A Vida Secreta das Abelhas

A Vida Secreta das Abelhas Sue Monk Kidd

Resenhas - A Vida Secreta das Abelhas

softstydia 22/01/2021

Livro mais que necessário ??
Segunda vez que leio esse livro e eu recomendo demais! Aborda muito a questão do racismo e do empoderamento feminino, além de falar muito sobre o poder do perdão. Leitura mais que necessária! ??
Silva de Oliveira 31/03/2023minha estante
T.Ray é tão machista, tão ignorante, tão rude.
Chatão.
33/285

Capitu 04/05/2021

Eu ganhei esse livro como presente da minha professora de inglês, eu não sabia oque esperar dele, mas foi uma das histórias mais emocionantes que já vi.
A delicadeza e melancolia obtém um casamento perfeito dentro dessa obra

Carina109 03/04/2021

É bom mas...
Não é o que eu esperava... As temáticas como racismo, injustiça, empoderamento feminino, perdão, são muito boas, mas acho que a autora forçou um pouco no quesito da religião, questão essa que não fazemos ideia estar presente no livro no início, mas se torna o foco principal, até mesmo mais relevante que as abelhas.

Vai Lendo 11/09/2020

Lições e sensibilidade
Família nada tem a ver com o sangue que carregamos nas veias. É o que mostra A Vida Secreta das Abelhas, de Sue Monk Kidd, lançado pela editora Paralela. Ambientado no sul dos Estados Unidos, onde o preconceito e a segregação racial imperam e as leis parecem não ter o mesmo valor para todos os cidadãos, a história apresenta uma série de lições sobre a vida e fala sobre a importância do amor.

Lily Owens é uma menina de quatorze anos com uma vida bem difícil. Um pai que a maltrata física e psicologicamente, a culpa pela morte da mãe e nenhuma perspectiva de futuro. Rosaleen, a senhora negra que seu pai contratou para criá-la, é sua única fonte de amor.

Finalmente, são dados os direitos civis à população negra dos Estados Unidos e Rosaleen, depois de muito treinar sua assinatura, vai tirar seu título de eleitor, mas uma confusão no caminho muda tudo na vida das duas. Lily e Rosaleen precisam fugir, mas para onde? E como Lily pode descobrir sobre a mãe já morta, com as poucas informações dadas pelo pai?

Elas acabam chegando à casa rosa em Tiburon, onde são acolhidas por três irmãs e um novo mundo se abre para elas.

LIÇÕES E REFLEXÕES
A história é de uma sensibilidade sem igual. Já tinha visto o filme anos atrás e, várias vezes, posso garantir, agora que li o livro, a adaptação foi feita com bastante esmero.

A Vida Secreta das Abelhas nos traz muitas lições: como aprender a perdoar, aceitar novas coisas que nos são apresentadas, a importância do trabalho duro e, acima de tudo, a importância do amor.

O pano de fundo, que são as dificuldades da comunidade afro-americana e o racismo presente na região, tingiu a história com ainda mais importância. As experiências vividas pelos personagens e as diferenças de tratamento dependendo da cor de sua pele são gritantes.

E o que acho mais importante é que o livro não traz a típica narrativa que normalmente vemos quando os personagens principais são, em sua maioria, negros. Aqui não temos um branco que vem para salvar o dia, muito pelo contrário.

Com a grande conscientização da luta por igualdade racial que estamos vivenciando, A Vida Secreta das Abelhas apresenta, de uma forma gostosa, diversos questionamentos muito importantes para a nossa realidade.

Por @encalhadosnaestante

site: https://www.vailendo.com.br/2020/08/25/a-vida-secreta-das-abelhas-de-sue-monk-kidd-resenha/

may.reader 14/04/2021

Nossa, que livro incrível!!!!!
Escrita fluida, envolvente, cativante desde o começo, o enredo me fez criar uma espectativa no começo do livro e foi alimentada e saciada no final.

Umas obra cheia de luta, de amor, alto descobertas, a tristeza e a felicidade andando lado a lado em muitos momentos.

LEIAM esse livro! É isso

Aline 24/10/2021

Primeiro livro que li da autora. Gostei muito da forma com a qual escreve, o enredo eu já conhecia,pelo filme,mas sobra em si é de uma beleza incrível.
Muitos trechos emocionantes e repletos de citações interessantes que no fazem refletir na vida.
@Nú 24/10/2021minha estante
Tá na minha lista pra ler ???

Aline 24/10/2021minha estante
Espero que vc goste.

Marina 28/12/2010

Este livro é para quem gosta de um bom drama.
Lily é uma amável menina de 14 anos que já teve sua dose de sofrimento para uma vida inteira. Ela vive com seu pai, T. Ray, um homem que não carrega um mínimo de sentimento paternal e a trata pior que um cachorro. Sua mãe morreu quando ela ainda era criança, num acidente envolvendo uma arma, e Lily estava presente, mas sua memória é confusa quanto ao que aconteceu.

Cansada dessa vida de sofrimento, Lily foge com a sua governanta Rosaleen, a única pessoa que pode considerar sua amiga. Rosaleen é negra, e havia sido presa por cuspir nos sapatos de uns homens brancos. O cenário do livro é na época em que os brancos americanos não aceitavam dividir o mesmo espaço que as pessoas negras, e muito menos garantir-lhes os mesmos direitos.

As duas vão parar numa fazenda cujas donas são 3 irmãs negras que cultivam mel para vender. Lily encontra nessas pessoas a família amorosa que nunca teve, amadurece, acompanha de perto as injustiças raciais e ao mesmo tempo procura informações sobre como era sua mãe quando ainda era viva.
Edméia 27/04/2016minha estante
*Bom, vou colocarr este livro na Lista dos Livros que quero Ler !!! Gostei desta resenha ! Ela ajudou-me ! Obrigada, Mahana !!! Um abraço.

lerpraviver 24/05/2020minha estante
Mds, eu quero saber de falam muito sobre abelhas na vdd, só vim por conta do título, amo tudo sobre abelhas. Só isso.

Edméia 24/05/2020minha estante
*Ah, tá ! Boas leituras !

Marina 24/05/2020minha estante
Que bom, Edmeia!! Tomara que vc goste! Na época que eu li eu gostei bastante!

Beatriz Rosa 25/09/2020

Eu quero morar na casa Rosa Caribe!
Não vou fazer um resenha sobre a história, mas de como esse livro me tocou.

Não sei bem por que mas me vi nesse livro muito mais do que em qualquer outro que li, sempre que fazia a leitura me transportava por completa para a fazenda de abelhas das ?mulheres de cor? e podia sentir tudo que Lily descrevia de uma maneira muito pessoal.

É um livro em que você leitor vai sentir todo o medo e a angústia de não saber quem você realmente é no mundo, você vai se sentir pequeno e insignificante demais para ser amado ou importante o suficiente para alguém saber qual é sua cor preferida.

Ainda assim, vai sentir a força da esperança, da necessidade de se refazer e encontrar beleza na vida mesmo diante do caos.

Não a força mais poderosa no mundo do que a do amor e do pertencimento, uma força capaz de te fazer superar a culpa, o sentimento de inferioridade, de insuficiência e te ajudar a superar o pior do luto.

Apesar de uma história marcada pela tragédia, é o amor, o companheirismo, a resiliência a gratidão pelas coisas boas que encontramos que ditaram o ritmo da minha leitura.

Esse livro é a tradução do aconchego e segurança do abraço de mãe!

Kananda 08/05/2020

Eu já havia visto o filme (indico, aliás) e quando encontrei o livro, por puro acaso, não pude deixar de ler.
Uma história que me segurou do início ao fim. Não foi de todo surpresa os acontecimentos, porque o filme já me deu uma prévia, mas como sempre, ler foi melhor do que assistir.

luiza 31/05/2022

Amor, Família e... Abelhas
A história se passa num contexto dos anos 1960, um período de explícito preconceito racial nos Estados Unidos em que os negros estavam começando a conquistar seus direitos civis. Contando sobre um menina branca que se viu acolhida pelo mais improvável grupo de pessoas, se criou um livro lindo sobre fé, descobrimento e amor.
Lily é uma menina de 14 anos que vive com seu pai T.Ray, um homem agressivo e violento, que vê na filha a imagem insuperável da falecida esposa. Junto à sua babá Rosaleen, a única pessoa que Lily tem no mundo, as duas fogem em direção à Tiburon, lar da virtuosa Casa rosa e da Madonna Negra, tentando abandonar suas vidas sofridas e descobrir alguns mistérios que a cercam.
Vivendo na casa de três mulheres negras, as irmãs Boatwright - Agust, May e June -, Lily tenta desvendar o mistério que cerca a morte da sua mãe e encontra naquele lar inabitual a força que precisava para lutar contra seus demônios.
As irmãs trabalham na produção de mel, e a narrativa se cria em uma linda alegoria entre a vida de Lily e a vida secreta das abelhas.
Durante toda história o livro exala poder feminino, tendo personagens extremamente marcantes e muito bem desenvolvidos. A questão do empoderamento, principalmente das mulheres negras, é algo tão fortemente transmitido que eu não entendia como essas mulheres não eram reais. Todos os seus ensinamentos, seu zelo espiritual, seu amor transbordante, o cuidado e maestria com que conheciam a vida da abelhas, tudo é simplesmente muito bem escrito e muito bem habituado.
É uma historia que trata de problemas familiares, a dor do luto e da culpa, da importância de uma figura materna, preconceito, fé, e liberdade.
Além de trazer vários aprendizados acerca do cenário cruel de racismo daquela época, falando sobre o preconceito impetuoso naquele período, a autora também trás o ponto da necessidade de se sentir aceito e amado dentro de uma família, destacando o acolhimento que pode vir de quem a gente menos espera.
O ponto religioso é algo muito forte na trama e sinto que trouxe uma sensibilidade, algo além, que fez o livro ser puramente mágico. A fé que essas mulheres possuem é majestosa e linda de ser lida. Criou-se um novo mundo, onde apenas existia a Casa Rosa e a Madonna Negra, e eu adoraria fazer parte dele.
A história da Lily e das irmãs calendário, nos mostra a importância do acolhimento e do amor, não importando de quem venha. RECOMENDO.
xoxoanalu 31/05/2022minha estante
eu quero mto ler esse livro ?

luiza 01/06/2022minha estante
lêee, vale a pena!!

xoxoanalu 01/06/2022minha estante
vou ler sim!! eu amo o filme, ent tenho certeza q irei gostar do livro tbm?

luiza 01/06/2022minha estante
?já vou até assistir o filme tb

Kath 21/06/2021

Sensível e forte!
?A vida secreta das abelhas? é um livro sensível e forte ao mesmo tempo, ao nos mostrar os sentimentos e pensamentos frágeis e sofridos de uma garota que só quer ser amada, Sue Mon Kid me fez querer abraçar Lily e dizer que tudo vai ficar bem? mas ao mesmo tempo o pano de fundo dessa história, o racismo da época, trouxe a tona sentimentos como revolta e profundas reflexões.

Esse livro é cheio de temas necessários? também vai abordar o machismo da época e trazer reflexões sobre emponderamento feminino, morte, família, depressão, adolescência e perdão.

Apesar do contexto abordado, o livro não se torna pesado, pode ser lido em pouquíssimo tempo pela escrita leve. É muito bom acompanhar o amadurecimento de Lily e se questionar, assim como ela, sobre seus próprios pensamentos racistas, vê-la perceber que, apesar de achar que não, ela própria tem atitudes racistas, um racismo estrutural.

Também amei tudo que foi falado sobre abelhas e mel, a história é linda e muito bem escrita, vale muito a pena!

Carol Castro 10/05/2021

História leve e ao mesmo tempo tocante. A leitura fluída e permite ao leitor adentrar a história e se aproximar dos personagens.

Capitu 30/12/2021

Abelhas
Ganhei esse livro de um professora de inglês, não sabia oque esperar, todavia foi uma das minhas melhores leituras.
Fiquei apaixonada pela sensibilidade do livro, como a questões familiares são bordadas, além de estar inserido num período histórico estadunidense complexo.

Reiseane 13/08/2022

Estou maravilhada com o quão sensível esse livro é. Acompanhar a jornada de aprendizado de uma garota emocionalmente ferida, a descoberta do amor e cuidado maternos, nunca antes desfrutados, na companhia de mulheres vistas como inferiores para a sociedade daquela época.. lindo demais! Amei! Daria mil estrelas se pudesse
Patricia 13/08/2022minha estante
Que legal! Fiquei com vontade de ler!

Bruna 20/04/2021

A Vida Secreta das Abelhas
Já conhecia essa história pelo filme que passava sempre na TV quando era adolescente, mas ler todos os sentimentos de Lily e os acontecimentos ao seu redor pelo seu ponto de vista deixou a história ainda mais melancólica.
É difícil ler as diversas cenas de racismo ao longo da história e o sofrimento da menina pela culpa que carrega, no fim, a união da família da casa super rosa deixa a história muito reconfortante.
Fico feliz que a Lily tenha encontrado uma família tão amorosa e acolhedora, além de muito sábia.
Nathani 20/04/2021minha estante
gosto muito desse!

Bruna 21/04/2021minha estante
Amiga, vê o filme depois ?