O Espelho do Tempo

O Espelho do Tempo Catherine Fisher

Resenhas - O Espelho do Tempo

Arthur Dias 07/09/2014

LETRAS GRANDES NA CAPA DE UM LIVRO PRETENSIOSO
Iniciei a leitura confiando em duas coisas. Exatamente as duas razões que me fizeram comprar o livro:

- Seu título composto por letras grandes.
- E um breve comentário positivo de uma amiga acerca de outro livro da autora: Incarceron (se ela tivesse dito que Incarceron é uma porcaria eu teria comprado o livro do mesmo jeito, aquelas letras são grandes o suficiente para reprimir uma crítica negativa).

Antes de mais nada, iniciei o bom, velho e necessário ritual de leitura de um novo livro: Olhei a quantidade de páginas, a diagramação, cheirei as páginas e li as orelhas.
A orelha da contracapa dizia o seguinte:

"O mundo real, um mundo encantado e um mundo distópico colidem em uma aventura inesquecível"

No mínimo, pretensioso.
Logo pensei que tinha jogado meu dinheiro pelo ralo. O livro iria tentar abordar temas demais e seu enredo ficaria em segundo plano... Mas não. Ao final da leitura foram pouquíssimos pontos que consegui destacar como "negativos".
Acho que o mais importante é que o livro não se perdeu em explicações mirabolantes de como o espelho possibilita a viagem no tempo. Narra de uma forma que o leitor consegue aceitar isso numa boa.
Indico enormemente o livro para quem se interessa por viagens no tempo, para quem tem uma leitura-não-tão-boa (a linguagem do livro é bem leve e fluida, vai agradar a todos) e para quem gosta de livros com letras grandes na capa - nesse caso elas conseguiram refletir a habilidade de Catherine Fisher para com elas. Letras grandes compondo um livro grandioso.
Beth 04/09/2015minha estante
Letras grandes? Interessante...

Edméia 22/07/2016minha estante
* Vou acreditar em você , Arthur ! Vou ver a disponibilidade desse livro na Saraiva no formato digital ! ( * Estou preferindo os e-books ultimamente ! ). Obrigada pela seu comentário aqui ! Um abraço.

Gil 15/01/2018minha estante
Boa essa do ritual de iniciação da leitura...Kkkk
Quem Nunca??

Melo 05/03/2022

Indicação.
Ganhei esse livro de um amigo, é o livro favorito dele.
Comecei lê e me deu ressaca literária por N motivos não relacionados ao livro, depois de um tempo eu dei uma chance a ele e MEU DEUS que livro sensacional, é uma confusão total, um dedo no ** e gritaria você acha que entendeu uma coisa e depois vê que estava COMPLETAMENTE errado, o final é simples AAAAAAAAA
Ele é um livro que você olha e não dá NADA por ele mas ele é tudo, absolutamente tudo de maravilhoso, fico extremamente triste de ter apenas o primeiro traduzido e meu inglês não ser adequado para lê a continuação porque ele usa as vezes palavas difícil hahaha

Rafasaje 10/05/2020

Leitura rápida e muito curiosa, pra quem curte viagem no tempo! O final me deixou bem curiosa pro próximo livro.

Resenhoteca 17/11/2014

Essa é mais uma das séries lançadas recentemente pela editora Intrínseca que já fizeram sucesso no exterior. O nome original da série é Chronoptika e a autora pretende escrever quatro livros. Até agora só foi lançado “O Espelho do Tempo” e o Slanted Worlds, que ainda não foi lançado pela editora brasileira.
O livro é contado na maioria do tempo por Jake, um adolescente que, após muitas tentativas, é expulso do colégio e mandado de volta para a casa do seu padrinho. Seu pai desapareceu alguns anos atrás e ele suspeita que o próprio padrinho tenha matado o melhor amigo.
Tudo isso porque o pai enviou uma carta a ele dizendo que o padrinho e o pai estavam trabalhando em um projeto super secreto, algo a ver com um espelho, e que ambos estavam muito empolgados. Junto uma foto do pai com um jornal do século passado, o que não fez o menor sentido a Jake.
O único problema é que ao ser mandado de volta pra casa do padrinho, o diretor coloca Wharton, um professor da escola, para tomar conta dele, muito a contra gosto dos dois, que acabam tendo que conviver por um tempo a mais. Afinal, ao chegar lá descobrem que o padrinho não sabia da chegada de Jake.
Na casa de Oberon Venn, padrinho de Jake, descobrem que a casa é abandonada e misteriosa. Conhecem Sarah, uma garota que chegou na casa de Venn e nem ele mesmo sabe de onde ela veio.
No meio de tanto mistério eles descobrem novos mundos e segredos que Venn se recusa a conversar no início. Alguns dos mistérios são resolvidos durante o livro e o leitor acaba não ficando perdido em relação ao novo mundo.
O que não faz todas as perguntas serem respondidas. A autora cria uma história muito boa e te deixa com vontade de querer pegar o segundo livro e ler ele inteiro o mais rápido possível. Para quem gosta de um Young/adult, esse livro realmente vale a pena!

site: http://www.resenhoteca.com/2014/10/resenha-o-espelho-do-tempo.html

Francielle Braghiroli 15/06/2016

Espelhos e tempo... interessante!
O livro conta a história de Jake, ele é um estudante revoltado com o desaparecimento do pai. Segundo ele, seu padrinho com quem o pai trabalhava secretamente antes de sumir o teria matado. O garoto até então todo revoltado e querendo fazer justiça com suas próprias mãos, tenta ser expulso da escola para que assim ele possa voltar pra casa e descobrir o que aconteceu. Ele consegue ser expulso da escola, e volta acompanhado de um professor.
Jake chega na casa de Venn com “sangue nos olhos” mas descobre muitas coisas a respeito da “morte” do pai e repensa suas atitudes. A casa, além de conter muitos segredos, esconde um objeto valiosíssimo cuja sua habilidade inclui viajar no tempo... Um espelho.
A história mistura mundos diferentes, usando seres mágicos e transições entre o tempo. Como toda obra que envolve viagem no tempo, você sempre vai ficar se perguntando: mas e se? Pois tudo o que acontece no presente pode afetar o futuro, e tudo que eles fazem no passado afetam seu presente.
A autora decidiu lançar uma série de livros para completar essa obra. Sendo o primeiro da série, ele deixa muitas questões no ar e abusa disso no final do livro. Outra coisa que aparece muito é a expressão “dar de ombros”, ela deveria ter pensado em alguns sinônimos, você acaba se incomodando com isso e parece que ninguém está nem aí com nada na história. Apesar disso e do final forçado onde ela tenta lançar muitas informações para ter certeza que a pessoa vai querer ler o próximo livro, é uma leitura gostosa, tranquila e consegue te prender de certa forma. Acho que a nota para ele fica 3/5. Sim, o dar de ombros me irritou muito rsrsrs.
Vale a pena ler para passar o tempo, mas não espere muitas respostas neste primeiro livro. Aguardo ansiosa os próximos.

José Vinícius 31/07/2021

Uma leitura de fantasia que começa maçante, até a chegada dos elementos mágicos e do mistério que envolve os personagens.

Nice.Vitor 21/12/2021

Curioso, fascinante, misterioso e ? por que não? ? confuso.
Eu li esse livro em meados de 2014 por ter sido instigado na Bienal acerca de sua proposta, viagem no tempo. Eu lembro de ter gostado muito do livro e também de ficar confuso, pq acho que eu era novo demais para entende hahaha. Creio que valha a empreitada até de uma releitura, para que eu possa refrescar minha memória. Se alguém souber se há uma continuação dele (o final deixa claro que haveriam outros livros da série), por favor, me digam.

Inlectus 24/04/2016

Bom.
Tem imaginação com criatividade.