A Arte Expositiva de João Calvino

A Arte Expositiva de João Calvino Steven J. Lawson

Resenhas - A Arte Expositiva de João Calvino

LeonardoGaldino 27/09/2010

Breve endosso ao livro "A arte expositiva de João Calvino", de Steven J. Lawson
De todos os livros que tenho na área de homilética/poimênica, esse é o que eu mais gosto. Pelo menos até o presente momento. De forma simples mas profunda e agradabilíssima de se ler, Steve Lawson soube resumir em poucas páginas as principais características da pregação do grande reformador João Calvino. Lawson nos mostra que Calvino não foi apenas o grande "exegeta da Reforma", mas também um grande pregador.

Leitura indispensável para aqueles que querem não apenas inteirar-se das características da pregação de Calvino, mas acima de tudo, esmerar-se em ser aquilo que Paulo recomendou a Timóteo - um "obreiro aprovado" (2 Tm 2.15).

Douglas14 26/02/2023

Uma viagem no tempo... Grandes aprendizados.
A Arte Expositiva de João Calvino nos apresenta uma visão geral da vida do pastor e teólogo João Calvino, o qual exerceu grande parte de seu ministério na cidade de Genebra. O livro discorre sobre o modo como este homem pregava e quais aspetos fundamentavam a produção destes sermões.

Lawson expõe como o legado de Calvino é importante de ser rememorado. Aquele grande pastor, que mesmo com tamanhas responsabilidades e demandas, não deixava de ser um ainda maior pregador, exercendo, por causa disso, grande influência no importante ambiente da reforma. O momento da pregação era aguardado com apreço, o púlpito possuía lugar de destaque e Calvino mostrava-se possuidor de muitas características que cooperavam com esta realidade. Calvino supervalorizava a pregação. Sua crença que a autoridade e soberania de Deus por meio das Escrituras tinha poder prático nos fiéis, lhe dava humildade para confiar plenamente nesse Deus. Calvino entendia que Deus se fazia presente no momento da pregação, operando por meio do Espírito no interior de cada cristão, ele possuía um entendimento do juízo previsto à todo pregador tomado pela soberba. João Calvino defendia a pregação bíblica como a tarefa mais importante do pastor, tendo como metodologia uma exposição sequencial dos livros bíblicos, fugindo sempre das inovações.

Calvino é exposto por Lawson como alguém de coerência entre vida e serviço. A glória de Deus era a filosofia de vida de João Calvino. Adquirir conhecimento era como uma recompensa para este homem, estudar era seu prazer. Todo esse conhecimento era levado para o seu coração, conduzindo-o a santidade. Calvino entendia que piedade era um atributo inseparável do pregador. Ele se desgastava completamente no conhecimento bíblico e na transmissão posterior deste, mais do que cuidada do seu próprio corpo.
As pregações de Calvino duravam mais de uma hora e eram completamente organizadas e objetivas, livres de distrações ou artifícios laterais em cada um dos componentes de seus sermões. Mesmo que realizasse breves revisões ou expusesse o contexto da passagem, como de costume, ele era sempre direto, seu alvo era inserir devidamente seus ouvintes no ensinamento da Bíblia.

Lawson revela que uma prova de seu grande preparo para cada pregação, era o fato dele não levar consigo um esboço. Nessa abertura de sermão, Calvino também inseria uma preposição, revelando a essência de cada mensagem. A preocupação em transmitir cada detalhe do texto com cuidado era tão grande, que Calvino possuiu uma capacidade hermenêutica além do seu tempo. Ele levava em conta cada tipo textual específico, possuía um entendimento literal do texto, fazia uso das referências cruzadas, sempre dividia bem as porções literárias que seriam expostas e cuidava para que as palavras fossem explicadas de acordo com o seu contexto. Calvino possuiu um estilo cheio de artifícios pensados em prol da clareza, ele dominou a arte da pregação. Usando palavras simples e conhecidas de seus ouvintes, apelando a boa imaginação destes, estimulando suas mentes com boas perguntas, ele facilitava o entendimento do sermão. Calvino fazia uso de citações de maneira controlada, não excedendo a sua base principal, paralelamente, não negligenciando aquilo que a teologia passada forneceu. Este grande pregador apresentava uma estrutura perceptível a seu público, ele fornecia boas transições entre as seções, além de controlar a intensidade de cada argumento exposto.

Lawson nos mostra como Calvino, de modo exemplar, pregava para edificação da igreja, não usava seus sermões com intenções secundárias. Ele encoraja, exortava e educava os crentes ao trazer as verdades bíblicas expostas, para a realidade prática de seus ouvintes, que eram conhecidas do pregador. Ele conduzia amorosamente os crentes para o caminho correto, e os fazia refletir em suas próprias atitudes com relação à vontade divina manifesta. Calvino resumia toda a ideia exposta e concluía com um mandamento principal sendo enfatizado e um apelo humilde sendo realizado. Em sua oração final, ele entregava suas ovelhas aos cuidados de Deus, concretizando sua crença na soberania divina e em sua glória suprema. Lawson encerra o livro com o desafio de despertarmos novos Calvinos no presente, para que a glória de Deus seja manifesta por meio de boas pregações bíblicas expositivas no cenário atual.

A Arte Expositiva de João Calvino cumpriu o seu objetivo de desafiar os seus leitores com respeito a prática da boa pregação, ao refletir na vida e obra deste pregador. Os recortes dos elementos das pregações de Calvino aqui mencionadas assim atestaram.

Léo_Martins 20/02/2023

A Arte Expositiva de João Calvino
Esta obra é um retrato fiel de Calvino como pregador. Aqui vemos as convicções mais profundas que determinaram seu estilo de pregação, os passos que deu para a preparação da mensagem e a técnica que usou ao lidar com a Palavra de Deus - interpretando-a e aplicando-a a sua congregação. O autor oferece-nos grande encorajamento através do ministério de púlpito do grande reformador.

Pedro.Felippe 19/08/2023

Princípios
Uma ótimo indicação para quem quer ter a excência da pregação da palavra centrada na Bíblia, portanto não deixe de desfrutar dessa leitura.

Sacha 29/09/2012

Distintivos...
O livro apresenta um pouco mais de 30 distintivos da pregação de João Calvino, desde seus fundamentos hermenêuticos até à entrega em si do sermão.

Cada ponto que caracteriza a pregação de João Calvino é um convite para o leitor avaliar sua própria pregação (ou o que você anda escutando debaixo do título de sermão expositivo).

Fui encorajado a viver a simplicidade da pregação, sem firulas! Pregue a Palavra e é isso aí...

Saor.Lucena 18/03/2017

Calvino
Olá!

Tem resenha no Evangelho em Questão!

Confere lá

site: https://www.youtube.com/watch?v=xqJGu7g-KW4&index=9&t=172s&list=PLqbF4FaXr5EOAwlUAlTat82SKDbumzUjA

Márcio Jefferson 01/04/2020

O grande mestre
Livro maravilhoso sobre o grande João Calvino,
Se lutero foi o grande tradutor da bíblia, João Calvino foi o seu maior interprete...

John 06/07/2020

Grande homem de Deus.
Está biografia contém várias lições práticas sobre um dos maiores expositores do cristianismo.

KauA.Scanferla 19/11/2018

Sofrimento
a vida de calnino foi muito sofrida depois de se casar com idelette stordeur (em estrasburgo, pois tinha sido banidoo de genebra) idelette teve um aborto perdeu uma filha no nascimento e deu a luz a um filho que morreu duas semanas apos o nascimento. depois de nove anos juntos idelette morreu e calvino nunca mais se casou.

Jose.Rodrigues 03/07/2019

O Teólogo
Simplesmente maravilhoso. Steven Lason, através da vida desse reformador, nos chama para um nova realidade da Palavra de Deus, ou seja, a Exposição da palavra. Calvino fez isso até no momento da sua morte. Para ele a exposição da palavra deveria ser prioridade na vida dos pastores e de todo aquele que ministra a palavra de Deus. A Bíblia se auto revela. A função dos ministros é simplesmente ensinar essa palavra, não expor sua ideia, mas expor a palavra pura e simples.

Ziane.Silva 01/10/2021

Minha primeira leitura sobre João Calvino
A narrativa do livro é clara e muito simples. É a primeira vez que leio algo sobre João Calvino e gostei muito. Boa introdução!

Arthur Bernard 10/05/2022

Base para todo pregador
Em dias de hoje que alguns pregadores acham que tudo é apenas experiência e de outros que acham que é apenas falar bonito, esse livro nos mostra que não.
Seu maior modelo para isso é Calvino, um dos maiores pregadores, teólogos e exegetas da história. Sua história coloca nosso pé no chão e nos faz levar mais a sério a missão de pregadores.

Arthur.Sousa 30/08/2022

Voltemos às Escritura
Que nossas habilidades, técnicas e conhecimento não sobrepujem a maravilhosa exposição pura da Palavra de Deus, que seja todo nosso conhecimento servil a centralidade da Palavra, isto feito com autoridade e ousadia que concede aos homens o Espírito de Deus...Que ao expor essa Palavra, em nossos lábios e nos nossos olhos seja possível ver o amor e terna devoção que em nós deve haver por essa Palavra...