Verdadeira Espiritualidade

Verdadeira Espiritualidade Francis Schaeffer

Resenhas - Verdadeira Espiritualidade

marcelinho 31/12/2023

Minha gente, que livro!

Eu amo ler tudo que o casal Schaefer escreveu. É sempre um alento pro coração, um gozo pra alma.

Aqui, Francis Schaefer ele direciona o crente para a verdadeira espiritualidade, para a santificação cristã. O foco do livro está nisso: a morte e ressurreição de Cristo na história, é o motor da nossa vida em santidade. Que livro!
Pri de Luz 31/12/2023minha estante
Já leu o Aflição, da Edith? Até o momento, considero o melhor livro que já li.

marcelinho 31/12/2023minha estante
Aflição é o livro que me faz chorar horrores cada vez que leio ele! O melhor livro da Edith.

Mayara.Torroglosa 18/12/2023

Melhor livro cristão que eu li este ano!
Achei maravilhoso relembrar a essência da fé, para a além da vida na igreja e dos tratados teológicos.
Relembrei da vida simples e da comunhão com Deus, da busca por santificação.
Sinto que preciso lê-lo de novo, e sempre que possível. Não porque seja de difícil compreensão, mas porque é necessário relembrar e viver.

Fabiana 22/08/2023

Didático e organizado
A leitura é bem fluida, didática e garante boas reflexões a respeito do significado redentivo de Cristo. Apresenta a importância da Bíblia na prática cristã, o relacionamento com a Trindade e com a comunidade e liberdade bíblica.

É um livro para ser degustado, lido devagar para ser bem assimilado. Muitas das vezes provocativo e confrontador. Gostei bastante!

Esse livro vai entrar para o rol dos que devem ser relidos de tempos em tempos.

RaquelLimaaaa 20/07/2023

Ótimo livro.
Ótimo livro. Recomendo para todos.
Uma apresentação simples do Evangelho. O livro aponta para a palavra de Deus, aponta para a poderosa e suficiente obra de Cristo.
Schaeffer resume o que chama de verdadeira espiritualidade no seguinte: "Viver momento a momento por meio da fé com base no sangue de Jesus, no poder do Espírito Santo, é a única maneira realmente integrada de viver."

Gualter 16/07/2023

Clássico da espiritualidade do século XX
Francis Schaeffer (1912-1984) foi um escritor e apologeta cristão influente, principalmente no contexto norte americano. A obra aqui analisada surge a partir de uma crise de fé que Schaeffer teve, de maneira que seus argumentos neste livro são, via de regra, bastante realistas. No prefácio, o autor explica a ocasião do livro:
"Durante esses anos, pesava-me a responsabilidade de representar a posição cristã histórica e a pureza da igreja visível. Aos poucos, no entanto, constatei um problema ? o problema da realidade. Ele tinha duas partes: primeiro, tive a impressão de que, para muitos daqueles que sustentavam a posição ortodoxa, faltava a realidade nas coisas que a Bíblia claramente dizia que deveriam ser o resultado do cristianismo. Segundo, gradualmente crescia em mim que minha própria realidade era menor do que deveria ser nos primeiros tempos antes de me tornar cristão. Reconheci sinceramente que eu precisava voltar e repensar toda a minha posição." (SCHAEFFER, 2021, p. 6)
O livro apresenta verdadeiras pérolas de sabedoria bíblica e é fortemente recomendável  tanto por seu teor realista quando por seu cuidado pastoral e atenção as nuances que decorrem da complexidade do ensino cristão. Como acontece, ao menos aparentemente, com vários livros devocionais, o livro de Schaeffer tem alguns equívocos interpretativos. Nada que destrua o valor do livro, mas é necessário observar isto especialmente na interpretação de 1Co 10:23-24, 1Co 4:9 e Tiago 5:16. Outro ponto é que apesar de fazer críticas ao pensamento moderno, Schaeffer também parece depender de algumas premissas modernas. As vezes isto é bom, mas é necessário exercer juízo para entender onde Schaeffer acertou na interpretação bíblica e onde a influência da cultura e do pensamento de sua época distorceram sua hermenêutica.
A obra de Schareffer ao lado de outras obras de autores reformados (a exemplo de "simplesmente crente" de Michael Horton) se impõe como um clássico a ser consultado e revisitado nesta geração. Por fim, vale Deixaf algumas citações relevantes da obra:

"Se o contentamento e as ações de graças desaparecem, não estamos amando a Deus como deveríamos, e o desejo apropriado tornou-se cobiça contra Deus. Essa área interior é o primeiro ponto de perda da espiritualidade verdadeira. A exterior é sempre apenas resultado disso." (SCHAREFFER, 2021, p. 22)

"A fé pode ser ensinada? As pessoas costumam me fazer essa pergunta, e eu tenho sempre uma resposta: ?Sim, a fé pode ser ensinada, mas só por demonstração?. Não se pode ensinar fé apenas no abstrato. Precisa haver uma demonstração de fé, se a fé vai ser aprendida. Cada grupo deve operar com base na vocação individual de Deus para seus membros ? financeiramente e em outros assuntos ? mas existe uma regra absoluta: se nosso exemplo não ensina fé, ele é destrutivo. Poderá haver muitas vocações, mas não uma vocação para destruir o ensino da fé. A igreja ou outro grupo cristão que não funcionar como unidade em fé, nunca poderá ser uma escola de fé. Só há um modo de ser uma escola de fé, que é conscientemente funcionar pela fé." (SCHAREFFER, 2021, p. 216)

Léo_Martins 30/06/2023

Verdadeira espiritualidade
Uma abordagem sistemática dos fundamentos para sua relação aberta e sincera com Deus, com os outros e consigo mesmo.

Pedro Leitor 19/05/2023

Leia
Um livro muito interessante, que precisa ser lido com atenção para ser compreendido. Verdades faladas de forma bem compreensiva. Não gostei da diagramação do livro, linhas próximos demais, acaba cansando minha vista e dificultando a leitura.

Guilherme.Francisc 24/08/2022

Profundo e necessário
Francis Schaeffer escreve um livro maravilhoso aqui. É um belo exemplo de como nosso Senhor Deus, na instrumentalidade da sua graça, gera frutos na vida de seus servos através de trevas espirituais e crises de fé.

Estudamos esse livro com a igreja por aproximadamente oito meses e ainda não fomos capazes de extrair tudo. Certamente é um livro muito instrutivo para quem busca ler mais sobre a vida cristã, ou como o próprio autor chama, a "verdadeira espiritualidade".

Louvo a Deus por esse livro tão precioso.

Juh 24/08/2022

Verdadeira espiritualidade
Um dos livros mais incríveis que já li. Aquele que você volta e lê as partes mais importantes de novo para ter certeza que você está entronizando em seu coração tudo que está sendo lido. Leitura necessária para quem deseja entender mais sobre o que é ter uma verdadeira espiritualidade.

Lua 26/02/2021

Indispensável
Se você quer conhecer os aspectos centrais da verdadeira espiritualidade, esse livro é exatamente o que você precisa (depois da Bíblia, claro).

Esse exemplar estava na minha estante há alguns anos, mas que bom que o li só agora, porque talvez eu não tivesse aproveitado tanto em um outro momento.

Sinto que minha compreensão sobre ele não foi total, pois Francis Shaeffer aprofunda temas tão centrais do cristianismo de forma tão brilhante, que não me senti capaz de acompanhar alguns raciocínios, mas o que consegui apreender foi de grande valia pra minha caminhada como cristã.

Oro a Deus pra que essas reflexões estejam sempre firmadas em meu coração. E que muitas outras pessoas possam ter acesso a essa obra teológica tão indispensável pra vida cristã. Quero lê-la novamente no futuro.

Luhbeka 06/04/2017

Francis Schaeffer considera o livro fundamental do L'ABRI apesar de ter sido publicado muito após diversos outros, sendo a forma escrita dos temas gravados em áudio para estudo nos L'Abri pelo mundo.
"Essa foi e é a base verdadeira de L'ABRI. Ensinar as respostas cristãs histórias e responder com honestidade as perguntas sinceras são duas coisas crucias, mas foi dessas lutas que veio a realidade, sem a qual um trabalho incisivo como L'Abri jamais teria sido possível."
Os primeiros quatro capítulos trazem alguns dos conceitos fundamentais da vida cristã: salvação, morte, ressurreição de Cristo e a importância disso para nossas vidas, dentre outros aspectos. Os dois capítulos seguintes sobre espiritualidade e o universo sobrenatural e os demais capítulos abordam consequências de andar pelo Caminho vivendo para Cristo e morrendo para si, de momento a momento, como ser liberto na consciência e nos pensamentos, obter cura nos relacionamentos pessoais, na igreja, nos problemas psicológicos.
O livro todo é escrito em linguagem fácil e acessível. Os temas são abordados com profundidade, permitindo compreender aspectos rotineiramente vistos na vida cristã sob a ótica de pecadores absolutamente dependentes da redenção proporcionada por Deus.
Ao final da leitura, permaneceu em mim uma reverente gratidão a Deus e nova consciência sobre vida cristã: de adoração constante.
Recomendo não só aos interessados no L'Abri, mas a todo cristão que queira aprender mais sobre adoração em vida e em verdade.
Filipe Saliba 20/01/2023minha estante
Muito bom! O livro é realmente especial