Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Eduardo.Staque 11/04/2024

Acho que o filme é ruim mas é um pouquinho melhor que o livro, talvez por podermos ver e tentar entender a partir de uma imagem já formada por alguém.
O livro é do ponto de vista da protagonista que descreve tudo em seu diário, porém, a descrição de tudo o que ela vê ao mesmo tempo que é rica pelas metáforas chega a ser muito pobre naquilo que deveria descrever: o indescritível, inominável e inimaginável, impensável.
Essas coisas podem ser traduzidas de várias outras formas para as páginas, mas a escolhida pelo autor foi a pior.
Aqui tenho que fazer comparação: nas obras de lovecraft isso também acontece, mas ele assume que também não sabe como é, e quando é necessário descrever não floreira nada, é direto e transforma a complexidade em algo tangível e palpável, muito diferente de tudo o que acontece em Aniquilação.

Esse ponto me pega mais ainda por ser uma cientista, que deveria, ao meu ver, ser melhor em suas descrições dos fatos e etc.

Além disso, a trama só prende por toda a estranheza e curiosidades, por que o andamento e a escrita do autor são chatos e cansativos demais.
Se não fosse toda a estranheza da área X, e o filme ter atiçado a curiosidade, nem passaria perto de pensar em ler esse livro, pois ele só se sustenta por isso.
A ambientação não prende, as personagens são todas esqueciveis e chatas.

Saí dessa história do mesmo jeito que entrei: sem saber de nada.

Estou curioso, sim.

Voltarei a ler, provavelmente não, só se tiver tudo numa boa promoção.

netunnia 11/04/2024

Aniquilação (quase) não é uma ficção científica - e isso é bom!
Eu gosto muito da adaptação do alex garland desta obra e comecei a ler sem saber exatamente o quê esperar, se o livro seria uma base fiel ao filme ou se seria algo diferente, ou mesmo uma coisa completamente nova. no fim, eu diria que é a última opção e, apesar de eu gostar muito do filme, achei isso excelente.
apesar do livro ser vendido como uma ficção científica, esse não seria o primeiro gênero que eu denotaria a ele, o que talvez possa causar certa quebra de expectativa ao leitor que vai pelo gênero. aniquilação é um livro de horror cósmico à lá "montanhas da loucura" (lovecraft) e "uzumaki" (junji ito) e, se você não gosta desse tipo de leitura, nem adianta tentar! essas foram as maiores críticas que vi a esta obra ("ela é confusa", "usa do artifício do inexplicável", "deixa muita coisa aberta"), sim! essas são características do gênero! lamento que o marketing induza uma ideia diferente, mas dentro do gênero horror cósmico - o mais adequado a ele -, é uma obra prima.
eu sou muito, muito fã desse tipo de horror, muito fã mesmo, e aniquilação não me desapontou nenhum pouco, muito pelo contrário, me surpreendeu muito positivamente no uso de certos elementos narrativos para construir a atmosfera do horror. há uma cena específica que é particularmente sublime nisso.
não sei se é um livro que precisava de uma continuação e tendo a acreditar que não. nem todas as obras precisam ser esmiuçadas e mastigadas, e acho que essa necessidade de ter tudo megaexplicado é uma maneira preguiçosa de abordar obras que precisam de imaginação para funcionar (e funcionam muito bem se você lhes der oportunidade).
poderia dissertar a respeito de muitas passagens específicas, mas decidi fazer uma resenha sem spoilers pra contemplar aqueles que estão pensando em ler, então acabo apenas por dizer que é um livro sublime, horrível e fascinante, uma obra impreterível para aqueles que, como eu, amam aquele arrepio na espinha e fecham a janela pra ir dormir sem deixar as estrelas espiarem.

Guinna 04/04/2024

Área X, é uma zona misteriosa e isolada do mundo. Conforme relatos de umas das experiências enviadas para explorar a zona, trata-se de um lugar paradisíaco e intocado. A recente expedição é formada por uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga (a líder do grupo) e uma bióloga, a narradora da estória. Elas atravessam a fronteira sem nenhum conhecimento do local (apenas relatos de expedições anteriores) e situações inesperado começam acontecer...

Hammer.Mariana 29/03/2024

Psicodélico
O livro é um relato de uma biológica que faz parte de uma equipe de investigação com o objetivo coletar o maior número de dados possíveis sobre a área X: um lugar isolado no mapa, sobre o qual o mundo já não sabe mais nada a respeito. Sabemos apenas o que ela sabe e nenhuma informação aprofundada lhe foi passada antes da expedição.

É uma narrativa interessante, surpreendente e inesperada. Algumas vezes até psicodélica. O suspense caminha junto com o leitor o tempo todo, de forma que é impossível largar o livro.

Uma coisa interessante é que o autor não dá nomes aos personagens. A protagonista é a bióloga e suas companheiras são a psicóloga, a linguista, a antropóloga e a topógrafa. A história vai e volta, mergulhando nas memórias da protagonista, o que vai entregando aos poucos quem ela realmente é.

Teve um final aberto. Não sou fã de finais abertos, mas esse não me incomodou. Apesar de a história em geral ficar incompleta, a jornada da protagonista teve um fim, ou pelo menos um direcionamento para um fim.

Além disso, por se tratar do primeiro livro de uma trilogia, pode ser que a história continue… ou não. De qualquer forma, finalizei o livro bastante satisfeita.

Se você quer fugir um pouco da normalidade, eu superindico.

palindroma 26/03/2024

Uma jornada ao novo desconhecido
A leitura do livro foi um pouco difícil pra mim, sobretudo com a dificuldade de conseguir imaginar as cenas que o autor descreve. Acredito que seja esse objetivo: algo tão incompreensível que é difícil para a mente humana definir algo físico na nossa mente enquanto lemos. Mas, pra mim, isso faz com que ao final da leitura, o leitor não se sinta satisfeito.

Li o livro pois achei o filme muito bom, mas não foi de encontro com as minhas expectativas. Apesar disso, estou curiosa pra saber sobre o quê os demais livros tratam.

yasbran 04/03/2024

Livro muito bom, bem imersivo
A escrita do autor é muito boa, o livro é bem intenso, com um universo e situações imersivas e dá um quentinho no coração de quem é apaixonado por biologia. Não dei 5 estrelas pois odiei a protagonista e a forma como ela encarava suas relações sociais e relacionamento "amoroso", já que nem da palavra amor ela gosta.

JAlia.Compan 24/02/2024

Grande viagem psicodélica
Eu não conhecia o termo "weird fiction" antes (ficção estranha?). Mas li a trilogia por causa do filme da Netflix que eu amo muito, aquele suspense que faz pensar: "não tem que fazer sentido, tem que ser sentido".

Aniquilação é um suspense um pouco assustador por deixar sempre essa sombra do mistério, das perguntas não respondidas e criaturas difíceis de serem imaginadas.

Eu AMO o fato das personagens serem mulheres e principalmente a protagonista ser uma bióloga. Esse é o ponto forte do livro pra mim: A forma que a bióloga enxerga o mundo nos seus detalhes, na beleza de uma paisagem natural. Simplesmente incrível!

Ainda gosto mais do filme que do livro, mas super recomendo porque acho essa ficção diferentona bem fora da caixa.

Emanuel 24/02/2024

Eu queria muito gostar desse livro, mas odiei. Acho que o que mais me decepcionou foi a protagonista, que não é boa. Ela não tem muita personalidade, parece perdida no mundo. A percepção que os outros personagens tem dela não é a mesma que nós temos. É como se estivessem falando de outra pessoa.

Não tem muito o que dizer da construção de mundo. É criativa e interessante, com muitos elementos que prendem a sua atenção e despertam a sua curiosidade. Apesar da estranheza, ela é coesa e suficientemente estruturada para que a bizarrice faça sentido.

Mas.

Acho inaceitável que uma história recorra ao incompreensível e ao inimaginável como desfecho. É típico das histórias do Lovecraft que os personagens, ao enfrentar o desconhecido, sejam incapazes descrever em detalhes o que estão vendo. Acho uma saída muito fácil para encerrar o arco narrativo. Acontece a mesma coisa aqui. O livro inteiro essa presença misteriosa nos assombra para no final ser uma abstração. Isso não teria tanto problema pra mim se existissem outras abstrações na história. Existem muitos elementos bizarros e estranhos, mas que foram descritos e inseridos na história com algum esforço. Não são abstratos, são ameaças tangíveis, coesas com aquele mundo. É estranho para nós, mas naquele cenário é profundamente natural. A ameaça principal parece natural, mas quando é revelada é equivalente a um "não sei". Ridículo. Sou muito hater desse artifício.
Louise.Rosado 24/02/2024minha estante
Esse livro é melhor como filme, e ainda assim não é bom

Emanuel 24/02/2024minha estante
concordo kkkkk

Juliana 21/02/2024

Sem dúvida um dos livros mais doidos que li
É muito curioso, o livro passa um suspense do começo ao fim, e você termina ele com muitas questões pendentes.
E é interessante que é como se fosse um mini universo distorcido.
Além disso o livro é de leitura rápida e de fácil entendimento, é bem detalhado mas não chega a ser maçante.

Daniel1118 18/02/2024

Entendi absolutamente nada, mas gostei bastante da loucura que foi ler esse livro!

Obviamente bem diferente do filme, o livro viaja bem mais na loucura, o que nem a minha mente conseguiu imaginar certas coisas que eu lia nas páginas. Tenho muitas perguntas e ainda não sei se nos próximos dois livros eu terei respostas.

Ocrecio 13/02/2024

Quando a natureza vira o homem, e o homem a natureza
O ser humano sempre buscou a perfeição dentro de seus próprios termos, modificando seres vivos e inanimados, ao ponto da busca incessante de reinventar as leis da natureza em prol de um objetivo egoísta. Mas, e se dessa vez, dentro de suas barreiras, o mundo é quem estivesse em busca da perfeição? Destroçando minimamente tudo aquilo que lá permeia, moldando e recombinando, há que ponto isso pode chegar?
A natureza como uma muralha intimidante, uma filosofia sombria sobre a vida e a morte, e uma dose de horror sobre o quanto somos insignificantemente minúsculos, são elementos marcantes que compõe essa obra.
Os livros que me fazem refletir sobre quaisquer coisa, mas que me promovem uma mudança, nem que mínima, que em cada organismo reagiria de forma diferente, ganham um lugar especial em meu coração. Sendo essa uma ficção singular e diferente de coisas que parecia ter conhecimento. Estou ansiosa para conhecer mais esse infinito particular que Comando Sul carrega.

Natalia1481 07/02/2024

"Uma morte que não significa continuar morto."
Aniquilação é o diário de campo de uma bióloga que sai em missão para a Área X, que permanece um mistério mesmo ao fim do livro. A narrativa é envolvente, deixa o leitor cada vez mais ansioso e curioso para entender que tipo de lugar (ou organismo) é a Área X e suas construções misteriosas, como a Torre e o Farol. A bióloga é uma personagem extremamente cativante à sua própria maneira e a relação dela tanto com a Área X quanto com o marido tem um desenvolvimento interessante e coerente. O fim pode ser um pouco frustante para quem não gosta de pontas soltas ou finais em aberto, mas acho que a experiência vale a pena.

Um ponto negativo é que acho que alguns elementos são um pouco exagerados e confusos, poderiam ter sido apresentados de uma forma mais simples e menos abstrata como foi feito no filme. Dito isso, o livro é bem diferente do filme, não direi que um melhor do que o outro, acho que ambos têm seus pontos fortes e fracos, são bons da sua própria maneira.

@jpeoslivros 03/02/2024

So não enganei desde a primeira página pq o livro começa sem explicar nada e também pq não estava acostumado com a escrita, mas depois não deixei de achar o livro interessante por nenhum momento.
A escrita não é nada de outro mundo, as vezes ela fala alguma coisa que não entendi e outras vezes fiquei confuso com o parágrafo. A escrita é sim um pouco carregada, tanto que o livro tem 200 paginas porem demorei pra ler, mas ainda assim nada que comprometesse a leitura.
A medida que fui lendo, fui me interessando mais pela história, a forma como a protagonista conta me deixou mais cativante e principalmente quando ela descreve uma situação que era ??, ela descreve tão bem que fiquei ?? também e não desgrudei mais até o final. Enfim vale muito a pena, com certeza esse livro me marcou e eu tô mto curioso pra ler a continuação