A Vida Secreta das Abelhas

A Vida Secreta das Abelhas Sue Monk Kidd

Resenhas - A Vida Secreta das Abelhas

Myria.Viana 14/08/2022

Lily, apesar da pouca idade sofria uma vida muitas vezes sequer imaginada por um adulto. Por essa vida tão difícil e dura, sendo punida por algo que ela não fez e devido a essa injustiça, Lily bola um plano, não muito planejado rsrsrsrsrsrs. Sim, ela pensou apenas nos passos iniciais de seu plano e o restante deixou que a vida e os acontecimentos conduzisse o desenrolar do plano.
É um livro forte, de crescimento pessoal, cultural e entendimento de vida e compreensão de preconceitos e da sociedade.

Reiseane 13/08/2022

Estou maravilhada com o quão sensível esse livro é. Acompanhar a jornada de aprendizado de uma garota emocionalmente ferida, a descoberta do amor e cuidado maternos, nunca antes desfrutados, na companhia de mulheres vistas como inferiores para a sociedade daquela época.. lindo demais! Amei! Daria mil estrelas se pudesse
Patricia 13/08/2022minha estante
Que legal! Fiquei com vontade de ler!

luiza 31/05/2022

Amor, Família e... Abelhas
A história se passa num contexto dos anos 1960, um período de explícito preconceito racial nos Estados Unidos em que os negros estavam começando a conquistar seus direitos civis. Contando sobre um menina branca que se viu acolhida pelo mais improvável grupo de pessoas, se criou um livro lindo sobre fé, descobrimento e amor.
Lily é uma menina de 14 anos que vive com seu pai T.Ray, um homem agressivo e violento, que vê na filha a imagem insuperável da falecida esposa. Junto à sua babá Rosaleen, a única pessoa que Lily tem no mundo, as duas fogem em direção à Tiburon, lar da virtuosa Casa rosa e da Madonna Negra, tentando abandonar suas vidas sofridas e descobrir alguns mistérios que a cercam.
Vivendo na casa de três mulheres negras, as irmãs Boatwright - Agust, May e June -, Lily tenta desvendar o mistério que cerca a morte da sua mãe e encontra naquele lar inabitual a força que precisava para lutar contra seus demônios.
As irmãs trabalham na produção de mel, e a narrativa se cria em uma linda alegoria entre a vida de Lily e a vida secreta das abelhas.
Durante toda história o livro exala poder feminino, tendo personagens extremamente marcantes e muito bem desenvolvidos. A questão do empoderamento, principalmente das mulheres negras, é algo tão fortemente transmitido que eu não entendia como essas mulheres não eram reais. Todos os seus ensinamentos, seu zelo espiritual, seu amor transbordante, o cuidado e maestria com que conheciam a vida da abelhas, tudo é simplesmente muito bem escrito e muito bem habituado.
É uma historia que trata de problemas familiares, a dor do luto e da culpa, da importância de uma figura materna, preconceito, fé, e liberdade.
Além de trazer vários aprendizados acerca do cenário cruel de racismo daquela época, falando sobre o preconceito impetuoso naquele período, a autora também trás o ponto da necessidade de se sentir aceito e amado dentro de uma família, destacando o acolhimento que pode vir de quem a gente menos espera.
O ponto religioso é algo muito forte na trama e sinto que trouxe uma sensibilidade, algo além, que fez o livro ser puramente mágico. A fé que essas mulheres possuem é majestosa e linda de ser lida. Criou-se um novo mundo, onde apenas existia a Casa Rosa e a Madonna Negra, e eu adoraria fazer parte dele.
A história da Lily e das irmãs calendário, nos mostra a importância do acolhimento e do amor, não importando de quem venha. RECOMENDO.
xoxoanalu 31/05/2022minha estante
eu quero mto ler esse livro ?

luiza 01/06/2022minha estante
lêee, vale a pena!!

xoxoanalu 01/06/2022minha estante
vou ler sim!! eu amo o filme, ent tenho certeza q irei gostar do livro tbm?

luiza 01/06/2022minha estante
?já vou até assistir o filme tb

Ralph 25/05/2022

2,5*
tw: racismo, violência;
Deixou a desejar.
É uma boa história com incríveis personagens, mas enrola muito.
É uma leitura cansativa, páginas e páginas de vários nadas e do nada uma boa narrativa, uma excelente comentário sobre racismo, violência, saúde mental, amor, amizade, família e até abelhas.
É uma pena que apesar do livro ter partes tão lindas e sensíveis que dá vontade de reler diversas vezes e personagens carismáticos, mas ao todo é bem tedioso.

Biblioteca Álvaro Guerra 04/04/2022

Nova edição de um dos livros de maior sucesso dos últimos anos, um clássico instantâneo que já foi adaptado para o cinema. Tendo como pano de fundo os anos 1960, A vida secreta das abelhas é uma história marcante sobre o poder feminino e o poder do amor.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788565530576

Andreza 21/03/2022

Não fui fisgada
Comecei a ler por indicação de uma amiga e a leitura se arrastou por quase 3 meses. A analogia entre a vida humana e as abelhas me incomodou, a organização do enredo e o combate de ideias criadas pela personagem principal sozinha, em sua cabeça na maior parte das vezes, também. O fundo que estava abordando preconceito racial muitas vezes foi deixado de lado, já que haviam tantas diferentes perspectivas na história. Somados a isso, há muita reflexão individual, o que se arrasta por páginas. Além disso, a autora não desenvolveu muito bem a relação de Lily com o boy, com Rosaleen, June, muito menos com T. Ray que só aparece no início e final do enredo com comportamentos agressivos. Ah, e nem me fale sobre o final, onde Lily não foi nenhum pouco condizente com a postura que a autora criou sobre a personagem ao longo de 200 páginas. Enfim, faltou mais desenvolvimento em muitos aspectos. Ou, faltou retirar tantas ideias mal desenvolvidas do texto.

Ana Carolina 15/03/2022

A vida secreta das abelhas
Conta a história da Lily uma pré-adolescente que foge de casa com sua babá em busca de respostas sobre sua mãe falecida.

Sabrina.Lolli 10/03/2022

Um livro adorável, já li 2 vezes, conta a Historia de Lilly uma menina órfão de mãe que tem um pai bruto, a menina vive em um período em que os negros estão conquistando direitos básicos, e tem dentro de uma família nada tradicional negra tudo aquilo que lhe falta na sua. Um livro que nos abre os olhos para o preconceito, o amor, a simplicidade e traumas que uma pessoa pode carregar e como lidar com eles.
Lilly é um menina como tantas outras, mas com coragem e sorte de poucas.

Queds 17/02/2022

O livro conta a jornada de Lily Owens, uma adolescente de 14 anos, marcada por uma tragédia na infância e criada por um pai abusivo e negligente.

Lily precisa encontrar a verdade sobre si e se encontrar no meio de um período onde o racismo e a segregação estão em sua máxima. Juntamente com a governanta de sua casa, Rosalee, foge de sua casa em busca de uma verdade que acalme e renove o seu coração.

É surpreendente a identificação do título do livro em todo o contexto da história e é nessa colmeia que Lily irá encontrar abrigo e verdade. Uma metáfora do empoderamento feminino e da força desse grupo de mulher que irá mudar o destino de Lily.

A vida secreta das abelhas é um livro narrado em um período de segregação, que além de toda essa temática do racismo que nos rasga, ainda nos leva a refletir sobre família, lar, depressão e luto.

Há um ponto na narrativa que pode incomodar muitos leitores, li algumas impressões onde citam que a autora pesou a "mão" ao abordar a religiosidade. Entretanto o que fica pra mim é mais uma vertente e construção do poder feminino, do laço maternal e da quebra e busca de um lugar onde ser acolhida, compreendida e amada e não o cunho religioso propriamente dito.

Embora a narrativa no início tenha sido arrastada, demorando um pouco para eu me conectar com a história e personagens, a leitura foi importante e tocou o meu coração.

Terminei com muita dificuldade de mensurar em palavras o que senti. Dói ler sobre segregação, ler sobre racismo em sua forma mais crua. Ler sobre o luto, depressão e a busca de pertencimento, de amor. E ao fim, não deixar de ter esperanças em tempos melhores.

Super recomendo a leitura, se estiver difícil no início, não desistam, vale a pena !!!!

Gabryely2 15/02/2022

Abelhas....
Que livro.... que livro.
Quando comecei a ler n pensava que ia me envolver tanto na história.
Foi um turbilhão de sentimentos... senti medo,sorri,chorei e me vi ali junto dos personagens passando por tudo.
Acho que todos deveriam ler esse livro.
Ele fala sobre recomeços e acho que em alguns momentos todos precisamos de um.

Marcelo 06/02/2022

Emocionante
Adorei a leitura!!! Fluiu muito bem e a história se mostrou forte e provocou empatia com os personagens. Acompanhamos a história de Lily, uma menina de 14 anos que sofre muito na convivência com o pai. Sua mãe morreu quando ela era pequena e isso a persegue pois conforme se pai lhe contou, ela matou acidentalmente a mãe. Após vários acontecimentos Lily foge de casa em busca do passado de sua mãe e o que encontrará, mudará sua vida para sempre.

paraondealeiturameleva 31/01/2022

Que livro lindo! Me surpreendi com a doçura do livro mesmo tratando de questões tão difíceis como perda de entes queridos e preconceito. Vale muito a pena a leitura.

lau 27/01/2022

Gostei muuuito desse livro, chorei horrores. Tem pautas muito boas narradas pelas lentes de uma menina branca de 14 anos, durante os EUA do ano de 1964 e cuja única fonte de carinho e amor vem da baba dela, Roseleen, já que a mãe dela morreu quando ela era mto nova e o pai é um idiota. O livro é ótimo em narrar no que você sabe que é uma adolescente em conflito sem se tornar infantil e chato. Esse livro tem gatilhos.