A Vida Secreta das Abelhas

A Vida Secreta das Abelhas Sue Monk Kidd

Resenhas - A Vida Secreta das Abelhas

Jen MarS 16/01/2022

A vida secreta das abelhas é uma leitura obrigatória
Empoderamento, auto perdão, medo, sentimentos intensos, igualdade, lealdade, irmandade e por último amadurecimento.

Nem posso descrever cada sensação que se passou por mim ao ler o livro que se passa nos anos 60 . A meiguice de algumas persoagens, como, a Lily. Uma jovem que esconde um segredo e foge para outra cidade, afim de descobrir o passado de sua mãe.

A trajetória da menina é simplesmente incrível e também dolorosa.

Ao encontrar apoio em uma casa rosa, que mora três irmãs e um grande negócio de fabricação de mel, Lily e Rosaleen, sua babá que foi salva da cadeia pela jovem, passam a morar com as mulheres de personalidades fortes e intensas.

A escrita também é maravilhosa, a autora consegue trasmitir paz ao leitor. E por ser escrita em primeira pessoa, vemos o mundo aos olhos da doce e encantadora Lily de 14 anos.

Capitu 30/12/2021

Abelhas
Ganhei esse livro de um professora de inglês, não sabia oque esperar, todavia foi uma das minhas melhores leituras.
Fiquei apaixonada pela sensibilidade do livro, como a questões familiares são bordadas, além de estar inserido num período histórico estadunidense complexo.

Mariana 25/12/2021

O livro é bom mas é claramente escrito por uma pessoa branca
Nem precisei jogar o nome da autora no Google pra saber isso. A história é bem desenvolvida, gostei do começo ao fim, mas com certeza não é um livro que retrata o racismo como prometia na lista em que descobri ele. A autora tem umas falas ridículas por meio da personagem principal, como "racismo reverso" e "a melhor solução para o racismo seria as pessoas serem incolores". Uma mistura de culpa branca e vitimismo.

Lorranny 06/11/2021

Uma boa história...
Uma história boa com personagens cativantes, principalmente as irmãs do calendário (me vi sendo amiga dessa família). Cada capítulo traz uma curiosidade sobre o mundo das abelhas e isso deixou o livro ainda mais rico.

"A gente precisa saber a hora de falar e quando calar, quando deixar as coisas seguirem seu curso."

P.s.: se você é alérgico a abelhas essa história pode te trazer gatilhos. (Nesse caso não recomendo a leitura, a não ser que, assim como eu, você seja atrevido e queira enfrentar esse gatilho pra conhecer essa história incrível, mas leia dentro dos seus limites, eu demorei, mas consegui terminar.)

Ralibô 02/11/2021

Leve e bom
Me admira que algumas pessoas conseguem trazer leveza à lugares onde não há. Foi isso que pensei ao ler esse livro. Preconceito, negligência, depressão, tudo tem nesse livro, mas apesar disso não é um livro triste que te faça debulhar em lagrinas a cada página. O livro é incrível, viciante, dificilmente não conseguirar terminar em um dia a leitura.

Aline 24/10/2021

Primeiro livro que li da autora. Gostei muito da forma com a qual escreve, o enredo eu já conhecia,pelo filme,mas sobra em si é de uma beleza incrível.
Muitos trechos emocionantes e repletos de citações interessantes que no fazem refletir na vida.
@Nú 24/10/2021minha estante
Tá na minha lista pra ler ???

Aline 24/10/2021minha estante
Espero que vc goste.

Gi 21/10/2021

Uma surpresa
Muito bom pegar um livro e se envolver tanto a ponto de não querer que acabe. Adorei os personagens, e a forma como tudo foi tratado. Tenho certeza que sempre que uma abelha cruzar meu caminho, essa história será lembrada.

Suellen.Zeferino 12/10/2021

Maravilhoso
Esse é o melhor livro que eu li esse ano.
A história é muito comovente e apesar de triste e contada de uma forma muito doce e única.
Tem vários problemas sociais que são relatados direta ou indiretamente sendo o principal o racismo.
E lindo ver como a autora coloca as mulher e s em uma posição de poder de forma tão linda, até a fé e retratada de uma forma muito doce e linda.
August e a minha personagem favorita, ela sempre muito sabia tem sempre palavras de conforto para todo mundo e lições belíssimas.
Simplesmente amei esse livro, li tão rápido que fiquei triste por ter acabado.

Sareka 06/10/2021

Peguei esse livro de recomendação em uma fanfic, vale muito a pena. Para quem não tem uma figura materna em sua vida ou perdeu a sua, esse aqui toca bem na ferida mas de um jeito bom.

gabriela1657 13/07/2021

tá masssss..... AAAAaaaAaaAaaAa. comecei esse livro sem pensar no que daria, só me interessei porque amo abelhas (e encontrei o livro certo). essa história é fantástica. fiquei chocado como começou e reclamei do capítulo longo (30 páginas pelo amor de deus), mas confesso que nem percebi as páginas passando conforme me afeiçoava aos personagens. é incrível como a gente percebe o racismo descrito nesse livro sem dificuldade, mas com protagonistas pretas tão empoderadas e vivendo da forma delas, como podem, cuidando uma das outras. não consegui não relacionar june, august e may (e menção honrosa pra april aqui) com as três fadas madrinhas da aurora, foi a primeira coisa que eu pensei e não consegui tirar da cabeça. QUE CONFORTO (que de conforto não tem nada, esse livro me fez chorar e sofrer como nunca nos últimos meses)!!! cinco personagens pretas incríveis com pensamentos e vivências incríveis. marquei um monte de frases, amei cada uma das irmãs ao ponto que doeu conhecer a fundo as histórias delas. o desenvolvimento da protagonista branca é INCRÍVEL, é notável o quanto ela evolui ao perceber comportamentos racistas da criação. como eu queria ter uma casa rosa com muro de pedras e um riacho pra passar um tempo, conhecendo e cuidando de abelhas com mulheres maravilhosas como a lily faz. esse livro é TUDO o que eu queria, sem botar nem tirar. confesso que o final com o t-ray não me agradou, mas TO NEM AI. eu amo a exaltação de MULHERES, PRETAS, ABELHAS, EMPODERAMENTO que esse livro tem. SÉRIO, QUE LIVRO. sue monk kidd vai pagar minha terapia sim, porque o que esse livro tem de magnífico tem de DOLORIDO. por tudo!! mas é essencial em dimensões que não sei descrever.

Kath 21/06/2021

Sensível e forte!
?A vida secreta das abelhas? é um livro sensível e forte ao mesmo tempo, ao nos mostrar os sentimentos e pensamentos frágeis e sofridos de uma garota que só quer ser amada, Sue Mon Kid me fez querer abraçar Lily e dizer que tudo vai ficar bem? mas ao mesmo tempo o pano de fundo dessa história, o racismo da época, trouxe a tona sentimentos como revolta e profundas reflexões.

Esse livro é cheio de temas necessários? também vai abordar o machismo da época e trazer reflexões sobre emponderamento feminino, morte, família, depressão, adolescência e perdão.

Apesar do contexto abordado, o livro não se torna pesado, pode ser lido em pouquíssimo tempo pela escrita leve. É muito bom acompanhar o amadurecimento de Lily e se questionar, assim como ela, sobre seus próprios pensamentos racistas, vê-la perceber que, apesar de achar que não, ela própria tem atitudes racistas, um racismo estrutural.

Também amei tudo que foi falado sobre abelhas e mel, a história é linda e muito bem escrita, vale muito a pena!

fernandaugusta 25/05/2021

Bela experiência literária
Em "A vida secreta das abelhas" temos uma história narrada em primeira pessoa pela jovem Lily Owens, de 14 anos. Sue Monk Kidd ambienta a vida de Lily na Carolina do Sul (estado notavelmente racista), na época em que os negros estão começando a garantir seus direitos civis.

No começo, vemos que Lily mora sozinha com o pai em uma fazenda de pêssegos. Mas ela não consegue nem chamá-lo de pai, e sim de T. Ray, e os dois tem uma relação extremamente conturbada. Isto ocorre porque a mãe de Lily morreu no dia em que decidiu deixar T. Ray, atingida por um tiro acidental após a última briga dos dois, presenciada por Lily.

A única pessoa que cuida de Lily é Rosaleen, a empregada negra. Rosaleen precisa ir até a cidade se registrar para votar. Um punhado de brancos parte para cima de Rosaleen e ela acaba presa e agredida.

Lily, cansada de anos de negligência, com medo de T. Ray e mais medo ainda que matem Rosaleen, decide ajudá-la a fugir, fazendo da fuga de Rosaleen a sua também. A única coisa que Lily tem são as "relíquias" da mãe: um par de luvas, uma foto e uma curiosa imagem de uma santa negra.

Ansiosa por amor e por respostas, guiada pela Madona Negra, acaba chegando em Tiburon, onde conhece as irmãs May, June e August. August cria abelhas, e acolhe Lily e Rosaleen sem questionar.

Única branca em meio a tantas pessoas de cor, Lily vai se aventurar pela fé, amizade e pela vida das abelhas. E quem sabe descobrir quem foi sua mãe e curar seu coração de menina.

Do começo até a metade é bem arrastado. Mas quando as irmãs da casa rosa entram na história, tudo começa a melhorar. Lily tem uma personalidade dúbia e carente. Tem reflexões dela que tenha dó a chatice. Ainda bem que tem August para compensar tudo. Melhor personagem do livro, não tem como não se apaixonar por ela. A autora aborda um mix de assuntos difíceis com uma sensibilidade muito aguçada.

Um livro para refletir sobre a busca de amor e aceitação. Sobre o lugar de cada um e compaixão. Sobre pele e coração.

Gabriella 17/05/2021

amei o livro. achei tudo muito fofo. adorei a mensagem de perdão. assisti o filme diversas vezes quando era criança e me senti abraçada ao ler o livro e relembrar da história. ideal pra deixar o coração quentinho

mais conteúdo literário em @nossosprefacios

juliarfs 15/05/2021

fiquei ansiosa para ir descobrindo as coisas e o mundo junto com a Lily, sentir o sofrimento de não pertencimento dela foi impactante

Carol Castro 10/05/2021

História leve e ao mesmo tempo tocante. A leitura fluída e permite ao leitor adentrar a história e se aproximar dos personagens.