A Vida Secreta das Abelhas

A Vida Secreta das Abelhas Sue Monk Kidd

Resenhas - A Vida Secreta das Abelhas

Capitu 04/05/2021

Eu ganhei esse livro como presente da minha professora de inglês, eu não sabia oque esperar dele, mas foi uma das histórias mais emocionantes que já vi.
A delicadeza e melancolia obtém um casamento perfeito dentro dessa obra

Manu 26/04/2021

Necessário!
Ganhei esse livro de um amigo, e fico extremamente agradecida pela escolha do presente. Essa é uma história emocionante, necessária, linda e intensa.

Não é uma leitura pra geral, contém muitos gatilhos, mas é um livro que deveria ser lido por todos que estivessem dispostos a sentir a dor e realidade do outro. Aqui conseguimos sentir com tanta força as alegrias e tristezas que parece que estamos dentro da história.

Umas das questões mais bonitas são a força e união feminina, e a fé. A fé em nossa Senhora é algo tão lindo que chega a apertar o coração. Essa é uma história que te abraça de uma forma tão intensa que é difícil não se sentir comovida com os acontecimentos. Amo o filme, e amei muito o livro tbm.

Bruna 20/04/2021

A Vida Secreta das Abelhas
Já conhecia essa história pelo filme que passava sempre na TV quando era adolescente, mas ler todos os sentimentos de Lily e os acontecimentos ao seu redor pelo seu ponto de vista deixou a história ainda mais melancólica.
É difícil ler as diversas cenas de racismo ao longo da história e o sofrimento da menina pela culpa que carrega, no fim, a união da família da casa super rosa deixa a história muito reconfortante.
Fico feliz que a Lily tenha encontrado uma família tão amorosa e acolhedora, além de muito sábia.
Nathani 20/04/2021minha estante
gosto muito desse!

Bruna 21/04/2021minha estante
Amiga, vê o filme depois ?

Indiara_ 19/04/2021

Sensibilidade em cada página.
Lindooooo. De aquecer o coração.
Amei a história de fé em Maria, da lição das abelhas e da força das mulheres.
Um livro que reforça que família nem sempre precisa ter o mesmo sangue, mas sim os mesmos princípios.

Leiam, vocês não irão se arrepender.

19/04/2021

may.reader 14/04/2021

Nossa, que livro incrível!!!!!
Escrita fluida, envolvente, cativante desde o começo, o enredo me fez criar uma espectativa no começo do livro e foi alimentada e saciada no final.

Umas obra cheia de luta, de amor, alto descobertas, a tristeza e a felicidade andando lado a lado em muitos momentos.

LEIAM esse livro! É isso

Flora 13/04/2021

Enfim, não foi o que eu esperava ?
Sempre tive muita curiosidade em ler esse livro, pois sempre lia resenhas muito boas e elogiosas sobre ele, talvez por isso, minha expectativa estava muito alta. Mas, por mim, fiquei um pouco decepcionada, porque na minha visão, ficou bem abaixo da expectativa.
A história de Lily em si, numa visão geral é muito boa, encantadora e enriquecida com muitos ensinamentos, tanto sobre religiosidade e crenças, também sobre a opressão que os negros americanos viviam (e infelizmente ainda vivem) na época em que se passa o livro, quanto sobre criação das abelhas. A trama em si, é recheada de informações valiosas para o leitor, mas o que não me deixou satisfeita foi o jeito como q história foi contada, a narrativa da autora.
Muitas vezes, me senti cansada, mas minha esperança que a narrativa se tornasse melhor, me fazia não desistir.
Na minha visão, a história se contada de uma maneira diferente, mais trabalhada, me faria gostar mais do livro e da leitura.

Nathani 04/04/2021

A vida secreta das abelhas
Essa leitura foi uma das poucas que eu comecei sem saber praticamente nada sobre o livro. Eu me interessei pelo título e por ele estar na lista dos livros da Rory Gilmore (mais alguém acompanha essa lista?), acabei pegando em uma troca no Skoob mesmo sem pesquisar sobre ele, o que normalmente eu costumo fazer. Foi uma experiência bem legal, ir descobrindo aos poucos sobre o que se tratava a leitura.

Lily tem 14 anos e após a morte de sua mãe há dez anos, mora com seu pai autoritário. De sua mãe, Lily apenas carrega a lembrança confusa do dia de sua morte e uma culpa dolorosa e persistente. Desde os seis anos, ela convive com os castigos físicos e anseia por demonstrações de carinho e amor de seu pai, que nunca acontecem.

Rosaleen é a empregada doméstica da casa e como uma mulher negra vivendo no Sul dos Estados Unidos no ano de 1964, luta incessantemente para garantir seus direitos agora que a Lei dos Direitos Civis foi assinada. Ao enfrentar um grupo de brancos que a atacam com injúrias racistas, ela acaba sendo espancada e presa, sofrendo tortura da própria polícia.

Lily reúne seus poucos pertences e após resgatar Rosaleen foge para Tiburon, em busca de liberdade e de informações sobre sua mãe que seu pai sempre se negou a revelar. Serão acolhidas na casa das irmãs negras June, May e August que criam abelhas e vendem mel. Esse lugar tão improvável será o primeiro lar que Lily conhecerá: com o amor e a segurança que ela nunca teve em sua própria casa.

É uma leitura que aborda temas importantes como racismo, relacionamentos abusivos, família e religião. A abordagem dos temas é feita de maneira leve já que a narrativa é em primeira pessoa sob o olhar de Lily, uma menina saindo da infância e descobrindo sua própria liberdade e construindo seus ideais. Gostaria que a questão do racismo da época fosse mais desenvolvida e que houvessem capítulos sob o ponto de vista de outros personagens.

A mensagem que ficou para mim é a de que sempre vale a pena lutar pelos seus direitos e de que família nem sempre é onde nascemos mas sim onde encontramos amor e liberdade para ser quem somos.

Carina109 03/04/2021

É bom mas...
Não é o que eu esperava... As temáticas como racismo, injustiça, empoderamento feminino, perdão, são muito boas, mas acho que a autora forçou um pouco no quesito da religião, questão essa que não fazemos ideia estar presente no livro no início, mas se torna o foco principal, até mesmo mais relevante que as abelhas.

@elaqueamalivros 27/03/2021

Um dos meus Favoritos da vida
??A vida secreta das abelhas? foi um livro que eu li e me emocionei do início ao fim!
?Além de fazer parte da lista de livros referenciados na série Gilmore Girls é um super clássico maravilhoso!
?O livro escrito por Sue Monk Kidd conta como a adolescência de Lily Owens tem sido complicada. Perdeu a mãe ainda criança e sua relação com seu pai é bastante conturbada.
?Por isso, ao completar 14 anos, ela decide fugir com sua babá Rosaleen para a cidade Tiburon, a qual parece esconder algo importante sobre sua mãe.
?Ao chegar nesta cidade, as duas são acolhidas por 3 irmãs, e aos poucos Lily descobre um mundo mágico das abelhas e tudo o que elas podem ensinar.
?Assim, nesta nova cidade e neste novo mundo, Lily tenta desvendar sua história.
?A metáfora trazida sobre o universo das abelhas é o que traz todo um enredo especial ao livro.
?Ainda, a história aborda temas como racismo e preconceito, religiosidade, amizade, família... Crescemos junto com a Lily a cada página virada do livro. Ler ?A vida secreta das abelhas? me fez entrar em contato com quem sou, refletir sobre ações e situações vividas relacionadas a esses temas e sobre a maneira de relacionar-me com os outros.
?Nada mais que justo de se tornar um dos ?Favoritos da Su? ?.

Giane 07/03/2021

Lilly Owens é uma garota de 14 anos que possui sérios questionamentos quanto a morte de sua mãe. Foi criada por seu pai T.Ray que a maltratava muito e sua babá, Rosaleen, uma negra que trabalhava na propriedade colhendo pêssegos. Num dado momento e devido alguns acontecimentos Lilly foge com Rosaleen e encontra a residência de 3 irmãs negras que cultivam mel, lá elas são acolhidas e Lilly descobre sobre o mundo das abelhas, sobre a Madona Negra (a santa que as irmãs veneravam) e também sobre o passado de sua mãe.
Neste livro encontro algumas divergência teológica das quais acredito. Mas em si é uma boa leitura. Achei que faltou a desejar na história, ela não me prendeu tanto e os acontecimentos não são tão espetaculares. Gostei bastante pelo livro ter retratado a questão do preconceito racial e em como a classe negra sofria seja em questões de trabalho, estudo e no próprio dia a dia como cidadãos.

Leitora Voraz 06/02/2021

É um livro real.. Ele não floreou assuntos pesados e nem amenizou.
É um livro que fala sobre depressão, racismo, relacionamento tóxico, mas que fala sobre força, sobre amizade, amor e como ele vai além dos preconceitos raciais, porque o amor não tem cor.
Esse livro não tem espaço para para personagens rasos, um é mais profundo que o outro, cada um com as suas próprias questões e ensinamentos sobre como lidam com as adversidades da vida.

Lí­lian 05/02/2021

Q livro lindo. Qto aprendizado ele fornece. Amei cada página. A delicadeza, a fé, as descobertas e TD o mais.

Rita.Oliveira 30/01/2021

Emocionante.
Esse livro me emocionou do começo ao fim.
As abelhas foram as protagonistas no meu ponto de vista, foi por causa delas que tudo aconteceu.

Flávia 25/01/2021

?Arrependimentos não servem de nada?...
Lily vive as dores de suas tragédias pessoais, em busca de respostas, de consolo, de amor. O pai, carrasco e inflexível, mal sabe lidar com seus próprios fantasmas, assim mantém a filha à distância do que poderia ser uma relação minimamente saudável.
Cansada e tomada pelo ímpeto de saber mais sobre a vida de sua mãe (morta 10 anos antes) a menina foge de casa com a babá negra, em um tempo de profundo preconceito racial, mas de muitas lutas pelos direitos civis dos negros.
Desenrolando-se em um ambiente marcadamente feminino e que mostra a força da cultura e da sabedoria negra, a história vai nos apontando os dilemas, dores, alegrias e esperanças de cada personagem.
Tão doce quanto mel, tão poético quanto o filme, porém mais profundo, complexo, detalhado e reflexivo, o livro ?A Vida Secreta das Abelhas? emociona e encanta pela ternura com que lida com questões realmente marcantes e dolorosas em uma existência, sempre ilustrado pelo incansável trabalho das abelhas em suas comunidades.
Vale cada palavra.

softstydia 22/01/2021

Livro mais que necessário ??
Segunda vez que leio esse livro e eu recomendo demais! Aborda muito a questão do racismo e do empoderamento feminino, além de falar muito sobre o poder do perdão. Leitura mais que necessária! ??
Silva de Oliveira 31/03/2023minha estante
T.Ray é tão machista, tão ignorante, tão rude.
Chatão.
33/285