Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Pâmela Sampaio 28/03/2020

É UMA CONFUSÃO, MAS É UMA CONFUSÃO INTERESSANTE.
NOTA | 3.5

Eu sempre acho que estou sendo enganada quando leio narrativas em primeira pessoa. E esse é certamente o caso com esse livro. Talvez não um engano, propriamente dito, mas há omissão de informações relevantes. Isso deixou a leitura confusa, e até certo ponto, estressante, porque eu tinha certo conhecimento do que estava acontecendo, mas não tinha resposta para nada. E foi algo feito de propósito, já que a narradora, a Bióloga, admite em alguns pontos que não está contanto tudo.

Sendo uma trilogia, é compreensível que o autor não entregue tudo sobre o mundo que criou de primeira, mas o mistério aqui é excessivo. Eu esperava ter alguma conclusão para as indagações feitas pela Bióloga ao longo do livro, mas não há nada além de mais perguntas no final da história.

Ainda assim, a mitologia que Vandermeer criou é interessante o suficiente para que eu queira ler o próximo da trilogia, Autoridade. Espero que neste eu finalmente consiga as respostas que procuro.

Agnaldo Alexandre 20/10/2022

Uma história fascinante
Aniquilação é um excelente exemplo de ficção weird, com elementos de estranho e suspense aplicados na medida certa. Ao acompanharmos a protagonista, sentimos suas angústias, medos, e partilhamos de suas motivações para explorar o local e os elementos estranhos. Esta não é uma história de ficção científica, mas de ficção weird mesmo, sendo uma verdadeira homenagem ao gênero.

Recomendo 5?
VK 99 12/09/2023minha estante
Super curioso com esse livro

Agnaldo Alexandre 12/09/2023minha estante
Baita livro, gostei demais. Curti muito a escrita dele, e a forma como desenvolveu os personagens.

Laura 29/12/2023

MUITO viciante
Não sei o que falar desse livro, é um thriller, um horror, uma tensão que são extremamente viciantes, não conseguia parar de ler, eu prendia o fôlego sem perceber. Os últimos capítulos me deram muito a sensação de pesadelo, um medo bem abstrato, e foi uma experiência muito única que eu nunca tinha sentido lendo.
Ainda que seja vendido como ficção científica, eu recomendo para quem gosta de terror psicológico.
Não sei se entendi ou gostei do final, mas a experiência de leitura entregou tudo.
emysants 01/01/2024minha estante
eu amo esse livro, ele é muito bom!!

Laura 02/01/2024minha estante
Amg surtei muito com esse livro, MT bom

emysants 02/01/2024minha estante
surtei muito também, preciso ler a continuação

Felipe 02/03/2020

Aniquilação - Jeff Vandermeer
Tive sentimentos conflitantes lendo Aniquilação. Tendo a gostar das abstrações feitas por personagens, porém todo esse clima melancólico que perpassa o livro me pareceu excessivo, tornando a leitura (de menos de 200 páginas) cansativa. Gosto muito da adaptação cinematográfico por saber dosar os momentos contemplativos com cenas de estranheza ou de tensão, recurso este que, a meu ver, carece na obra original. Não me empolguei pra continuar a trilogia.

bayer_yago 15/04/2020

Aniquilação
Bem esse livro demorou para me prender na história,mas depois da página cento e poucos me conectei a história e acabou me prendendo e me senti conectado a história.

Lucas 31/10/2020

Gostei do livro, achei a história bem cativante e foi me deixando curioso durante o tempo.

Luiz 08/09/2015

Marasmo
Realmente gostaria de entender o que fez este livro ganhar um Nebula. A impressão que se tem é de narrativa arrastada e um marasmo que permeia toda a obra. Continuarei a trilogia, esperando que este primeiro volume seja um prólogo de algo que venha a acontecer, de fato, na história da Área X.
Juh 12/07/2018minha estante
também vou continuar só pra descobrir o que essa maldita ÁreaX. Mas foi arrastado msm.

Stéfani 04/02/2022

uau
Sei que tudo nesse livro é uma grande metáfora, mas confesso que não compreendi a grandeza total da mensagem do livro. Amei a leitura, a vibe de ficção com um pouco de terror e a ânsia para descobrir o que, de fato, é a área X. Se você gosta de detalhes bem explicados e sem finais abertos, Aniquilação não é pra você.

Paulinha 16/04/2020

Gostei muito!

História muito interessante e inovadora, a narradora personagem já me cativou apesar de não ser nada cativadora.

Sua sinceridade é real, sua vivência é muito bem contada e você consegue vivenciar cada sensação.

É muito bom e preciso da continuação!

Marina.Siqueira 01/09/2020

Um livro escrito de maneira excelente. Até as partes que são mais abstratas ficam compreensíveis através do modo como o autor as coloca. Lerei os próximos.

Gi Alencar 19/01/2022

Um livro meio lento e confuso no começo, principalmente por causa da grande quantidade de detalhes sem necessidades que o observador nos apresenta.
Esperava também um final mais emocionante, com uma revelação e algo que explicasse melhor a formação da Area X e o que houve com as outras expedições.
No geral, achei um bom livro, mas não irei continuar a trilogia.

Duda 31/03/2021

O livro começa monótono, mas depois começa a fixar muito interessante e você se obriga a continuar lendo para descobrir o que está acontecendo

Beth 05/08/2020

Aniquilação, aniquilação, aniquilação.
Já comecei o livro sabendo que ele não é NADA como o filme e gostaria de avisá-los quanto a isso, caso já não saibam.
A leitura é boa e a história é curiosa e até envolvente. Muitos não gostam desse tipo de escrita (não tem muitas falas, ele é contado como uma espécie de relato, ou um diário, da protagonista que não tem nome, assim como nenhuma de suas colegas), mas eu acho interessante.
A questão é: exaustivo. Eu não conseguia ler muitas páginas juntas, mesmo que estivesse curiosa; simplesmente me cansava após ler algumas partes. Acabei demorando mais de um mês para ler.

HonorLu 23/02/2020

Um conceito mal executado não é nada
O livro tem uma ótima premissa e muita potencialidade em seus elementos e personagens, mas consegue falhar em tudo. Estrutura narrativa cansativa, ao invés de instigar, o escritor confunde o leitor com passagens-acessórios puramente para encher páginas e ganhar volume. Totalmente descartável, assume uma posição de confuso quando sua intenção era de produzir uma literatura rebuscada. Não indico.
corticotrofica 12/06/2020minha estante
queima quengaral