tinham aparecido antes. Parece que, do nada, a autora lembrou que a história se passa no futuro e quis introduzir algumas tecnologias em coisas públicas e ficou bem estranho. E tem outro personagem que aparece pouco, mas ganha fácil o coração dos leitores, que parece ter saído do Capitol de Panem. Sério, a história teria sido mais realista e interessante sem isso. Ir atrás de detalhes assim agora, nos quarenta minutos do segundo tempo, só deixou parecendo que era uma exigência de distopias e não colou nem um pouco.

Uma outra coisa que me incomodou, mas que é bem besta e vai fazer todo mundo pensar que eu sou crítica com as coisas mais inúteis (sou mesmo): todo mundo nesse livro se toca demais! Ou, pelo menos, toca a protagonista demais. Tem mil braços em volta dos ombros dela. Eu, brasileira, estava me sentindo desconfortável já no meio do livro. Como esses ingleses do futuro estavam de boa? Haha.

Tem outros mini problemas, como falta de personagens femininas da idade da protagonista que fossem importantes. Todo mundo nesse meio é homem, é incrível. E todo mundo é apaixonado por ela (será essa outra exigência de distopias ou só de livros jovens mesmo?). É tão difícil assim existir um único cara mais ou menos da mesma idade que não caia de amores por ela?

No final das contas, continuo com a opinião de que a expectativa do leitor e sua experiência com outras distopias vão contribuir muito para o quanto ele pode se divertir com essa. Resolvi dar quatro estrelas para esse livro, porque ele realmente foi bem escrito e a ideia é muito boa mesmo! Mas ainda fico com a sensação de que todo esse potencial ficou um pouco bagunçado e não foi tão bem aproveitado. Fico feliz de ter lido, mas mais feliz ainda ter acabado (li esse de uma só vez), porque não sei se aguentaria mais muito tempo nesse universo. Como eu disse, estou um pouco exausta. Talvez seja bom também eu recomendar que leiam os livros com bastante tempo entre eles, porque, apesar de tudo que reclamei, preciso admitir que fiquei realmente tensa com o mundo e estou bem feliz de não me sentir mais tão sem saída!
Andréa Araújo 30/10/2017minha estante
Que bom que acabou! Ai ai, não acho que vou ler essa trilogia, não pelo menos num futuro próximo. Mas estou até surpresa com a pontuação. Mostra que um livro não precisa ser necessariamente ruim pra ter nota baixa e que nem uma ideia ótima basta para tornar um livro maravilhoso.

Lauraa Machado 30/10/2017minha estante
Acho que mostra principalmente que eu não preciso gostar de um livro para dar nota alta. Nesse, eu sei que ele merece quatro, mas não me conquistou como poderia.

Nica 26/09/2019minha estante
Acabei de terminar o livro e concordo 100% com a sua crítica. Principalmente a parte dos homens, manoo. Acho que é uma fantasia inconsciente da autora, transmitida nos livros, de ser cercada e idolatrada por todos os homens da terra pq n é possível haha

Hanelore 14/08/2021

meh
já comecei esse livro não querendo ler, a série é bem arrastada e o último livro não foi diferente. despedaça demora a engrenar e termina muito confuso, mas pelo menos a trilogia terminou ?

Nat 20/07/2020

Um desfecho redondinho pra trilogia
Eu achei que não iria conseguir terminar essa trilogia, pois o primeiro livro foi bem decepcionante e o segundo começou bem morno, porém as coisas deram uma guinada considerável na metade do segundo livro, o que me fez persistir, e posso dizer felizmente que valeu a pena! Não chegou a ser um livro (história) 4 estrelas, pq tentei levar em consideração todos os 3 livros, mas foi uma leitura satisfatória. A história é redondinha e sem pontas soltas, ela responde todas as dúvidas (ou pelo menos todas as que eu tive) e estou satisfeita de ter persistido e finalizado.

[SPOILER] Gostaria muito de ter tido mais cenas da Kyla (vou chamar ela assim, ok?), Com o Aiden. Eu shippei demais esse casal e eu quiser MORRER achando que ela ficaria com o Ben no fim da história, felizmente a autora nós entregou uma resolução bem Deus ex Machina pra que esse casal meia boca não ficasse junto; porém como eu nunca gostei do Ben, me dei por satisfeita hahaha.

Ge 30/11/2022

Esperava mais
Este é o último livro da trilogia “Reiniciados”, e devo dizer que não foi o que eu estava esperando, ou o que o livro foi construindo de expectativa em mim para acontecer.

Nesse momento acompanhamos Kyla, sob uma nova identidade, retornar à cidade de onde ela foi raptada aos 10 anos, se reunir com a mãe e tentar descobrir mais sobre seu passado. Enquanto ela está em Keswick, muitas coisas são reveladas e muitas perguntas levantadas sobre o passado da personagem e sobre o que realmente está acontecendo nessa sociedade. Ao encontrar-se com seus amigos em Oxford, temos diversas surpresas que irão comprometer os planos da organização anti-lordeiros de tentar revelar à sociedade as barbaridades que acontecem.

Bem, tanto livro passado, quanto neste, eu senti que viria um final mais emocionante para a história. Com mais cenas de luta, guerra e afins, quase um jogos vorazes, sabe? A forma que as coisas foram resolvidas não me agradaram muito, pois foi algo muito “por sorte”, que poderia dar super errado e nada mudar; o que honestamente eu já estava esperando que acontecesse, pois a medida que o livro progredia, eu só conseguia pensar “Esse não pode ser o final, tem que ter outro livro, vai tudo continuar igual!”. Mas enfim.

No entanto, eu gostei muito da parte em que Kyla está investigando e tentando descobrir quem ela realmente é, são várias as situações pelas quais ela passou para tentar conseguir respostas e eu gostei muito de acompanhar ela nisso.

Honestamente não sei porquê essa trilogia flopou na época, sendo que divergente tá aí pra mostrar que dá pra ser uma porcaria e fazer sucesso.

Eu gostei bastante da leitura, foi muito proveitosa e divertida, um achadinho de sebo que não prometeu nada e entregou muito! Eu só mudaria um pouco o final, pois acho que tinha potencial para ser melhor. Porém isso não interfere na minha recomendação para história.

Meu livro favorito foi, definitivamente, segundo. Acompanhado no top pelo terceiro e em último lugar “Reiniciados”, mas não por ser ruim, mas pelo fato de que tinha que se situar e com isso a história parecia que não se desenvolvia tanto no primeiro.

site: https://www.instagram.com/leiturasdages/

Shoreline 16/01/2022

vamo que vamo, eu esqueci totalmente de fazer a resenha do terceiro livro e agora tô quase no final de outro (e tô desistindo de fazer resenhas grandes), então bora de falar marromeno como foi e como terminou e etc como eu sempre faço.

no começo eu fiquei ? com a kayla/chuva/??? indo pra outra cidade, e claro que eu entendi os motivos e tudo, mas, por alguma razão, tudo pareceu meio fora de qualquer sentido pra mim. claro que eu entendo que ela tinha que fugir e entender sobre o passado e tudo, mas foi bem fora da minha expectativa porque não é o que costumam fazer em livros desse gênero, então uma parte minha se incomodou por sair da zona de conforto, mas a outra adorou ver como podem existir outras alternativas pra resolver algo.

mas assim... não sei bem se resolver é a palavra. eu achei o começo do livro assim... até mais ou menos até capturarem lá uma menina, beeeem enrolado, uma leve encheção de linguiça, que eu também entendo porque as coisas não podem simplesmente acontecer tudo corrido, mas eu achei que o ritmo nesse terceiro livro desacelerou demais, e aí me deu aquela sensação de estar lendo igual uma lesma sendo que eu tava devorando as páginas.

falando em lesma, achei o andar da história lentíssimo apesar dos pesares, tinha coisa ali que eu não vi muito sentido, então quando chegou cada vez mais perto do final eu vi que foi quase uma perda de tempo porque o finalzinho foi MUITO corrido. nessa situação toda, o grupo lá rebelde e coisinhas mais, eu imaginei uma coisa IMENSA, um choque muito grande em tudo, uma coisa com mudanças enormes tipo o mundo inteirinho causando o maior auê, mas no final foi tudo numa mesma bolha e eu fiquei com aquela cara de "? ata". a conclusão foi boa, entendi tudo, mas né... poderia ter feito um auêzão daqueles que a gente até pula na cama.

duas surpresas pra mim: o romance e o ben. o romance que surgiu eu fiquei "O QUE???" mas adorei porque gostava do personagem, e o final do ben... rapaz, eu fiquei CHOCADA, isso até serviu de choque pro que não chocou, sabe? amei a coisa inesperada, eu fiquei com a maior cara de tacho me sentindo a pessoa mais bem enganada do mundo. o restante foi meio dentro do que era esperado, mas não foi ruim não, eu gostei.

o finalzinho com a narração foi bem legal, curti o jeito que as coisas foram explicadas sem ser tipo "GENTE É ISSO" e sendo mais "então, galera, acaba que foi isso aqui e coisa e tal", então eu gostei do livro e achei tudo bem gostosinho de ler. tem um defeitinho aqui e ali que eu fiquei HMMMM SERÁ, mas não acho que eles tirem as cinco estrelas que acho merecidas.

Emily 06/05/2020

Esse é o último livro da minha primeira trilogia lida, e UAU, ele superou todas as minhas expectativas e o final foi completamente inesperado!! Embora tenha sido um livro que me chocou de certa forma (até me deixou de ressaca literária hahaha), hoje eu tenho um grande carinho por esse "ponto final".