Fugitivos

Fugitivos Carlos Barros

Resenhas - Fugitivos

KpopBrasil 12/09/2015

Você está pronto para se tornar um fugitivo?
Caio, um garoto de 15 anos que perdeu seus pais recentemente, sai do Rio de Janeiro e vai para Belo Horizonte morar com sua avô, seu único parente.

Fernanda, de 15 anos e Jonas de 11 anos, são irmãos. O pai deles é muito violento, os agridem quase sempre e a mãe deles, fraca, não faz nada para ajudar os garotos ou impedir o marido de cometer tão ato.

Gabriel de 18 anos e Bianca de 5 anos, também são irmãos. Com o pai preso e seu irmão, Mauro, que não liga para eles. Gabriel é o único que trabalha e cuida da sua irmã, não a deixando sem comida e nem estudos.

A vida desses cinco garotos mudam quando eles se encontram. Acontecessem várias barbaridades com cada um deles, todos sofrem muito e com tudo o que aconteceu resolvem fugir. A partir de agora, eles são a única família que tem, um tentando proteger o outro, eles viraram praticamente irmãos, mesmo não sendo todos do mesmo sangue. É um amor tão grande que cada um sente pelo outro, que eles nem pensam em se separar algum dia. Mas, se eles pensaram que fugindo iam resolver todos os problemas, se engaram, porque os problemas foram à procura deles, e não vão deixá-los em paz até conseguir o que querem.

Uma história totalmente emocionante e também com uma realidade enorme. Nos mostra o que pode acontecer dentro da casa de algumas pessoas, mesmo os pais sendo considerados os maiores protetores de seus filhos, nem sempre é assim, vemos que eles mesmos quem agridem seus próprios filhos, fazendo com que a criança fique calada e com medo. Essa história mostra que o amor pode mudar muita coisa, como mudou a vida dos cinco garotos.
Com certeza você vai sentir muita raiva de Renato, Eduardo, Mauro e vários outros personagens, mas também tenho certeza que vai se emocionar muito com os cinco garotos e a história deles, assim como eu me emocionei.

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/

Marianna 10/01/2016

Amei muito esse livro.
Falar sobre FUGITIVOS não é complicado, afinal eu li essas páginas como um furacão, sempre ansiosa para saber o que ia acontecer com os cinco personagens pelos quais eu fiquei completamente apaixonada. Boa parte da história se passa em Belo Horizonte, local onde Fernanda, Jonas, Gabriel e Bianca moram, Caio (o personagem principal) chega lá para morar com sua avó, antes ele morava em Petrópolis com os pais mas os dois infelizmente morreram em uma tragédia que o leitor vai descobrir antes da metade do livro.
Assim que conhece Fernanda, Caio fica completamente apaixonado, assim como a menina, o afeto deles é reciproco desde o primeiro momento, e é muito lindo ver como eles se gostam, se protegem e como o relacionamento deles se desenvolve durante a trama.
Mas eis a questão, por que os cinco acabam fugindo de Belo Horizonte, bom posso começar a dizer que muita coisa está por trás dessa fuga, cada um deles acaba tendo um motivo diferente e não pensem que é puro capricho adolescente, a fuga dos meninos se da por uma série de fatores graves que acontecem em suas vidas.
Fernanda e Jonas são irmãos, o pai deles é extremamente violento com o mais novo, ele também esconde uma personalidade péssima e conforme você for lendo vai notar que ele é doente, frio, calculista, resumindo, uma pessoa horrível. O fato do pai ser assim é o que impulsiona os dois irmão a fugirem, entre outros fatores é claro.
Gabriel e Bianca também são irmãos, o pai dos dois está na cadeia e o irmão Mauro é um bandido, Gabriel já tinha vontade de ir para a casa da tia que fica em Caruaru, para que o pai não enchesse eles quando saísse da cadeia, porém uma chuva de acontecimentos drásticos envolvendo seu irmão e seus amigos o força a antecipar a viagem e fazê-la como um fugitivo.
Caio praticamente implora que Gabriel leve ele, Fernanda e Jonas com ele e assim ele faz, os cinco fogem de Belo Horizonte na Combe de Gabriel, fazem uma viagem divertida e angustiante ao mesmo tempo, com o medo de serem encontrados e forçados a voltar, com saudade de algumas pessoas que deixaram para trás e principalmente com a companhia e apoio um do outro.
O mais lindo de todo o livro pra mim foi o desenvolvimento da amizade dos cinco, eles se apegaram de uma forma tão intensa e tão linda, fazem de tudo um pelo outro, para se protegerem e ficarem sempre unidos.

Personagens:

Caio: É o principal de toda trama, ele chega em Belo Horizonte cheio de marcas físicas e mentais, a morte dos pais o deixa completamente abalado mas ele encontra nos meninos a fonte para voltar a ter uma vida. Eu gosto muito do Caio, ele é um menino determinado e corajoso, a partir do momento que se apaixona por Fernanda ele coloca a vida dela antes da sua, quer protegê-la de tudo e de todos, é um amigo muito fiel e um namorado lindo, completamente apaixonado.

Gabriel: O mais velho da turma, Gabriel tem problemas sérios na família, o pai está preso, pronto para sair e se vingar por culpar o filho de tê-lo colocado na cadeia, o irmão Mauro é um bandidinho, e Bianca, sua irmãzinha de 5 anos precisa muito de proteção. Ele é um rapaz que já passou por muitas coisas ruins e o senso de justiça, lealdade, e carinho que ele tem me deixaram completamente apaixonada, eu adoro ele, adorava ler as cenas dele, quando implicava com Fernanda, com Jonas, quando cuidava de Bianca, quando era um bom amigo par Caio, enfim, tudo tudo nele é lindooo.

Fernanda: É uma menina linda, não só por fora (eu amei a descrição dela, ruiva, olhos verdes

site: www.mariollla.com

Diane Ramos 01/04/2016

Fugitivos ( Carlos Barros)
Desde quando o Carlos Barros lançou esse livro, no ano passado, tive vontade de o ler, então, ao saber que o autor estava abrindo parcerias com blogs nem pestanejei e inscrevi assim que pude o Coisas de Diane, e é claro, que fiquei imensamente feliz quando recebi "Fugitivos" autografado em minha casa! O livro possui uma trama encantadora que devia ser leitura obrigatória para nós brasileiros.
O livro traz a história de cinco garotos: Caio, um adolescente de quinze anos que após sobreviver a uma tragédia que vitimizou seus pais no Rio de Janeiro se muda para Belo Horizonte para morar com sua avó; Jonas e Fernanda, dois irmãos que se unem com todo o amor para tentar amenizar a intolerância e violência de seu pai; e por fim, Gabriel e Bianca, que também são irmãos e juntos tentam levar uma vida normal e honesta, bem diferente da realidade que os rodeia.

Quando esses cinco jovens de idades variadas se cruzam a amizade e o amor se firmam num piscar de olhos, de forma intensa e verdadeira, onde cada um carrega consigo um problema/trauma e assim, eles encontram entre si uma espécie de porto seguro, logo as dificuldades deixam de ser individual e passa a ser de todo o grupo.
Tentando salvar as próprias vidas e em busca da tão sonhada felicidade, nossos protagonistas fogem numa viagem emocionante que atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco, onde podemos conhecer ainda mais cada um deles, seus medos e incertezas. Tudo isso com muito mistério, suspense, romance e diversas reviravoltas capazes de deixar o leitor roendo as unhas!

Tive que fazer o impossível para não dar nenhum spoiler no resumo da obra, pois, Carlos Barros criou uma história repleta de detalhes e acontecimentos que se mencionasse aqui poderia atrapalhar a possível leitura de vocês. O que posso dizer é que achei o livro maravilhoso e nem vi o tempo passar durante essas 647 páginas! Todos os personagens são muito bem construídos e confesso que fiquei surpresa com a força dos personagens principais, apesar da pouca idade eles são muito maduros e muitas vezes suas atitudes poderiam ser confundidas com as de um adulto.
O que mais admirei em "Fugitivos" é que é um livro nacional, com problemas nacionais e personagens reais! Onde nos deparamos facilmente com acontecimentos que pode ter sido presenciado por qualquer um de nós e que diariamente vemos nos telejornais. O autor conseguiu trabalhar com temas pesados como assédio, tráfico infantil, drogas, violência, entre outros, de uma maneira que não ficou forçado, pelo contrário, ao ler sobre tudo isso me apeguei fielmente aos personagens ao ponto de lamentar o término do livro.
"Fugitivos" foi uma surpresa pra mim, quando iniciei a leitura não imagina o quanto ela me marcaria e não exagero nem um segundo sequer em afirmar que essa foi a minha melhor leitura do ano!
Super indico pra vocês!!!!

site: coisasdediane.blogspot.com.br/2016/04/resenha-39-fugitivos.html

Naiara Cristiane (estilodenerd) 05/05/2016

fugitivos
Muito bom, mergulhamos numa história que de ficção não tem nada o autor soube refletir uma realidade de muitos jovens

Carla Brandão 26/06/2016

A sinopse de Fugitivos serve como um aviso para o leitor: esse não é um livro leve. Os cinco protagonistas, apesar da pouca idade, carregam cada um o peso de sua própria história.

Caio morava em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, com os pais. Aos 15 anos sentiu a dor de perder os dois ao mesmo tempo em uma tragédia que lhe rendeu também marcas físicas. Órfão, muda-se para Belo Horizonte para viver com sua avó paterna, Teresa. Lá conhece Jonas e Fernanda, irmãos que vivem uma situação nada fácil em casa: um pai violento e uma mãe submissa. Apesar disso, Jonas, de 11 anos, é um menino engraçado e tagarela. Fernanda, da mesma idade que Caio, faz o possível para ter uma vida normal de adolescente. Seu ex-namorado, Gabriel, cuida da irmã de 5 anos e trabalha para sustentá-la, já que o irmão mais velho está envolvido em assuntos ilegais, o pai preso e a mãe morta, vítima de uma overdose.

Fernanda e Caio sentem-se atraídos um pelo outro assim que se conhecem. O relacionamento entre eles passa a ser um descanso da vida que vivem. Juntos, tornam a dor de cada um menor. Caio conta de uma forma emocionante como perdeu os pais, as últimas palavras de sua mãe pra ele... Fernanda, aos poucos, sente-se segura para lhe contar o que acontece em sua casa. Os dois prometem se ajudar e, talvez pela fragilidade de ambos, o namoro é muito intenso desde o início, tornando-se, ao meu ver, até uma espécie de dependência.

A fuga dos cinco jovens tem início quando a situação de cada um chega ao extremo - sim, as coisas ainda pioram - e a única solução parece ser sumir sem deixar rastros. Apesar de ainda ter 17 anos, Gabriel parte para a estrada com a irmã e os amigos em sua Kombi verde. Longe de tudo o que faz mal a eles, os cinco conseguem ter momentos divertidos ao longo da viagem. Cantam, tomam banho de rio e passam dias felizes em uma cidadezinha de praia, onde tudo começa a mudar.

O livro é bem grande e o autor é bem preocupado com detalhes, descrevendo minuciosamente cada lugar, cada cômodo, cada personagem. Se por um lado isso ajuda o leitor a imaginar perfeitamente as cenas, por outro faz o livro ficar cansativo em alguns momentos.

Fugitivos é, em grande parte, uma leitura difícil pela quantidade de acontecimentos ruins. É triste acompanhar pessoas tão jovens tendo que lidar com situações tão pesadas, algumas delas provocadas por aqueles que deveriam justamente cuidar deles. Mas é bonito ver a amizade forte que nasce entre eles e como tornam-se o porto seguro um do outro. Os cinco fugitivos parecem levar a sério a frase que diz que amigos são a família que escolhemos, pois é isso o que fazem: formam uma nova família, do jeito que uma família deve ser. Cuidam, se preocupam, ajudam e, muitas vezes, colocam a própria vida em risco em nome daqueles que amam.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2014/11/resenha-fugitivos-carlos-h-barros.html

Bianca | @arteespressa 29/10/2016

Inesquecível? Com certeza!
Se você procura uma montanha-russa de emoções, essa é a indicação certa. Fugitivos é uma história repleta de emoções: felicidade, tristeza, esperança, medo, raiva, cumplicidade... Todas as palavras do mundo são incapazes de expressar exatamente tudo o que senti durante essa leitura. É difícil falar sem soltar algum detalhe, então vem comigo que explico melhor ;)

A história é narrada em terceira pessoa e une o destino de 5 jovens adoráveis: Gabriel, Bianca, Caio, Fernanda e Jonas. Gabriel é o mais velho do grupo, tem 17 anos e é irmão da pequena Bianca, de apenas 5; Caio tem 15 anos e foi morar com a avó em Belo Horizonte após um trágico acidente envolvendo seus pais. Fernanda também tem 15 anos e é irmã de Jonas, de 11.

Como dito, Caio foi morar com a avó, dona Tereza, após um acidente terrível que levou seus pais. Ele também estava presente, no entanto conseguiu sobreviver. Cansado, machucado, depressivo e em um possível estado de choque, ele se vê obrigado a largar o pouco que lhe restou, no Rio, para começar uma nova vida num local completamente diferente do que estava acostumado.

Num certo dia, dona Tereza vai trabalhar na banca de revistas e Caio a acompanha. Ele senta no canto e folheia algumas HQs de seus super-heróis favoritos. O pequeno Jonas se aproxima, algumas páginas depois, e a amizade é quase instantânea. Entre a falação de Jonas e a surpresa de Caio, o pequeno o convida para ir até o campinho do bairro assistir ao jogo de futebol que está ocorrendo. O convite é aceito e eles se encaminham para lá. Entretanto, na subida, Caio nota que Jonas está mancando e que tenta disfarçar; ao ser questionado, o ruivinho desconversa.

Lá, Caio conhece Fernanda. Amor à primeira vista. Nenhum dos dois sabe explicar o que está acontecendo, mas são capazes de enxergar a dor por trás dos olhos do outro e só sentem vontade de ficarem próximos. O que eles têm é o típico comportamento inocente de dois adolescentes descobrindo o mundo: vergonha, desejo e uma felicidade que juram ser capaz de explodir o próprio peito.

Só que, em meio a esse momento, o pai dos irmãos chega. Os dois automaticamente ficam tensos e suam frio. Caio novamente percebe que tem algo errado, se prontifica para amenizar a situação e é instantaneamente afastado. Os irmãos insistem saber lidar com a situação e vão embora deixando o garoto sozinho. A verdade é que Renato, o pai, é um homem extremamente grosso e agressivo. Acho que já entenderam a que estou me referindo...

O jovem carioca demora horas para chegar em casa e sua avó (obviamente) fica preocupada. Manda Gabriel, que é seu ajudante na banca, ir atrás do neto. Ele procura pelo garoto, sempre acompanhado de Bianca, e o encontra no local em que foi deixado. Nesse momento a cumplicidade entre os dois nasce e uma possível amizade também.

O episódio chega ao fim e Caio se vê obrigado a enfrentar o primeiro dia de aula. A notícia boa é que ele e Fernanda ficarão na mesma turma... A ruim (uma delas) é que Eduardo, o melhor amigo de Fê, não a vê com esses olhos. Os dois garotos entram num arranca-rabo, a inimizade é criada e Fernanda se vê tendo que escolher entre os dois. Ela obviamente segue o coração e corta de vez a amizade com Edu.

Várias e várias situações ocorrem e o laço entre os amigos fica cada vez mais forte. É algo tão sincero e invejável que chega a ser impossível dar um passo sem esbarrar em alguma barreira de inveja. Em certos momentos sentimos necessidade de interromper a leitura, respirar fundo e beber uma água pra não surtar também.

Um exemplo disso foi quando, já em casa, Fernanda e Jonas passam por um grande perrengue. Acusações são feitas, gritos são dados, dedos são apontados... E Renato explode. Arrasta Jonas para o quarto e lhe aplica o castigo que acha necessário. Fernanda, sem poder fazer nada, senta no corredor e chora.

Mas ficamos sabendo de um ponto curioso: ao ser questionado, Jonas diz aguentar todo castigo que lhe é aplicado por causa de sua irmã. Diz que não pode fazer nada contra seu pai ainda, mas que um dia será forte o suficiente para defendê-la de Renato. Bem... Não precisa ser nenhum gênio para concluir o que o garoto esconde. Mas, ainda assim, quando a confirmação chega... É como uma bomba.

Conhecemos outros personagens, tais como Mauro, irmão mais velho de Gabriel e Bianca; Paulo, pai dos três; e Wander, melhor amigo de Mauro. Além disso, também tomamos conhecimento da história de cada um. É uma mais perturbadora que outra. Eu, particularmente, cheguei a me perguntar como eles ainda tinham forças para permanecer de pé.

A situação entre os cinco amigos fica cada vez pior e eles se vêem na obrigação de tomarem uma atitude drástica. É aí que nos deparamos com a parte 2, a parte em que os jovens lutam por uma vida melhor e enfrentam toda e qualquer consequência que possa vir. Os dias que se passam fazem com que eles se tornem cada vez mais fortes, destemidos e leais. Chegam ao ponto de fazerem qualquer coisa pra manter os outros a salvo. E quando digo qualquer coisa, é realmente qualquer coisa...

site: https://teadesk.blogspot.com.br/2016/10/resenha-23-resenha-parceira-fugitivos.html

Roberta.Souza 15/12/2017

Parte da resenha
Divide a casa com seu irmão Mauro enquanto seu pai está preso acusado de negar socorro a mãe, morta por overdose.Precisa lidar com a responsabilidade de sustentar uma casa sozinho, pagar a escola e custos com Bianca além de aturar as provocações de Mauro.Após saber que seu pai será solto,Gabriel toma a decisão de fugir com Bianca até Caruaru.Para casa de uma tia com o objetivo de melhoria de vida para Bianca, mas, uma revelação sobre os planos do seu pai e irmão, decide adianta esse plano colocando sua vida em risco.