Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Orfeu 22/06/2015

O melhor livro que já li
É realmente difícil descrever o que este livro me fez sentir, sem nenhuma sombra de duvida, é o melhor livro que já li(não me atirem pedras por favor), a imersão, a emoção, o desespero, a angustia, o sentir pelos personagens que este livro trás não tem comparação. É um livro de fácil leitura, e que eu garanto que você ira consumi-lo, seus mistérios são intrigantes e imersivos, é quase um lost, só que bom (haters gonna hate =P). A introdução o enredo, os personagens, a trama, os dramas, tudo é maravilhosamente escrito e descrito. Recomendo com todas as minhas forças que leiam este livro.
Beth 16/09/2015minha estante
Gostei da tua resenha. O autor merece todos os prêmios que recebeu. Mas não achei uma leitura fácil ou superficial. Parei muitas vezes para refletir sobre os comentários da protagonista a respeito da natureza da realidade. Saí do livro com os pés cheios de areia, trôpega e sem saber o que, em minha volta, era real. Avaliei com cinco estrelas, o que raramente faço. Vale destacar a tradução de Braulio Tavares, um dos melhores profissionais do País.

Bruno 'Empathy' Kuhn 11/04/2016minha estante
Só por causa da tua comparação com o Lost (só que bom kkk) eu vou me prestar a ler o livro. Também achei Lost com uma premissa boa, mas ficou cada vez mais horrível com o passar do seriado.
Quanto ao livro, espero que seja bom mesmo!

Theago 24/06/2021minha estante
É realmente muito incrível... Vi muitas opiniões negativas, o que me fez desanimar, mas ainda bem que preferi tirar minhas próprias conclusões!

Keila 08/04/2021

Fora do comum.
Para quem procura um mistério em que se sinta quase que obrigado a se tornar investigador de um ambiente onde tudo fuja do sentido real, este é o livro!

Tratando de temas biológicos e psicológicos, de um ambiente isolado e seus personagens, nos vemos cada vez mais imersos, ao embaralhamento desses dois aspectos a cada página.

Não é um livro de leitura fluída, justamente pela proposta de envolver o leitor aos mistérios e pela riqueza em detalhes muito bem estruturados.

Recomendo demais a quem tiver a oportunidade de ler.
Dyonathan 08/04/2021minha estante
O filme da Netflix acho que foi inspirado nesse livro né? Não sabia que era uma trilogia, gostei.

Keila 08/04/2021minha estante
Foi sim. Eu descobri a trilogia ano passado kkk.

Dyonathan 08/04/2021minha estante
Haha! Já quero então que tenha novas adaptações na Netflix

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Aniquilação
Essa não é uma leitura leve e isso se deve a complexidade da história e das muitas lacunas que vão ficando conforme as páginas se passam. Esse é um dos problemas (ou diferenciais) do livro, como só temos a narrativa da bióloga, ficamos reféns do seu ponto de vista. Tudo é bastante confuso e nada se explica de forma concisa, tornando a leitura ao mesmo tempo interessante e decepcionante, já que nenhuma migalha é dada ao leitor.

No melhor estilo da série Lost, Jeff Vandermeer construiu um universo que precisa de mais de um livro para se explicar e que talvez nem com três seja possível por todos os pingos nos ís dessa história. Ao mesmo tempo em que isso super me atraí, já que espero um fechamento de história espetacular, fico com um é atrás, pois não consigo medir a temperatura da história sem mais informações.

Ao fim do primeiro livro tive a sensação de ter lido muito e ter descoberto muito pouco, o que pode ser um pouco frustrante se você não tiver persistência. eu vou tocar pra frente a trilogia, que terá o segundo livro Autoridade saindo esse ano, porque realmente espero grandes coisas da Trilogia Comando Sul.

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-aniquilacao-jeff-vadermeer-veda-23/

ToniBooks 11/11/2021

O protagonista cenário.
"Aniquilação" é o primeiro de uma trilogia escrita por Jeff Vandermeer, editor e autor norte-americano. Pra ser bem franco: é fraco (perdoem o trocadilho). O ponto forte é a descrição do cenário - Área X -, um território composto por um ecossistema fantástico e aterrorizante. Para leitores que ainda não leram os clássicos da ficção científica, esta obra pode ser uma boa sujestão. Porém, para quem já leu, pelo menos, Isaac Asimov, não trás nada de novo.

Emanuel 24/02/2024

Eu queria muito gostar desse livro, mas odiei. Acho que o que mais me decepcionou foi a protagonista, que não é boa. Ela não tem muita personalidade, parece perdida no mundo. A percepção que os outros personagens tem dela não é a mesma que nós temos. É como se estivessem falando de outra pessoa.

Não tem muito o que dizer da construção de mundo. É criativa e interessante, com muitos elementos que prendem a sua atenção e despertam a sua curiosidade. Apesar da estranheza, ela é coesa e suficientemente estruturada para que a bizarrice faça sentido.

Mas.

Acho inaceitável que uma história recorra ao incompreensível e ao inimaginável como desfecho. É típico das histórias do Lovecraft que os personagens, ao enfrentar o desconhecido, sejam incapazes descrever em detalhes o que estão vendo. Acho uma saída muito fácil para encerrar o arco narrativo. Acontece a mesma coisa aqui. O livro inteiro essa presença misteriosa nos assombra para no final ser uma abstração. Isso não teria tanto problema pra mim se existissem outras abstrações na história. Existem muitos elementos bizarros e estranhos, mas que foram descritos e inseridos na história com algum esforço. Não são abstratos, são ameaças tangíveis, coesas com aquele mundo. É estranho para nós, mas naquele cenário é profundamente natural. A ameaça principal parece natural, mas quando é revelada é equivalente a um "não sei". Ridículo. Sou muito hater desse artifício.
Louise.Rosado 24/02/2024minha estante
Esse livro é melhor como filme, e ainda assim não é bom

Emanuel 24/02/2024minha estante
concordo kkkkk

Miguel 01/04/2021

a escrita é muito bonita e tals, mas não adianta de nada com uma história bem ??? Achei bem chato e não consegui me conectar com os personagens. Não vou mentir que ficava meio curioso sobre as coisas... mas assim, continuarei curioso pq n responde nada e também nem vou ler os outros livros pq preguiça

NYS 23/01/2015

"New Weird" não é a toa
Apresentando características marcantes do subgênero "New Weird" (Novo estranho), com uma mistura de suspense, terror e ficção científica, Vandermeer produz uma narrativa Lovecraftiana criativa e cativante (para quem gosta do estilo).

A história trata da misteriosa área X. Um pedaço de terra na qual várias expedições já foram explorar e muitas pessoas jamais voltaram. E então tem essa expedição onde a narradora está, juntamente com uma topógrafa, uma antropologa e uma psicologa, para desvendar os mistérios dessa área e um pouco mais de coisas. É uma premissa simples e boba, mas ao mesmo tempo cativante.

Para ser bem sincera, a capa me chamou bastante a atenção (que, para quem não sabe, é igualzinha a capa original), mas ao descobrir que fazia parte de uma trilogia, eu desanimei. A uma estrela a menos foi basicamente por isso (poderia passar horas discutindo isso, mas aqui não é um fórum e sim uma parte dedicada a resenhas, então supere o fato que eu não aguento mais trilogias). Parece que mais da metade dos livros publicados atualmente adotam esse formato.

Só muito depois eu fui descobrir quem era Jeff Vandermeer e com algum esforço resolvi dar uma chance a ele.

É um livro para pensar. Não que ele traga lições de moral ou coisas assim, nada disso, mas ele te envolve tanto na trama que é necessário uma boa refletida para os dados comecem a funcionar na sua mente.

Eu sou uma praticante da área de ciências da vida, assim como a narradora e, posso dizer que não vi nenhum erro muito absurdo ou coisas fora do real, o que é bem raro nesse meio da fantasia. Esse foi um dos pontos que mais me impressionou. Houve realmente uma pesquisa aprofundada para a criação da obra, sem tirar o tom fantastico-sci-fi que permeia o livro.

Eu realmente entendo que esse livro não é para todos os gostos - não consigo ver gente que tem preferências por livros românticos gostando desse tipo de livro, mas não deixo de recomendá-lo aos amantes de HP Lovecraft ou para os que já leram e gostaram de New Weird.
Beth 16/09/2015minha estante
Sim, é um livro para pensar. Talvez por isso alguns não tenham gostado.

Maria Fernanda Greiner 22/01/2021

Natureza tomando as rédeas
Esse livro foi uma surpresa muito agradável, quando vi que o mesmo tinha 200 páginas fiquei com um pé atrás pensando que não seria possível desenvolver tanto a história e que ficaria muita coisa em aberto para a sequência da trilogia. Felizmente eu estava enganada: Jeff Vandermeer consegue nestas 200 páginas criar uma história de começo meio e fim surpreendente, com o começo parecendo o início de qualquer aventura de ficção e o final evoluindo para um sonho com a natureza em pauta e aberto para interpretações em relação a espíritos, forças sobrenaturais e maiores enrolados em um grande mistério.

Após 10 páginas lidas você já não consegue mais largar o livro, em duas horas você mata essa história super interessante, recomendo.
Madeira 27/01/2021minha estante
Foi com base nesse livro ? que foi adaptado o filme(Netflix)?

Maria Fernanda Greiner 27/01/2021minha estante
Sim!!

Madeira 28/01/2021minha estante
Bom demais! Lerei então! Obrigado ??

primrose 24/06/2022

Um favorito, com certeza
Que experiência incrível foi ler esse livro. A estranheza da área X se misturando a estranheza das personagens, tanta coisa nova a cada página e tantos mistérios para ficar pensando e tentando desvendar com a bióloga... eu amei. Amei também ficar imaginando como seria cada elemento novo, por mais abstrato que fosse, inserido na história. Mal posso esperar para saber o que acontece nos próximos livros!
THALES76 28/06/2022minha estante
Tô pra começar ele hoje

primrose 28/06/2022minha estante
Espero que goste!! ??

Victória Guimaraes 04/08/2021

Área Desconhecida
Tudo começa quando 5 mulheres se candidatam para uma pesquisa de campo em uma área pouco explorada. Essa é a 12º equipe a ir para a área X, todas tem um motivo para estar lá.

Logo que chegam na fronteira a tradutora já desiste dessa expedição e é mandada de volta para casa, as restantes... bom você precisa ler pra descobrir quem são e qual a missão que elas tem a cumprir nesse local completamente desconhecido e que em suas cabeças não passava de uma mata com restos da antiga sociedade.

Aniquilação é uma ficção científica futurista que mostra como a sociedade evoluiu, porém o último pedaço que contém uma grande biodiversidade é a Área X, onde habitam criaturas que você nunca imaginou em um livro antes, o mistério te irresistível e te deixa com vontade de ler cada vez mais o livro e o final é de arrepiar.

------- OPINIÃO -------

Demorei muito pra acabar o livro pq ele é tão bom que você quer acabar rápido mais o resto da trilogia está impossível de achar, nem o e-book eu acho o que é uma pena, mais esse detalhe não desvaloriza o quão incrível é esse livro, ele merece cada uma das 5 estrelas!!

Espero que tenham gostado da resenha e que ela tenha motivado vocês a lerem essa trilogia perfeita que eu amei começar a conhecer.

site: https://www.instagram.com/p/CSKUdXHnibg/?utm_source=ig_web_copy_link

lotuss 20/09/2023

Evolução em andamento
Cheguei nesse livro depois de conhecer um termo novo ? que designaria o "subgênero mais assustador da ficção científica" ?, o terror evolutivo. O medo de sermos ultrapassados pela natureza ? com algum equivalente que já foi humano ou que é muito superior ao ser humano. Dentre os exemplos estava o filme desse livro, que "traria uma abordagem mais plural pro terror da evolução", ou seja, diferente dos outros filmes de exemplo, não mostram a ideia de forma tão ruim assim. É uma história rápida, que prende a atenção pela estranheza e pela objetividade da escrita, que eu achei muito boa de ler.
No livro, essa ambiguidade vem da visão racionalista da protagonista, uma bióloga muito introspectiva que é obcecada com biomas e ecossistemas e que narra e tenta solucionar a maior parte dos mistérios que cercam a Área X, acabando por reconhecer a evolução como uma força imparável. Uma coisa que eu gostei muito é como ela resgatava momentos importantes do seu passado pra conseguir lidar com os acontecimentos aterrorizantes do presente ? sempre deixando claro que a Área X é um processo em andamento, que ela ainda caminha pro futuro.
E o que é sinistro sobre a Área X ? e que assombra a organização que manda as expedições pra lá ? é sua rápida expansão e evolução, o quão imprevisível ela é, como assimila a vida e cria clones e mutações a partir dela. E eu adorei como a "aniquilação" do título não tem nada a ver com algo que a Área X faça, com a natureza, mas sim com as pessoas e seus instintos de controle e autopreservação. Estamos tão acostumados a estar nessa posição, de controlar e de criar mudanças drásticas demais pra natureza acompanhar, que a ideia de ser ultrapassados é aterrorizante, é impossível. É em meio à essa impossibilidade, essa escassez de compreensão, com descrições detalhadas de coisas que mal dá pra imaginar, que a bióloga tenta entender qualquer coisa mais do que tenta salvar sua própria vida. Por isso, ela formula mais respostas pro leitor que personagens em outro contexto.
Eu vi uma galera falando que, apesar dessas teorias que a bióloga formula, o livro deixa muitas perguntas em aberto e que não desenvolve muito relacionamentos, mas não senti necessidade de nenhum dos dois e poderia parar de ler a trilogia por aqui, já que tem, sim, começo, meio e fim. A bióloga é bem quieta e anti-diálogo e tá num contexto quase que militar em que "ficar amiga das outras" meio que não se enquadra nas suas prioridades, e sim sua sede de conhecimento, sua necessidade de sair da rotina e voltar-se pra bem longe das pessoas. Já as questões não respondidas fazem parte da temática ? evoluída para além da nossa compreensão, a natureza não explica nada. A ótica da bióloga é quase imparcial ? se ela vê destruição, não deixa de admirar a criação. Se fala do agora, fala do passado, e imagina o que vem depois. Mesmo com isso, fica claro que é só uma pessoa tentando entender o impossível. No fim das contas a inversão que o livro apresenta é mais uma questão de mudança, de ciclo, de ondulador, que de fim, de reto. Uma evolução em andamento, que está acontecendo a todo momento.

may 29/07/2020

"É assim que a loucura do mundo tenta colonizar você: de fora para dentro, forçando você a viver aquela outra realidade."
Eu ainda não sei se gostei desse livro. Achei que terminaria ele muito rápido, por não ser tão grande, mas me enganei, é um livro denso que não responde os questionamentos que você faz, não sei se elas serão respondidas nos próximos.
Gostei das partes de terror, e gostei do fato da protagonista ser imperfeita. Gostei de ser weird fiction, me deixou paranóica e gostei disso. Gostei do mistério que tem na Área X.
A ideia é muito interessantíssima, e apesar de ser confuso e inconclusivo, me interessou o suficiente pra ler os próximos.

JiPaiva 20/02/2023minha estante
Concordo plenamente com sua resenha...tô decidindo se vou continuar a saga ou me darei por satisfeita em não entender nada.

Marcio.Caldas 25/02/2023minha estante
Me dei por satisfeito. Rs

mirella galdino 19/02/2020

De fato um bom início de trilogia diferente :)
Aniquilação", de Jeff Vandermeer, não é uma leitura fácil. Dono de uma narrativa não-linear e usando e abusando de elementos fantásticos, a escrita do autor lembra a de outros representantes da ficção científica, como Ursula Le Guin e Lovecraft. Fácil de entender por que ele não é um queridinho entre os leitores de modo geral.

Na história, quatro profissionais - uma psicóloga, uma bióloga, uma topógrafa e uma antropóloga -, integrantes da 12ª expedição à Área X, iniciam sua jornada nessa região da qual se tem poucas informações. Tudo, aliás, é tratado de forma muito genérica. Não sabemos o nome das mulheres, apenas suas profissões; a nomenclatura da Área X é vaga, como parece ser a intenção do autor. Contudo, pouco a pouco, ele vai construindo esse cenário em nossas mentes, como uma folha em branco que, devagar, vai ganhando formas e cores.

A forma como ele apresenta tudo isso, contudo, não é linear. Sob o ponto de vista da bióloga - uma personagem tão dúbia quanto interessante - somos levados para frente e para trás na linha do tempo da trama, e é por meio dos olhos dela que absorvemos todas as informações sobre a Área X, sobre ela mesma e as demais personagens. Contudo, segue a pergunta: será que podemos confiar nela?

É preciso embarcar na "loucura" proposta por Vandermeer. Se você é daqueles leitores que não conseguem abstrair com facilidade, que gostam de tudo muito claro - preto no branco - , então não lhe recomento este livro. Entretanto, se você é fã de Le Guin e Lovecraft, pode embarcar nesta viagem sem medo.

Gabriel 19/05/2020

Ansioso para ler os próximos
E um livro muito bom que te prende, uma leitura rápida mas não leve pois no livro até o final fica muitas dúvidas para entender melhor a área x. Sobra bastante lacuna a se explorar nós outros livros.
A biologa e uma personagem forte mas as demais personagem eu acho que faltou explorar um pouco mais principalmente a psicóloga. Um universo muito interessante no qual me deixa muito curioso pra ler os outros livros da trilogia pra conhecer mais sobre a área x. Um livro bom que recomendo.