Noite na Taverna

Carlos Patati

Resenhas - Noite na Taverna

Mairton.Rodrigues 26/10/2021

Perda de tempo
Que adaptação terrível. Tira toda a genialidade da escrita de Álvares de Azevedo; reduz partes importantes da obra; simplifica ao máximo a escrita do autor. A ideia de colocar traços diferentes a cada conto também não me agradou.

Um completo desastre.

Mandark 04/09/2021

Deliciosamente maligno.
O que mais gosto nessas adaptações em quadrinhos é do uso do auxílio visual para compreensão plena da história. Alvares de Azevedo escreveu um livro intenso e cheia de reviravoltas, que apenas após uma releitura do texto original, eu consegui realmente captar em sua integridade. Mas a versão em quadrinhos usa subterfúgios que complementam a obra original, trazendo para ela um refresco e que nos fazem revisitar a história com prazer renovado. Gostei da ideia de dividir espaço com a arte de diferentes quadrinistas, trazendo a cada um dos narradores um visual específico e muito bem trabalhado. Foi uma experiência deliciosa e um complemento extremamente válido!

Paçoquinha 17/09/2023

Essa com certeza é o livro mais maluco que eu já li,os contos são uma loucura sem fim,mas valeu a pena a experiência de ler um clássico(mesmo que seja em quadrinho)

Laila 29/08/2022

As ilustrações são magníficas, entretanto não curti muito as histórias da hq por se tratarem de temas macabros midôios e mórbidos. Cada capítulo é narrado por uma pessoa que conta uma história de terror que viveu, e essas histórias tem temas sombrios e de certa forma nojentos e repugnantes.

Souza250 03/09/2023

Noite na Taberna
Excepcional. Me peguei chocada a cada virada de página. O tipo de história que gosto por abusar das estravagâncias de contextos absurdos para contar histórias inusitadas, mas claramente muito prováveis dentro deste mundo imenso. Me perdi dentro das páginas, fiquei encantade com a escrita e a forma poética de narrar os pensamentos de cada personagem sobre a vida, a morte e as tragédias de sobreviver em um mundo em que viver é para os poucos.

Aegla.Benevides 01/07/2021

Adaptação de uma obra pouco falada da Literatura Brasileira
Adaptação de uma das principais obras de Álveres de Azevedo (autor da segunda geração do Romantismo no Brasil, cuja principal inspiração era Lord Byron), a HQ de Noite na taverna é de um capricho sem igual. Junto a um time de ilustradores, o quadrinista Carlos Patati trouxe ao leitor a experiência de passar uma noite ouvindo (e vendo) histórias numa taverna.

Seguindo o roteiro original, a HQ fala sobre um grupo de amigos reunidos em uma taverna, que começam a contar suas histórias aventurescas (todas elas relacionadas com mulheres inalcançáveis, traições, desilusões e disputas entre cavalheiros, temas recorrentes na obra de Álvares de Azevedo).

Cada história é ilustrada por um cartunista diferente (você pode conferir mais detalhes no Reels no meu perfil), o que dá um toque pessoal à produção, pois todos eles possuem traços característicos que conferem aos episódios uma ?cara própria?.

Fiquei muito surpresa em descobrir essa adaptação de uma obra que é pouco disseminada do Romantismo no Brasil, mas que não perde seu encanto por isso. Recomendo fortemente à quem possui filhos/irmãos/primos/sobrinhos que não gostam de literatura brasileira, mas adoram HQs.

aline_costa 09/10/2023

Foi interessante, mas o pouco que eu li do livro original, era mais envolvente e aterrorizante.
Acredito que essa adaptação em quadrinho seja interessante para levar na escola(afinal, peguei ela em uma )e instigar a conhecer a obra original.

WilsonSacramento 24/10/2017

Vida Loka
E a brevidade da vida prossegue, não mais aos boêmios e abastados de séculos passados, mas para quem já nasce com data de validade curta, quando não expirada, e devidamente marcado a ferro e fogo pela nossa sociedade.

Viver é perigoso, sobreviver é o risco à vida intensa movida, não mais a vinho e damas de cia, mas whisky com energético, possantes, e bom, sangue jovem, movimenta a engrenagem!

Douglas 21/12/2018

Noite na Taverna (Quadrinho)
Não vou me ater à história nesta resenham, pois já falei sobre ela no tópico sobre o próprio livro.

Aqui, vou falar sobre esta adaptação para a mídia dos quadrinhos.
Gosto da idéia de dar cada conto da história para um artista diferente, afinal as histórias e os contadores delas são diferentes. Mas infelizmente, nem todos os desenhistas têm o talento necessário para interpretar uma história como "Noite na Taverna".

Dois deles são muito bons, dois ruins e um apenas competente. O que torna as histórias contadas (que, enquanto lia, eu achava de mesmo peso em importância até a chegada de Johann), fiquem hierarquizadas. Inevitavelmente.

E isso compromete a leitura.

Mas fora isso, é uma adaptação competente e completa da obra de Azevedo. E importante tambem, eu diria, pois torna uma obra tão importante mais acessível.

maju 18/03/2022

leitura escolar =)
acho que o livro em si pode ser legal e tudo mais, mas o fato do professor tê-lo escolhido pra ler na escola meio chato, já que o livro se resume em comedores da casadas. é sério. é literalmente só isso. fora que a aula dele é desconfortável pra um caralh*, enfim?

Dudha.Ribis 26/03/2023

Bem doidinho
O livro é bem insano, quando eu pensava que cada história não podia piorar, piorava kkkkkkkk mas eu gostei bastante de como foi montada, estou lendo para o trabalho de português

Lucas.Souza 05/03/2024

Uma adaptação em quadrinho de uma obra do poeta Álvares de Azevedo. Essa obra é dividida em contos, cada um ilustrado por um artista diferente. E as histórias apesar de serem curtinhas são muito boas, puxadas ali pro terror, suspense. Uma pena o livro ser tão curtinho, porque quando acaba te dá uma sensação de querer ler mais contos como estes!