Calvinismo

Calvinismo Abraham Kuyper

Resenhas - Calvinismo

EWERTON 13/04/2014

Cristianismo em um outro plano
Excelente livro, o autor deixa claro as diferenças dos pensamentos religiosos e de movimentos que influenciaram a história e suas relações com Deus e com o homem.
Uma descrição bem ampla que abrange o Cristianismo e em especial demonstra a influência do pensamento calvinista em diversas áreas, citando também em vários momentos como era a visão dos luteranos, anabatistas, anglicanos, do romanismo, paganismo, islamismo e também o movimento político/social da revolução francesa etc.
No decorrer da explanação dos temas vemos diversas citações dos protestantes oriundos da reforma e que têm suas raízes ao calvinismo, como os Huguenotes (França), Mendigos (Holanda), Puritanos e Presbiterianos (Grã-Bretanha), Pais peregrinos (América do Norte).
Abraham Kuyper registra 6 palestras que dividem os tópicos do livro e fala sobre o calvinismo como sistema de vida, religião, política, ciência, arte e futuro. Assim podemos entender melhor a influência dele até os nossos dias, ficam aqui algumas citações:
" Quando não há nevoeiro para esconder a majestade da luz divina de nossos olhos, que necessidade há então de uma lâmpada para os pés, ou de uma luz para o caminho?
Mas quando a História, a experiência e a consciência, todas declarando unidas o fato de que a luz pura e plena dos céus tem desaparecido, e que estamos andando às cegas nas trevas, então, uma diferente, ou se vocês preferirem, uma luz artificial deve ser acesa para nós, - e esta luz Deus acendeu para nós em sua SANTA PALAVRA."

" O fato, por exemplo, de que o Calvinismo se dispôs contra toda diversão ímpia com a honra da mulher, e estigmatizou toda forma de prazer artístico imoral como uma degradação, encontra-se portanto fora de nosso alcance. Tudo isto denuncia adequadamente o abuso, embora não tenha qualquer peso quanto a questão do uso legítimo. E o próprio Calvino não se opôs ao uso legítimo da arte, mas encorajou e até mesmo recomendou, como suas próprias palavras prontamente provam. Quando a Escritura menciona a primeira aparição da arte nas tendas de Jubal, que inventou a harpa e o órgão, Calvino recorda-nos enfaticamente que esta passagem trata dos “excelentes dons do Espírito Santo”. Ele declara que, quanto ao instinto artístico, Deus tinha enriquecido Jubal e sua posteridade com raros dons naturais. E, abertamente, declara que esses poderes inventivos da arte são o mais evidente testemunho do favor divino. Ele declara mais enfaticamente ainda, em seu comentário sobre Êxodo, que “todas as artes vêm de Deus e devem ser consideradas como invenções divinas”.

Leitura densa e recomendadíssima!

Deymos 10/12/2019

Impressionante.
Ótimo livro para os iniciados no Calvinismo. Tem uma visão simples e esclarecedora dos conceitos básicos e das doutrinas calvinistas.

Du Du 20/10/2020

Muito bom esse livro.
Ele traz todo o sistema de vida de João Calvino aplicado em várias áreas de nossa vida (arte, tecnologia, política, futuro, ciência e religião).
O livro é muito explicativo, bem incisivo, objetivo. A linguagem não considerei muito acessível. Para a sua completa absorção é necessário ter conhecimentos histórico, filosófico, científico prévios. Contudo, pela firmeza de fala e de caráter do Kuyper, o livro se mostra muito positivo e influenciável para se aplicar em nossa vida. Se a sociedade aplicasse essas leis crísticas, com certeza muita coisa será diferente.

Kuyper consegue apresentar bem as leis calvinistas para a vida cristã! Recomendo!

Julio.Henrique 13/04/2021

Cosmovisão calvinista
O livro é uma defesa vibrante do Calvinismo e de sua influência não somente na religião, mas noutros aspectos da vida humana e civilização, tais como política, ciência e arte. Fica evidenciado que a teologia calvinista não fica restrita às doutrinas da Graça, conhecidas como Cinco Pontos do Calvinismo. O autor destaca a superioridade do Calvinismo em relação ao Paganismo, Islamismo, Romanismo e em relação a outros ramos do protestantismo, a exemplo do Luteranismo. Considerações relevantes são feitas em torno da Revolução Francesa e do Modernismo enquanto sistemas de vida ateus ou religiosidade morta. As doutrinas da Soberania de Deus, Graça Comum e Eleição também são abordadas. Embora Kuyper reconheça a imperfeição do Calvinismo, sua escrita deixa a impressão de que este é o sistema de vida mais alinhado com a Palavra de Deus. Leitura recomendada para os interessados no assunto: pastores, teólogos, seminaristas e outros.

Mateus Guarnieri 22/02/2022

Boa leitura
A leitura é um tanto quanto teórica e as vezes até cansativa, mas Kuyper é muito bom, demorei um pouco pra ler, mas gostei muito.

Gleiciane.Leal 27/04/2022

Livro muito interessante, conta a história do Calvinismo, e as suas aplicações em várias frentes da sociedade. História, Geografia, Artes, etc.
Sai com muitas dúvidas, ainda, desse livro, mas valeu a leitura pelo contexto histórico.

marcelinho 26/08/2022

Essa série de palestras que o Kuyper proferiu nos Estados Unidos, divulgou de forma prodigiosa a mecânica do neocalvinismo.

Aqui podemos ver o resumo de toda a sua obra sobre a soberania de Deus sobre todo o universo e a vida humana.

Léo_Martins 31/07/2023

Calvinismo
Este livro traz o conteúdo completo das palestras proferidas por Kuyper no Princeton University and Seminary, em 1898, a convite da fundação L. P. Stone. Esse importante evento anual da cena acadêmica norte-americana era conhecido como as Palestras Stone (Stone Lectures). Nessas seis palestras, Kuyper desvenda as riquezas do Calvinismo, não apenas como um conjunto de dogmas teológicos, mas principalmente como um fundamento para uma visão abrangente de vida.